Detetives da Aviação - Os Acidentes Aéreos Mais Misteriosos do Mundo

Detetives da Aviação - Os Acidentes Aéreos Mais Misteriosos do Mundo Christine Negroni

Resenhas - Detetives da Aviação

Letícia 26/07/2020

Achei um livro bem interessante. Bastante especulativo sobre vários casos, mas a autora explica de uma maneira bacana para que pessoas que não são da área também consigam compreender.

Mauro.Costa 16/10/2017

Para sincronizar
O risco de se ler muito de um mesmo tema ao longo da vida é chegar a um ponto onde as coisas parecem repetitivas. Claro que isso sempre vai ser mais uma percepção sua do que necessariamente um demérito do autor. Até porque gostei do livro, terminei exatamente sincronizado com a nova temporada do Mayday! Desastres Aéreos, mas não me empolguei com a maneira como os casos foram contados. Achei um bom livro, certamente uma leitura interessante para os mais novos.
Luz 01/07/2019minha estante
.... O programa Mayday que se refere e que deve ser do canal National Geograph eu assisto sempre, mas vc diz que já leu muito a respeito desse tema e então teria algum bom livro para indicar-me, é um assunto que me fascina, apesar do lado trágico. Não mencione os livros do Ivan Sant Aanna porque tenho todos.

Márcio 12/12/2022minha estante
Luz, leia Caixa Preta e Perda Total de Ivan Sant'anna. São excelentes.

Vanessa.Brizola 25/07/2023

Interessante
Como todo livro de não ficção com uma pegada de documentário e curiosidades sempre vale a pena ler. Como uma obra que prende a atenção do início do fim, deixa a desejar.
A autora começa muito bem falando sobre o famoso voo desaparecido da Malasya Airlines e tecendo hipóteses para o acidente, e há também outros relatos igualmente interessantes sobre quedas misteriosas no mundo todo. Entretanto, depois de uns 60% de leitura vai ficando tudo, ora repetitivo, ora confuso, porque ela vai e volta nas mesmas histórias toda hora. Assim, não sendo da área de aviação e entendo muito pouco da coisa, me distraí um bocado no final.
Por último, tem que ter paciência com norte-americano se vangloriando de que foram os irmãos Wright que inventaram o avião... Brasileiros jamais aceitam essa falsa versão, rs!

Enfim, vale a leitura mesmo com a "barriguinha" no último terço do livro, mas se você tem medo de voar de avião (e precisa), esse livro não é pra você.

Diogo 21/06/2020

Uma pincelada geral nos maiores acidentes aeronáuticos do mundo
O livro foi escrito na época em que o voo 370 da Malasya Airlines se perdeu no pacífico em 2014, alternando entre especulações da autora sobre o que poderia ter acontecido com o voo (muito provavelmente hipóxia causada pela despressurização da aeronave devido à falha elétrica) e demonstrações de investigações de famosos acidentes e incidentes Aeronáuticos ao longo da história da aviação.

A autora explora os principais temas ligados à acidentes aereos: falhas de comunicação, excesso de confiança ou falta de compreensão quanto à tecnologia, erros de projeto em aviões e/ou motores e deslizes de desempenho de tripulantes, operadores e mecânicos.

Explica que a investigação de acidente aeronáutico não é uma ferramenta para ajudar as famílias a superar ou mesmo para apontar culpados (esse seria um objetivo secundário, consequência da investigação). Elas ajudam a esclarecer como máquinas e seres humanos falham, o que nos ensina a evitar suas consequências

Enquanto vai tecendo cada vez mais comentários sobre o sumiço do 370 (que levam a crer que o problema todo foi causado pela hipóxia), vai apresentando diversos casos de incidentes e acidentes Aeronáuticos pela história de modo leve e de simples entendimento. É uma boa leitura sobre os sintomas da falta de oxigênio devido à perda de pressurização em altas altitudes em pilotos (que pode ser extremamente perigosa) e para o conhecimento geral de causas de acidentes no meio aeronáutico

Mais pela metade do livro, muito se especula e tenta ir de encontro (contradizer mesmo) relatórios oficias de casos de acidentes que possuem teorias de sabotagem ou acobertamento dos governos locais dos acidentes... O que tornou o livro meio massante para mim pois prefiro que em assuntos sérios se trabalhe mais com fatos do que com especulações. Apesar disso, não deixa de ser uma leitura interessante

Henderson 26/07/2023

Bipolar
É um livro bipolar. Quando trata do acidente do MH370 da Malasya Airlines, ele é especulativo a ponto de ser sensacionalista. Na segunda parte, em que a autora trata de outros acidentes, é um livro razoável, quase bom. A conexão entre as duas partes é frágil. Há livros melhores sobre aviação disponíveis. Não perca seu tempo.