Gretir, o Forte

Gretir, o Forte Anônimo...

Resenhas - Gretir, o Forte

Luiz Pereira Júnior 03/11/2023

Um herói nacional
“Gretir, o forte” é a recriação de uma antiga saga islandesa (século XIII) pelo autor brasileiro Adonias Filho, dirigida essencialmente ao público infantojuvenil.

Como é típico nesse gênero (com algumas modificações, é claro), o herói nasce em uma família pobre e sai em busca de aventuras, vencendo pelo seu caráter bondoso e por sua imensa força física. Enfrentando gigantes, ladrões, fantasmas, Gretir é também o retrato de seu povo: guerreiro, que precisa domar uma terra formada essencialmente de gelo e de fogo (vulcões). Em resumo, uma obra que relata os feitos (naturais e sobrenaturais) de um herói nacional, idealizado e, ao mesmo tempo, em certos trechos, nem tão idealizado assim...

Vale a pena? Se encontrar por um precinho camarada, é claro que valerá a pena; afinal, serão algumas poucas horas lendo as aventuras desse herói, que lembra Dom Quixote, Robin Hood, El Cid... (Veja bem: eu disse “lembra” e não “é uma cópia” ou “é um plágio”).