Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência Professor Pier

Resenhas - Ensinando Inteligência

Polliana 23/10/2020

"O ritmo adequado de estudo é ESTUDAR POUCO, mas... TODO DIA." p. 104
Gostei bastante deste livro, creio que por ser destinado aos professores.
Nele o professor Pier entra mais detalhadamente no funcionamento do cérebro e da aquisição de inteligência (sim, ele defende que a inteligência não é algo inato, mas pode ser adquirida), parte que eu gostei especialmente, pois ainda não conhecia as sinapses de modo aprofundado (não que agora eu as conheça profundamente, mas ao menos as entendi melhor).

Também há um capítulo (ainda utópico, infelizmente) de como seria para ele um sistema de ensino ideal, que eu concordo quase que 100%. Foi delicioso ler e imaginar o sistema de ensino proposto por ele sendo implementado no Brasil inteiro.

Outra coisa que achei interessante é a ênfase na importância da leitura e também na quase súplica que é feita em deixar que o próprio aluno escolha suas leituras, e não simplesmente obrigá-lo a ler livros completamente chatos. Embora eu ache que deva ter um mínimo filtro (pois existem livros que podem lesar a alma por muito tempo e às vezes para sempre), seria realmente muito bom que os professores conseguissem fazer com que os alunos amassem a leitura. Após o aluno criar o hábito de ler, e gostar de ler, aí sim ele conseguirá enfrentar as leituras mais elaboradas e talvez até goste de algo que de início detestou. O que conseguem hoje, com as leituras obrigatórias, é fazer com que a maioria nunca mais pegue em um livro na vida.
Carolina 23/10/2020minha estante
Agora deu vontade de ler, parece muito interessante

Belmunitor 27/09/2022minha estante
Mas ele mesmo cita que a escolha deve ser feita dentre um leque de opções oferecido pelo professor. Não só isso, ele aconselha que os professores já tenham lido os livros oferecidos, para estarem certos de que o livro é adequado, ou então comecem a ler o livro que o aluno escolheu.

Ângela Bittencourt Cardoso 30/12/2022

Professor e/ou avaliador
Quem dá as aulas não deveria ser quem avalia os alunos. Isso é um dos caminhos argumentados pelo Prof Píer neste livro para que a educação no Brasil seja melhor. Com experiência de mais de 40 anos como professor, ele explica o porquê de os alunos de um cursinho pré vestibular aprenderem e terem mais disciplina que os de um colégio comum.

Rafael.Giuliano 26/03/2013

Uma nova crítica à educação. Mas também novas ideias para a prática do ensino!
Em primeiro lugar é importante destacar que o livro me foi emprestado por um amigo, pai de duas crianças, culto e inteligente, preocupado com a educação que oferecemos às nossas crianças.
Li alguns os artigos do Prof. Pier em seu site (http://www.neuropedagogia.org) que já foram o suficiente para compartilhar e iniciar alguns diálogos interessante com amigos, educadores e pais.
Osvaldo me sugeriu a leitura deste, deixando para depois os outros dois: [1] Estimulando Inteligência - Manual de instruções do cérebro de seu filho e [2] Aprendendo Inteligência - Manual de instruções do cérebro para alunos em geral, a fim de compreender melhor o papel do professor no processo de aprendizagem.
Logo após o início da leitura passamos a dedicar alguns almoços para o debate sobre as "provocações" feitas pelo autor, apresentadas sem muitos rodeios. Sua crítica é direta e ácida. Confesso que ele se torna, muitas vezes, quase "novelístico", porém, após um pouco de reflexão, muito do que é proposto passa a fazer sentido.
Não há como resumir, aqui, seu conjunto de ideias. No entanto, posso afirmar que muito mais do que críticas, o Prof. Pier propõe novas formas de atuação, em que o "professor" assuma seu papel vocacional como orientador num processo que, por si, é muito mais autônomo do que possamos imaginar.
A forma como ele defende a dinâmica de aprendizagem, dividida em três etapas, baseadas na [1] aula expositiva e socialização de conhecimento, [2] o estudo individual, em que o aluno exercita de maneira concreta o conhecimento em aquisição e [3] o sono, como fator biológico determinante para um ciclo completo.
A "tarefa de casa" deixa de ser, na visão do professor, um "trabalho a mais" para ser um dos pontos altos do processo, quando o aluno se concentra na fixação do conhecimento compartilhado na sala de aula, quando o professor tem a missão de lhe despertar a curiosidade, o interesse.
Propõem-se três intervenções para resgatar o aluno na atual crise da educação: [1] Ensiná-lo a assistir aula; [2] Ensiná-lo a estudar; e [3] Criar o prazer pela leitura!
O Prof. Pier "mete o dedo na ferida", por assim dizer, refletindo sobre questões óbvias, porém, que nos incomoda debater, dado o impacto negativo na educação que elas geram.
Sua crítica aos modelos, e modismos, pedagógicos, acredito, tem sim seu fundamento (apesar de não querer eu pecar pelo generalismo exacerbado do autor), é fato que temos visto aulas que parecem ignorar, completamente, o aluno nos "projetos educacionais". Entretanto, compartilho mais da visão crítica ao papel do educador, que carece de ser um exemplo melhor, também, como estudante, leitor e mesmo produtor de conhecimento.
Deixo aqui meu convite a quem mais quiser, puder e querer ler este grande crítico, e proponente de boas ideias para a educação, a fim de que possamos resgatar suas ideias num debate crítico, voltado para a experimentação, a fim de produzir melhores práticas em nosso exercício diário de ensinar, seja como professor, pais ou cidadãos!

Rafael Giuliano.
Elyninphadora 04/07/2013minha estante
Concordo, amigos! Realmente um excelente livro! Entretanto, a Educação no Brasil hoje é, sem dúvida, um assunto que deve ser abraçado por toda a sociedade afim de que caminhemos numa direção forte e segura, do contrário, preocupa-me e muito, os rumos que tomará.

Rafael.Giuliano 05/07/2013minha estante
Prezada Ely Nimphadora
Agradeço pelo comentário. Ontem, quando recebi a mensagem de notificação comentei que estava feliz por haver pessoas que ainda liam as resenhas, afinal de contas o propósito é compartilhar conhecimento.
Bem, e sobre seu comentário e as ideias de Prof. Pier, quero lhe indicar outra leitura: "Um mundo, uma escola - A educação reinventada", de Salman Khan.
Eu já o estou lendo e em breve devo compartilhar minhas impressões gerais.
Se tiver mais livros para compartilhar, basta enviar mensagem ou escrever para RGiuliano@ApreciATO.com.br!

Com apreço,
Rafael Giuliano

Romão 26/04/2016minha estante
Eu estou procurando este livro em PDF. Alguém tem o arquivo?

Wagner.Pulido 15/04/2015

Valeu muito mais do que o meu curso de mestrado em educação matemática
Essa coleção de livros do Professor Pier valeram para mim muito mais do que a licenciatura e o mestrado juntos.
Paula1735 21/01/2021minha estante
Sinto o mesmo, se tivesse aprendido isso na graduação, tudo poderia ser diferente!

Lucas.Feitosa 21/10/2020

Eterno professor Pierluigi
Livro obrigatório para todos os profissionais da educação. Se se há um caminho que podemos seguir para fugir desse buraco onde se encontra a nossa educação é por meio dessas vias que o professor Pierluigi nos mostra.

Paula1735 21/01/2021

Verdades difíceis de engolir
Será que a educação no Brasil ainda tem jeito? A resposta é: claro que sim! Nesse livro, o incrível professor Pier compartilha conosco o que sua experiência lhe serviu sobre qualidade de ensino e aprendizagem na sua forma mais prática, sem enrolação ou termos vagos conhecidos na Pedagogia. Pra ele, a única meta da escola é: fazer com que os alunos se tornem cada vez mais inteligentes. Com foco nisso, todo o restante se torna até mesmo dispensável.
Mas será que é possível fazer com alguém que se torne inteligente? Certamente. Baseado na neurociência, o autor explica detalhadamente o processo de construção do conhecimento e conclui que esse processo pode ocorrer em qualquer fase da vida, bastando seguir o esquema: a) entender (assistir a aula); b) fazer (estudar sozinho) e c) dormir! Dessa forma, a parte principal da aula é justamente a tarefá que será levada para casa. Tão fácil que parece mentira. Mas não é.
Já na primeiríssima infância, é fundamental que os bebês e crianças bem pequenas recebam os melhores e mais diversos estímulos externos, já que nessa fase a "fiação" do cérebro está sendo construída. Portanto, quanto mais fortes e melhores os fios, mais fácil para ela se tornar ainda mais inteligente com o passar dos anos. Ou seja: quanto mais longe de TV e celular, melhor! Ainda, a contação de histórias deve ser trabalhada incessantemente.
Além da visão prática, o autor tece alguns cenários idealistas a respeito da posição do Estado na educação que, para ele, deveria ser puramente o de examinador, de modo a verificar a qualidade de ensino das escolas. Independente da posição do leitor sobre isso, é inegável que do jeito que está, não pode ficar. Então quem sabe, começando de baixo para cima, a gente não consiga subir alguns degraus no PISA?

Maria3427 03/01/2023

Polêmico e Utópico
Com certeza esse livro entra para o rol dos que mais me ensinaram durante a leitura. No entanto, ao mesmo tempo que muitas ideias do prof Pier são pertinentes e eficazes, outras são totalmente alheias aos professores. Metade do que é explicado no livro não é possível de ser aplicado devido ao sistema de ensino engessado e que o próprio prof Pier tinha ciência.
Algumas das ideias eu discordo totalmente. Mas ainda é uma leitura que proporciona muita aprendizagem ao professor.
P.s: qual o problema com as pedagogas??

osantana 26/01/2013

Perfeito e obrigatório
Todos os professores, diretores de escola, educadores, pais deveriam ler os 3 livros dessa série para tentarmos salvar a inteligência das crianças desse país.

Esse 3º volume é mais indicado para professores.

Hendrum 18/06/2014

Propostas para salvar o ensino brasileiro
Já havia lido os outros dois livros da série: "Aprendendo Inteligência" e "Estimulando Inteligência". Em vários aspectos, "Ensinando Inteligência" foi o que eu mais gostei, talvez por eu ser professor.

Aqui ele faz duras críticas ao sistema de ensino brasileiro e se aprofunda mais ainda no desenvolvimento e funcionamento do nosso cérebro, sempre de uma maneira fácil de assimilar.

Talvez o seu estilo irreverente e informal não agrade a todos, principalmente ao público ao qual se destina o livro: os professores. Ele escreve como se estivesse falando numa palestra, mas quem nunca o viu falando, poderá até acha-lo arrogante.

Um ponto do qual discordo é sua campanha contra o autor Monteiro Lobato. Acho que ele não entendeu o contexto de sua obra e taxá-lo de racista é demais. É apenas minha opinião.

Enquanto o livro "Aprendendo Inteligência" nos traz uma sensação de "se eu tivesse lido esse livro antes...", este nos dá vontade de mostrar a todos os educadores para ver se algo muda.

Por isso, acho que vale a leitura. Há muito conteúdo útil ali.

Geraldo 15/12/2021

Pergunta do Prof. Pier: pra que serve o fracassado construtivismo?
Seguindo a trilogia do Prof. Pier, este livro é dedicado a todos os professores sérios deste pais.
Professores que amam o que faz, que sujam as mão de giz ou canetão na famosa lousa de vidro.
Aqui; ele se põe completamente contra o construtivismo, Paulo Freire e dá seus argumentos.
Mostra a forma de como se deve ensinar, usando sempre a sua máxima: Aula Dada, Aula Estudada HOJE..
Também defende a classe falando dos salários, de como o professor que ensina não pode ser o que avalia, enfim....ideias polemicas, porém, com muito sentido lógico.
O autor nos presenteia no final com varias livros e dicas de leitura.

manupst 16/01/2022

Embora não seja professora, nem tenha vontade de ser, resolvi ler esse volume. Como sempre livro excelente. Amei a indicação de livros no final.

Elexandra.Amaral 08/12/2020

Se leu um da coleção...
Pode ter lido os demais.
Este livro contém as mesmas informações que "Estimulando inteligência", também do Pier. A diferença reside no modo como essas informações são apresentadas ao leitor.