Não era você que eu esperava

Não era você que eu esperava Fabien Toulmé




Resenhas -


71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Cinara... 21/08/2021

A vida apresenta à um pai sua filha com síndrome de down.
"... Pelo menos gostaríamos que ninguém nunca mais nos dissesse, cheio de pena:
- Vocês não mereciam isso!
É claro que a gente merece a nossa filha... Aliás tivemos muita sorte de ela ter nos escolhido."

A vida apresenta à um pai sua filha com síndrome de down.
A coragem do autor em dizer que não estava preparado para ter uma filha com síndrome de down é tocante!
A HQ é repleta de vários sentimentos que quem não chora, não fica muito longe de se desmanchar em lágrimas.
Super necessária para todos entenderem mais sobre a trissomia 21 e deixaram seus pré-conceitos pra traz.
HQ super necessária!
comentários(0)comente



teamopeter 08/04/2023

Amei muito mesmo!!
é uma história muito tocante e bonita
achei muito legal a coragem do autor em dizer que não estava preparado para ter uma filha com síndrome de down e como ele foi se apaixonando por ela ao longo da hq
e eu acabei aprendendo um pouco mais sobre a deficiência
Emilly 08/04/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso




aline_books 22/01/2023

Julia
Uma história que me prendeu do começo ao fim. A cada página eu mergulhava no mundo da família. Foi uma delícia poder terminar e ver as fotos real da Júlia. Super indico.
comentários(0)comente



Maria.Batagin 09/11/2022

Aprendendo
Um livro rico de conhecimento, aborda o assunto da trissomia 21, vulgarmente falado por nós ignorastes por falta de conhecimento como Síndrome de Dow.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nadia 31/08/2023

Emocionante!
Com muita sensibilidade conseguiu transmitir todas emoções e sentimentos ao lidar com a chegada da pequena Julia portadora de Sindrome de Down, que veio para mostrar que "não era você que eu esperava, mas estou feliz por você ter vindo".
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 06/03/2022

"Não era você que eu esperava... mas estou feliz por você ter vindo."
Fabien Toulmé é um quadrinista francês, nascido em 1980, na cidade de Orleans. Antes de se dedicar aos quadrinhos, trabalhou como engenheiro civil e passou por diversos países, inclusive o Brasil, onde morou em João Pessoa e conheceu sua esposa, Patrícia. Em 2008, retornou à França e passou então a se dedicar à nona arte. Publicada originalmente em 2014, "Não Era Você Que Eu Esperava" marca sua estreia no mundo das graphic novels. O quadrinho, autobiográfico, retrata o drama acerca do nascimento de sua segunda filha, Julia, portadora da Síndrome de Down.

Nesse emocionante relato vamos acompanhar o casal desde o início da gravidez, no Brasil, até o nascimento de Julia, na França, com direito às idas e vindas ao hospital, os exames pré-natais, os planos para o bebê por vir e tudo que envolve esse importante momento na vida de um casal. Mas a notícia da Síndrome de Down da filha cai como uma bomba na vida do jovem casal e a vira de ponta-cabeça. Tomado pela insegurança e pelo preconceito, Fabien passa por diversas fases, entre elas a ira e a rejeição, até, finalmente, a aceitação e a rendição pelo amável serzinho. E não para por aí, os primeiros anos da pequena Julia também reservam grandes desafios e, claro, muitas emoções. Acompanhamos seu desenvolvimento, vibramos com cada uma de suas conquistas e queremos defendê-la quando é alvo de preconceito. Assim como os pais, aprendemos a amá-la ao longo da leitura.

Logo nas primeiras páginas, a HQ nos conquista e nos deixa completamente envolvidos no drama do casal. Passamos então não só a se importar mas também a torcer pela felicidade da família. A narrativa é intercalada por momentos de humor, que pouco suavizam, e outros extremamente sensíveis e tocantes, de arrancar lágrimas. O quadrinho também é altamente informativo e quebra muitos preconceitos a respeito da Síndrome de Down (que NÃO é uma doença!!). Aprendi muito e me emocionei horrores com essa leitura. Uma obra necessária e altamente recomendada!

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



Giovanni 22/02/2022

Grafic Novel autobiográfica do francês Fabien Toulmé. A obra conta a trajetória emocionante do autor indo de encontro com sua filha trissômica, doença popularmente conhecida como a Síndrome de Down, e a transformação do seu preconceito em amor.
Não é apenas muito interessante e esclarecedora, mas também necessária. É um relato de como o amor se constrói e como as dificuldades podem ser superadas.
É uma ótima leitura e um excelente presente para aquela família que enfrenta uma situação parecida. Até mesmo para alguém que quiser saber mais sobre a Síndrome de Down e estiver disposto a rever alguns preconceitos.
comentários(0)comente



Mandark 26/12/2021

Forte e verdadeiro.
Com uma narrativa corajosa, aliada à uma escolha acertada de cores, essa HQ mostra a reflexão de um pai e a construção da sua relação com uma filha que não era exatamente quem ele esperava, mas que se torna gradativamente quem ele realmente precisava em sua vida! Lindo e doloroso. Um aprendizado a cada página.
comentários(0)comente



z..... 08/02/2020

A graphic transcende a história familiar, tornando-se um relato multifacetado sobre a Síndrome de Down, com informações sobre a representatividade, situações comuns aos pais e sociedade, orientações valorosas de cunho pragmático e como ilustração ao preconceito que pode surgir ante ao desconhecido.

Ainda não tinha lido quadrinho nessa proposta, o que tornou o ineditismo mais interessante, sobretudo no desenrolar de aprendizagens, com desconstrução de tabus, no afloramento do amor, do respeito, da percepção real e humanizada. Algo a que o autor-personagem chamou de destraumatização, em face de sua posições e entendimentos iniciais equivocados e preconceituosos.

Embora relativamente comum, a trissomia 21 (designação empregada na maior parte da graphic) tem equívocos que se repetem em sociedade, como os que vemos nessa história. Seria muito produtivo a disponibilidade e descoberta da obra nas escolas e salas de leitura.

Apesar de volumosa, algumas páginas a mais seriam bem-vindas, devido a empatia e curiosidade despertadas. Diga-se de passagem, a leitura foi mais do que esperava.
comentários(0)comente



gepaes 02/01/2023

Um livro especial pra uma filha especial ??
O livro é uma carta de amor que papai escreve pra filha.
Sempre ouvimos histórias do lado bom das surpresas da vida, esse livro mostra que nem sempre o começo é o conto de fadas que se torna. Pode muito bem ser um pedido aberto de desculpas que Toulmé dedica a Júlia, uma forma bela de dizer que o amor de pai falou mais alto. Mas como dizem aqui no Brasil, ela já sabia que ia ser amada, crianças escolhem seus pais e uma tão especial quanto essa, sabia escolher o melhor coração para adentrar.
comentários(0)comente



Kairy Letícia 07/09/2022

Corrigindo: Era você de quem eu precisava...
Antes de mais nada, é preciso mencionar que essa Graphic Novel é mais do que uma história. É a história de um encontro, e mais, se trata de um encontro não esperado, não só pelo pai e não só pela mãe, mas sim por todas as sociedades que constituem o mundo. Essa história é linda, é comovente, mas também é cruel quando se trata de uma filha portadora de síndrome de down.

Esse encontro de um pai com sua filha é complicado, não muito amável de início, mas que, no decorrer da história, liberta uma explosão de sentimentos e um deles é o amor, mostrando, assim, que o amor, principalmente de um(a) filho(a), nunca deve percorrer as veias da vida de forma a ser condicional.
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 13/03/2021

Tocante
Uma das hqs mais verdadeiras e honestas q já li, o Fabien colocar essa parte da vida dele nessa HQ, me demonstra muita coragem e mostra q o amor q de certa forma não "veio" no nascimento da filha dele, só cresceu e tomou todo o coração dele ao ponto de querer passar essa experiência para todos tiverem acesso a essa história, quero muito pegara mais alguma obra dele pois, amei a sua forma de contar histórias!
comentários(0)comente



Rodrigo 31/01/2024

Aprendizagem
Não é uma leitura fácil, pois nos deparamos com a dor, a rejeição e só depois a resiliência de um pai que precisa aprender a combater seu egoísmo para, a partir daí, acolher sua filha com todas as suas limitações.
Uma grande lição de vida!
comentários(0)comente



Joanne.G.P. 21/05/2021

Corajoso
Achei o Fabien muito corajoso em expor sua história dessa forma. Ele era um homem cheio de preconceito em relação às pessoas com trissomia 21. A Júlia não era quem ele esperava e ele deixa isso bem claro em 80% do HQ, de forma nua e crua ele abre seu coração e deixa que o leitor veja tudo. É um HQ a se pensar, acho que ajuda muito a pais que não verbalizam a mesma dor que ele sentiu, principalmente por vergonha. É humano e bonito ver a evolução dele e da esposa.
comentários(0)comente



71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR