A Mais Bela de Todas

A Mais Bela de Todas Serena Valentino

Resenhas -

Ângelo Von Clemente 01/09/2020

Reescrevendo uma história
"- Você é linda, minha querida, realmente. Nunca se esqueça disso, mesmo que eu não esteja aqui para lembrá-la.

- Não esteja aqui? Mas aonde você iria?

- Dançar com sua mãe no céu, querida. Um dia você se juntará a nós, mas só depois de muitos e muitos anos."
-----------

Não acalentava nenhuma expectativa sobre esse livro, e se eu tinha alguma, ela era irrelevante. O fato dele pertencer a uma série não me animou inicialmente, como aliás, não me animo nenhum pouco com a perspectiva de começar a ler qualquer série de livros que seja. Algo me dizia que muito possívelmente esse era o primeiro dela, mas além de não ter certeza, eu também não me dei ao trabalho de procurar saber; simplesmente comecei a leitura por pura curiosidade, e o resultado disso é que fiquei completamente encantado pelo estilo de narrativa da autora!

Ela tem um talento realmente notável como contadora de histórias, e o nível de detalhamento da narrativa é impressionante! Diria que ela foi uma das gratas surpresas que tive no decorrer desse ano. Todo o enredo é esmeradamente bem estruturado, sendo possível vislumbrar inúmeras interpretações de cunho psicológico sobre toda a obra, e a personagem que nos é apresentada; para quem estuda a psicologia por detrás dos contos de fadas... Penso que essa leitura é essencial, e pode vir a ser um tesouro inestimável! Desde as primeiras páginas até o fim... Eu estive hipnotizado, e me vi incapaz de desgrudar um segundo sequer desse livro; concluí a leitura em menos de 48h, e estive inquieto durante o tempo todo.

Não se trata de uma história infantil, enfadonha, e improdutiva, como a capa e a temática podem parecer segundo a visão de alguns... Os elementos psicólogicos presentes aqui são muito mais profundos, e passíveis de infindáveis reflexões; eu chorei logo nas primeiras cem páginas, e fiquei surpreso com essa constatação. Não acreditava que esse tipo de leitura poderia vir a me sensibilizar da forma como sensibilizou...

Sara277 31/12/2022

A mais depressiva de todas
"Tão perturbada pela perda do marido, que teve muito medo de amar sua filha por pavor de perdê-la?"

Esse livro foi muito melhor do que eu esperava.
Claro eu li sem grandes expectativas e acho que ai está a chave para você aproveitar esse livro de peito aberto (que nem a rainha queria abrir o peito da branca de neve...parei)
Esse livro me salvou de uma quase ressaca literária, então se você estiver na mesma situação pode dar uma chance ao livro.

"A mais bela de todas" mostra como o luto e o espelho mágico transformou uma rainha belíssima, bondosa e uma ótima mãe em uma mulher perversa, depressiva e louca.

"No dia em que meu pai morreu, foi como se minha vida tivesse sido inundada de luz, como se a sua descida às trevas me houvesse trazido para um mundo iluminado onde eu finalmente seria capaz de encontrar o amor e a felicidade."

O livro também conta um pouco sobre a infância da rainha, o que ajuda a entender como sua mente ficou tão fraca e, de certa forma, manipulada pela magia.
Eu adorei o final, principalmente o fim do epílogo pois te dá a oportunidade de imaginar como a Branca de neve ficou depois do filme. Será que ficou como uma linda e bondosa rainha para sempre ou será que também enlouqueceria? Você pode decidir na verdade, mas só vai entender o motivo de eu dar essas duas alternativas se ler até o final.

LeleChann 19/09/2023

Interessante
Assim como o outro livro desse mesmo universo que li, é muitos interessante a narrativa em saber o ponto de vista da vilã e toda a sua construção.

lalaliz mavitorie 05/12/2022

É acho que ela não não foi sempre assim afinal
E estranho imaginar que esses personagens tiveram uma vida antes do que se passa na história oficial
Débora Cona 05/12/2022minha estante
Essa sequência de livros é maravilhosa!!! Estou no último publicado, dá madrasta da Cinderela. Tds foram incríveis!!!

maeloalencar 29/04/2024

Triste
Eu me surpreendi positivamente porque a rainha má é muito mais do que ser uma mulher invejosa e vaidosa além é uma mulher que ama, só queria de volta o amor da sua vida de volta e aprovação do seu pai que passou a vida humilha lá.
Adorei esse livro, mostra que ela era uma pessoa boa que foi corrompida pelo desprezo e pela dor do luto.
Tô amando a série de livros.

Rosinha.Correia 14/05/2021

Um livro muito leve e fluído, poderia ter terminado há tempos, mas procrastinei.
É sempre legal ver a história por outro ângulo, e aqui entendemos as situações e motivos da rainha ser má. Gosto bastante de recontos das histórias tão conhecidas, acaba com parte do encantamento, mas faz entender várias situações.

Camila1857 22/01/2023

Por trás de toda vilã existe uma historia de coração partido. A Rainha Má nem sempre foi má, foi o sofrimento que endureceu seu coração e corrompeu sua alma.

Livro com uma escrita fluída e nós leva a olhar a madrasta da Branca de Neve de uma forma diferente. Não era sobre vaidade, era sobre luto e sobre ser aceita.

Finalizo a leitura com o coração despedaçado ?

Tangerina do Yoon 17/04/2022

Espelho, espelho meu!
Eu gostei muito desse livro... em muitos momentos eu chegava a me perguntar, tô mesmo lendo certo? A descrição de um personagem que julgamos pela clássica história chega a nos tocar profundamente e nos leva à tentar entender o que acontece dentro de cada um para nós transformamos em pessoas frias, indiferentes... "más".
De fato essa versão foi muito envolvente para mim, não tem como não gostar, uma leitura pra refletir e sempre pensar no outro lado da história. Em " A mais bela de todas" nos deparamos com uma história clássica com um ponto de vista diferente, o da rainha... mas o bom das histórias é que são escritas de um jeito que podemos sempre pegar algo pra pensar a respeito. Incrível!!!

Raissa.Paes 21/01/2023

Nesse livro temos a história da Rainha Má, no qual nos mostra como foi sua vida antes dela mandar matar a Branca de Neve. E, é aí que percebemos que a morte precoce de sua mãe causou em seu pai falta de amor e afeto por ela. E que a partir disso causou sérios problemas de auto-estima nela.
A história foi muito bem escrita, acho que estou começando a me apaixonar pela escrita se Serena Valentino.

Kamy Delchello 12/05/2020

Apesar de tudo, não consigo sentir raiva da rainha, foi legal ver a história de um outro ponto de vista. Foi uma leitura rápida e ótima para me distrair, gostei bastante do final do livro.

jo ^^ 05/05/2022

:D
Foi um ótimo livro! A escrita é legal, e não faz você se sentir enjoada e cansada.
Acho a história da Rainha Má muito interessante, e eu acho que nos mostra uma bela lição de moral. Mas, esse livro, não é na intenção de dar uma desculpa pelos atos da Rainha, e sim contar a história dela.
Eu adorei ela antes da notícia que mudou tudo, mas, depois, eu só senti ódio dela.