Led Zeppelin

Led Zeppelin Mick Wall

Resenhas -

Diego Rodrigues 28/04/2020

Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra
Quando penso em Led Zeppelin a primeira coisa que me vem na cabeça é a memória do meu primeiro dia na aula de guitarra, quando meu professor perguntou do que eu gostava e eu respondi: rock. Então ele colocou o solo de "Stairway to Heaven" pra tocar e sem seguida empunhamos nossas guitarras para dar início as aulas a partir daquelas notas. E olha que na época eu ainda nem conhecia direito a banda, só superficialmente, mas logo entendi o que Jimmy Page significava para a guitarra. Quantas pessoas ele não deve ter influenciado a começar a tocar? Está tudo ali, o alicerce do qual diversos guitarristas iriam usar de base para seus trabalhos e levar a coisa adiante. Ali estava a raiz. Ok, antes tivemos os Beatles, os Stones e o The Who, mas o Led levou a coisa para outro nível. Não pior nem melhor, mas fez a coisa se mover e atingir o próximo estágio. Assim como foi uma influência para inúmeros guitarristas, Page também foi uma influência pra mim. Mas me faltava uma relação mais íntima com a banda e essa leitura me proporcionou exatamente isso. Mergulhar no mundo do Led foi uma experiência tão maravilhosa que me fez sentir motivado de novo para empunhar minha guitarra.
Jornalista britânico especializado em música, Mick Wall já escreveu a biografia de grandes bandas como AC/DC, Black Sabbath, Metallica e Guns N' Roses. A biografia do Led Zeppelin é considerada um de seus melhores trabalhos e pude constatar isso durante a leitura. Em meio a entrevistas, matérias de revistas e jornais, testemunho de amigos e pessoas ligadas a banda, o autor fez aqui um árduo trabalho de pesquisa e o resultado, como não poderia ser diferente, é um material muito bem organizado e de primeiríssima qualidade.
Não sei bem como fazer a resenha de uma biografia. Resumir a história contada aqui seria um pecado e eu falharia miseravelmente. O que posso dizer é que acompanhar e entender a trajetória da banda, desde sua ascensão meteórica até a sua queda mais meteórica ainda, isso tudo separado por um breve período de apenas doze anos, é assustador e lindo ao mesmo tempo. A banda que nasceu dos cacos dos Yardbirds e foi erguida pelo músico frustado de estúdio, Jimmy Page. E pensar que ninguém queria entrar para o grupo, pois todos viam o projeto como uma barca furada! Mas um dia aquele projeto decolou... Nas mãos do lendário empresário Peter Grant, que revolucionou a forma de gerir uma banda e fazer dinheiro com ela, O Led, com sua mistura de blues e rock, conquistou o mundo. A banda que sempre esteve em pé de guerra com a crítica e que nunca lançou um álbum igual ao anterior, alcançou um estrelato nunca antes visto no mundo do rock. Atingiu seu ápice musical ao transcender o gênero e provar que podia se mover dentro do campo musical passeando tranquilamente entre outros estilos. Com influências celtas, indianas e asiáticas, o Led construiu seu próprio estilo musical ao mesclar rock, blues, folk, funk, progressivo e soul. Suas turnês se tornaram lendárias, tocaram em arenas gigantescas onde chegaram a se apresentar por quatro ou cinco horas. Os excessos fora do palco foram ficando cada vez mais fora de controle e logo cobrariam seu preço.
A banda nunca mais foi a mesma depois do acidente automobilístico sofrido pelo vocalista Robert Plant, em 1975. Depois ele perdeu seu filho, que morreu aos cinco anos de idade. Logo em seguida a banda perdeu o baterista John Bonham, morto após se engasgar com o próprio vômito enquanto dormia. Com Plant inconsolável, Page se afundando na heroína, Bonham morto e Jones cada vez mais afastado, a banda teve seu fim oficialmente decretado em 1980. Incrível olhar pra trás agora e pensar que em apenas doze anos a banda tenha alcançado tamanha evolução musical e sofrido uma queda tão brusca. Mesmo que tenha acontecido algumas reuniões pontuais posteriormente, nada nunca foi como era antes, quando as gigantes caminhavam sobre a Terra... Mas seu legado permanece vivo e assim permanecerá durante muito tempo. Pelo menos enquanto houver alguém tentando empunhar desengonçadamente uma guitarra e no seu primeiro dia de aula, quando o professor perguntar: "do que gosta?" e ele responder: "rock."

site: https://discolivro.blogspot.com/
Diego Rodrigues 18/02/2023minha estante
Obrigado, Lara! Feliz que tenha gostado tanto e espero que curta essa leitura.

GiuliVeiga 04/06/2024

Comecei a ler a biografia por pura curiosidade de entender o porquê da banda ter terminado e, como a biografia é bem completa, deu pra ter um panorama geral de como eles ficaram famosos e, também, os motivos que levaram ao fim

Eu gosto muito do Led Zeppelin desde adolescente, ler essa biografia culminou em uma admiração ainda maior de toda a discografia e do processo de produção da banda

A biografia é muito bem escrita, o Mick Wall consegue faz um trabalho muito bom juntando entrevistas, reportagens e depoimentos para mostrar como um todo cada parte da história

A leitura é longa, mas para os fãs da banda ela vale a pena

Allan.Franck 12/01/2024

Biografia humanizada de uma das maiores bandas de rock!
Nick Wall em seu livro "Led Zeppelin - Quando os Gigantes caminhavam sobre a Terra" faz uma Biografia sincera a partir de suas fontes de pesquisa e consulta. Para mim, foi uma leitura que prendeu a atenção, pois durante a minha juventude escutei e curti bastante o som da banda. Ao mesmo tempo, foi para mim uma viagem ao passado, ler os relatos aqui descritos e escutar todos os álbuns em LP do Led que possuo, além de outras bandas aqui citadas. Do processo de confecção dos álbuns às histórias dos bastidores, cada página compõe um aspecto da trajetória. Muitas das histórias narradas eu já conhecia ou tinha ouvido falar, em uma época anterior, mas aqui possuem muitos detalhes, o que deixa interessante aos fãs da banda, como os interlúdios que o autor inseri em itálico, como supostas conjecturas de cada membro da banda. Led Zeppelin, em sua ascensão, apogeu, declínio e redenção! ????????

Thamys 27/01/2023

Sim, os gigantes caminharam sobre a Terra
Não é novidade pra ninguém que Mick Wall é meu biógrafo favorito. A pesquisa intensa, a reunião de entrevistas que o próprio fez são alguns dos fatores que faz com que eu leia avidamente seus livros publicados.

E não foi diferente com a biografia do Led Zeppelin. Um calhamaço de mais de 500 páginas, devo dizer que a história da banda é reunida em quase 480 (as restantes se dividem em agradecimentos, bibliografia e índice remissivo). Enfim...

A capa é de um primor com o nome da banda em sua famosa fonte brilhando em tons azulados em um forte metálico, já é um prefácio da história da última banda que podemos chamar de “dinossauros do rock”. O Led Zeppelin teve uma carreira de rápida ascensão, assim como rápida queda. Foram dez anos em que a banda britânica deixou a sua marca na história do rock. Avô do Heavy Metal, do Progressivo, do experimental em vários outros estilos.

Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham ao lançar o primeiro disco em 1969, faziam História. E provavelmente, o célebre guitarrista fazia ideia disso — até porque ele queria isso. Canções como Immigrant Song, Stairway to Heaven, Black Dog, Communication Breakdown e muitas outras, inspiraram futuras gerações — mesmo que elas relutassem em admitir. Voltando para o livro…

Um dos pontos que certamente se destacam nessa biografia, é que em cada capítulo, Mick convida o leitor a mergulhar em todo o caos, magia e fascínio que o Led foi ao simplesmente inserir pontos de vista em itálico e usar o termo “você”. É como se por um breve período, você possa ser um dos 4 integrantes e até pessoas importantes para a história da banda, como o já falecido empresário, Peter Grant. Este é um grande diferencial que o autor coloca até em relação as outras biografias que ele mesmo escreveu.

Às vezes, repetindo alguns fatos, uma ou duas vezes, é incrível que não fica tedioso. Na verdade, a história da banda é tudo, menos entediante. Desprezados pela mídia especializada, processados por plágio por outros instrumentistas (e muitas vezes, com razão), arrastando multidões, a gente é transportado para o início dos anos 60, onde o jovem Jimmy Page começa a ficar frustrado em ser apenas um músico de estúdio. A sua realização, o Led Zeppelin, só ganha forma no final da mesma década.

Mick se aprofunda bastante na história da banda, até em momentos que podem parecer alheios, como o grande interesse que Jimmy Page tem com o ocultismo. Grande admirador de Aleister Crowley, é claro que essa parte religiosa respingaria (ou transbordaria) no Led Zeppelin. Stairway to Heaven até hoje, é uma música com grandes debates sobre o seu real significado. Os símbolos que viraram ícones da banda e representam cada integrante em seu quarto álbum, reforçam mais a influência. Confesso que, de início, estranhei um capítulo dedicado unicamente a falar sobre a biografia de Crowley. Porém, não há como imaginar a figura de Jimmy Page, o líder da banda sem as influências de um dos maiores líderes ocultistas.

Além desse ponto místico, é claro que Mick Wall também não nos poupa sobre um item que se tornaria problema — e provavelmente, foi o ponto chave para o fim da banda: as drogas. Grandes protagonistas dos anos 60 e 70, claro que o Led Zeppelin não passaria imune. As drogas também tomam conta da narrativa, sendo um ator responsável pela queda após a ascensão meteórica que a banda obteve. Confesso que teve momentos, onde estava tão mergulhada na leitura, que é impossível não lamentar qual seria o destino da banda se eles tivessem ido para a rehab, por exemplo. Será que a banda se manteria na ativa até hoje? Bonham, o bruto baterista, mas pai generoso, teria um destino diferente? São perguntas retóricas, mas que é impossível não fazê-las. Ainda mais quando você percebe como as circunstâncias ficaram bastante ruins até que é decretado o fim da banda.

Honestamente, ainda há muita coisa a falar sobre o Led Zeppelin, mas não quero que essa resenha fique (mais) gigantesca. Led Zeppelin - Quando os gigantes ainda caminhavam sobre a Terra não é a minha biografia favorita de Mick Wall, pelo mais incrível que pareça, por alguns pontos como o capítulo dedicado ao ocultismo - eu entendo, ele existir, mas será que era necessário ter um capítulo inteiro? Talvez não. Mas ainda assim, é uma excelente forma de conhecer a história dessa banda que está eternizada na História da Música. Se a banda não existisse, provavelmente outros ritmos como Heavy Metal nunca teriam existido, talvez? Eu recomendo para quem é fã de rock, claro. Mas quem aprecia música, vale a pena dar uma lida.

Onassis Nóbrega 31/12/2022

Gigantes do Rock
O advento do streaming mudou a experiência de ler uma biografia musical. Lembro há muito tempo de ler um livro sobre a história do Heavy Metal e ter abandonado a empreitada no meio, provavelmente por algo de enfadonho. Agora é muito diferente. Vamos colocando as músicas e álbuns para escutar a medida que são citados na obra.
Falar sobre o Led Zeppelin é chover no molhado. À parte as polêmicas sobre plágio, temos que nos render à qualidade dos integrantes e a química quase perfeita da banda em discos e no palco. E este livro captura toda esta essência. Nos apresenta a banda desde os primórdios, intercalando ?memórias inventadas? dos persongens. Trilhando álbuns, turnês, confusões e esquisitices, estamos juntos com a banda até seu desmantelamento com a morte de Bonzo e um pouco do que aconteceu após este evento. Embora muitos achem a parte relacionada ao ?ocultismo? do Page um ponto fraco, para mim foi reveladora.
Quanto a edição, li o livro até mais da metade na versão Kindle, apenas em pequenas pílulas antes de dormir. E funcionou bem. Já perto do final peguei a versão física em uma promoção e valeu demais. Capa flexível com orelhas, folhas de boa gramatura e amareladas, tradução de boa qualidade e sem erros perceptíveis. Encarte com fotos coloridas e papel brilhoso. Recomendo fortemente a versão física.
Long Live Rock?n Roll!!!!

Leandro. 28/04/2022

Jimmy Page.
Jimmy Page realmente seguia a O.T.O e os ensinamentos de Aleister Crowley, o ocultismo e simbolismo fazia parte da banda. O livro é muito interessante.

Fabio 28/05/2020

LED, nunca exestira ra igual
Como dizia meu amigo.. Esplendoroso!!!
Com certeza lerei de novo, embalado pelos albuns do Led, foi ipnotizante escutar e ler, entrei em uma especie de transe, magiko!!!

jmrainho 13/08/2020

Rock das estrelas do céu e do inferno
O jornalista Mick Wall deve ter feito um grande trabalho interno, em sua cabeça, para separar a objetividade jornalística - se lá que existe isso - de sua condição de fã declarado da banda inglesa.
O livro faz um relato bem preciso da trajetória da banda e até explica de certa forma os motivos de sua dissolução.
Achei desnecessário um longo capítulo sobre a ligação de Jimmy Page com as artes das trevas do místico farsante Alex Crowley - do qual Jimmy era fã. O guitarrista era muito novo para dominar todo o extenso trabalho de Crowley, como o livro sugere. Foi um modismo astros do rock terem um ídolo místico, principalmente do lado esquerdo, entenda-se bem. Mas se o bruxo era tudo isso que Jimmy achava, a magia acabou cedo.

Andre.S 28/11/2022

Completíssima e perfeita biografia sobre o lendário Led Zeppelin! Com a usual característica de pesquisa e seriedade do autor, o livro narra em detalhes a história desta banda seminal para o Rock desde os anos sessenta até os dias de hoje! Perfeito!

Antonio Maluco 06/10/2019

Música
O livro conta a história de vida musical da banda led Zeppelin e seus integrantes

Roger 06/07/2020

Sensacional!! Muito bem detalhado. Recomendo pra quem tem interesse.

Davi 27/03/2023

Os gigantes que diminuiram!
Que o Led Zeppelin foi uma das maiores bandas e um marco na música nos anos 70, não existe dúvidas sobre isso. Os mesmo 4 integrantes durante toda a sua história, simboliza algo notável, mas os abusos de drogas, álcool, as groupies, as festas sem fim e o mal agouro que parecia perseguir a banda a partir da metade da década e os diversos fatores que levaram seu fatídico fim moldam essa história sobre umas das maiores bandas que andou sobre a Terra.

Hollyson 01/04/2023

Obrigatório para um fã do Led
Excelente biografia que mostra a formação, ascensão, ápice e queda da banda. Como eles se tornaram uma Lenda mundial.

Eduh 26/01/2024

Quando os gigantes caminhavam
Livro básico para quem gostaria de conhecer sobre a formação, e desenvolvimento de uma das maiores bandas da terra, sua enorme capacidade de mudar a direção do mundo, e todos os estragos e ruinas proporcionados pela fama, álcool, drogas, e dinheiro infinito.
Fundamental para entender a musica dos anos 70.