What To Say Next

What To Say Next Julie Buxbaum

Resenhas - What to Say Next

Larissa Destro 13/10/2020

Empatia
Apesar da demora de quase 1 ano pra começar a ler, estou feliz por conseguir terminar em 12 dias! ????
??
Aqui temos a história de Kit e David. Kit acabou de perder o pai em um acidente de carro, e decide procurar paz na mesa de David na hora do almoço da escola. Porque David sempre almoça sozinho. Nasce aí uma grande amizade. ??
Mais um livro que aborda saúde mental e comportamento, sou muito grata por essas histórias cheias de empatia! ?

Quarto dos Livros 26/10/2017

RESENHA: What to say next - Julie Buxbaum
Depois de me apaixonar por "Três Coisas Sobre Você", livro de estreia de Julie Buxbaum, não pensei duas vezes em ler "What to Say Next". O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas a Galera Record já comprou os direitos da obra, então só nos resta aguardar o lançamento dele aqui. Mas enquanto isso não acontece, você pode saber mais sobre ele aqui.

"What to Say Next" conta a história de Kit Lowell, que perdeu o pai há um mês e está tentando voltar a sua antiga vida, e de David Drucker, um adolescente que foge dos padrões considerados "normais" pelos seus colegas de escola. Ele não se preocupa muito em encontrar rótulos para se definir. Apesar de não ter nenhum amigo, ele está muito bem, obrigado.

"E se todos nós pulássemos de nossas caixas e mastigássemos nossos rótulos estúpidos? Quem descobriríamos?"

Tentando entender quem é agora, Kit decide não se sentar em sua mesa de costume com as duas melhores amigas, Anne e Violet, durante o almoço e se senta com David. Ele não tenta ser politicamente correto ao falar da morte do pai dela, optando por ser brutalmente honesto, o que surpreende e agrada Kit. Para ela, é bom ter alguém que simplesmente diz: "seu pai morreu" ao invés de pisar em ovos ao seu redor.

A honestidade de David faz com que Kit continue se sentando com ele no almoço, atraindo a atenção de todos seus colegas, e assim uma amizade improvável começa.

"Agora penso na caixa que meu pai tão cuidadosamente criou para mim - e não apenas nesse porão, mas nesta cidade segura, esta casa com um sistema de alarme, essa família de três - e como isso não ajudou em nada para nos proteger depois de tudo . Essas eram coisas que meu pai fazia para se sentir melhor. Eu percebo que todos nós andamos por aí fingindo que temos algum controle sobre o nosso destino, porque reconhecer a verdade - que, não importa o que façamos, o fundo cairá quando menos esperamos - é simplesmente insuportável para viver. "

David tem um caderno que sua irmã, Lauren, o incentivou a criar e que contém informações detalhadas (às vezes detalhadas demais) de todos os alunos da sua turma, para que ele saiba em quem confiar, evitando assim que ele se meta em situações complicadas.

"Três Coisas Sobre Você" me conquistou por sua fofura e porque Julie Buxbaum mostra como adolescentes podem ser cruéis uns com os outros, caso você não se encaixe no padrão. Mas "What to Say Next" entra ainda mais nessa questão e vai tirar seu folego (literalmente) em alguns capítulos. É com essa obra que Julie consegue trazer emoções puras e cruas e te coloca dentro de mentes de duas pessoas muito diferentes enquanto elas sofrem.

Isso é mostrado quando o caderno de David é roubado e todos os seus pensamentos mais íntimos são divulgados para todo mundo, ele fica se sentindo devastado, e não tem como você não se sentir da mesma forma nesses capítulos. É muito provável que você leia essas partes odiando os seres humanos.

"Pare. Não. É demais. O ruído e a luz e as vibrações e os pensamentos na minha cabeça, cada vez mais apertados, como se fossem dedos sufocando meu pescoço, e o sol esfaqueando meus olhos e uma mão desconhecida apertando minhas bolas, de uma só vez.
Eu me afundo mais nos meus cobertores. Uma última vez. Eu preciso escapar desse sentimento uma última vez: 3.141592653589793238462643383279502884197169399375105820974944592307816406286208998628034825342117067982148086513282306647093844609550582231725359408128481117450284102701938521105559644622948954930[...]"

Kit também tem seus próprios demônios para enfrentar e com a ajuda de David, quer descobrir o momento exato em que alguém poderia ter pisado no freio e seu pai não ter sofrido o acidente que tirou sua vida. Ela e sua mãe estão passando por um momento muito difícil em suas vidas e um segredo vem para complicar ainda mais essa relação.

Estar na mente da Kit também não é fácil. Ela pode não ser tão complexa como David, e isso faz com que sua dor seja mais fácil de ser entendida e de se relacionar com ela. Há momentos extremos em que, ao mesmo tempo, você sente a necessidade de fechar o livro e parar a leitura, mas não consegue, porque é tudo envolvente de mais.

"Todo momento feliz a partir de agora terá o persistente, amargo e doloroso gosto da perda"

Três personagens secundários conquistaram meu coração durante a leitura: Lauren (a.k.a. Minnie), Anne e Violet. Lauren ajuda o irmão a ter uma vida social, já que ele não entende muito bem o sarcasmo e tende a levar tudo literalmente. Anne e Violet tentam entender o que está acontecendo com Kit e por que estão sendo ignoradas e quando menos se espera, elas se mostram fiéis a amiga e que estão do seu lado não importa o que.

Mesmo que já tenha escrito sobre bullying e luto, Julie Buxbaum coloca esses temas em uma nova roupagem e faz desse livro algo incrível e que vale a pena ler. Ele é igualmente doloroso, engraçado, fofo e com certeza vai te conquistar.

"Há uma expressão famosa que que diz, se você conheceu uma pessoa com autismo, então ... conheceu uma pessoa com autismo.
Então você me conheceu.
Apenas eu.
Não um diagnóstico.
Eu percebo que eu machuquei você. Eu esqueci de pensar em você primeiro. Eu não me coloquei em seus sapatos, como diz a expressão. (Embora, eu acho que usar os sapatos de outras pessoas é meio desagradável, só estou bem com o conceito metaforicamente).
Então, só para você saber, você é tudo sobre o que penso."

P.S. todas as citações do livro foram traduzidas por mim, então pode ser que ela seja diferente da tradução nacional do livro, quando ele for lançado.

site: http://www.quartodoslivros.com.br/2017/10/resenha-what-to-say-next-julie-buxbaum.html

Tinami 18/07/2020

Com certeza um dos melhores livros que já li! A narrativa em torno de David e Kit é leve e muito pura, abordando assuntos como o autismo e o luto com muita sensibilidade. Me faz pensar que esses dois aspectos é o que torna o livro inteiro rico, pois se trata de algo não muito comum no universo literário e também são as principais características que tornaram os personagens muito especiais para mim.
A construção de uma conexão imprevisível é feita de forma muito pura e muito gostosa de ler. Há inúmeros momentos durante a trama que me fez ficar com o coração quentinho e que me fez esquecer da situação caótica que estou vivendo.
Para quem quer ler o livro na intenção de "treinar" o inglês, é uma ótima ideia! O livro tem uma narrativa bem simples e gostosa de acompanhar em inglês, não há muitas palavras difíceis.
Para finalizar, a autora, em nota, descreve no final muito bem o livro inteiro com: "sobre encontrar uma amizade honesta e verdadeira quando você se encontra mais sozinho. Sobre o milagre de encontrar aquela pessoa especial que consegue te enxergar claramente quando você se encontra incompreendido" (tradução livre). E foi por tudo isso que me encantei por "What to say next" ou "Quando não há palavras" em sua versão publicada em português.

Marcela.Pinheiro 23/02/2023

Necessario
Meu primeiro livro em igles desse ano e para quem esta procurando uma leitura rapida mas significativa esse é o livro perfeito
Com o desenrolar da historia da Kit e do David aprendi muito sobre diferentes perspectivas, david é autista e ve o mundo de uma maneira unica e kit está passando pelo luto da perda de seu pai.
Amei ter conhecido esses personagens que me ensinou tanto a se colocar no lugar do outro em todas as situações.
Acho que todo livro que passa na nossa vida nos deixa um pouquinho das palavras e esse me deixaram um rastro de sentimentos bons.
Isabela623 03/05/2023minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.

Lorrainekbarbosa 15/05/2023

Eu amei esse livro!

A forma como a autora conta a história faz a gente gostar dos personagens logo no início. É uma história leve e apaixonante, que fala sobre empatia e perdão, fazendo com que de certa forma, a gente se identifique com o David e a Kit.

Gah Hy 02/11/2020

Um romance para passar o tempo
Despois de mais de um ano empacado na estante peguei e li em dois dias! Gostei bastante da história, de início aparenta ser um romance água com açúcar só para passar uma tarde lendo, porém ele trata de forma leve questões como problemas psicológicos. Gostei bastante dos personagens, principalmente do David que é um fofo, entretanto o final poderia ter sido um pouco melhor. Minha nota real pro livro seria 3.5, já que não dá, vai 4 mesmo.

isabela 27/12/2021

fofo e leve
amei demais o livro, nada muito elaborado e pesado. o david é literalmente um Peter Parker da vida e eu amei ele por isso. a Kit é super fofa e da vontade de colocar os dois dentro de um potinho e proteger do mundo.
recomendo muitooo pra quem estiver procurando leituras boas e leves

Babi 21/09/2022

Fofura em forma de livro
Acho que vou ter que começar a avaliar melhor minhas leituras, pq esse foi muito melhor que muitos que já avaliei nota 5. Uma fofura total, livro pra aprender mais sobre empatia, achei legal não ser aquele livro clichê sabe, com muitas cenas de pegacao. É leve, muito engraçado e só adicionaria um pouco mais de romance entre eles.

Thays 10/05/2023

Bem YA e bobo

Era o que eu precisava depois ler um livro pesado como que li antes.

A história é bem fluida e prazerosa.