Wabi-Sabi

Wabi-Sabi Francesc Miralles

Resenhas -

Clara As 21/10/2023

Realmente surpreendente
Incrível a forma que esse livro me prendeu a ponto de não querer termina-lo, queria mais, quando terminei fiquei refletindo tanto as mensagens do livro quando seu final, realmente achei que seria só mais um livrinho de fantasia, pois foi isso que a capa me fez pensar, mas logo nas primeiras páginas já percebi que era bem mais que isso, enfim sem spoilers, só leiam!!

Yara 08/08/2023

Achei esse livro em uma feirinha de shopping. E valeu a pena.
A história é maravilhosa, bem leve. É um livro que você ler facilmente em uma tarde.

claire.marar 22/05/2022

Nojento
Eu estava gostando bastante. Começo interessante e ambientação muito boa, porém os pontos negativos apagam os pontos positivos. A personagem Mizuki é extremamente sexualizada. Do momento em que ela aparece até sua última cena no livro ela foi sexualizada. Falas desnecessárias do personagem principal se referindo a Mizuki são simplesmente nojentas. ?Abaixei meu olhar por um instante até me deparar com uns seios que pareciam ser de um tamanho considerável sobre a camiseta justa? e ?Tive a impressão que ela queria que eu contemplasse o bonito formato de seu traseiro sob aquela minissaia? são alguns exemplos das várias partes do livro que tratam o corpo de Mizuki como um objeto sexual de Samuel. Além disso, certas cenas do livro perpetuam a fetichização de mulheres asiáticas ao comparar gueixas a prostitutas. Simplesmente repugnante.

mariassart 14/03/2022

Não me lembro exatamente quando li este livro, mas foi um dos primeiros que li por iniciativa própria e não porque o colégio me pediu.
Ele era o único volume na livraria, estava um pouco escondido mas a sinopse da contracapa e a própria capa são lindas e comprei, uma das melhores leituras que já tive, é tão bom de ler, reconfortante, irei pegar um dia para lê-lo novamente, eu amei demais demais :(

Suka - Pensamentos & Opiniões 27/07/2017

"Wabi-Sabi refere-se à beleza do que é imperfeito, temporal e incompleto."

Nessa história iremos conhecer o Samuel, um professor universitário, namora a Gabriela há alguns anos e mora com um gato, tem um amigo escritor chamado Titus e leva uma vida normal e bem entediante ao meu ver.
Até que um dia ele recebe um cartão postal do Japão, escrito WABI-SABI, mas sem remetente, porém, ele não conhece ninguém que esteja lá e isso aguça a sua curiosidade.
Após alguns dilemas e acontecimentos, Samuel decide viajar até o Japão a fim de descobrir quem poderia ter enviado o cartão e com a viagem também poderá ajudar seu amigo Titus no seu novo livro.
E é nessa viagem que ele irá compreender melhor o termo Wabi-Sabi e aprender a ter uma nova visão do mundo que o cerca.
É uma narrativa curta e fluída, que consegue nos inserir na cultura japonesa (me deixou com vontade de conhecer o Japão) e nos faz refletir junto com os personagens durante e após a narrativa.

site: www.suka-p.blogspot.com

Yza Ferreira 27/11/2017

Confessa, você também leu "wasabi" quando viu a capa desse livro pela primeira vez
Tudo bem, não precisa ficar com vergonha. Até eu que tanto amo tanto a terra do sol nascente e achava que sabia quase tudo sobre cultura japonesa nunca tinha ouvido falar nesse conceito, ainda que tão presente nas nossas vidas aqui do outro lado do mundo. O texto do livro é tão fluido que pode ser devorado em pouco tempo e nem parece tratar de questões tão profundas como solidão, relacionamentos e efemeridade. Recomendadíssimo para quem busca uma leitura leve.

Luuri 11/01/2021

Como é possível???
Gente, eu estou abismada com a quantidade de pessoas que gostaram desse livro sendo ele tão mal escrito.
Começamos o livro com um epílogo que resume, aparentemente, um livro anterior (sim, existe um livro anterior). Depois, começa o livro com o plot principal que está na sinopse, mas com várias coisas que acontecem aleatoriamente na vida do personagem mas que não levam a lugar algum. Vou dar um exemplo sem spoiler: é como se o personagem estivesse andando na rua e uma cigana parasse do lado dele, e visse o futuro. Ele fala com essa cigana mais duas vezes, mas não tem nexo nenhum na história, e também não tem uma conclusão, sabe? E esse tipo de evento ocorre VÁRIAS VEZES durante o livro inteiro.
Seguindo a sinopse, o personagem sai em viagem, e aqui temos as piores situações ever. O cara vai para um país que NÃO É DE ORIGEM DELE, e fala de tradições e locais como se tivesse a maior propriedade, elogiando ou destruindo o lugar, sendo às vezes xenofóbico. Nesse lugar ele conhece uma moça, e o cara faz toda uma descrição do quão sensual, sexy e wtf que a tal moça é, como é "exótica". Chega a dar NOJO.
No fim, ele volta pra casa e não tem conclusão do plot principal (que é fraco PACAS).

A inconsistência de narrativa e os furos de roteiro também me incomodaram muito. Um exemplo que posso dar sem spoiler é o personagem ter 37 anos no epílogo, e no capítulo 2 ele ter 45, sendo que a descrição do epílogo foi de como se tivesse passado poucos meses. Sem contar que o personagem principal é formado em filologia alemã, mora em Barcelona, e foi fazer essa viagem, e o autor do livro (adivinhem???) é formado em filologia alemã, mora em Barcelona e viajou 3 vezes ao Japão. Muito criativo.

O autor tentou fazer um Mundo de Sofia, só que com filosofia japonesa, sendo ele ESPANHOL com faculdade em FILOLOGIA ALEMÃ. O livro todo é um recorta e cola de trechos de outras obras sobre ensinamentos japoneses, ou de autores japoneses (chegou a me dar ranço de ler Murakami, para terem ideia).

Enfim, minha nota diz tudo, mas precisava escrever sobre. Esse livro é péssimo.

Leãozinho 21/08/2020

Apenas uma pessoa comum e essa é a graça
Me acostumei com livros que retratam as personagens de forma com que para o leitor aquela história não tenha a mínima possibilidade de ser real. No entanto Wabi-sabi conta a história de pessoas comuns, que tem vidas normais, dias tristes e felizes, rotina monótona e eu acredito que seja isso o que torna esse livro tão especial, não há nada de mágico, místico ou sobrenatural.
Durante a leitura dá pra perceber que a trama se desenvolve naturalmente de forma lenta, mas não angustiante, é uma leitura que dá prazer e faz você se sentir bem enquanto lê.
Recomendo MUITO esse livro para todos porque Francesc Miralles arrasou nessa história.

Viih Nunes| @pseguinte 25/11/2019

Sensação de final incompleto
Não acredito que acabou assim, tipo QUE????
Da uma sensação que acabou incompleto.
Tá eu sei que talvez seja esse o intuito do livro de mostrar que nada é perfeito e tals, mas sei lá, poderia ter pelo menos mais umas 20 páginas né. Ficou muita coisa sem ser "resolvida".