Star Wars: Dívida de Honra

Star Wars: Dívida de Honra Chuck Wendig

Resenhas - Dívida de Honra

Marcelo Caniato 19/09/2017

Meio tipo pombo
Diferentemente da maioria, eu achei o primeiro livro da trilogia melhor que esse, apesar de todas as falhas que aquele livro possui. Aqui o autor se dedica um pouco a mais a trabalhar os personagens criados por ele, mas não encontrei em Dívida de Honra a mesma tensão que os eventos em Akiva do primeiro livro proporcionaram. Acredito que isso se deve muito à escrita do Chuck Wendig. Ele escreve mal. Muito mal! A escrita dele beira o infantil, com diálogos pobres, comparações descabidas e um excesso de onomatopeias retardadas. No primeiro livro a ação presente de maneira mais constante meio que me permitia desligar o cérebro, mas nesse aqui o enredo evolui mais devagar e os momentos de ação são poucos (e não tão bons, na minha opinião), restando o quê? Os diálogos! Justamente aquilo que o autor não sabe fazer. O livro só me prendeu mesmo nas últimas 100 páginas, mas mesmo aí eu esperava algo mais. Foi um balde de água fria como tudo se desenrolou, embora até tenha sido um tanto interessante e surpreendente. Por fim, não gostei da forma como a Leia foi retratada. Achei que descaracterizou a personagem, que mais parecia uma garotinha mimada discutindo com a Mon Mothma. Ela jamais agiria da forma como agiu.

Ah, e também não senti muita confiança na tradução. Achei algumas frases estranhas no começo, mas o que mais me chamou atenção foi um momento em que a Norra está mexendo na sua nave, e ela sai de trás da nave com a cara cheia de "gordura escura". Gordura? Isso não faz sentido algum. Logo desconfiei e procurei na internet o original, e vi que a expressão era "dark grease", ou seja, graxa! Como que um tradutor profissional comete um deslize desses eu não sei, devia tá correndo pra cumprir o prazo, coitado rsrsrs.

Alguns trechos demonstrando os "efeitos sonoros" de Chuck Wendig:
"Pop, pop, pop, mais raios tiram pedaços da parede."
"Ai. Ela engasga e cambaleia. ____ agarra uma mecha de cabelo cinza e bate a cabeça de ____ na parede - uma, duas, três vezes. Bam, bam, bam."
"Vzzzzz"
"Bang"
Sem contar que cada soco no estômago é um "Tum".

Por favor, né? Me ajuda aí.
Milla Cinemaniac 12/12/2019minha estante
QUer me vender seu livro? Tenho o 1 e o 3... Me falta o 2 rsrs

Tatá 29/05/2020minha estante
Oi, tudo bem??
Você sabe me indicar onde posso comprar ele?? Ou alguém que queira trocar??

Marcelo Caniato 29/05/2020minha estante
Oi, sei não. Já doei os meus há um bom tempo, nem sabia que tava esgotado.

Raquel 11/04/2021

Continuação sem muita empolgacao
Esse livro estava esgotado e eu fiquei caçando até encontrar alguém vendendo de segunda mao (mas ele ainda estava lacrado) e por preço justo....

A Nova República tenta estabelecer a paz no universo e Norra e companheiros agora são cacadores de Imperiais. O Império ainda tenta articular uma retomada do controle. Na tentativa  de libertar o  planeta natal de Chewbacca  do  controle imperial, Han Solo cai numa armadilha e Leia pede a ajuda de Norra.

Levarei quase 1 mês pra terminar....  Apenas nas últimas 100 páginas foi que aconteceram algumas passagens mais empolgantes. No geral achei chato e li até o final porque sou teimosa. E olha que sou fã de Star Wars!!! Assim como em "Marcas da Guerra", acho que foi muito alarde da Aleph por pouco!
Antonio.Martins 08/08/2021minha estante
quer vender ou trocar o livro?

Felipe Augusto 10/08/2021minha estante
se tiver interesse em vender seu exemplar... até R$250 posso pagar nele. Qualquer coisa, chama 41 99132-4231. Obrigado!

Bells 17/02/2021

Divida de Honra
Bom, achei essa uma ótima continuação e a minha avaliação só não foi mais alta porque li em e-book e isso tornou a experiencia de leitura não tão agradável, mas irei falar mais sobre isso no decorrer dessa resenha.

Logo de inicio gostei bastante, porque esse seria um livro que teríamos uma dupla que gosto muito, que era o Han e o Chewbacca, e a forma como as coisas foram desenvolvidas me deixaram muito satisfeita. Foi um misto de sentimentos, me deparar com a angustia de Han, ele aceitando ajuda, sua alegria ao conseguir concluir sua missão e sua luta pela família. Ao mesmo tempo, foi devastador pensar no que o Chew estava sentindo, se deparando com a sua terra natal e todas as coisas por traz disso, como ele ter sido capturado.

Outra coisa que gostei muito foi da dupla que Han e Jas formaram, os dois são parecidos em alguns aspectos e foi muito divertido ter eles trabalhando junto, o que me entristeceu foi as poucas cenas que tivemos de ambos, poderia ter tido mais.

Sinjir, não falo nada, acho que a essa altura todo mundo sabe que ele é meu ex-imperial preferido. E foram vários os diálogos dele que amei, dele com seu namorado, tanto no inicio quanto no final, e dele com a Jas, que são simplesmente a melhor dupla de amigos que temos nessa trilogia até agora. Gosto muito das reflexões de Sinjir, já que ele se encontra em uma reflexão interna do que seria certo e errado, sobre questões politicas envolvendo a Nova Republica e o antigo Império, e isso da uma aprofundamento na obra muito interessante. Suas descobertas sobre si e o mundo, essa mudança em sua visão de mundo e a busca por encontrar seu lugar no universo.

Outra personagem que merece destaque é Sloane. Ela já tinha bastante destaque no livro um, e nesse não foi diferente. Adoro quando ela aparece, e já posso dizer que ela é minha imperial preferida. Gostaria de fato que ela tivesse o governo do Império em suas mãos, e fico satisfeita com o final que ela teve nesse livro, descobriu a traição, a sua luta com Norra, que merece todos os destaques possíveis e como ela buscava o tempo todo contornar as manipulações que vinha sofrendo por parte de seu 'concelheiro'. Estou curiosa em saber o que vai acontecer a ela na continuação.

E também, Gallius merece um certo destaque aqui, afinal, o tempo todo pensei que sua estratégia era uma coisa e por fim, foi outra coisa, o que me surpreendeu bastante. Sua estratégia me lembrou a ordem 66 nas guerras clônicas, com os clones se voltando contra os jedais e isso tornou essa cena nostálgica, como também, foi muito a cara do Império, que agora estava em declínio.

Aqui, quero mencionar um ponto que me incomodou. No livro anterior, em um dos diálogos da Sloane com uma grão-morff, é insinuado que alguém havia sobrevivido, no momento, pensei que fosse Palpatine, entretanto, aqui, é narrado que ele está morto, e me faz ficar peguntando quem seria que teria sobrevivido se não o imperados.

Enfim, de forma geral, gostei bastante do livro, foi uma leitura muito gostosa de se fazer. Mas, então, porque essa avaliação? Muito simples, eu não tenho o livro físico e li em e-book e é um livro relativamente grande, quase 500 páginas e ler pelo kindle fez com que a leitura se tornasse massante, pois eu tinha a sensação de que lia, e lia e não saia do lugar, e isso me frustrou bastante, tanto que gastei mais de uma semana para finalizar esse livro, e se fosse físico teria gastado entre 4/5 dias de leituras, e teia gostado muito mais dele.

Italo.Totti 17/06/2021

O livro mostra os acontecimentos pos morte de Palpatine.
Representa mais um interlúdio da história principal em que há o desenvolvimento de personagens secundários.
Antonio.Martins 08/08/2021minha estante
quer vender ou trocar o livro?

Carlos531 08/07/2020

Que tensão perto do fim!
Comecei essa trilogia esperando que fosse boa, mas ela é muito boa!

Neste segundo livros os personagens foram melhor desenvolvidos e aprofundados. Além de rever personagens, que todos que gostam de Star Wars, querem sempre rever.

Os planos dos antagonistas são bem elaborados, bem desenvolvidos e são guardados até o último momento.

O autor trabalhou bem também, os interlúdios do livros anterior neste, e já deixando alguns que eu imagino que serão trabalhados no próximo.

Eu não dei 5 estrelas, porque o livro (ao menos para mim) demorou a engatar um pouco. Mas esta é a minha visão e não é algo que faça o livro ser ruim.

Se recomendo a leitura? Com certeza! Para quem gosta de referências, personagens interessantes, uma trama bem intrincada, não perca tempo: leia!

@Cb.victorpi. 14/11/2020

I have a bad feeling about this
Eu já havia ficado bem decepcionado com o primeiro livro, quando eles prometeram que os personagens originais estariam, mas apareceram quase como easter eggs. Nesse, Han e Leia participam da "ação", mas é algo que fica bem aquém da promessa. Saber que fizeram sobre a libertação de Kashyyyk, mas preferiram focar nos dramas familiares da personagens foi decepcionante. Leia também aparece, mas fica devendo demais... É um livro que promete demais, mas cumpre de menos e eu só o terminei por causa das medalhas de leitura que ele me ajudaria a conquistar. Não vou comprar o terceiro volume.

Se tudo que sobrou aos livros de SW foi plantar pequenos easter eggs dos eventos do cinema, eu vou esperar pra ficar sabendo nos canais de Youtube que se dedicam a falar disso. Eu paro aqui com esse desperdício.
Bruno 02/12/2020minha estante
Olá! Se perfil aparece na aba "trocam" na página do livro mas quando faço a busca pelo Plus não aparece. Você está trocando mesmo? Eu tenho interesse no livro.

@Cb.victorpi. 03/12/2020minha estante
Minhas trocas estão em pausa. Por conta da pandemia, estou evitando ao máximo sair de casa para não me expor de forma desnecessária.

Marcelo Ricarte 20/05/2021

Que a força esteja com você...
Gostei muito, a história é boa , os personagens são bons, gostei da aparição de Han Solo, Leia e Chewbacca, os outros personagens da livro anterior também foram bem trabalhados...

Palpatine tá tramando algo, cuidado...

Tirando o uso maluco de onomatopeias que o autor usa nessa trilogia é um livro ótimo, logo finalizo.
Antonio.Martins 08/08/2021minha estante
vc tem o livro? quer vender ou trocar?

Marcelo Ricarte 24/08/2021minha estante
Eu li no e-book feito pelos tradutores do willis

Leitora 30/07/2021

Eu não tenho muito criterio pra favoritar um livro. Só sei que eu gostei de cada momento, que eu continuo achando o senhor ossudo maravilhoso, que o que aconteceu perto do final foi UAU, e que o último capítulo tá quase me fazendo berrar(não faço a mínima ideia do que eu tô sentindo, mas só sei que eu quero respostas)

Lore.dossn 13/03/2022

"Salvou minha pele mais de uma vez, também. Ele disse que fazia parte de uma dívida de honra
...
ele quer dizer a Chewie: é brincadeira, amigo, vamos embarcar nessa nave e ver que problemas podemos criar. Então, eles correriam juntos pela Malastare ou a estação Warrin ou de volta à poeirenta cantina de Mos Eisley para dar carona a algum outro garoto desobediente das fazendas do deserto..."

apoderosathor 28/01/2021

me faltam palavras pra elogiar a escrita do chuck wendig, eu adorei o primeiro livro da trilogia e esse também, mesmo estando um pouco mais abaixo na minha avaliação de experiência eu reconheço q tb é MUITO BOM

o autor forma as estórias únicas com maestria juntando tudo no final e explodindo em algo muito gostoso de ler e acompanhar.

pontos negativos:
1. em algumas partes tiveram furos de tempo que me deixaram perdida e isso eu não curti muito;
2. algumas poucas vezes o ritmo fica lento e mistura com a escrita levemente densa do autor - não entenda mal, eu ADORO escritas densas, mas nesse contexto ficou quase tedioso;
3. eu não sei se isso pode ser considerado um ponto negativo pq é praticamente vital pra o desnevolvimento mas tiveram muitos momentos q as coisas não ficaram claras o suficiente pra entender, no final isso pode ser perdoado pq explica muita coisa mas na experiência de leitura geral, não é algo q eu considero muito legal

ponto positivos:
1. eu finalmente entendi o sentido de tantos interlúdios, no primeiro livro isso me incomodou, parecia q tirava o brilho dos acontecimentos principais, mas avaliando agora isso foi uma jogada GENIAL pq o wendig abriu furos na linha canonica de star wars q podem ser reutilizados em coisas futuras do universo expandido;
2. o primeiro livro de star wars (e de todos q eu ja li) q vejo uma personagem de gênero não-binaria E EU AMEI, quem reclamar sobre isso pode vir no soco;
3. o desenvolvimento dos personagens é lindo e visível, uma das coisas q mais admiro nesse autor além da ótima escrita ele sabe bem como contruir personagens

de maneira geral, eu gostei desse livro mesmo com pontos negativos suficientes pra eu dar duas estrelas eu amei o final, os plot twists, a chuvinha pré tempestade que esta vindo para destruir no último livro da trilogia então obrigada chuck wendig.

Ericles Santos 01/03/2021

Uma boa continuação
Por conseguinte a obra segue o mesmo ritmo de Marcas da Guerra. Reviravoltas, alianças, traições, descobertas e nostalgias com antigos cenários e personagens continuam também, no entanto, o que faz sê-lo inferior ao primeiro é a saturação dos romances.

Rafael.Lyra 22/03/2021

Star Wars: Dívida de Honra
Dívida de Honra melhora praticamente tudo em relação a Marcas da Guerra. Aqui, os Personagens são mais aprofundados e evoluem mais, se tornando mais carismáticos e fazendo a História ser mais divertida e interessante de ler. A presença de antigos personagens amados pelos fãs também ajuda muito, e este livro acaba sendo o melhor da Trilogia! Temmin também está menos chato agora, assim ficou mais interessante de acompanhá-lo. O misterioso imperial Gallius Rax é muito... Misterioso, e com o passar do tempo seus planos misteriosos vão sendo descobertos.

Conclusão: Um dos melhores livros do novo Cânone, que prepara um cenário perfeito para a grandiosa Batalha de Jakku, e um desfecho glorioso em O Fim do Império.

Nota 10/10

Vanessa 13/10/2017

Trechos Resenha - Star Wars Dívida de Honra
(...)
Falando assim parece simples: Han se dá mal e vai ser resgatado pelo Grupo e fim da história. Esse de fato é o plot do livro. Mas Dívida de Honra é um livro complexo. Complexo em seu enredo tão rico em detalhes. No meio da bagunça que a Chanceler Mon Mothma tenta organizar, a frente da Nova República, temos o outro lado. Rae Sloane está a frente do Império. Pelo menos é isso que a galáxia pensa. Atrás dela está seu conselheiro, Almirante Gallius Rax. Apresentado em Marcas da Guerra e cautelosamente aprofundado aqui, este é um personagem do qual eu acredito que devemos ter uma atenção redobrada. Sloane descreve ele como "um espectro - antes apenas um nome, mas de repente convocado e manifestado. É assim que ela se sente quando o encontra, como se estivesse encontrando o holograma de um homem morto, feito para passar como real". Rax tem todos nas mãos. Assim como o Imperador, ele move cada peça, para alcançar o seu objetivo. Sem importar se é rebelde ou império.
(...)
Dívida de Honra é um livro que fã nenhum de Star Wars pode deixar de ler. Por ser um canon, ele mostra como (ou quando) aconteceram algumas coisas que vão dar em O Despertar da Força (Temmin, eu já contei pra vocês na resenha de Marcas, aparece em Despertar). Afinal o livro trata de Han, de Leia e até de Luke que está "desaparecido" mas é quase onipresente. Além de ser um excelente esquenta para Os Últimos Jedi, vide que ele pode revelar alguns mistérios da nova trilogia (ou simplesmente plantar a semente na sua cabeça)

Se você pode ler Dívida de Honra, sem ler Marcas da Guerra? Sim é possível. Você talvez se perca em alguns detalhes, mas com certeza vai compreender e ser preso pela história. Se você pode ler, sem ser fã de Star Wars? Claro!!! Não tenha vergonha de ter um celular ou tablet do lado para conferir nome de planetas, raças ou mesmo personagens. Star Wars não é só uma galáxia, é um universo... de fato é muita coisa para guarda. "Mas eu só vi a trilogia antiga". Ah! É aí mesmo que você deveria ler esse livro. Você vai amar e se emocionar. E mais uma coisa. No final, de alguma forma, tudo termina ou começa em Jakku.

site: www.dicadoleitor.com.br

Ana Claudia Paim 12/03/2018

Vale a pena a leitura
Dívida de honra não decepciona e nos traz uma ótima continuação para Marcas da Guerra. Temos a chance de mergulhar mais nos personagens que nos foram introduzidos e matar a saudade de alguns personagens da trilogia clássica, além de continuar com aventuras típicas de Star Wars.
Outra coisa que adorei, é que Chuck conseguiu construir muito bem personagens complexos e interessantes. Pra mim, Sinjir e Emari são a cereja do bolo de Aftermath.
E pra quem gosta de todo o universo Star Wars tem várias referências maravilhosas. Minhas preferidas são sobre Hux(Star Wars The Force Awakens/The Last Jedi) e Evann(HQ – Princesa Leia)

Crítica negativa: Apesar de achar interessante ver os impactos da guerra em diferentes pontos de vista e cantos da Galáxia, acho que fica meio fora de contexto e desanimador quando ele nos tira da narrativa central para nos levar a uma história de personagens aleatórios.
Dada 19/08/2020minha estante
Olá, você gostaria de me vender seu livro?

Lucas Rey 19/03/2019

Melhor que o anterior
Se comparado a "Marcas da Guerra", há menos interlúdios, ou seja, mesmo os interlúdios sendo o charme da trilogia, é fato que eles truncavam um pouco o acompanhamento da história principal, e agora por haver menos, o ritmo da leitura está melhor. Além disso, os interlúdios não são mais histórias a esmo que buscam contar como está a galáxia, isso já foi feito no livro anterior, agora eles têm relevância para a história principal.

E o que, na minha opinião, fez a trilogia melhorar foi o roteiro. A história principal está muito, mas MUITO melhor que a de "Marcas da Guerra". Em todos os aspectos. Os personagens clássicos estão mais presentes. Há mais mistério e cenas de ação. Fora o fato de que agora a história principal realmente importa e influencia o cânone de Star Wars. As informações colocadas no livro também são mais relevantes para o contexto total da saga. Não foi preciso fazer a apresentação dos personagens, portanto o autor conseguiu assim trabalhá-los melhor. O ritmo está muito bom e tudo no enredo parece ter importância. Senti "senso de urgência" durante toda a leitura. Enfim, tudo melhorou.

Se "Marcas da Guerra" eu dei 3 estrelas; "Dívida de Honra" merece pelo menos 4.5. Elevou a nota da trilogia.

Vale uma menção de que gostei DEMAIS de como a Leia e Mon Mothma foram descritas no livro. Suas ações são perfeitas e só me fez me apaixonar mais ainda por essas personagens. Leia foi firme e decidida como sempre. E Mon Mothma racional, buscando a diplomacia.

Ah, a escrita do autor também melhorou. Não muito, mas o suficiente para elevar a nota do livro.
Dada 19/08/2020minha estante
Olá, você gostaria de me vender o seu livro?