BRICS

Páginas: 392

Política
Sobre o que achei:

"BRICS" é abreviação de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

O livro, portanto, fornece uma análise empiricamente minuciosa da cooperação dos países que compõem o BRICS - contando a história das origens do termo até se tornar o grupo político potencialmente formador de identidade que é hoje, que serve de plataforma para as reuniões frequentes voltadas à discussão de políticas e envolvimentos em nível empresarial, cultural e acadêmico. Em resumo, o livro fornece uma "biografia histórica" do conceito BRICS.

Achei interessante a história desde a criação do BRICS e a entrada da África do Sul no grupo. Esse livro ficou ultrapassado, mas contém muitas observações sobre o BRICS que vale a pena explorar pra também a gente ter mais discernimento sobre o assunto.

Ogaiht 08/10/2023

O Futuro da Ordem Global
No início da década de 2000 o economista Jim O?Neill criou o acrônimo BRICs para se referir às potências emergentes que cresciam mais que a média mundial e que num futuro poderiam vir a ser mais poderosas economicamente que as potências tradicionais. O termo se referia a Brasil, Rússia, Índia e China.
O que era para ser apenas um jargão acabou se tornando uma associação desses países, que passaram a se encontrar oficialmente todos os anos a partir de 2009.
Muitos dos críticos aos BRICs alegavam que o grupo não teria potencial para ser relevante, já que os países membros possuíam características muito díspares: Brasil e Índia são democracias, Rússia e China não. Rússia, China e Índia são países situados na Ásia e o Brasil está distante dessa região. O Brasil não é uma potência nuclear, diferente dos outros 3. Mas apesar de longo ceticismo da imprensa ocidental, os BRICs persistiram e começaram a se institucionalizar aos poucos, como é o casa da criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICs. O grupo também se expandiu, e passou a incluir a África do Sul, e aparteie daí, começou a ser chamado de BRICS.
Os BRICS hoje já não são necessariamente as economia emergentes que mais crescem no mundo, possuem inúmeras contradições, mas é inegável que juntos esses países respondem por uma imensa parte da população e economia mundial, fazendo com que seja impossível ignorá-los. É evidente que há um longo caminho para que se estreite suas relações e seus objetivos, mas fato que é os BRICS já são uma realidade e vieram para desafiar o status quo das potenciais tradicionais, contribuindo para reforçar uma nova ordem mundial de grande multipolaridade.
O livro tem uma linguagem exatamente fluida e didática. A única coisa que me incomodou foi o excesso de notas que as vezes quebram o ritmo da leitura. Mas é um livro excelente do professor Oliver Stuenkel que nos ajuda a entender as evolução da ordem global nos últimos 20 anos.
edu basílio 08/10/2023minha estante

edu basílio 08/10/2023minha estante
sei que as razões políticas e econômicas são sempre muito mais relevantes, mas é lamentável que os BRICs tenham acabado de incluir um punhado de ditaduras teocráticas e misóginas :-( quando acordarmos estaremos em gilead vivendo o conto da aia.

Karisma 16/04/2021

Bom livro!
O livro é bem escrito e pontual. Não me importaria se as diferenças históricas e culturais dos países tivessem sido aprofundadas. Mas, já que o foco era abordar o BRICS é isso que o autor faz e de forma factual.

A leitura é fluída, o que é sempre surpreende em livros com temáticas mais "acadêmicas", se é que podemos reduzir esse trabalho a unicamente um grupo.

Acredito que a leitura é válida, não só pra quem se interessa por direito, política e relação internacional, mas também por quem gosta de economia e busca entender um pouco mais desse grupo tão interessante.

De modo geral, gostei muito da leitura.

Att.

Gu Henri 25/08/2019

É uma obra que merece destaque por ser precursora sobre o BRICS, até porque, como diz o próprio livro, este bloco foi rejeitado pelos especialistas, mídia e demais agentes ao redor do globo, e parece-me que fora mais no intento de um veto, para impedir a aceitação do bloco como um bloco para além de compor uma aliança econômica - o autor é da opinião que o bloco foi rejeitado apenas por os países componentes destes não serem e terem suas economias e políticas confiáveis, coisa que eu não acredito.

O interessante é que o autor endossa a opinião de que o BRICS são apenas um bloco que quer adentrar no mando do mundo junto aos que já mandam, e não que haja uma conversão inversa de poder, e muito menos de ordem econômica, o bloco não é nem pretendeu ser, segundo o autor, um bloco de cooperação militar, mas eu também creio que possa sim este sim um dos intuitos, já que também houve acordos para entrelaçarem laços entre as instituições de pesquisas tecnológicas e científicas, que podem culminar em repasse de conhecimentos e tecnologia militares. Creio que o autor é ou ingênuo ou deixou de querer adentrar nestes campos mais especulativos, mas há algo que não me faz crer nesta hipótese, já que o autor cita o escândalo de espionagem da presidente Dilma, da Petrobrás, etc, feito pelos EUA.
O impeachment e seus desdobramentos tiveram como uma meta o roubo do petróleo e o desmonte desta posição de destaque que o Brasil estava alçando, principalmente por se aliar com países não-alinhados, mesmo que superficialmente houvesse ainda laços muito fortes com o dito Ocidente.
Há também muitas ressalvas que faço ao autor, que tem uma lupa liberal com o qual vê o mundo, e mais me decepciona é que ele parece ser levado na onda do que a mídia se deixou levar, principalmente quando o vi numa entrevista na Jovem Pan.

Que venham mais livros sobre o BRICS, e que o BRICS se alce como um bloco poderoso e que ainda haja quem o defenda na política e não quem o desmantele.

LisboaPB 22/02/2019

Rico em detalhes
Gostei bastante do autor e de suas pesquisas para construir essa obra. Quem a lê, mudará completamente a visão do BRICS e suas ações diante a uma ordem global. Oliver já aponta que o BRICS não é só uma organização, é uma união entre países emergentes que possuem a capacidade de controlar o mundo.
Bem rico em detalhes e muito bem escrito.