Por que calar nossos amores?

Por que calar nossos amores? Guilherme Gontijo Flores

Resenhas -

EduardoCDias 11/04/2020

Apesar do excelente trabalho realizado pelos tradutores e organizador, achei o livro incompleto. As notas e comentários sobre cada texto são fundamentais para entender e destrinchar os significados, mas não estão presentes em todos eles. Mas o livro em si é delicioso e com um pouco de pesquisa nos esclarece um pouco da sexualidade e do amor em tempos antigos.

bobbie 31/10/2021

Que surjam casa vez mais.
Este livro é um esforço importante para refutar aqueja que se apoiam no famigerado "no meu tempo isso não existia". Pois não só sempre existiu como bem sempre significou o que você acha que significa. Esta coletânea introduzida por estudiosos/tradutores gabaritados mostra que a homossexualidade, que nem sempre recebeu esse nome, fazia parte das sociedades greco-romanas sem ter absolutamente o "peso" que recebe nas sociedades atuais. Os poemas têm seus originais em latim e, alguns, em grego, para fins de cotejo dos que conhecem as duas línguas, amém de conter uma introdução para casa escritor/poeta e notas explicativas.

Nan 03/04/2020

Decidi ler porque eu queria experimentar gêneros novos e, experimentando a poesia dentro de um tema que eu já me interesso, que é a mitologia grega. Confesso que sofri um pouco com a linguagem, mas alguns poemas realmente entraram nas minhas marcações de favoritos. As notas dos escritores são fantásticas, muito informativas e aprofundadas.

Gu Vaz 03/05/2020

Importante e curioso
É um livro muito interessante que apresenta e resgata poesias romanas do amor entre homens, com exceções, e sendo algumas até mesmo incompletas pelas circunstâncias históricas. A apresentação não aprofunda tanto, mas traz um contexto geral social que ajuda no entendimento de diversas poesias no decorrer do livro, com notas de rodapé curtas e extensas que são complementares e essenciais para a compreensão da linguagem expressada nos versos. Talvez a maior dificuldade do leitor seja interpretar completamente alguns desses textos, seja pelas lacunas do nosso entendimento sobre a época ou da perda de documentos importantes, porém não tira de maneira nenhuma a importância desta obra e da carga emocional e histórica presente nela.

Adriana Scarpin 04/06/2023

Esse livro funciona muito para pesquisador de literatura homoerotica, é uma mão na roda você ter um livro já todo pinçado da poesia latina, mas para quem tá lendo por prazer é meio chato essa fragmentação, compensa mais a gente ler os livros completos lançados pela Autêntica.
Mas enfim, me lembrei da Hildinha Hilst enquanto lia, ela amava literatura latina e alguns de seus favoritos estão presentes aqui.
Da seleção que consta no livro meu favorito foi o Marcial, tudo muito homoerotico pra lá, homoafetivo pra cá, mas eu gosto da bandalheira e o único efetivamente obsceno aqui era o Marcial.

José 02/04/2023

Quebra de expectativas
Esperava: romances lindos e poesias de amor; recebi: trauma. Um ótimo livro para estudar as relações de poder e dominação na era antiga.

Izabel.Reinaldo 18/01/2023

Demorou, mas finalizei.
Ganhei este livro da minha namorada, não lembro em qual ano, mas sei que tem pelo menos 3 anos. Quando tentei lê-lo pela primeira vez, logo que o ganhei, achei a leitura extremamente difícil, pois os poemas fazem muita referência a deuses gregos e romanos, bem como outros personagens mitológicas. E, além disso, o formato dos poemas não eram iguais aos que eu estava acostumada a ler.
Depois disso, tentei interrompi a leitura e tentei novamente um tempo depois, mais uma vez abandonei a leitura pelo mesmo motivo anterior.
Logo no início desse ano me propus a lê-lo novamente e dessa fez o fiz com mais empenho: cada personagem, prédio, estrutura, ninfa ou poeta que era mencionado nos poemas foram objeto de pesquisa, bem como uma leitura atenta às notas no fim de cada capítulo.
Continuo achando que é uma leitura difícil, mas dessa vez eu concluí. Percebi que tenho que aumentar a minha lista de clássicos e que este livro talvez tenha sido um despertar.