MEMÓRIAS DE UM BAR

MEMÓRIAS DE UM BAR ANTONIO GUEDES ALCOFORADO

Resenhas - MEMÓRIAS DE UM BAR

Suka - Pensamentos & Opiniões 20/08/2017

Um livro de contos muito bacana de se ler, Memórias de um bar, como o próprio título já diz, trará contos onde seu local de acontecimentos foi um bar, em alguns contos teremos como personagem-narrador garçons, ora clientes.
confesso que quando vi o título fiquei bastante interessada em lê-lo, poris quem não tem histórias engraçadas, para contar e que aconteceu num bar, eu mesmo tenho várias, mas isso não vêm ao caso agora rsrsrs
O livro é composto por em torno de 20 contos ou mais, é um livro de poucas páginas que você lê em poucas horas e vai adorar.
Tive os me preferidos, a diagramação está bem criativa e recomendo a leitura a todos.

site: www.suka-p.blogspot.com

Nu e As 1001 Nuccias 01/09/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
*Resenha completa no link do blog.

Acho que é a primeira vez que pego um livro cujos textos são todos sobre o bar. Sim, sobre BAR, aquele mesmo lugar onde você se reúne com amigos para se distrair enquanto toma uma cerveja gelada, ou que você vai para esquecer um amor perdido aos goles de um drink.

A antologia traz contos e poesias. Alguns dos contos são fictícios, outros parecem mais crônicas.

Estranhamente, as poesias foram muito melhores do que os contos. Digo estranhamente, porque o comum é gostar mais dos contos, apesar de amar poesias. É que nunca imaginei que poesias sobre bar seriam tão boas. E também não imaginei que parte dos contos me desagradariam.

O livro é ruim? Não.

Ah! Então é bom? Eu diria razoável. Alguns dos contos não tem fim. Aliás, teve um que nem começo direito teve. Era uma lista de memórias mesmo, e se tivessem sido desenvolvidas ao invés de apenas citadas, acho que teria dado pano pra rolo.

Ok, ok, eu sei como é o esquema de livro colaborativo, a questão do limites de caracteres. Juro que sei, pois eu mesma tenho textos em 10 antologias, a maioria da mesma editora. Mas... infelizmente, não tenho como amenizar, podia ter sido bem melhor.

Sobre a edição: miolo bem trabalhado, textos bem divididos, fonte bacana, papel ok. Revisão, mais ou menos, mas também sabemos que em antologias a revisão é de cada autor. A capa está linda, como a editora sempre consegue fazer, e retrata bem a temática do livro.

Sobre os destaques, falarei bem rapidinho deles:

1 - Alchemia Bar de Poesia, de Angel Popovitz

Melhor texto do livro! Uma narrativa em prosa poética, jogando com palavras de forma espetacular. Uma página só e valeu por todos!

"Não, eu não bebi nada, o copo está cheio de mim, nada me vicia, hoje, ontem e sempre, só me embriago daquilo que me contagia - a mais louca poesia."

2 - Botequim, de Cauline Santos de Souza

Uma poesia narrativa, também muito bem escrita. São 4 páginas da poesia, com uma narrativa intrincada e com um belo ritmo descritivo.

"Beber e conversar é sempre melhor na mesa de um bar / Lá se pode tudo, até sobre o futuro conversar / Vê-se todo tipo de gente, do mais burro ao mais inteligente / Do mais imoral ao mais decente / Do mais amado ao mais carente / Do ateu até o crente."

3 - Poema Azul, de G. Veiga

Um conto muito bem elaborado, cujo tema é a escrita de um poema na mesa de um bar, com um final surpreendente. Lança aquela pulgona atrás da orelha da gente, adoro isso!

"Embriagado de realidade / pôs-se a chorar / vomitou todas as verdades / enquanto entrava em outro bar."

4 - Poeira Cósmica, de Mariana Zambon Braga

Outro conto muito bem escrito, com um toque sci-fi (adoro!!!) e um de romance que deixou o texto especial. Quem diria que aquela entidade descobriria a fé na humanidade justamente no dono do bar? Adorei!

"Às vezes, abraçava o planeta todo, mas logo o soltava com medo de esmagar por completo aquela frágil e bela criação."

Bom, sei que ficou parecendo ruim, mas não é. Juro que o livro se salva. Se a revisão dos autores estivesse melhor, tinha uma estrela extra ali.

No mais, espero que, como eu, vocês deem uma chance.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-antologia-memorias-bar.html