O Banquete do Cordeiro

Resenhas - O Banquete do Cordeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Barbara.Tomaz 18/01/2024

Podia ser melhor.
Confesso que fiquei na dúvida de quantas estrelas dar para esse livro, então, se você gosta (ou gostou) ou se estiver lendo ou até querendo ler, não me leve a mal. Sempre é dificil resenhar ou opiniar sobre um livro popular.

Pois bem, Scott Hahn se dedica a relacionar o livro inteiro de Apocalipse com a celebração da santa missa, a idéia em si é até interessante e permite que o fiel católico vá para a igreja sabendo um pouco mais a respeito de sua fé cristã, dos dogmas da igreja e da Bíblia. Contudo, embora a ideia do autor seja até boa, não são poucas as vezes em que o texto ou as explicações ficaram óbvias ou superficiais demais. E, infelizmente, em alguns momentos, a interpretação ficou bem forçada.

O próprio autor, num dado momento, confessa que seu livro não é um estudo bíblico de Apocalipse. Logo, o livro se trata de algumas associações e reflexões breves que Scott faz com passagens do livro de Apocalipse. Não espere profundidade ou argumentos mais elaborados, e até completos.

Por vezes, para justificar alguns argumentos, Hahn usa citações do catecismo da igreja católica romana, didaqué, uma ou outra citação de algum pai da igreja, versículos bíblicos isolados etc. Todavia nem todas as vezes as referências bíblicas citadas foram bem aplicadas aos argumentos que ele tentou dar. Por isso, podia ter sido melhor.

Um exemplo disso foi quando ele explicou que Apocalipse 2 e 3, a expressão "ao anjo de..." se refere realmente a anjos, o que geralmente as igrejas atribuem essas expressões (por assim dizer), a líderes humanos que são responsáveis pelas igrejas citadas. Ora, se fomos ao texto iremos ver que a idéia de Scott é incompatível com a passagem bíblica pois não foram seres celestias que estavam correndo risco de sofrerem em prisões por causa da fé em Cristo (Ap 2.10), muito menos que eram tolerantes a doutrina de Balaão (Ap 2.13-14), que ainda podiam se arrepender de seus pecados (Ap 2.5), que resistiam a falsos apóstolos (Ap 2.1-3) etc. Resumindo: Hahn subtraia o contexto e resignificava conforme aquilo que ele queria afirmar ou tentar explicar. (Isso é perigoso de se fazer! Cuidado com as resignificações!).

Outras vezes, o autor apela para o lado emocional, compartilhado seu testemunho de mudança de credo/confissão de fé para justificar ou passar maior credibilidade sobre algum ponto. Você, como leitor, acaba conhecendo um pouco mais da história pessoal do autor (o que é legal), mas nem sempre bom para o momento de explicações etc.

Isso faz com que praticamente o livro começa mesmo na metade do livro, mais ou menos, na segunda parte. Antes disso, há uma pequena enrolação e justificação do porquê ele gosta do livro de Apocalipse (dura umas 30 páginas nisso). Tipo, ele por vezes escreve a mesma coisa só que com palavras diferentes ou vai para outro assunto e depois volta, tipo, começa falando de A, vai para B e C, e volta para concluir A. A impressão que me deu foi que ele quis comentar sobre vários assuntos num livro só ou, pelo menos, de uma vez só.

Scott pode ser bem culto e uma referência (não tão atual) de protestante que virou católico, mas isso não significa que ele seja isento de erros intepretativos, assim, se você estiver lendo ou quiser ler, leia com a Bíblia aberta e leia todo contexto do capítulo bíblico, se possível até, leia antes o livro de Apocalipse todo para entender melhor o contexto e saber quando Scott manipula o texto para enfatizar sua opinião.

?Claro, nem tudo achei ruim. Gostei do nome do livro (pois é rsrs) e de algumas frases como:

" O pecado surge de nossa recusa a manter a aliança, nossa recusa a amar a Deus tanto quanto ele nos ama." - pág 100

" A paternidade de Deus não diminui a severidade de sua ira nem rebaixa o padrão de sua justiça." - pág 100

"Se fracassamos e pecamos, temos a obrigação de nos arrepender imediatamente. Se não nos arrependemos, então Deus nos deixa conseguir o que queremos: permite que experimentemos as consequências naturais de nossos pecados, os prazeres ilicitos." - pág 103

"Os católicos que participam todos os dias da missa, ouvem, ao longo de três anos, a leitura de quase toda a Bíblia (...)" - pág 54

Para leitores de Scott, que esse livro seja apenas o começo, como uma porta de entrada, para se interessarem a estudar as escrituras e pesquisar sobre o cristianismo. Leia sempre com a Bíblia aberta, comparando, e fazendo anotações pessoais.
Pr. Gabriel Costa 19/01/2024minha estante
?????

Sávio 24/06/2021

Se você quer viver bem a Santa Missa, esse livro é um ótimo caminho.

Que obra sensacional! Me auxiliou a olhar com outros olhos e com o amor correto o Sacrifício de Amor celebrado na Eucaristia, que é atualizado todos os dias. Pois só se ama o que se conhece!

É uma obra dedicada ao Apocalipse e é exatamente por isso que tem tudo relacionado a Missa. É contada a história de um pastor que se converteu ao contemplar o Apocalipse na Santa Missa. Quer entender o porquê? Então... Boa leitura ??
Gio 01/07/2021minha estante
não consigo achar o pdf dele :/

Oliveira 01/12/2021minha estante
Scott Hahn é maravilhoso! Quanto mais leio, mais quero ler... Esse livro é sensacional, realmente aprendemos a vivenciar a missa de vdd, experimentando o céu na terra!

Brenda 24/09/2022minha estante
Ansiosa para ler? esse escritor é incrível ! Sou apaixonada pelas suas obras!

Sergio330 02/02/2021

Leitura obrigatória para um católico
Excelente livro , porém sou suspeito pois sou muito curioso com relação ao Apocalipse ; e o professor Scott nos explica detalhadamente a Missa , nos ensinando que tudo está no Apocalipse . O Cordeiro , os ritos , os cânticos ...enfim um ensinamento gigante .

Gabe_Yoda 21/03/2021

O céu na terra
Que livro espetacular!!
Scott propõe uma perspectiva fascinante sobre a missa, relacionando com o livro mais debatido da Bíblia - o apocalipse - e analisando suas partes.
Em suma, mudou a minha visão sobre a celebração eucarística e revelou uma beleza que estava na minha frente e antes eu ignorava.
Enfim, recomendo para aqueles que vão à missa e acreditam que esta virou uma ação mecânica e sem sentido.

Bruna 20/02/2021

Não fugir do apocalipse...
Olha só esse conselho. No fim dessa leitura, o livro do apocalipse terá novo sentido. Será algo bom. Será uma esperança. A missa é a participação no grande banquete do Cordeiro, e o mal que combatemos é vencido.
Um livro simples, mas com grande potencial para a vida devocional católica!
Gio 01/07/2021minha estante
não tá disponível o pdf :/

Kedma.Favero 28/09/2023

O Banquete do Cordeiro
Um ótimo livro para entender a Santa Missa.

A obra é dedicada ao livro do Apocalipse, mostrando-nos que a Missa está perfeitamente descrita nesse livro da Bíblia.
"A Bíblia não estava só ao meu lado. Estava diante de mim — nas palavras da missa."

Se você é catequista, pode usar os exemplos do livro que é sucesso. A linguagem é simples, o que faz com que seja de fácil compreensão. Recomendo.

Angerson 23/06/2021

Banquete do Cordeiro
À luz do livro 'Apocalipse', da Bíblia, o autor nos explica a Santa Missa. Fazendo um paralelo incrível entre ambos e se utilizando de várias referências históricas sobre como viviam e celebravam os primeiros cristãos, ele nos mostra que a missa sempre foi e é realmente o Céu na terra. E sim, foi ela (a missa) que Cristo deixou para nós como forma de renovarmos a aliança com Deus.

Através desse livro perdemos aquele 'medo' de ler o Apocalipse, pois com essa leitura entendemos vários pontos do livro bíblico e tudo começa a fazer sentido, deixando de lado essa visão de "fim do mundo" e trazendo consolo ao entender que tudo faz parte da missa e da obra de salvação de Deus para nós.

Samuel.Monroe 26/08/2016

Todo bom católico deveria ler!!
Um livro excepcional!! Nele, Scott Hahn aborda sua própria experiência de conversão ao participar de uma Missa, passando a enxergar nela a verdadeira face da Bíblia. Aborda parte por parte os sagrados significados da celebração litúrgica, e por fim relaciona a Santa Missa ao próprio livro do Apocalipse, revelando assim um lindo significado para essa celebração da Igreja Católica que perdura por séculos! Recomendo muito!

Carla.Gutierres 07/07/2023

Na Missa, você e eu temos o céu na terra.
Esse livro é perfeito para entendermos e apreciarmos a Santa Missa da melhor maneira possível. Não apenas ouvimos o Evangelho, nós católicos na liturgia, ouvimos, vemos, cheiramos e provamos.

Weslei.Barbosa 12/06/2022

?Ali (na missa) Deus habita entre a humanidade!?

Cada detalhe importa! Cada gesto, cada ação, tudo tem um significado!

Ler ?O Banquete do Cordeiro? nos abre os olhos para tudo o que vivenciamos na Santa Missa e o autor nos mostra isso fazendo referência ao livro de Apocalipse, deixando ainda mais evidente e confirmado que vivenciamos o Céu durante a Santa celebração.

?A Bíblia não estava só ao meu lado. Estava diante de mim - nas palavras da missa.?

?Agora eu sei por que Deus me deu um corpo: para adorar o Senhor com seu povo na liturgia.?

Os católicos não apenas ouvem o Evangelho. Na Liturgia nós ouvimos, vemos, cheiramos e saboreamos e esse livro nos abre os olhos para o invisível!

Júnior 02/05/2015

Excelente Livro
Um dos melhores que já li. Além de explicar detalhes da missa, o autor ainda explica muita das passagens do livro do Apocalipse mal interpretada por muitos protestantes. Cheio de detalhes, alguns capítulos nos fazem refletir sobre todo o mistério da Santa Missa.

Uma frase que me marcou muito: A Missa é o Céu na Terra.
Manoella Souza 03/05/2018minha estante
Livro maravilhoso! Todo católico deve ler.

Gabi Gonçalves 01/10/2022

A missa é o Céu!
Scott Hahn tem um dom esplêndido de escrita, li ?Todos os caminhos levam a Roma? nos meus primeiros anos de conversão, e agora tive a chance de reencontra-lo para ver como um ex protestante vê a Missa.

O argumento central no livro é que a Santa Missa pode ser explicada usando o livro do Apocalipse de São João, mas não só isso, toda ela é uma revelação desse livro tão enigmático. Em cada capítulo, ele confirma isso, como o sacerdócio, o sacrifício do altar, a Eucaristia não é apenas um evento que nós católicos presenciamos todo domingo ao ir à missa. Nós vivemos uma ligação íntima com o Céu!!! Desde os primeiros cristãos até hoje Deus se faz presente, Ele se entrega, Ele nos chama para Santa Missa, para nos juntar ao Banquete do Cordeiro.

Sabrina 31/07/2022

Herança judaica
Livro belíssimo!
Nunca que eu imaginava que a Santa Missa tem conexão com o Apocalipse de São João, e foi uma descoberta incrível através deste livro.

Que linda é a nossa herança judaica, e como Jesus 'melhorou/modificou' o judaísmo para criar o cristianismo. Eu não fazia ideia dessa herança, e a conhecer agora, me faz ainda não a minha fé cristã!!!

A maneira como o Scott Hann escreve é inexplicável, trás assuntos complexos para uma simplicidade compreensível de qualquer leigo.

Que grande graça, nós temos, ao celebrar a Santa Missa, e partilhar ela com os santos anjos, que descem dos céus, para adorar o Cordeiro Imolado, conosco, tamanha graça é! ??

mathevs 08/07/2021

O BANQUETE ESTÁ PRONTO
"O céu toca a terra e espera você, agora."

A partir da leitura O Banquete do Cordeiro a luz do Livro do Apocalipse somos convidados a olhar para a Santa Missa com uma nova perspectiva. A Missa é verdadeiramente o encontro do céu com a terra. Não é uma metáfora, um símbolo ou uma antecipação é verdadeiramente o céu que somos convidados a viver pela Misericórdia de nosso Deus.
Recomendo que todos os católicos leiam esse livro e passem a reconhecer definitivamente aquilo que vivenciamos todos os dias. O encontro do céu com a terra através da Santa Missa. Saber disso produz em nós um zelo maior pela Santa Missa.

Erivaldo21 23/05/2021

Na missa estamos no céu!
O banquete do cordeiro é um livro esclarecedor sobre o Apocalipse e a missa. O autor Scott Hahn é um grande estudioso da sagrada escritura e em especial do livro do apocalipse. Ele deu o seu testemunho nesse livro e escreveu de forma bastante didática as conexões que há no livro do apocalipse com o culto dos cristãos primitivos (que é a missa).

Scott Hahn descobriu que a missa é a chave para entender o que o Apocalipse diz. Eu particularmente lendo o livro entendi que o apocalipse descreve em forma de imagens um culto, que é a missa. Recomendo esse livro para quem quer entender o Apocalipse e em especial a missa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6