Drogas: As Histórias Que Não Te Contaram

Drogas: As Histórias Que Não Te Contaram Ilona Szabó

Resenhas - Drogas: as histórias que não te contaram

Vitoria 14/08/2022

Na guerra contra as drogas, quem são de fato os inimigos?
Ilana se afasta do lugar-comum e busca trazer outras dimensões ao tema. Uma abordagem de guerra é de fato a melhor - ou a única - alternativa possível?

Por meio da história semificcional de cinco personagens, a autora traz outros pontos de vista, buscando se distanciar da dicotomia trivial que nos faz buscar bandidos x mocinhos.

Uma obra honesta e minuciosa, recheada de referências científicas, que mostra que a questão vai bem além do que o senso-comum nos permite enxergar.

-- Leitura motivada pelo #desafiolivrada2022: um livro sobre drogas

Ricardo 26/03/2017

Uma nova visão sobre um velho problema
Excelente livro, ao contar casos que apesar de fictícios são muito comuns e que demonstram o quanto às drogas e a política equivocada de combate a elas causam profundos impactos e tragedias em diferentes segmentos da sociedade. Uma fórmula vem sendo usado há bastante tempo e seus resultados são conhecidos e não podem ser considerados um sucesso, muito pelo contrário. Será que não é hora de mudar??

@lucasmascarenhas 18/07/2021

Uma reflexão sobre a políticas de drogas e as consequências negativas da atual guerra às drogas e os possíveis caminhos para a sociedade lidar com a questão de forma mais equilibrada.
a cadeia de produção ilegal da cocaína se tornou uma das principais fontes de financiamento dos guerrilheiros e movimenta ainda hoje uma economia que é o único sustento viável de famílias abandonadas à própria sorte

Lu @disse_umlivro 29/05/2020

Drogas: as histórias que não te contaram
QUE LIVRO!
Devorei em dias. Traz a realidade nua e crua de personagens de uma vida real e atual!
A própria autora afirma que não trata de mocinhos ou vilões, mas relata a história por trás de cada lado dessa doença que assombra a sociedade e é tão pouco conversada.
Poderia ler mais inúmeras vezes.
Entra na minha lista de livros essenciais ??

Amanda.Ferreira 01/07/2021

Livro para fazer pensar, para mudar paradigmas, conhecer o outro lado das histórias. Afinal, toda história tem dois, ou quem sabe, mais lados!

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

Este livro é uma reflexão profunda sobrea as drogas ilícitas.
Na primeira parte, a autora descreve o impacto da cocaína na vida de cinco personagens: um menino que família entregou ás Farc aos onze anos , no interior da Colômbia; uma jovem presa por tráfico num barco que navegava pelo rio Solimões; um traficante de dezessete anos nascido num dos morros cariocas; uma policial militar treinada para reprimir o tráfico; um rapaz de classe média que se tornou dependente, como tantos pelo Brasil e o mundo afora.
Os personagens são apresentados com realismo imparcialidade, sem manipulação sentimental, intenções ocultas ou julgamentos de qualquer espécie. Não há vítimas nem heróis entre eles, sejam usuários, traficantes ou policiais , apenas tragédias individuais e familiares associadas á perversidade da ordem social que coloca me risco as crianças e os adolescentes mais frágeis e a massa de desvalidos da favela e periferia das nossas cidades.
Os dramas vividos por Daniel, Iriana, Mete-Bala, Jaqueline e Carlos Eduardo introduzem o leitor ao universo da irracionalidade inerente ás politicas proibicionistas e de combate ao tráfico e ao uso de drogas psicoativas na maior parte dos países: da pena de morte aos traficantes da Indonésia, nas Filipinas e em Cingapura, á guerra civil desencadeada na Colômbia, á superlotação das cadeias brasileiras. Em contrapartida, a autora analisa as consequências de legislações mais tolerantes como as de Portugal, Holanda, Uruguai e de alguns estados americanos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788537816202

Vivi 28/12/2018

atualização de perspectiva
me aventurei na leitura por ter muita curiosidade sobre o tema, e por uma palestra que assisti na universidade sobre substâncias psicoativas.
esse livro é ótimo pra dar início e desmistificar algumas noções que temos sobre as drogas, o tráfico e atual política de combate à esse sistema.
a divisão do livro em três partes é extremamente didático e te faz emergir na histórias e preencher as lacunas que ficam da ficção, com fatos concretos e reais.
todas as histórias me tocaram - a vida de todos eles e como a atual política de combate as drogas se mostra paliativa e muitas vezes cruel ao impactar naqueles que são mais passivos do que ativos na dimensão do sistema todo.
o panomara geral dado a diversas políticas públicas que circulam ao redor do mundo, se mostra engrandecedor para a nossa bagagem de perspectiva de como as coisas são no Brasil mas como elas podem ser, tendo em vista o que tem sido feito ao redor do globo, no que se refere às drogas.
ler esse livro me despertou uma curiosidade em saber mais sobre o tema, adicionei algumas próximas leituras que foram citadas no fim do livro pela Ilona. sensacional, quem está em dúvida, dê uma chance. esse livro faz você ao menos repensar algumas coisas, ponderar outras e provocar algumas noções de realidade ja enraizadas pelo senso comum!

cecilia.mendonca.583 30/12/2018

Reflexão sobre as drogas ilícitas
Este livro nos leva a reflexão sobre a política de combate às drogas ilícitas. O quanto estamos no caminho errado já que ele não produziu nenhum resultado positivo: apenas mais sofrimento, mortes, perdas. É preciso repensar como combater seu uso. EM vários países a mudança na rota dessas políticas já surtem efeito. Vale a pena conhecer e adotar novas saídas. E vale muito a pena a leitura do livro.

Debora.Dornelas 23/09/2019

Tramas de novela para questionar o proibicionismo
O livro se estrutura a partir do drama de personagens fictícios (mas com trajetórias de vida bem verossimeis), que nos fazem refletir como a política proibicionista aprofunda tragédias pessoais e alimenta um quadro social de exclusão e violência para os usuários e para os indivíduos envolvidos no comércio ilegal.

Com muito didatismo, a autora busca questionar tabus nas formas contemporâneas de combate às drogas, indicando perspectivas alternativas para tratamento de dependentes, descriminalização de usuários e atuação da polícia e da justiça.

Uma leitura fluida e que nos instiga a ler mais sobre políticas de drogas. Perfeita como introdução a uma visão crítica sobre o tema.

Chamadesay 05/01/2020

Siga @adeusaliteraria
Eu aprendi desde cedo sobre drogas: ainda na terceira série, elas foram tema da feira da escola; Na mesma época, morei perto de uma boca de fumo; E pra finalizar, tenho usuários na família e no circulo de amizade.

Vi muita família destruída por causa do vício e do tráfico. Também vejo muita gente após as chances certas, se regenerou. Por isso, quando me deparei com o livro de Ilona Szabó e Isabel Clemente, soube que ele era uma leitura indispensável para mim.

"Na essência, o que você tem em mãos é uma aventura ficional replata de cenários e dados reais."

De forma objetiva, Ilona escancara a realidade contando história de cinco pessoas que possuem problemas com drogas.

Daniel é um jovem que começou seu contato com o mundo do crime ainda muito novo. Foi entregue pela família para as FARC, quando tinha somente 11 anos. Ele foi um de muitas crianças que viraram guerrilheiras sem querer.

Irina é uma mulher que possui dois filhos e está grávida do terceiro. Mulher de bandido, é presa por tráfico internacional. Seu filhos vão parar em um abrigo – até o recém nascido, pois as condições do presidio não são adequadas para uma criança.

Mete-bala começou como aviãozinho, mas logo foi completamente envolvido pela sede de poder. Na fundação para menores infratores, aprendeu muito do que não deveria aprender. Virou um perigoso traficante antes de completar 18 anos.

Carlos Eduardo sempre teve de tudo, mas nunca soube o que queria. Ao ser abandonado pela mulher que descobriu amar, conheceu a cocaína e a depressão. Junto com as descobertas, veio o desandar de sua vida.

Jaqueline é policial e no exercício de sua profissão e nas circunstancias da sua vida percebeu que a politia antidrogas só funciona pra enxugar gelo.

Do traficante ao playboy, Drogas: as histórias que não te contaram nos envolve e nos mostra diferente perspectivas para um problema que afeta o mundo. Nos faz questionas as politicas adotadas para o combate as drogas, as atitudes dos governantes perante aos viciados e até mesmo o comportamento da sociedade como um todo.

Apesar de ficcional, todos nó já conhecemos um Cadu ou um Mete-Bala. São pessoas comuns, como eu, como você. Cadu, com ajuda de sua família, conseguiu lutar. Mete-bala não teve a mesma sorte e foi mais uma vitima da nossa politica contra as drogas que mata, mas não cura.

Drogas: as histórias que não te contaram é daquelas leituras que nos indagam, nos tiram da zona de conforto e nos faz criticar a realidade atual. Precisamos nos questionar: quantas pessoas morreram na luta ao tráfico esse ano? Quantos usuários de droga que você conhece pararam de usar por causa disso? Reprimir e aprisionar não resolve o problema. Subir a favela portando fuzil também não. Não falar sobre drogas não exima a sociedade dos problemas que elas causam. Atenção: falar sobre drogas não é criminaliza-las. Viciado não é bandido!

Com referência a outros países e utilizando dados de pesquisas o tempo inteiro, Ilona e Simone conseguem nos alertar contra a politica adotada em nosso país ultimamente e nos deixa com mais uma indagação: por que continuamos insistindo nela?

Além das drogas, o livro também aborda outros temas importantíssimos, como politica de prevenção, sistema penitenciário e as chances de ressocialização de presos.

Drogas: As Histórias que não te contaram é uma ótima dica de livro para quem é contra as politicas antidrogas atuais e essencial para quem é a favor.

site: https://adeusaliteraria.com.br/resenha-drogas-as-historias-que-nao-te-contaram/

Mynah Drakul 01/01/2021

Narrativa de Informação
O livro tem um formato bem parecido com um documentário, e traz muitos dados e experiências que nos permitem ver mais além no debate sobre drogas. É uma leitura densa, mas muito agradável de se fazer.

Gustavo 17/09/2021

Necessário
Esse livro é extremamente necessário para entender os vários cenários sociais pois nele além de se falar sobre a droga se fala sobre machismo, desigualdade, preconceito e injustiça. Tudo nele é claro eu poderia dizer que ele mistura a ficção com não ficção. As histórias no começo são meio paradas só que vai melhorando até o final e mostra que pode sim existir 2 chances em alguns casos mesmo sendo muito complicado. E o fato do livro citar artigos reais faz com que você se sinta muito mais entendia da situação atual no mundo do narcotráfico. Ressaltando que o livro tem certos assuntos muitos bons e várias partes bem chatas porém é o tipo de livro pequeno que se ler mais demorado pq é um estudo muito bom e uma história muito legal recomendo muito.

Eric.Cordeiro 02/06/2017

Um novo ponto de vista
O livro oferece uma diferente perspectiva sobre a questão das drogas na nossa sociedade. Ele mostra um ponto de vista mais humano sobre as pessoas que se envolvem nesse mundo e como nossa visão é equivocada. Enquanto nos basearmos achismos, nunca iremos resolver o problema das vidas que são perdidas nessa história.