Troco O Principe Encantado Pelo Lobo Mau - Um Guia Para Se Livrar Dos Ideais Ultrapassados Raquel Sanchez Silva

Resenhas -

Fabi_Colaco 30/01/2023

TROCO O PRÍNCIPE ENCANTADO PELO LOBO MAU
O nome desse livro me fisgou de cara! Apesar de eu não concordar em todos os aspectos com o movimento feminista, sou grata a todas as mulheres que fizeram parte dele ao longo da história e na atualidade devido a liberdade que usufruo! Além disso, eu gosto muito da ideia de ?se livrar de ideias ultrapassadas?, mas descordo fortemente com comportamentos vingativos ou como está na moda falar, reparação história, onde muitas pessoas, assim como essa autora, defendem que está certo por exemplo, uma mulher propositalmente partir o coração de um homem apaixonado porque desde sempre os homens tem feito isso com as mulheres. Eu acredito que não devemos fazer para ninguém o que não achamos correto que façam conosco.

Dito isso como introdução, acredito que há coisas interessantes nesse livro até ri um pouco, e para quem gosta desse tipo de assunto, mas não curte livros grandes, ele tem 100 páginas apenas, letras grandes, você consegue ler em 2 horinhas, bem rápido!

A autora faz diversas críticas a ideias e comportamentos que ainda são tidas como normais nos dias de hoje os quais, na opinião dela, já deveriam ter sido banidos, como por exemplo nos filmes de princesas da Disney, especialmente os mais antigas com a Bela Adormecida que dorme um tempão esperando pelo beijo do príncipe, a Cinderela que trabalha o ano inteiro para uma única noite poder ir ao baile e dançar com o príncipe, a Chapeuzinho Vermelho que é bem comportada e prefere ficar em casa com a vovó do que curtir com o Lobo Mau, entre outras histórias. A autora é uma jornalista espanhola e ela mostra em seu livro uma realidade vivida por ela e muitas mulheres da atualidade que apesar de tantas coisas modernas, comparadas aos séculos anteriores, muitas de nós continuamos refém de mitos da época dos contos de fadas, ela fala o que pode ser feito para reverter esse quadro perverso.

A autora acredita que está mais do que na hora das mulheres questionarem valores femininos antiquados, que trazem sofrimento e privação, e se divertirem com a vida, hábito que pode vir a ser uma ferramenta eficaz para aliviar a pressão e o nível de exigência a que todas as mulheres modernas estão submetidas, com por exemplo a tentativa de moldar a mulher ideal, que nos é vendido por meio das mídias sociais, novelas, da maior parte dos filmes e das revistas. Esse nível de exigência é próximo inalcançável e portanto pode causar muita dor e muitos traumas e que a única maneira de superar tudo isso ela acredita que seja rir de nós mesmas.

Segundo o livro as mulheres só serão felizes no amor quando abandonarem o arquétipo da princesa e aprenderem a correr atrás de seus desejos, descartando os sapatinhos de cristal, mandando o príncipe passear e quem sabe até, curtindo o lobo mau. A autora brinca dizendo que enquanto as princesas dormem, as bruxas voam.

Particularmente, achei o livro superficial pois está muito longe da realidade da maioria das mulheres do mundo, não que os assuntos tratados, não seja importantes, entendo que eles tem relevância (por isso comprei o livro), mas não para a maioria das mulheres, elas tentam diariamente não morrer, não sofrerem abusos por parceiros, familiares ou estranhos, tentam arduamente não deixar faltar o mínimo de comida para seus filhos, contudo essas mulheres me parecem ser invisíveis a maior parte do tempo. Me senti meio fútil e egoísta lendo esse livro.