Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

Roberta 22/10/2023

Expectativas
Me fez pensar em todas expectativas que foram colocadas em mim e se eu segui o caminho que queria ou que me foi imposto. Livro triste.

Mary 17/10/2023

Profundo e triste.
"Não há direção para seguir, a não ser adiante."

Nossa fazia tempo que eu gostava de um livro tanto como gostei desse. Mergulhei fundo nas dores e frustrações de cada personagem, e acreditem, são muitas!
A autora tem a escrita muito boa e dinâmica. O personagens são muito tristes e profundos. É um livro de histórias tristes, que causam muita reflexão, e a principal para mim foi: até que ponto as nossas frustrações afetam as pessoas ao nosso redor? O quanto que a gente descarrega o nosso fardo neles sem perceber?

"Como aquilo começou? Como tudo sempre começa: com mães e pais. Por causa da mãe e do pai de Lydia, por causa das mães e dos pais de sua mãe e de seu pai. Porque muito tempo atrás, sua mãe desapareceu, e seu pai a trouxe de volta. Porque sua mãe queria, acima de tudo, se destacar; porque seu pai queria, acima de tudo, se integrar. Porque as duas coisas eram impossíveis."

Jojo 10/10/2023

Lydia é uma coitada. Tinha uma vida paralela dentro da própria casa, desesperador não ter um lugar para ser quem realmente é.

É impressionante o tanto que uma terapia ia resolver o problema de praticamente todos os personagens desse livro.

No final eu já estava apegada a trama da história, li na sala de aula e estava naquele misto de ler para saber o que aconteceu e não ler porque a história ia acabar.

Ju Zerneri 08/10/2023

Favorito
?É tarde demais. Ele já aprendeu a não se afogar? - essa é a melhor cena descrita no livro, dá para sentir na pele a sensação descrita !
É um livro suuuper profundo, doloroso, sufocante e acima de tudo palpável!
Porque, você sente de maneira muito real, o sentimento dos personagens, as dores e frustrações de cada um, e não é só com um personagem, você entende os sentimentos de todos, a perspectiva de cada um.
A problematica principal do livro, versa sobre a falta de diálogo entre os membros da família, dá para visualizar, isso, em todo o livro, além do mais, o quão danoso é para os filhos, expectativas irreais e a transferência dos pais aos filhos da responsabilidade de seus próprios sonhos. Mas assim, o livro é incrível a escrita maravilhosa e eu amei muuuuito!
O início é um pouco arrastado, e demora um pouco para pegar o ritmo, mas depois melhora !

Ellen30 29/09/2023

Destruída ?
Esse livro acabou comigo, nunca uma história doeu tanto em mim.
A forma que a autora escreve é realmente muito boa e dinâmica, vai mesclando entre passado e presente, além de contar um pouco da perspectiva de cada personagem.
Não é um livro feliz, mas eu aprendi muito com ele. Não foi fácil sentir as espectativas e dores dos personagens, mas me identifiquei com eles. Cada um precisava de algo, deixou algo, insistiu em algo.
Nem sempre a vida nos dará as respostas, mas é preciso aprender a lidar com a dor, mesmo que demore muito pra parar de doer.

Line 20/09/2023

Há muita coisa que precisa ser dita
A leitura é um exemplo do que pode acontecer quando não se há uma boa comunicação e diálogos dentro de relações, sejam elas amorosa, sociais, entre outras.

É angustiante no decorrer da leitura quando pra você leitor identifica que se eles conversassem um pouquinho sobre o que sentem as coisas poderiam ter tomado outro rumo.

Achei legal como a autora abordou todas as camadas de falta de comunicação dentro de um lar e como isso afetou toda uma família.

Gostei de ter lido, uma boa leitura!
?Elas acham que sabem tudo a seu respeito. Só que você nunca é quem elas pensam?.

Lucas 10/09/2023

Gostei da leitura
O livro muito me surpreendeu a respeito do desenrolaram historia e como cada personagem em volto no acontecimento central é explorado e também explorado todos pensamentos, autocriticas, lutas e principalmente mundos pessoas de cada uma. Oque passa na mente do outro? Oq ele vivi e senti? Será que realmente conhecemos? Conviver é o suficiente pra isso ou podemos ler errado e de que forma interferir? Gostei muito.

Mia 09/09/2023

Sofrimento de gerações
Eu nem sei bem explicar o que senti lendo esse aqui, mas é um drama familiar tão triste e humano ao mesmo tempo, me pegou em muitas questões principalmente no racismo amarelo e seus pesares já que venho de uma família onde meu pai também é chinês.

As expectativas, decepções, luto de toda uma família e suas gerações. O sofrimento de cada um da família em seu próprio mundo.

"Como aquilo começou? Como tudo sempre começa: com mães e pais"

Jane Mary 31/08/2023

Um livro extremamente doloroso, ver as relações familiares se auto destruírem por traumas do passado e pelos não-ditos, a grande que nads mais é que a grande falta de diálogo nas relações, a negligência familiar e a idealização e pressão em cima dos filhos pais que colocam suas frustrações e expectativas sobre filhos e se esquecem e isolam outros, vemos aqui uma sucessão de erros desencadeados por medos e grandes traumas do passado que levam a uma teia de acontecimentos cada vez mais dolorosos em cada personagem e como a autora consegue desenvolver bem cada personagem é possível sentir a dor, as angústias e a solidão de cada um..
É um livro sobre pertencimento, solidão, traumas, abandono, frustrações e expectativas impostas ao outro, e o principal a falta de diálogo..
Creio que ninguém se conhece de verdade neste livro e isso se assemelha muito as relações humanas hoje em dia, as pessoas estão tão ocupadas em seus próprios Eus que se esquecem de olhar pro lado, do olhar humano e fazer aquela simples pergunta.. como vc está? Como foi seu dia? Sem julgamentos... sem pressao.. somente por se importar e amar o seu próximo mais próximo
E o mais importante... e você já pensou em deixar seu filho fazer suas próprias escolhas sem pressiona-lo?
Já olhou para cada um deles com o mesmo amor e atenção?
Este livro me deixou estarrecida..
Com coração dilacerado
E com uma dor profunda em pensar como as relações poder se auto destruir tão facilmente ...
Deveria ser uma leitura obrigatória tanto para Pais, filhos adolescentes, creio que pra sociedade no geral
Vale muito a pena a reflexão
A que ponto conhecemos a nós mesmos e os que nos rodeiam e nos são mais caros?
Você tem se aproximado verdadeiramente de coração aberto de sua família?
Fica a reflexão

Laylla 31/08/2023

Eu não sei nem por onde começar.
A forma como todos os personagens foram só... humanos, foi viceral.
A história gira em torno de uma família um tanto complicada, mas afinal das contas, que família não é um tanto complicada?
A gente acompanha a vida e os sentimentos de todos os integrantes dessa família conforme eles lutam pra lidar com o suicídio (até então) de uma das filhas. Aqui você esquece toda essa noção de pessoas boas e ruins e percebe os personagens como apenas pessoas, o que consegue ser desesperador e reconfortante ao mesmo tempo.
Além disso trata de questões como raça e xenofobia.
Eu pessoalmente me conectei muito com alguns personagens e isso me abalou.
É aquela, chorei horrores, 5 estrelas.

Nessa 22/08/2023

Não entendi nada
Achei a premissa boa. Porém acho que a autora pecou na hora de organizar as ideias. Particularmente eu não gostei muito desse livro. Não seria um que eu recomendaria a alguém