Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Friedrich Engels

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Saritha 08/10/2020

[...]Censurai-nos porque queremos suprimir a exploração das crianças pelos pais??? Confessamos esse crime
Fred.Lima 16/09/2021minha estante
Um lixo... 110 páginas de sonolenta repetição que poderiam ser resumidas em uma simples frase, ainda assim utópica e controversa.

Kethilyn 29/07/2023

Um espectro ronda a Europa - o espectro do Comunismo
Demorei a começar esse pois tinha a visão de que seria uma leitura densa, difícil de entender, e muito pelo contrario, por se tratar de um escrito para passar as ideias adiante, é bem tranquilo de se entender.
Essencial para entender o comunismo, para ser favorável ou não, para os que vão a favor, te deixa esperançoso.

Rafa 30/05/2021

Uma leitura muita boa e possui uma essência importante para a agregação de conhecimento. Apesar de eu nao esta engajada nas ideias expostas por Marx e Engels, creio que ela é um bom início de caminho. sou péssima com resenhas

Debi_ 05/05/2023

Manifesto do Partido Comunista
Recomendo principalmente para aqueles que querem estudar sobre o marxismo, dentre outros livros que abordam o mesmo assunto, a leitura desse é mais simples ao meu ver, mas ainda necessita-se de bastante atenção e paciência para compreender.

Diegomoscovis 11/09/2020

Enriquecedor
Não precisa ser comunista para afirmar as qualidades desse pequeno livro. Nele, contém todos os prefácios de toda as edições existentes e várias notas de rodapé. O conteúdo é realmente enriquecedor. Quanto ao manifesto proposto por Marx e Engels, tenho minhas considerações e meu ponto de vista, que não são pertinentes nesta resenha. Acredito que "o manifesto do partido comunista" é um clássico de leitura necessária a todos aqueles que gostam e se interessam por política. Os que não gostam, vale a pena estudar para entender e sair da zona de ignorância.
Gi 11/09/2020minha estante
O primeiro livro de política que li, foi A Revolução dos Animais do George Orwell, foi muito esclarecedor em relação à como vejo a política.
A forma que você descreveu Manifesto do Partido Comunista, me instigou a ler-lo.
Me propus em 2021 a sair da minha zona de conforto literário e ignorar pré conceitos, e estou satisfeita com as descobertas que venho fazendo.

Diegomoscovis 11/09/2020minha estante
Fico muito feliz que tenha instigado-a! Acredito que, para formamos nossa opinião, devemos sempre colher informações dos dois lados. No meu perfil tem algumas indicações de livros, tanto de ficção distópica, quanto de não-ficção. Acredito que irá gostar de todos! ?

Gi 11/09/2020minha estante
Concordo com você, vou olhar suas indicações, obrigada.

Pedro4288 16/03/2024

O Utopismo de Marx e Engels
Este documento referente à ideologia comunista é necessário para aqueles que desejam aprofundar-se em diferentes visões políticas por conta própria.
Bastante teórico, o manifesto já nasce datado, afinal, em 1873, Engels já apontava a necessidade de revisões nele.
A parte boa da declaração são seus ensinamentos sobre consciência de classe, que é importante para sabermos o funcionamento do mundo capitalista vigente.
A edição da Edipro de 2022 apresenta diversos prefácios que facilitam ao leitor uma imersão no contexto da escritura.
Apesar de ser lindo na teoria, hoje não enxergo o comunismo sendo aplicado, afinal, a sociedade globalizou-se de tal modo que os conceitos de comunas apresentados neste livro já não são praticáveis.
Assim como afirmou Engels, 25 anos após a publicação do Manifesto, creio na necessidade de um novo Manifesto, infelizmente não poderá ser escrito, nem por Marx, nem por Engels, mas deve ser escrito por algum seguidor de seus ideais comunistas revolucionários.

Marcos 26/10/2023

Esse livro não é o monstro que pintam
Ele livrinho gera medo e raiva só pelo nome. Um verdadeiro bicho papão. Quem o teme, nunca o leu. Quem o leu, deve ter ficado curioso para ler mais como eu fiquei. Quem olha para o cenário atual da sociedade e enxerga como se dão as relações sociais, como é o trabalho e como se dá o enriquecimento, fica seduzido pelas palavras e promessas. Não só por explicar o que está acontecendo, mesmo duzentos anos após sua publicação, mas também pela luz que lança. Pouca, tão fraca quanto um vaga-lume em meio ao breu de uma densa floresta. Porém, o suficiente para uma esperança. Faz com que os oprimidos, os trabalhadores, o proletariado, tenha certa esperança de um mundo melhor para as gerações futuras.

Leite 04/12/2022

Não temos nada a perder, a não ser os nossos grilhões.
O Manifesto continua sendo uma leitura importante e esclarecedora sobre os mecanismos de opressão na forma do capitalismo e da oposição de classes burguesia-proletariado, além de apontar falhas e má-fé em algumas teorias e acontecimentos históricos que, na falsa pretensão de atenderem às demandas das classes trabalhadoras, na verdade só atuam na perpetuação de um sistema que é, por si só, excludente e explorador.
No período atual, de mais uma crise do capitalismo, e de consequente ascensão do fascismo como cooptação de uma massa descontente, mas não consciente, é imprescindível acessarmos ideias que visam a quebrar as amarras seculares de exploração e desamunização do que é a maioria do povo, aqueles que, de fato, trabalham e produzem, porque só o que possuem à disposição é sua força de trabalho. Tais amarras, tidas como naturais e permanentes, não o são (!!!), pois são históricas e passíveis de (urgente) revisão.

"Os comunistas se recusam a ocultar suas opiniões e seus propósitos. Declaram abertamente que os seus fins só podem ser alcançados pela transformação violenta de toda a ordem social até hoje existente. Que as classes dominantes tremam ante a revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder, a não ser os seus grilhões. Têm um mundo a ganhar."
Luc 05/12/2022minha estante
cooptação

Fred.Lima 16/09/2021

Utópico, controverso, chato e repetitivo
110 páginas que poderiam se resumidas em uma única frase. Leitura bastante repetitiva, sem contar o discurso utópico e controverso (destruir a diferença de classe, acabando com a burguesia, mas no fim das contas criando e dando poder a uma nova classe política).

O próprio prefácio revela a discordância do livro com o contexto social atual, "mas não atualizam-no por ser um documento histórico". Ou será porque o que prega não é mais cabível e atualiza-lo o levaria de encontro aos preceitos do comunismo?

Quem o defende de fato vive em um mundo a parte ao nosso.

Andrezinho2 10/01/2022

Introdução ao marxismo gostoso demaaiis
Por se tratar de um panfleto de um modelo de sociedade, crítica ao capitalismo e a outros socialismos, não da pra esperar um aprofundamento nos temas. Porém esse pouco que é discutido mostra como o sistema de exploração do homem pelo homem funciona. A cada segundo se mostrando mais desumano e reduzindo o trabalhador a um número que tanto faz tanto fez estar vivo ou não.
Neste livrinho, Carlos Marques e Frederico dos Anjos, nos apresenta que não há uma forma pacífica e amigável pro socialismo. Ou fazemos a força ou continuaremos a ver nossos irmãos escravizados e massacrados pelo capital.
Mas não se resume apenas a luta de classes e emancipação do trablhador, se diz respeito a vida na Terra. Se não mudarmos o sistema e a forma de produzir, a natureza será destruída e isso é cavar a cova da humanidade. Seremos enterrados vivos, apodrecendo de baixo do barro graças a meia dúzia de acumuladores de papéis com números. Mas tudo bem, a bolsa bateu mais um recorde.
"Que as classes dominantes temam ante uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder, a não ser os seus grilhões"

Jabuticaba cacheada 23/09/2023

5 estrelas
Muito mais do que eu havia ouvido, consegue tirar muitas dúvidas e rebater de forma tranquila muitos argumentos sem sentido, é notável a pouca leitura da obra entre os debatedores medios

Joel Joukin 08/09/2020

Proletários de todos os países, uni-vos!
Uma obra atemporal, sem dúvidas. Explica superficialmente alguma conceitos e objetivos da revolução comunista.
De leitura essencial para compreender a filosofia comunista na prática, especialmente pelo estatuto disposto nele.

Eduardo Cavassana 17/11/2020

Muito antigo, mas infelizmente, ainda atual.
Infelizmente é possível identificar posturas e pensamentos em muitas pessoas nos dias de hoje, não só pessoas, mas também posicionamentos de pertidos políticos.
Lamentável.

Carol 28/10/2021

Hoje, lendo na íntegra o Manifesto Comunista, chego a conclusão de que apenas pessoas muito ingênuas, ou burras, ou de muito mal caráter, podem realmente acreditar que o comunismo daria certo.
Na minha opinião, o comunismo não consegue se bom nem na teoria, imagina na prática!
Tanto que já vimos o caos que se tornaram os países que tentaram implantar o comunismo, passando primeiro pelo socialismo, obviamente.
Temos lugares como Cuba e Venezuela onde as pessoas precisam catar comida do lixo para sobreviver enquanto seus governantes vivem esbanjando, vivendo do bom e do melhor as custas do povo que morre de fome.
Tivemos também o Holodomor na Ucrânia soviética onde MILHÕES de pessoas morreram de fome. E quando o murro de Berlin caiu, para que lado as pessoas correram?
Exemplo não nos faltam para compreendermos como esse sistema é destrutivo, desumano e errado... Por esse motivo me indigna ver jovens da minha idade vangloriando um sistema horrível desses... Precisamos ler, conhecer e analisar os fatos do passado para não cairmos mais em mãos de pessoas que prometem igualdade, e realmente cumprem! Deixam todos igualmente pobres!!!

1 | 2 | 3 | 4