Minha Lady Jane

Brodi Ashton
Jodi Meadows

Resenhas - Minha Lady Jane

Gigi 03/09/2021

Um livro cheio de humor e reviravoltas!
Uma releitura de Lady Jane Grey, a rainha dos nove dias, executada a mando da Rainha Mary I da Inglaterra.
Um livro de época com uma linguagem moderna e muito divertida! Fiquei impressionada em como as autoras conseguiram manter uma narrativa leve e humorada com base em uma história tão trágica...
Não nego que esse livro tem um cantinho especial no meu coração, tanto pela PAIXÃO que tenho sobre o período Tudor em geral, quanto pela fantasia, o humor e o romance nas doses certas!
Sem falar que é um livro sem cenas +18, perfeito para o público jovem! Realmente uma cura para a ressaca literária!

Queria Estar Lendo 26/07/2017

Resenha: Minha Lady Jane
Minha Lady Jane foi um dos livros mais hilários que já li. As autoras Cynthia Hand, Brodi Ashton e Jodi Meadows reconstruíram toda a história da lady Jane Grey com humor e irreverência, entregando uma obra que com certeza vai divertir todos os leitores.

Jane Grey foi rainha da Inglaterra por nove dias, então perdeu a cabeça. Pelo menos é isso que a História nos conta; mas esse livro vai além disso, e um pouco além do além. Minha Lady Jane fala sobre a trajetória de Jane, do esposo dela, Gê, e do rei Eduardo Tudor, e como as tramas políticas se entrelaçaram em uma Inglaterra reimaginada com magia e caça às criaturas mágicas - e, claro, muito bom humor.

"Será que iria desmaiar? Ou considerava aquilo clichê demais numa situação daquelas?"

Acho que a coisa mais marcante nessa obra foi o quanto me fez rir. Acho que nunca tinha me divertido tanto com uma história - a ponto de chorar de tanto gargalhar por causa de alguns trechos. Esse livro tem uma irreverência natural, sacadas geniais e tiradas impossíveis de acompanhar. O humor é sempre muito repentino e bem encaixado nas cenas; não tem nada de forçado ou pastelão, é simplesmente engraçado demais. As autoras conseguiram equilibrar as piadas com sacadas geniais a um nível Monty Python - inclusive trazendo muitas referências do mesmo para dentro da história.

É aquele tipo de humor inteligente que faz a risada valer a pena.

"Ela era rainha. A governante. A monarca. A soberana. A líder. A chefe de Estado. A cabeça da coisa toda. Aquela que usava as calças, como diz a expressão. A pessoa no comando. A patroa. A. Rainha. da. Inglaterra."

Temos três pontos de vista dentro da história, que foi dividida em duas partes. A primeira delas se mantém bastante fiel ao curso real da vida de Jane e dos outros personagens, e a segunda chuta o balde e diz "quer saber? Agora a gente vai fazer uma fanfic histórica mesmo". E é incrível exatamente por isso! As autoras contam sobre essas figuras como se as tivessem conhecido, como se tivessem participado de suas vidas e desventuras - e foram muitas, mas muitas desventuras.

"Ela pensava ter entendido a profundidade daquela emoção enquanto lia as páginas de seus amados volumes, com sua vida de certo modo tocando aquelas de homens e mulheres há muito falecidos. Ela tinha sentido muito por eles, tinha chorado por eles, tentado respirar mesmo quando eles não mais respiravam. E então podia fechar o livro, colocá-lo na estante, e as palavras ficavam ali, enclausuradas entre as capas de couro."

Jane começa a história descobrindo que precisa se casar. Seu marido, um completo desconhecido, também se prova um cavalo. Não no sentido rude da palavra, mas o animal de fato. Isso porque, nessa Inglaterra das autoras, a sociedade é dividade entre os verdádicos (humanos normais) e os edianos, pessoas que conseguem se transformar em animais. Glifford, ou Gê, como prefere ser chamado, é uma dessas pessoas. Todo dia, quando o sol nasce, ele sofre a transformação e se torna um cavalo - e volta a ser humano ao entardecer. É uma condição tida como maldição, mas que é muito bem explorada pela narrativa.

A convivência entre os dois é de birras e pontapés no início da trama, mas se desenvolve em um relacionamento interessante e bem construído na história. Jane é uma cabeça dura apaixonada por livros - ela já leu quase todas as obras possíveis e imagináveis - e Gê é um sujeito tímido que adora poesia e se esconde atrás de mentiras para não mostrar esse lado sensível. O casamento deles era para ser só mais um arranjo, mas tramas políticas acabam por colocá-los em perigo - a cabeça de Jane, principalmente.

Além desses dois pontos de vista, também acompanhamos o rei Eduardo Tudor, um jovem ingênuo marcado por uma doença incurável. Ao lado dele, suas irmãs Maria e Elizabeth e um conselheiro para lá de sinistro. A história do Eduardo se mantém entrelaçada à de Jane e de Gê, especialmente por ser ele a arranjar o casamento entre os dois, e depois acaba caindo em tramas paralelas muito interessantes, como o desenvolvimento das revoltas e das injustiças que os edianos vêm enfrentando com o passar dos anos. Além de entrar no caminho de Gracie, uma escocesa temperamental extremamente corajosa e desafiadora - inclusive para os padrões da época.

"Chá era o que ele estava para oferecer. Porque ele era inglês, e era isso o que os ingleses faziam quando estavam nervosos: tomavam chá."

A maneira com que as autoras trabalharam a personalidade da Maria - que a História conheceu como Maria Sangrenta por seu reinado sombrio e a caçada aos protestantes - foi uma releitura muito genial. Tudo foi bem elaborado dentro do universo reimaginado de Minha Lady Jane.

"Como mencionamos antes, havia sete pessoas na taverna, e agora seis delas tinham sacado algum tipo de arma."

Os personagens foram maravilhosos do início ao fim. Guiados por traições, acordos e fugas mirabolantes, cada um dos nomes citados recebeu bastante atenção da narrativa e teve seu tempo para se desenvolver. Jane e Gê foram meus favoritos por causa da relação entre eles, mas também por terem personalidades tão semelhantes e serem tão teimosos a ponto de não entenderem isso tão rapidamente.

E o humor, gente. Eu vou citar esse livro como o mais hilário que já li na minha vida até o fim dos tempos porque é isso e apenas isso. Eu queria ter tido as sacadas que as autoras tiveram. Toda piada veio no momento certo e contribuiu para deixar a trama mais leve; afinal de contas, temos "caça às bruxas", traições, tentativas de assassinato e todas aquelas coisas com as quais cortes reais nos acostumaram. Some isso ao humor peculiar da obra e você tem um livro incrível.

"Mas acredite: não somos narradores do tipo que matariam um cachorro."

Minha Lady Jane é volume único e fecha bem a história da personagem de mesmo nome. Mistura realidade e ficção com maestria e entrega um livro que vai te marcar pela dor nas bochechas de tanto rir.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/07/resenha-minha-lady-jane.html
Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 26/07/2017minha estante
Querooo muito ler. Vou compra em setembro na bienal do Rio.

Queria Estar Lendo 04/08/2017minha estante
Por favor faça isso! Se me encontrar no estande da Gutenberg tentando vender esse livro pra todo mundo, não estranhe, porque MDS MELHOR LEITURAAA.

Jossi 10/12/2017minha estante
Ah, não... ficção e fantasia misturado com História e biografia? Bobeira... desse vou passar longe.

Lisi 10/02/2018minha estante
Nossa se for pra pessoa fazer comentário grosseiro que fique quieta né... Tbm dei altas risadas com esse livro hahaha

Queria Estar Lendo 16/02/2018minha estante
HAHAHAH pois é, Lisi. Nesses casos a gente só ignora :P
Tô muito ansiosa por My Plain Jane, acho que vai ser tão maravilhoso quanto esse!

Ana Karina 23/09/2022

Minha Lady Jane
Gostei bastante do livro, os elementos que ele tem foram bem interessantes, já fiquei curiosa e ansiosa para ver a adaptação e ver como será a transformação dos personagens em animais, rsrsrs, a interação das autoras durante a história foi bem legal, ficou algo mais dinâmico. E o que mais gostei foi como os personagens sendo novos, tinham uma maturidade impressionantes, claro que algumas vezes, eles eram chatinhos, principalmente o rei, mas na maioria das vezes eu fica impressionada. Adorei e recomendo bastante!

@renatavarelaescreve 24/10/2021

Não imaginava ser tão divertido. Um pouco louco (pouco?) mas quando a gente se acostuma com a ideia, é ótimo hahaha

Lavi 13/06/2020

Queria ter gostado.
"Minha Lady Jane" era um livro que eu estava com expectativas de gostar bastante, mesmo com alguns comentários negativos que li a respeito. Porém, não foi isso que aconteceu. O começo é até divertido e dinâmico, mas com o passar das páginas vai se tornando sem graça, pelas piadas já estarem saturadas, e extremamente cansativo de ler. Eu lia e lia e lia, mas não parecia acabar nunca. Os personagens até que são legalzinhos, mas nada de mais.

Cinara... 17/02/2024

Leve...
"Brigaríamos tão menos se todo mundo apenas se sentasse e lesse mais."

Às vezes só precisamos disso, uma fantasia de um livro só, engraçada e leve...

akasaori 16/08/2020

“Mulheres eram mesmo o sexo frágil, não eram? Não era algo escrito até na Bíblia?”

Inglaterra, século XVI, dinastia Tudor. O jovem Rei Eduardo VI está à beira da morte e o destino do país é incerto. Para evitar que o poder caia em mãos erradas (leia-se: nas mãos de Maria Sangrenta), Eduardo é persuadido por seu conselheiro a nomear Lady Jane Grey, sua prima e melhor amiga, como a legítima sucessora.
Em “Minha Lady Jane” vamos acompanhar o reconto histórico da nomeação da rainha Joana (A rainha dos nove dias) e seus desdobramentos. O livro é narrado por suas três autoras e carrega uma ótima dose de humor. Além das características reais das personagens, está presente também a mística dos “edianos”, humanos capazes de se transformarem em animais.
Contanto, esse elemento fantasioso, apesar de trazer diversos momentos de comicidade para a trama, é uma analogia à perseguição religiosa que houve após a Reforma Protestante na Inglaterra, tratando protestantes e católicos como edianos e verdáticos respectivamente. Embora a partir da metade do livro os fatos divirjam bastante do que de fato ocorreu (já que nessa histórica Jane não perde a cabeça), grande parte das decisões seguintes seguem tendo ligação com os fatos históricos.
Ainda convém lembrar da primeira parte do livro que tem praticamente total correlação, desde à personalidade das personagens até a linha do tempo dos acontecimentos.
Em suma, “Minha Lady Jane” é um livro extremamente bem humorado com referência aos fatos históricos, mas também a elementos da cultura pop. A narrativa me remeteu em diversos momentos à série “Mortos de fama”, sendo mais uma ótima leitura para os amantes de ficção histórica e para aqueles que buscam um livro para rir com uma leve pitada de história.

site: instagram.com/cancelandle

Jackie! 07/12/2022

O melhor tipo de humor!
Com toda a certeza posso dizer que é um dos livros mais engraçados que eu já li na vida.

Minha Lady Jane segue a história da dinastia dos Tudors, na Inglaterra. É um livro que mistura fatos reais com elementos fantásticos, com os quais as autoras souberam trabalhar lindamente. O tipo de humor aqui é inteligente, faz sentido dentro da história e está longe de ser forçado.

Os personagens são carismáticos e logo de cara eu já senti empatia o suficiente para torcer por eles nessa história. Eles se metem nas mais variadas confusões, em meio a muita estratégia, traição e fugas atrapalhadas, a história te prende em cada capítulo.

Letschmitz 17/04/2022

Se não gosta do Eduardo favor pular para a próxima resenha?
Em uma boa leitura acho essencial a priorização da comédia (com aquele toque exagerado ainda ??) mas que não negligêncie outras temáticas, e digo com o coração leve que Minha Lady Jane é tudo isso e muito mais!
É uma delicinha que mistura fantasia, romance, intrigas políticas (esse aqui é o melhor que você aprende até história) com muuuuito humor.
São vastos os pontos positivos: personagens cativantes; ótimo desenrolar de enredo; alternância de pontos de vista (acho indubitavelmente necessário); narradoras do tipo onisciente intruso (SÉRIO ISSO AQUI É O MÁXIMO), e o fato de você passar a maior parte do livro rindo histericamente, mas vou abrir espaço para enaltecer oq mais gostei: as descrições de cena. Elas fogem daqueles mundanos panoramas que já estamos acostumados e parece que você tá vendo um filme se desenrolar bem ali. É como se você pudesse ouvir até a ost que combina com o momento de tão boa que é a imersão.

Todavia amigos, pouquíssimas coisas atingem a perfeição, e tá tudo bem. O desfecho da Gracie pouco me convenceu, e a magia ediana tinha potencial pra ser mais bem explicada.
Mas esses pequenos probleminhas não são obstante a minha recomendação.
Pfv peço que leiam e ajudem esse livro a ficar famoso para que assim outras editoras comprem o direito de venda e vejam a calamidade que é essa capa, e tomem uma providência afim de fazer uma decente. Grata.

"? Nada de piadas de cavalos!
? Milorde, eu peço desculpas pela piada. Se você puder deixar o livro de lado, sem qualquer dano, prometo lhe dar uma cenoura."

"? Pequena Jane, seja razoável. ? Maria juntou e apertou as mãos em um gesto condescendente. ? Para que serviria a sua morte?
? Serviria para provar que você não controla este reino. Serviria para provar que nem todos vão se curvar perante você. Você acha que pode nos governar por meio do medo, mas não vai conseguir isso. Nunca vou renegar minhas crenças, e nem meu marido."
LINDAAAAAA

melhor livro ???

melhor resenha ????

Letschmitz 17/04/2022minha estante

Cleyde leitora 06/06/2021

Fantasia, comédia e romance
Li esse livro e nem imaginava o que iria acontecer na história. Achei interessante porque é escrita por 3 autoras que desenvolveram a história de forma uniforme e não há como saber quem escreveu cada parte. Elas transformaram um acontecimento histórico com fantasia, muito humor e até as escritoras comentam no desenrolar da narração. Foi genial! No livro há os veradicos e os edianos, onde os edianos são pessoas que se transformam em animais. Estes sofrem o distanciamento dos veradicos. A história acontece no governo do rei Eduardo que pertence à família Tudor da Inglaterra porém ele está doente com iminência da sua morte e eh influenciado pelo conselheiro à colocar a Jane ( prima do rei) no testamento como sucessora da coroa. E a Jane teria que casar com o filho do conselheiro, Gilfford. Na história original a Jane é morta na guilhotina após 9 dias de reinado. Um livro muito divertido e criativo que entretém o leitor. Recomendo
Alguém já leu outro livro de outra Jane dessas mesmas 3 escritoras?

Jessica.Nunes 15/05/2020

364 páginas de diversão
Em pleno século XVI O Rei Eduardo está a beira da morte e é convencido a nomear Lady Jane Grey para ser sua sucessora.
Lady Jane está muito mais interessada em ler seus amados livros, mas se vê no meio desse jogo político e obrigada a casar com um homem que se transforma em cavalo.
Personagens cativantes, inteligentes e divertidos. Leitura que te deixa com vontade de pegar mais livros porque nos lembra que ler é extremamente divertido e prazeroso.

17/03/2021

Abaixo das expectativas
Eu queria tanto, tanto ter amado esse livro, mas não rolou muito pra mim. Achei ele bem ok, mas quando peguei pra ler esperava que fosse muito mais divertido do que realmente foi. Enfim, é uma leitura leve e super rápida de se fazer. E tem momentos engraçadinhos, que infelizmente não funcionaram muito pra mim. Mais vale a tentativa, vai que você gosta neh!?

Fereneandes 14/01/2021

Maravilhoso
Minha lady Jane foi um livro que superou totalmente as minhas expectativas, ele mistura comédia e ação de um modo excepcional é traz enredo incrível

Dri 18/02/2024

Achei divertido!
Muitos momentos bem agraçados, os personagens também são legais, não conhecia a história real na qual os personagens foram inspirados, mas até o pouco que vi ainda bem que as autoras mudaram o final deles kkkkk
Adorei o 'homem cavalo' kkkk o Gê é um fofo, um querido.

Carol @lendoaocontrario 15/05/2020

O livro nos trás uma história divertida e cativante. Ele ultrapassou as minhas expectativas, embora eu acredite que não vá ser um livro tão marcante em minha jornada como leitora.