A cura de Schopenhauer

A cura de Schopenhauer Irvin D. Yalom

Resenhas - A Cura de Schopenhauer

Ju Furtado 30/07/2010

Ao ler o título, antes de iniciar a leitura propriamente dita, já me peguei pensando: "teria o Dr. Yalom a pretensão de 'curar', através da psicoterapia, o maior pessimista de todos os tempos"?

E foi este instigante pensamento que aguçou minha curiosidade pelo livro! Dei aquela folheada básica e o considerei "pequeno" caso minha suspeita se confirmasse, já que mesmo eu sendo totalmente leiga em medicina, o problema (curar Arthur Schopenhauer) me pareceu elevado demais até mesmo para o brilhante Dr. Yalom.

Enfim... curiosidade se sacia: li o livro! E que livro! Impossível descrever em palavras as sensações que me foram proporcionadas. Personagens muito bem construídos, diálogos impecáveis... as páginas me transmitiram angústias e alívio praticamente palpáveis!

Bom... o que me "levou" a ler o livro foi o título, certo? Pois bem: ao final da obra, fiquei fascinada pelo brilhantismo empregado pelo autor. O personagem Philip ganhou, na minha imaginação, vários "corpos" diferentes! Então, no fundo, entendi o título da seguinte maneira: a obra de Schopenhauer pode "curar" vários "Philip's" perdidos por aí, mas não foi suficiente para "curar" o próprio filósofo! A interação É fundamental à saúde mental de todos nós; as pessoas, por piores que sejam, não podem se fechar hermeticamente em si mesmas.

Enfim, um livro inesquecível, fora o brinde extra fornecido pelo Dr. Yalom ao leitor: conhecer de maneira extremamente prazerosa um pouco da vasta obra de Arthur Schopenhauer!!!

Têco 31/07/2010minha estante
Gostei da resenha Ju e já o adicionei a minha lista de livros a serem lidos e isto mesmo durante seus comentários sobre o progresso da leitura. Gostei muito do Mentiras no Divã tb mas esse livro está me parecendo diferenciado.!

Ju Furtado 08/08/2010minha estante
Têco, o livro é realmente muito bom! Para quem gosta deste tipo de assunto, claro! Boa leitura!!!

Cassia_kk 18/07/2023

Ótimo
É o 4° livro que leio desse autor e sinceramente sou apaixonada pelo estilo dele.
É muito interessante intercalar fatos reais dos filósofos com uma história que vai costurando o enredo. Adorei a leitura, super agradável e conhecer mais sobre esse filósofo foi mto interessante mesmo.

Leiam, não vão se arrepender. ?

Luan 14/03/2022

? A cura de Schopenhauer | Irvin D. Yalom
Ficção / Realidade | 363 pág.

Uma mistura de ficção e realidade, usando como pano de fundo a vida e a obra do filósofo Arthur Schopenhauer, este livro aborda uma narrativa interessante e bela sobre um grupo de terapia e, uma das principais mensagens deste livro, sobre a morte.
É agradável a sensação de ter lido uma obra que o fez refletir. Ainda mais, uma obra que mescla com as ideias do gênio polêmico e grande filósofo pessimista, Schopenhauer.
O desfecho é interessante. Quem ler e não entender a mensagem final, deixa passar algo muito interessante. Há uma conciliação bastante necessária e reconfortante para todas as pessoas. Vale a pena, e muito

Michel.Lisboa 22/07/2023

Melhor livro que já tive o prazer de ler até o momento.
Resenha com breve sinopse sobre o enredo.

Irvin David Yalom é um autor americano formado como bacharel pela Universidade George Washington e doutor em medicina pela Boston University School of Medicine, após dois anos de serviço militar iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Stanford. Ele foi nomeado para o corpo docente em 1963 e promovido nos anos seguintes. Se tornando professor emérito de psiquiatria na mesma faculdade onde lecionou por mais de 50 anos.

A cura de Schopenhauer é um livro que mistura enredo fictício com a biografia do filósofo Arthur Schopenhauer, refletindo sobre os ideais e teses filosóficas do mesmo. Irvin constrói sua narrativa intercalando a história de Julius Hertzfeld, um psiquiatra respeitado e grande adepto da terapia em grupo, segundo Julius e outros pensadores que o influenciaram, caminho para possuir felicidade durante a vida é por meio de relacionamentos duradouros, sendo assim, a terapia em grupo se demonstra um bom método para ajudar pessoas com dificuldades para manter relações duradouras.

O livro começa com Julius descobrindo um câncer de pele, um melanoma incurável, cujo ao ver de seu médico será a causa de sua morte em um curto período de tempo. Desnorteado com a descoberta, ele tenta de várias maneiras encontrar sentido em sua vida e no impacto que teve na vida das pessoas que conheceu durante sua existência, e principalmente seus pacientes, vasculhando suas fichas por toda sua informação de pós-terapia além de relembrar de seus pacientes bem-sucedidos, começou a pensar naqueles que não conseguiu ajudar, dentre eles encontrou seu maior fracasso como psicanalista. Philip Slate, na época um jovem químico, viciado em sexo e tendo uma incapacidade para criar vínculos com as pessoas. Julius curioso com o fim levado por esse paciente, decidiu ligar para Philip, após uma breve conversa surpreendeu Julius dizendo que curou seu problema por meio da filosofia e doutrina de Schopenhauer, e que também estava iniciando uma carreira na terapia.

Julius ficou interessado, por coincidência do destino Philip já estava pensando em entrar em contato com seu antigo psiquiatra, Julius informou o motivo de ter entrado em contato com Philip e o mesmo ofereceu uma troca, ele ajudaria a tratar a aflição de Julius por sua vida estar chegando ao fim utilizando sua assistência filosófica, enquanto Julius ajudaria Philip a conseguir sua licença para realizar terapia por meio de horas supervisionadas por um profissional. Diante disso, Julius decide impor uma condição, que Philip participasse de seu grupo de terapia.

Agora vem a opinião. Não irei me aprofundar mais sobre a história pois acho que consegui explicar o enredo sem entregar muita coisa. Esse livro é realmente incrível, até o momento não teve nenhuma outra leitura que me prendeu tanto na história. Estava tentando encontrar um livro para me familiarizar com a filosofia de Schopenhauer porque tinha um interesse sobre o tema, acabei encontrando uma história incrível que também aborda os temas que estava à procura. Para concluir, gostei tanto desse livro que fiquei com vontade de participar de um grupo como o grupo de terapia de Julius, o clima caloroso do grupo na história é muito convidativo. é uma história incrível e muito bem estruturada, principalmente relacionando a biografia de Schopenhauer com os personagens.

Acho que me empolguei nessa resenha, agradeço quem teve a paciência de ler.

Luan.NietzsChe 24/03/2024

[...] Depois da morte seremos o que éramos antes de nascer.
A Cura de Schopenhauer... Só agora, no fim da leitura, entendo o seu título. Julius, um baita psiquiatra, curou Schopenhauer, ou melhor, Philip. De antemão, digo que não tenho muitas boas palavras, infelizmente, para tal resenha de tal esplendoroso livro. Posso apenas, para demonstrar tanto o meu fascínio por este livro, elogiá-lo e falar um pouco, A Quo, sobre ele:

Este livro é de uma genialidade sem fim, é de uma perfeição sem igual! A escrita de Irvin é tão, mas tão cativante! A morte e a vida são tratadas de várias formas, tendo em vista que o livro possui personagens únicos, também cativantes, com personalidades e problemas não tão diferentes mas completamente distintos. Cada sessão descrita neste livro, fazia-me sentir que eu estava lá, sentado numa das cadeiras do grupo de terapia, escutando-os, sendo tratado com eles... É mágico.

De um lado, Julius, lidando com sua premeditada e inexorável morte; do outro, Philip, considerado seu maior fracasso profissional que, durante três anos de terapia, não se curou de seus problemas com os métodos terapêuticos de Julius, mas sim com os métodos de Schopenhauer, lidando com a vida como ela é: um sofrimento sem cessar.

Ao mesmo tempo em que o livro é um romance, é também uma biografia do nosso filósofo-gênio Schopenhauer. É-nos mostrada sua trágica e fascinante vida, suas ideias, sua conturbada relação com a família e muito mais. Ao conhecermos mais a sua vida, conhecemos também a vida de Philip, que é tão parecida com a do filósofo. Assim como o pai de Schopenhauer se suicidou por ter problemas psicológicos, suicidou-se o pai de Philip, assim como Schopenhauer ficou sem ver sua mãe por um bom tempo, ficou sem ver a mãe, também, Philip. Philip, depois de se aprofundar na vida e filosofia de Schopenhauer, passou a ter hábitos iguais e parecidos aos do filósofo: almoçando sozinho, nada de relações sexuais, sem amizades, por fim, usando os métodos que Schopenhauer usava. Philip, sem opção (entenderá o porquê ao ler), entra na terapia de grupo e, a partir daí, Julius tem o desafio, agora, não de curar o Philip com o mesmo problema do passado, mas sim Schopenhauer.
Luan.NietzsChe 24/03/2024minha estante
É simplesmente impossível colocar em palavras a grandiosidade desse livro. Leiam, simplesmente leiam!

Cafeína 24/03/2024minha estante
Uau ... Daria para me convencer a ler umas 3 vezes. Definitivamente entrou na lista

Sara.Goncalves 25/03/2024minha estante
Um fascínio mesmo, senti também cada vez que você comentava comigo

Luan.NietzsChe 02/04/2024minha estante
@cafeína Perfeito, cara, fico feliz. Você não irá se arrepender!

Luan.NietzsChe 02/04/2024minha estante
@sara O milior

Raquel 28/01/2021

Não foi bem meu estilo, mas tem seu valor
Este livro se trata da história de um psiquiatra, Julius, que descobre que está com um câncer maligno e possui pouco tempo de vida. Durante esse período, passando pelas transições de alguém que descobre que vai morrer brevemente, ele resolve investigar antigos pacientes seus para buscar um sentido real no seu trabalho, saber se ele realmente ajudou alguém.

Nesta busca, ele se depara com Phillip, um caso aparentemente sem cura de um compulsivo sexual que, mesmo após 3 anos de terapia com Julius, não apresentou nenhuma melhora significativa. Mais de vinte anos depois, Phillip agora se encontra curado pelos ensinamenos de Schopenhauer e quer ser terapeuta filosófico, mas para tanto precisa de supervisão profissional.

Julius então propõe que Phillip frequente seu grupo de terapia como forma de supervisão, e tentando também humanizar seu antigo paciente, que agora se encontra tão frio. A trama então se desenrola contando a história de vida de cada personagem que compõe esse tão complexo grupo de terapia, havendo intercalada a história do filósofo Schopenhauer.

No começo, este me soou como um livro de auto-ajuda por causa desse lance de aceitar a morte e começar a ver sentido na vida. Uhn, não sei muito bem o que pensar desse livro, nem se eu o sugeriria para alguém. É um livro meio denso, que precisa ser lido com cuidado. As frases precisam ser muito bem mastigadas e digeridas. Mas é.. interessante.

Joe Lira 06/04/2009

Maravilhoso
Esse é o livro pra ler com um bloquinho do lado, pois ficamos o tempo todo querendo anotar alguma coisa. perfeito
Roni 24/07/2019minha estante
Eu sempre faço anotação no livro a lápis (por ser fácil a apagar, caso queira) e atrás construo uma espécie de índice para me nortear sobre onde procurar as melhores passagens. :)

sorndmraia 09/12/2023

A vida é agora
Sempre tive medo de ler sobre a morte e ler esse livro foi um grande desafio para mim, mas que bom que fiz. Yalom foi direto com esse livro, os personagens, a história em si, tudo e seus mínimos detalhes são fascinantes. fiquei tão absorta no livro que em vários momentos me senti fazendo a terapia de grupo também kkkkkkk recomendo 100%

Leonardo 31/10/2020

O autor consegue criar uma estória interessante, mesclando fatos reais (nesse caso sobre a vida de Schopenhauer), além de ensinar aspectos de filosofia bastante interessantes de maneira fácil de entender.

ta.cha 13/04/2020

Schopenhauer, bípedes e o tabu da morte iminente.
Para aqueles que não conhecem Arthur Schopenhauer, é um livro adequado para termos noções iniciais acerca da vida e pensamentos do filósofo. Fiquei um tanto impressionada com a capacidade do autor em entremear os pensamentos de Schopenhauer com situações da narrativa. Vemos assuntos considerados tabus sendo discutidos com os pensamos do filósofo. Confesso que, por muitas vezes, em meio aos capítulos referentes ao filósofo, senti uma certa confusão, precisando reler o mesmo parágrafo. Porém, nada que atrapalhesse o entendimento.

Ligia.Carvalho 01/09/2020

Filosofia e psicologia
O diagnóstico de um câncer força o renomado psiquiatra Julius Hertzfeld a fazer um balanço de sua vida. A depressão e a tristeza dão lugar à vontade de rever pacientes antigos e à pergunta: será que o trabalho dele fez alguma diferença na vida das pessoas?Julius resolve procurar Philip Slate, um ex-viciado em sexo, que considera seu maior fracasso como terapeuta. Ao encontrá-lo, Hertzfeld descobre que Philip curou a si próprio seguindo a filosofia pessimista de Arthur Schopenhauer e tornou-se um orientador filosófico. Para obter a licença que o habilitaria a atender pacientes, Philip propõe a Julius que o supervisione e, em troca, ensinará ao psiquiatra o pensamento do filósofo polonês ? segundo ele, a cura para suas angústias em relação à morte iminente. Julius decide aceitar a proposta, mas exige que Philip participe das sessões de terapia em grupo.

Abordando um pouco de filosofia e psicologia, livro te prende entre as diversas tramas. Muito bom!

Valeria.Lamas 21/11/2021

As partes sobre os pensamentos filosóficos gostei, apesar de não concordar com muitos dos pensamentos do Schopenhauer. As partes da terapia de grupo gostei menos, acho que não é um assunto que me atrai. Mas de uma maneira geral o livro é bom.

Bruno 03/01/2021

Demora em prender o leitor
Até a metade o livro se mostra arrastado e não estava gostando da leitura. Porém, o desenrolar restante é envolvente - talvez a demora seja em razão da falta de conexão com os personagens. No mais, ótima a técnica utilizada na apresentação dos fatos do filósofo, extremamente interessante.

Laísa 07/03/2021

Não sei descrever o que eu senti ao ler esse livro. É um livro tão rico em conhecimento filosófico e relacionamento humano (talvez haja uma redundância aqui) que você finaliza o romance em contemplação. O romance narra a vida e obra de Schopenhauer e como esse filósofo ajudou Phillip a superar seus problemas. A questão irônica é que Philip levou os estudos de Schopenhauer tão a sério que a ajuda passou a ser um grande problema. E aí entra o Julius e seu grupo de terapia. Julius é  um psicólogo maduro que está encarando a morte. Philips e Julius se ajudam e narram cenas lindas, inteligentes e elegantes em todo o livro. O fim é emocionante - algumas lágrimas apareceram, o que fez esse livro ser ainda mais importante para mim.