Penance

Penance Kanae Minato

Resenhas -

Brunna Brasil 09/08/2021

Kanae Minato maís uma vez tirando o nosso fôlego
Experimentei a escrita de Kanae Minato pela primeira vez em Confissões, outro livro em que cada capítulo traz uma nova revelação emocionante e com um final surpreendente. Aliás, não é somente essa a similaridade entre as duas histórias.

Outros pontos em comum são os vários narradores utilizados pela autora, ambos envolvidos numa mesma situação e que vão nos dando ao longo da narrativa diferentes pontos de vista e informações adicionais. Além disso, ambas começam com a morte de um personagem e nos falam como dela emergiriam outras várias tragédias.

Em Penitência temos a história de Emily, uma garota de Tokyo que se muda com a família para uma cidade menor, conhecida pelo ar puro. Há um paralelo interessante nesse detalhe: uma das personagens fala que só se deu conta de como o ar de sua cidade natal era puro quando a deixou para morar na capital. Do mesmo modo, as crianças amigas de Emily só se dão conta de sua pureza ao perdê-la, quando o assassinato da amiga traz consequências a longo prazo para cada uma delas.

Traumas e tragédias se seguem a partir do evento.

A mãe de Emily culpa as crianças por não terem ajudado a amiga e por não se lembrarem do rosto do assassino. Uma promessa de vingança é dada e ela reverbera na vida das quatro meninas por anos. O livro nos mostra como isso se dá com cada uma das garotas ao longo da próxima década e meia.

O desfecho do livro é o soco final no estômago, mas toda a narrativa nos dá em que refletir e momentos de trágica surpresa. Kanae é mestre em criar esse tipo de narrativa, brutal e sensível.

O livro contém gatilhos referentes à violência sexual, então caso queira ler, leve esse detalhe em consideração. No mais, é um livro fluido e impactante, que inclusive já virou filme (quero assistir em breve).

CPF1964 03/03/2020

Opinião
Segundo livro que leio da autora. Gostei muito. A narrativa é idêntica ao anterior escrito por ela. Gostei um "milímetro" a mais de Confissões.
Brunna Brasil 09/08/2021minha estante
O outro que vc citou é o Confissões. Pq se for não achei parecido não. Só na estrutura mesmo, mas no conteúdo não.

Parecido na estrutura.

Brunna Brasil 09/08/2021minha estante
Ah, entendi. É que pelo seu comentário parecia que era sobre o enredo.

CPF1964 09/08/2021minha estante
O terceiro livro que li dela tem estrutura parecida.

Brunna Brasil 09/08/2021minha estante
Acho que ela usa sempre essa estrutura mesmo. Acho legal porque acaba se tornando uma marca "registrada" da autora. O próximo que lerei provavelmente é Entrelaçadas.

CPF1964 09/08/2021minha estante
Exatamente. Você está correta. A assinatura dela.

Pedro Avellar 11/01/2022

Traumas, lutos, medos..
ESTE LIVRO CONTÉM GATILHOS:
-Estupro;
-Abuso físico e psicológico.

Apesar da linguagem não ter sido um empecilho, devo ressaltar que, mais uma vez, o ritmo do livro foi bastante lento...

Ao meu ver, o objetivo do livro é mostrar e nos fazer refletir sobre traumas, principalmente na infância, e sobre as consequências que o acometem, caso não tratado ou, simplesmente, "ignorado".

Temos então as protagonistas deste livro: Sae, Maki, Akiko, Yuka e Emily, um grupo de amigas de uma cidade pequena, daquelas que todos se conhecem.
Contudo, a pacata vida dad meninas muda radicalmente após a morte de Emily. Eos traumas que as meninas carregam consigo dão todo um drama, pesar e profundidade ainda maiores aos relatos de cada uma.

Mesmo que tenha um ritmo lento, capítulos enormes (que cansam ainda mais a leitura) e o assunto delicado abordado, a autora trabalhou bastante bem o psicológico de cada personagem...