Não era você que eu esperava

Não era você que eu esperava Fabien Toulmé

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cinara... 21/08/2021

A vida apresenta à um pai sua filha com síndrome de down.
"... Pelo menos gostaríamos que ninguém nunca mais nos dissesse, cheio de pena:
- Vocês não mereciam isso!
É claro que a gente merece a nossa filha... Aliás tivemos muita sorte de ela ter nos escolhido."

A vida apresenta à um pai sua filha com síndrome de down.
A coragem do autor em dizer que não estava preparado para ter uma filha com síndrome de down é tocante!
A HQ é repleta de vários sentimentos que quem não chora, não fica muito longe de se desmanchar em lágrimas.
Super necessária para todos entenderem mais sobre a trissomia 21 e deixaram seus pré-conceitos pra traz.
HQ super necessária!

teamopeter 08/04/2023

Amei muito mesmo!!
é uma história muito tocante e bonita
achei muito legal a coragem do autor em dizer que não estava preparado para ter uma filha com síndrome de down e como ele foi se apaixonando por ela ao longo da hq
e eu acabei aprendendo um pouco mais sobre a deficiência
Emilly 08/04/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso

aline_books 22/01/2023

Julia
Uma história que me prendeu do começo ao fim. A cada página eu mergulhava no mundo da família. Foi uma delícia poder terminar e ver as fotos real da Júlia. Super indico.

Maria.Batagin 09/11/2022

Aprendendo
Um livro rico de conhecimento, aborda o assunto da trissomia 21, vulgarmente falado por nós ignorastes por falta de conhecimento como Síndrome de Dow.

Nadia 31/08/2023

Emocionante!
Com muita sensibilidade conseguiu transmitir todas emoções e sentimentos ao lidar com a chegada da pequena Julia portadora de Sindrome de Down, que veio para mostrar que "não era você que eu esperava, mas estou feliz por você ter vindo".

Diego Rodrigues 06/03/2022

"Não era você que eu esperava... mas estou feliz por você ter vindo."
Fabien Toulmé é um quadrinista francês, nascido em 1980, na cidade de Orleans. Antes de se dedicar aos quadrinhos, trabalhou como engenheiro civil e passou por diversos países, inclusive o Brasil, onde morou em João Pessoa e conheceu sua esposa, Patrícia. Em 2008, retornou à França e passou então a se dedicar à nona arte. Publicada originalmente em 2014, "Não Era Você Que Eu Esperava" marca sua estreia no mundo das graphic novels. O quadrinho, autobiográfico, retrata o drama acerca do nascimento de sua segunda filha, Julia, portadora da Síndrome de Down.

Nesse emocionante relato vamos acompanhar o casal desde o início da gravidez, no Brasil, até o nascimento de Julia, na França, com direito às idas e vindas ao hospital, os exames pré-natais, os planos para o bebê por vir e tudo que envolve esse importante momento na vida de um casal. Mas a notícia da Síndrome de Down da filha cai como uma bomba na vida do jovem casal e a vira de ponta-cabeça. Tomado pela insegurança e pelo preconceito, Fabien passa por diversas fases, entre elas a ira e a rejeição, até, finalmente, a aceitação e a rendição pelo amável serzinho. E não para por aí, os primeiros anos da pequena Julia também reservam grandes desafios e, claro, muitas emoções. Acompanhamos seu desenvolvimento, vibramos com cada uma de suas conquistas e queremos defendê-la quando é alvo de preconceito. Assim como os pais, aprendemos a amá-la ao longo da leitura.

Logo nas primeiras páginas, a HQ nos conquista e nos deixa completamente envolvidos no drama do casal. Passamos então não só a se importar mas também a torcer pela felicidade da família. A narrativa é intercalada por momentos de humor, que pouco suavizam, e outros extremamente sensíveis e tocantes, de arrancar lágrimas. O quadrinho também é altamente informativo e quebra muitos preconceitos a respeito da Síndrome de Down (que NÃO é uma doença!!). Aprendi muito e me emocionei horrores com essa leitura. Uma obra necessária e altamente recomendada!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Giovanni 22/02/2022

Grafic Novel autobiográfica do francês Fabien Toulmé. A obra conta a trajetória emocionante do autor indo de encontro com sua filha trissômica, doença popularmente conhecida como a Síndrome de Down, e a transformação do seu preconceito em amor.
Não é apenas muito interessante e esclarecedora, mas também necessária. É um relato de como o amor se constrói e como as dificuldades podem ser superadas.
É uma ótima leitura e um excelente presente para aquela família que enfrenta uma situação parecida. Até mesmo para alguém que quiser saber mais sobre a Síndrome de Down e estiver disposto a rever alguns preconceitos.

Mandark 26/12/2021

Forte e verdadeiro.
Com uma narrativa corajosa, aliada à uma escolha acertada de cores, essa HQ mostra a reflexão de um pai e a construção da sua relação com uma filha que não era exatamente quem ele esperava, mas que se torna gradativamente quem ele realmente precisava em sua vida! Lindo e doloroso. Um aprendizado a cada página.

z..... 08/02/2020

A graphic transcende a história familiar, tornando-se um relato multifacetado sobre a Síndrome de Down, com informações sobre a representatividade, situações comuns aos pais e sociedade, orientações valorosas de cunho pragmático e como ilustração ao preconceito que pode surgir ante ao desconhecido.

Ainda não tinha lido quadrinho nessa proposta, o que tornou o ineditismo mais interessante, sobretudo no desenrolar de aprendizagens, com desconstrução de tabus, no afloramento do amor, do respeito, da percepção real e humanizada. Algo a que o autor-personagem chamou de destraumatização, em face de sua posições e entendimentos iniciais equivocados e preconceituosos.

Embora relativamente comum, a trissomia 21 (designação empregada na maior parte da graphic) tem equívocos que se repetem em sociedade, como os que vemos nessa história. Seria muito produtivo a disponibilidade e descoberta da obra nas escolas e salas de leitura.

Apesar de volumosa, algumas páginas a mais seriam bem-vindas, devido a empatia e curiosidade despertadas. Diga-se de passagem, a leitura foi mais do que esperava.

gepaes 02/01/2023

Um livro especial pra uma filha especial ??
O livro é uma carta de amor que papai escreve pra filha.
Sempre ouvimos histórias do lado bom das surpresas da vida, esse livro mostra que nem sempre o começo é o conto de fadas que se torna. Pode muito bem ser um pedido aberto de desculpas que Toulmé dedica a Júlia, uma forma bela de dizer que o amor de pai falou mais alto. Mas como dizem aqui no Brasil, ela já sabia que ia ser amada, crianças escolhem seus pais e uma tão especial quanto essa, sabia escolher o melhor coração para adentrar.

Kairy Letícia 07/09/2022

Corrigindo: Era você de quem eu precisava...
Antes de mais nada, é preciso mencionar que essa Graphic Novel é mais do que uma história. É a história de um encontro, e mais, se trata de um encontro não esperado, não só pelo pai e não só pela mãe, mas sim por todas as sociedades que constituem o mundo. Essa história é linda, é comovente, mas também é cruel quando se trata de uma filha portadora de síndrome de down.

Esse encontro de um pai com sua filha é complicado, não muito amável de início, mas que, no decorrer da história, liberta uma explosão de sentimentos e um deles é o amor, mostrando, assim, que o amor, principalmente de um(a) filho(a), nunca deve percorrer as veias da vida de forma a ser condicional.

Flavio - @geekcorp303 13/03/2021

Tocante
Uma das hqs mais verdadeiras e honestas q já li, o Fabien colocar essa parte da vida dele nessa HQ, me demonstra muita coragem e mostra q o amor q de certa forma não "veio" no nascimento da filha dele, só cresceu e tomou todo o coração dele ao ponto de querer passar essa experiência para todos tiverem acesso a essa história, quero muito pegara mais alguma obra dele pois, amei a sua forma de contar histórias!

Rodrigo 31/01/2024

Aprendizagem
Não é uma leitura fácil, pois nos deparamos com a dor, a rejeição e só depois a resiliência de um pai que precisa aprender a combater seu egoísmo para, a partir daí, acolher sua filha com todas as suas limitações.
Uma grande lição de vida!

Joanne.G.P. 21/05/2021

Corajoso
Achei o Fabien muito corajoso em expor sua história dessa forma. Ele era um homem cheio de preconceito em relação às pessoas com trissomia 21. A Júlia não era quem ele esperava e ele deixa isso bem claro em 80% do HQ, de forma nua e crua ele abre seu coração e deixa que o leitor veja tudo. É um HQ a se pensar, acho que ajuda muito a pais que não verbalizam a mesma dor que ele sentiu, principalmente por vergonha. É humano e bonito ver a evolução dele e da esposa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5