Mestre das Chamas

Mestre das Chamas Joe Hill

Resenhas - /////

Gustavo Rodrigues 01/12/2021

Eu curto demais qualquer livro que trate de período pré/pós apocalíptico, então isso já é meio caminho andando pra que eu goste. Curti Mestre das Chamas, mas tenho ressalvas.

É o segundo livro do Joe Hill que leio, e essa leitura só me confirmou a impressão que tive lendo o primeiro: a escrita dele é muito parecida com a do King. Porém, isso não quer dizer que ele consiga ser igualmente bom, ainda não o vejo no mesmo nível.

Em Mestre das Chamas eu gostei muito da construção dos personagens, principalmente o Bombeiro. É um protagonista que você se apega facilmente porque ele é muito carismático. Além dele, os outros que formam o "núcleo" da história são igualmente bem construídos.

Achei a epidemia criada bem bolada, a Escama de Dragão realmente tinha capacidade pra causar tudo que causou. Com essa capacidade tão grande, eu esperava que o livro mostrasse mais o mundo aberto, e não apenas uma "sociedade" mais isolada. Pra mim, isso foi um ponto negativo. Além disso, outras coisas não me agradaram tanto, mas acho que é mais questão de opinião pessoal mesmo.

Apesar das ressalvas, o livro é muito bom ??

Clio0 27/05/2021

Todas vez que leio um livro de Joe Hill fico com a impressão que estou lendo uma versão levemente desfocada de Stephen King. Não é bem uma crítica, é mais uma observação.

O quinto romance do autor traz uma história apocalíptica em que uma praga destrói a humanidade. Talvez não seja a melhor escolha em tempos de pandemia, mas ela cumpre o papel de distrair.

Apesar de se chamar Mestre das Chamas (no original em inglês The Fireman - O Bombeiro), a personagem principal é Harper, uma enfermeira que se contamina com um fungo que faz as pessoas entrarem em combustão espontânea.

A personalidade de Harper é bem trabalhada e alguns dos personagens de suporte também o são, como por exemplo de Allie - uma adolescente "Senhor das Moscas". Infelizmente isso tira um pouco do espaço de John, o bombeiro-herói-interesse amoroso, que passa mais tempo incapacitado do que ativo na trama.

Há também uma boa quantidade de referências ao universo da Torre Negra - um dos personagens de A Dança da Morte, Harold Cross é citado aqui. Contudo, não fica claro se Hill está tentando se adaptar a mitologia criada por seu pai ou se é um dos infames pilares da Torre.

É boa leitura escapista. Entretanto, por ser o último trabalho de Hill com romance, deixa um pouco a desejar.
Cristiane 27/05/2021minha estante
Gosto de suas resenhas. Sua forma de escrever desperta em mim o desejo de ler o livro apresentado.

Edson 28/05/2021minha estante
Eu particularmente gostei bastante desse livro! O ritmo é ótimo, os personagens são cativantes, sobretudo a enfermeira Harper. Enfim, como entretenimento ele cumpre exatamente o que promete.

Com relação às semelhanças com Stephen King, não acho que são tão notáveis assim. Com tudo isso, é inevitável a comparação, embora eu ache também que o Joe Hill esteja no caminho certo em busca de sua própria identidade como escritor. E acredito que ele vá conseguir em breve.

Fabio.Paulino 02/07/2021minha estante
Gostei da sua resenha eu estou lendo esse livro mais não está fluindo pra mim

Edson 17/07/2021minha estante
Não desista meu caro! Continue a leitura. Eu garanto que você vai gostar no final.

Nathi 13/07/2020

Surpreendente e agonizante do começo ao fim
Fiquei um tempo pensando no que escrever sobre este livro. Não é o tipo de leitura que agradaria a todos, obviamente, mas se você parar para refletir consegue perceber o quanto, até certo ponto, é real essa história.
O livro Mestre das Chamas nos traz uma distopia em que o mundo está infectado com a Escama do Dragão, um fungo que se não cuidar pode fazer com que a pessoa entre em combustão espontânea. Tudo gira em torno da enfermeira Harper que após ficar grávida e apresentar a Escama começa a não ver um futuro tão promissor para ela e o seu bebê. Quando Harper encontra com o Bombeiro, um cara misterioso e com um pé de cabra que fica andando por perto e sempre a ajudando, ela começa a perceber que não está tão sozinha quanto imaginava e é mandada para uma colônia secreta onde as pessoas controlam o poder da Escama do Dragão. É então que tudo acontece.
É um livro que traz personagens odiosos e reais, mostra como uma sociedade com medo pode se corromper quando são postas à prova. Nem todos são bons e cada um visa o que é melhor para você mesmo. É simplesmente agoniante ver como as pessoas podem ser ruins, matando crianças, idosos, grávidas, só por causa do medo. Todo mundo quer poder e ninguém quer usar para uma causa boa.
“Talvez as pessoas estivessem com medo de serem postas em quarentena. Para muita gente, a ideia de ser afastado de quem se ama assusta mais do que a doença. Ninguém quer morrer sozinho.” – página 17
Nessa leitura eu conheci tanto palavrão novo que de começo me assustei kkkk Mas aí dá até para relevar considerando tudo o que eles estavam passando. Fiquei com raiva dos personagens e queria que eles acabassem tendo o final que mereciam, o que até certo ponto se tornou realidade. Me agoniei tanto com tudo, cada ação, cada castigo e agressão... Só queria que tudo terminasse! Quando eu achava que estava tudo bem algo acontecia e fazia você pensar: “Opa opa, retroceder!”. Não é uma leitura agradável como eu já disse, a pessoa tem que entrar na história sabendo que não vai ser legal, que não é um mundo feliz que no fim terá um arco-íris. É agoniante e te faz parar muitas vezes poque você precisa respirar e sair daquilo tudo.
Enfim, vale muito a pena se você se jogar de cabeça e dizer “Vou fundo”, pois só aí é possível tirar um ensinamento de tudo. A protagonista é quase a única que compensa, embora tenha outros pouquíssimos personagens que te faz torcer por eles. Leiam, só posso dizer isso. Ou vocês irão gostar ou irão odiar com todas as forças este livro!

Campos 08/04/2021

Li muitos livros do Joe Hill e esse para mim é o melhor, não sei porque da nota não ser alta, talvez seja o final que não é como mutos esperam, mas gostei mesmo assim, para mim o melhor livro dele até agora dos que li

Livros de Cabeceiras 09/04/2021

Parecia que eu estava lendo Stephen King
Uma pandemia global que faz as pessoas entrarem em combustão espontânea teve início e ninguém sabe como ela começou, os infectados apresentam marcas escuras pela pele, parecida com "Escamas do Dragão", tanto que esse é o nome popular dessa doença. Por todo o Estados Unidos as cidades vão caindo uma após a outra.
Harper Grayson é uma enfermeira que acaba sendo abandonada pelo marido, grávida, assim que essa doença se manifesta nela. Agora tudo o que Harper mais deseja é proteger a criança e a si mesma.
A única pessoa que parece poder salvá-la é O Bombeiro, um homem misterioso que caminha pela cidade e parece ter a estranha habilidade de controlar as chamas.
A sinopse desse livro é muito interessante, mas durante a leitura senti estar lendo um livro do pai dele, Stephen King, um livro longo, com uma narrativa muitas vezes arrastada e com vilões e mocinhos muitas vezes apresentados da mesma forma.
Mas uma coisa que fez a leitura ficar muito arrastada para mim foi o fato dele passar quase 300 páginas mostrando todo o desenvolvimento e amadurecimento da Harper e destruir isso tudo em um único parágrafo para depois retomar como se aquele acontecimento tivesse pouco impacto na história.
Mas o livro faz muita referência a Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e outros livros, assim como faz referência a várias bandas de rock britânica mais antigas e esse foi um dos meus momentos favoritos do livro.
Dos dois livros que li do autor até o momento eu gostei mais de A Estrada da Noite.

Mari_0451 18/02/2020

Romeo and Juliet
A princípio, achei interessante as hipóteses trabalhadas pelo autor para a combustão humana e o surgimento da Escama do Dragão. Dentre todas, e a mais falada, a que me chamou atenção foi de ser um fungo congelado por anos nas geleiras e, com o aquecimento global, foi disseminado pelo mundo.

Ao decorrer da história eu desenvolvi uma admiração pela Harper (talvez por me ver nela em alguns pontos) e uma paixão pelo John ao ponto de me referir a ele como "o meu bombeiro" (bem ridículo, k). O enredo é um pouco extenso por ter alguns clímax, como a fuga de Harper do seu ex-marido, a queda da colônia e o final atrás da ilha. Claro que, por mim, o autor deveria ser trancado até reescrever as últimas 60 páginas para algo melhor. Tudo acabou e eu fiquei "Oi?? Como assim?"

Graças ao livro, meu repertório de músicas ampliou. A escrita é maravilhosa e eu senti coisas que nunca pensei que sentiria (no bom e no mal sentido). Porém, recomendo.

@al.vent 16/04/2020

Lupus est homo homini lupus

Estava lendo "Nosferatu" do mesmo autor quando a pandemia do novo Corona Vírus foi se alastrando pelo mundo, e eu que desde garoto me interesso por histórias de catástrofes globais e pandemias me dei conta de que poderia aproveitar a minha primeira quarentena live action para ler “Mestre das Chamas”, quarto romance do autor estadunidense, vencedor do Goodreads Choice Awards 2016 na categoria terror.

Neste livro, Joe Hill narra uma pandemia mundial de combustão espontânea, em que os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e podem irromper em chamas a qualquer momento. As cidades vão se transformando em cinzas e as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto as do nosso mundo "real" tendo de lidar com a tão comentada Covid-19, só que na ficção de Hill nada parece controlar o surto, muito menos a política mesquinha dos líderes de estado.

O caos instaurado pelo vírus traz à tona a formação de grupos de extermínio impiedosos que organizam patrulhas para caçar os infectados pelas ruas e florestas, os chamados "esquadrões de cremação" que perseguem as guimbas por acreditarem que estão combatendo o mal, contrariando o desejo dessas pessoas de viverem ou de tentarem viver com o vírus, afinal a trama vai dando relatos de pessoas que conseguem conviver com a “escama de dragão”, como ficou popularmente conhecida a Draco incendia trychophyton.

No meio dessa catástrofe a protagonista da história, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido após começar a apresentar os sintomas da doença e se vê obrigada a fugir em busca de um lugar tranquilo onde possa continuar a sua gestação, acreditando que é possível que o bebê nasça sem estar contaminado.

Ao fugir do marido descontrolado Harper acaba se deparando com a figura do bombeiro, daí o título em inglês (The Fireman), um misterioso homem capaz de controlar as chamas e que a leva a uma colônia de infectados onde dezenas de pessoas buscam uma vida em comunidade e harmonia. E é justamente nesta colônia que a história sutilmente vai ganhando forma e Joel Hill vai alimentando a chama imprevisível do medo e as escolhas desesperadas que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver, independentemente de Covid-19 ou de Escama de Dragão, O homem é o lobo do homem.
Dessa 22/04/2020minha estante
Uau, que resenha!!! Sensacional!! Vou ter que passar esse livro na frente na minha fila interminável de leitura!

@al.vent 22/04/2020minha estante
Vale cada página! ;)

Aline.Bottega 29/12/2020

Um livro sobre uma pandemia mundial lido em meio a uma pandemia mundial. Joe Hill mostra muitas semelhanças com a escrita do pai Stephen King: a habilidade de construir o cenário de um mundo pós apocalíptico, o bom desenvolvimento dos personagens, o questionamento sobre o certo e errado, o bem e o mal. Uma história que nos faz refletir sobre as decisões que tomaríamos em busca de nossa própria sobrevivência e daqueles que amamos.

Marcianeysa 15/12/2020

Muito bom!
A história se passa num futuro distópico, onde uma doença misteriosa faz as pessoas pegarem fogo. Muito bom mesmo.
Helen 16/12/2020minha estante
parece interessante, vou colocar na lista!!

Marcianeysa 16/12/2020minha estante
Não é meu tipo de livro, mas gostei muito. Quero ler outra coisa do autor, pois achei a escrita dele muito fluida. Só depois soube que ele é filho do Stephen King

iammoremylrds 31/03/2022

durante a leitura foi um misto de sentimentos, diversos momentos me causaram aflição, uma história bastante envolvente e detalhada, que irá explorar os diversos nuances do ser humano e da sobrevivência

Gustavo Casemiro 02/10/2023

Primeira experiência com Joe Hill
Confesso que fiquei empolgado com ínicio da história, algumas referências perceptíveis de "Dança da morte" outras tantas da cultura pop contemporânea, entretanto o livro vai se perdendo, senti muita falta de um bom antagonista, o mote principal parece no fim não ter muita relevância tirando todo senso de urgência ou perigo, fiquei com sensação que 150 páginas a menos talvez não iriam fazer falta no final, mas ainda lerei outras coisas do autor pois apesar de minhas críticas uma boa história foi contada.

Erick231 28/11/2022

Não gostei muito mais é bom pra descontair a cabeça um pouco é muitas paginas, confeso
que no meio da leitura eu queria desistir só que consegui ler

Leila 09/08/2020

Em tempos de pandemia...
Em tempos de pandemia, a sinopse despertou minha atenção para ler esse calhamaço de quase 600 páginas.

A doença começa com um sinal que surge na pele, chamado de “Escama do Dragão”. Tempos depois de surgir a marca, as pessoas entram em combustão espontânea e morrem. A doença é contagiosa, mas ainda não descobriram como se dá a transmissão; a Escama está se espalhando rapidamente. O pior é que as pessoas em chamas estão causando incêndios, que destroem cidades e florestas inteiras.

Como sempre podemos ver em filmes, séries e livros apocalípticos, o pior não é a doença em si, mas o comportamento das pessoas. Muitas pessoas “normais” se transformam em monstros e são capazes de cometer as maiores atrocidades.

Em meio ao caos, a enfermeira Harper, cuida com dedicação dos pacientes com a Escama do Dragão e toma todos os cuidados para não se contagiar. Um dia, o hospital pega fogo e fica destruído. Dias depois, ela percebe que foi contaminada. O marido fica completamente atordoado achando que também se contagiou e tenta matar a esposa grávida. Harper é salva por uma turma de adolescentes e um bombeiro.

A enfermeira é levada para uma comunidade que aprendeu a controlar a Escama do Dragão, impendido que seus corpos incendeiem. Nessa comunidade, Harper recupera a esperança de poder ter seu filho em segurança e não morrer queimada antes disso.

O livro é repleto de personagens imperfeitos, mas cheios de atitude e personalidade. Crianças e adolescentes com muito mais coragem e atitude que muito adulto por aí. É impossível não se apaixonar por alguns personagens e torcer por um final feliz para eles. Mas não se esqueçam de que este é um livro de terror! Então, preparem-se, porque muita gente boa vai morrer...

Para quem não sabe, o autor é filho de Stephen King! É o primeiro livro do dele que leio e quero ler outros. Recomendo para quem, assim como eu, curte histórias apocalípticas.

Confira mais resenhas no blog Meus Livros e Sonhos

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Daniela 30/05/2020

Mestre das chamas
Adorei o livro! A história é muito interessante e a forma como o autor encaixa elementos da cultura pop atual deixa a leitura ainda mais legal. Achei que na metade a história deu uma cansada, começou a ficar meio arrastada, mas no fim melhorou bastante. Definitivamente recomendo!

Junior741 20/09/2021

MESTRE DAS CHAMAS... E DO MEU CORAÇÃO ???
Tenho que agradecer ao meu namorado, por ter me mostrado e feito eu saber a existência desse livro. Afinal, o livro é dele kkkkkkk.

Demorei um tempo pra ler Mestre das Chamas, mas quando assim o fiz, não quis mais parar. No livro seguimos a história da enfermeira Harper Willowes, fã de Mary Poppins e dedicada ao seu trabalho. A medida que a história vai se passando, mais personagens - odiáveis e amáveis - se juntavam a ela para engrandecer o enredo.

Com uma leitura detalhada - a escrita de Joe Hill ainda é nova pra mim -, eu conseguia me manter preso a história, sentir coisas importantes e ter empatia e amor por aquelas pessoas da história.

Fico me imaginando se a nossa pandemia se transformasse no caos total que nem essa, acho que eu não sobreviveria ?. E eu não tinha como não favoritar esse livro. Repleto de reviravoltas e momentos inesperados, a história, apesar de longa, com suas quase 700 páginas, se constrói envolta de si mesma, seu próprio ritmo e personagens. Exaltar personagens femininas fortes sempre me faz dar uns pontinhos a mais para as histórias que eu leio. E Harper definitivamente já entrou pro meu hall de personagens favoritos.

No mais, só tenho a dizer que se você pretende ler esse livro, leia, e sinta tudo o que eu senti. Tô muito feliz e satisfeito, porque até nos últimos segundos, a energia da história me cativou.

Nota 10!
marvinlext 20/09/2021minha estante