Garota em Pedaços

Garota em Pedaços Kathleen Glasgow

Resenhas - /////

Mariana 18/08/2022

Este livro foi um choque de realidade. A situação da Charlie é triste, e difícil de imaginar.
A autora consegue pôr-nos no lugar da personagem, e senti uma forte empatia por Charlie e por muitas outras personagens.
O livro fala sobre assuntos pesados e tem diversos gatilhos. Foi uma leitura difícil devido a alguns assuntos que são abordados, mas a história prendeu-me e gostei bastante.

Paula Zawatski | @paulazawatski 18/03/2021

Impactante!
Avaliação: 4,5 estrelas (no meu coração é 4,8 - quase perfeito)

"Porque quando digo “tristeza”, o que quero mesmo dizer é “um buraco negro dentro de mim cheio de pregos e pedras e vidro quebrado e de palavras que não tenho mais”."

* O livro possuí vários gatilhos, então as pessoas sensíveis devem tomar cuidado. Por mais que não seja nada explicito pode causar desconforto. Temas abordados como: depressão e automutilação.

"Eu só queria me sentir melhor. Meu corpo é meu maior inimigo. Ele quer, ele quer, ele quer, e quando não consegue, grita e grita, e eu o castigo. Como se pode viver com medo de si mesma?"

-> Charlie é uma garota emocionalmente instável, internada em um hospital psiquiátrico para garotas que praticam automutilação. Ela sofre as consequências de perder o pai cedo, e com isso sua mãe se torna agressiva, fazendo com que Charlie more na rua, onde fica propensa as piores coisas, doenças, drogas, prostituição e depressão. E carrega uma grande dor e culpa sobre o que aconteceu com sua melhor amiga.
-> O livro tem uma narrativa intensa e mais aberta, fazendo com que descobrimos aos poucos o passado da personagem.

-> O livro tem uma trama que desenrola uma jornada principalmente de reconciliação consigo mesma, a chance de se curar a partir da arte e oportunidades, quando Charlie se vê fora do hospital, e precisa de uma rede de apoio.

-> O livro fala muito mais do que cura e reconstrução da vida, mostra que o caminho não é simples, que existem fatores externos, pessoas, recaídas, mas que há sim possibilidade de refazer a vida se irmos pelo caminho certo e desviarmos dos obstáculos.

-> O livro fala muito sobre apoio, mas que quem vive e luta pela sua vida é apenas você, você que faz as escolhas.

"Seguir em frente. Continuar a batalha. Estou ficando cansada de todo mundo pensar que é tão fácil viver. Não é. Nem um pouco."

Andy.E 12/09/2022

Meus QUOTES de Garota em pedaços - Kathleen Glasgow ?
? Eu cortei todas as minhas palavras fora. Meu coração estava cheio delas. Pg 9
? Ela acumula pessoas demais dentro de si para eu conhecer todas. Pg 13
? Seu trabalho aqui é você. Pg 17
? Mas o grande problema é que, quando começa a automutilação, você nunca consegue não ser uma aberração horrorosa, porque seu corpo todo se transforma em um campo de batalha marcado e queimado, e ninguém gosta disso em uma garota, ninguém vai amar isso, e, assim, todas nós, cada uma de nós, está ferrada, por dentro e por fora. Só nos resta lavar, enxaguar e repetir. Pg 36
? Daquela vez, eu tentei tanto morrer. Pg 44
? Eu me corto porque não consigo lidar com as coisas. É simples assim. O mundo se torna um oceano, o oceano cai em cima de mim, o som da água é ensurdecedor, a água afoga meu coração, meu pânico fica do tamanho do mundo. Preciso de libertação, preciso me machucar mais do que o mundo pode me machucar. Pg 46
? "É contra intuitivo, não é? (...) O fato de você, de alguma forma, consegue se livrar de dor ao provocar dor a si mesma." Pg 46
? As coisas velhas, os hábitos velhos nos trazem certo conforto, mesmo quando a gente sabe que eles vão causar dor. Pg 96
? Tudo e todos que estão estragados têm conserto. Pg 101
? Porque, se ele realmente me conhecesse, se conseguisse me ver de verdade, o que acharia de mim? Pg 120
? Bum! Você guarda as pessoas dentro de você, é isso que acontece. As lembranças e os arrependimentos engolem você, elas vão crescendo e crescendo na medula da sua alma e depois... Pg. 132
? Quando fico sufocada e não consigo me concentrar em uma única coisa, quando todas as coisas horríveis me atingem de uma só vez, sinto que sou um daqueles furacões enormes de desenho animado, do tipo cinzento e peludo que suga tudo que tem no caminho (...) O meu Eu Furacão suga todas as coisas ruins que já fiz, todas as pessoas que já ferrei, todos os cortes que já fiz, tudo, tudo. O meu Eu Furacão gira e gira e vai ficando mais intenso e lotado. Pg 134
Ficar sufocada, me sentir impotente, ficar presa no meu furacão de vergonha e vazio são gatilhos. Pg 134
? Porque não tenho certeza de que é possível, nem posso garantir que consigo, porque sempre acabo fazendo merda. Pg 170
? Não consegui mais segurar. Pg 171
? Às vezes, ficamos confiantes demais quando as coisas parecem estar indo bem, e podemos não reconhecer os sinais de perigo que poderiam atrapalhar o progresso. Pg 178
? Sempre me senti uma intrusa, uma bolha gigantesca de coisas erradas. Pg 214
? Você não pode brincar com ela e depois colocar de volta no lugar. Pg 261
? As pessoas têm tantos segredos. Nunca são exatamente o que parecem. Pg 302
? Talvez coração partido por estar no mundo quando não sabe como estar nele. (...) Todo mundo tem esse momento, eu acho, o momento em que uma coisa tão... crucial acontece e que parte seu ser em pedacinhos. E aí você tem que parar. Por um tempo, para recolher os pedaços. E demora tanto, não dá para juntá-los novamente, mas para montá-los de um jeito novo. Não necessariamente melhor, mas de um jeito com o qual você possa viver até ter certeza de que essa peça devia ficar ali e aquela outra ali. Pg 339
? É importante apenas existir, Charlie, de tempos em tempos. Pg 341
? Não sou boa em falar, não sou boa em fazer as palavras certas irem do cérebro até a boca e saírem por ela, mas sou boa nisso, nos meus desenhos e nas palavras que posso escrever. Sou boa nisso. Pg 346
? Não resolve nada ficar se perguntando o que poderia ter sido feito. Sei disso agora. Pg 356
? Temos que escolher quem queremos ser, não deixar que a situação nos escolha. Pg 378

?????????

Bia 24/09/2020

Eu não conseguiria passar nem pela metade do que a Charlie passou. Uma história extremamente perturbadora e crua, mas não de um jeito ruim

Lelly 28/03/2022

Garota em Pedaços
O que dizer sobre esse livro?? Tipo, não vou mentir que eu lia e ficava - nossa que gatilho :'). Umas partes eu sentia até os braços pesados de dor.
Mas é uma leitura tão gostosa que vai te levando e você não consegue parar...
Eu tava precisando desse livro, gostei do fim não clichê e os personagens ? amorzinhos...

w.keyth 14/12/2022

Chorei.
Geeeeeeeeeeente, como eu chorei.

Esse foi o primeiro livro que li no meu kindle, estava disponível no Prime Reading e logo o abri para ver como funcionava... A partir da terceira página fui obrigada a devorar a história.

cecii 04/07/2022

fav??
esperava nada e entregou tudo!
o livro é extremamente importante para quem lida com automutilação de diferente formas
aborda MUITO bem o lado "feio" disso e mostra como é possível se recuperar.
tem muitos gatilhos, muito mesmo.
tive que parar a leitura varias vezes pq me senti mt representada e doeu meu coraçãozinho
porém vale a pena demais.
muito. mesmo.

Angélica 11/01/2022

Gostaria de saber mais...
Gostaria de um final bem fechadinho
Gostaria de pegar essa menina e proteger da maldade do mundo para todo o sempre!!
Apesar de tudo gostei bastante

Terminei com um ar meio melancólico, mas meio esperançoso também e, bem... Gostei!

victoria 14/01/2022

um livro bem honesto. acho que por a autora ter suas proprias experiencias com a tematica, fica bem real.

eu me identifiquei bastante com a historia e me vi fazendo introspecções sobre mim mesma com certas coisas.

o livro, apesar de tudo, me deu esperanças. acho que isso é bom

Rita709 17/07/2022

Quase 5 estrelas...
A trama do começo na clínica começou interessante, com os questionamentos que era provocado no leitor com os pensamentos da Charlie. Mas desandou pra mim quando comecei a parte dois, só torcia para acabar logo.

"O mundo é horrível pra [*****] às vezes, e aí você começa a pensar qual é meu papel em meio a tanta coisa horrível? Eu provoquei parte disso?"

Daredevil<3 19/01/2022

Garota em pedaços
Que livro!
Primeiro de tudo eu gostaria de falar, que se você quiser ler esse livro esteja por favor na idade da classificação, é um livro extrema pesado e complexo, e saiba também dos gatilhos que o livro contém.
O livro em si é muito bom, além de informativo. O motivo de eu não ter dado uma nota maior, foi que pra mim, a leitura foi extremamente parada e os capítulos gigantes atrapalharam ainda mais.
A única coisa que eu digo para os personagens desse livro é terapia.
É isso, leiam essa perfeição, se vc puder.

Ana Paula 08/04/2020

"A vida de uma garota é a pior vida do mundo. A vida de uma garota é: você nasce, sangra e queima"

Esther 14/07/2021

EU CARREGO A VERDADE DO MEU PASSADO NO MEU PRÓPRIO CORPO
Apesar de ser um livro pesado e carregado de gatilhos, a leitura dele é bastante fluída e nem um pouco entediante.

Gostei muito de acompanhar a vida da Charlie e passar por todas as merdas junto com ela, gostei até mesmo de me identificar com alguns sentimentos dela. Amei o desenvolvimento dos personagens, de todos eles! Tudo parece se encaixar perfeitamente.

Confesso que no início me perguntei ?como a autora sabe que é exatamente assim que uma pessoa que se corta se sente??, e nas notas finais tudo fez sentido (foi onde me emocionei).