Psicologia Aplicada no Cotidiano

Resenhas - PSICOLOGIA APLICADA NO COTIDIANO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pam 07/01/2022

Espera mais.
A parte mais interessante do livro é quando fala da psicologia das cores, que traz os significados de algumas cores.
Tirando essa parte, o livro é pura decepção.
Srta.Lira 01/06/2022minha estante
Passou mais tempo falando de gato do que de adolecente. Incrível.

KaoKao 30/01/2023minha estante
O que acha da parte que fala sobre o amor?

Ogaiht 07/04/2023

Introdução à Psicologia
Este livro é uma boa introdução aos estudos da psicologia, abordando de forma simples e resumida, os principais temas e aplicações da psicologia como divórcio, prolongamento da adolescência, amor e há até mesmo um capítulo sobre animais domésticos. É uma abordagem bem básica, servindo apenas como um ponto de partida para se familiarizar com o tema, devendo o leitor procurar depois leituras mais específicas e complexas dos temos propostos na obra.

João 13/01/2021

Decepção
Esse livro propõe ser um resumo da psicologia e sua aplicação no cotidiano.

Começa bem, mas logo decepciona e culmina no desastroso último capítulo, que sendo ele o maior do livro, trata exclusivamente sobre gatos e seus comportamentos, apenas pontuando no final sobre gatoterapia sem relacionar ao que foi dito anteriormente. O livro ainda conta com diversos capítulos genéricos e citações sem fontes, parecendo que tudo foi escrito às pressas copiando partes da internet. Apenas o início realmente me pareceu informativo e interessante.

Resumindo, este livro mais parece uma postagem de blog impressa (e não é das melhores).

Não recomendo a leitura, há livros melhores sobre o assunto.
Camila.Scaranaro 28/09/2021minha estante
Concordo plenamente.

Matheus 08/01/2022

Livro pequeno, com a proposta de apresentar problemáticas e objetos de estudo da psicologia, é um livro voltado para todo o público, ou seja, tem uma linguagem macia e bem fluida, é um bom livro para quem quer Uma introdução rápida e bem superficial dos assuntos.

Emilly1245 11/04/2023

Legal
Mais um livrinho lido esse mes, esse comprei na promoção ano passado e tô lendo agora, achei bem de boas, letra grande, leitura rápida

Dario.Albuquerque 02/05/2024

Uma introdução à psicologia
Este livro é uma introdução à conceitos básicos da psicologia. Um excelente livro pra pessoas leigo no assunto, porém ele é muito superficial.

Jamis 13/09/2021

O livro é minimamente informativo, até levanta pontos interessantes sobre os temas propostos, por exemplo: gatos, psicologia das cores, ou como crianças podem ser afetadas em um divórcio, mas não menciona os autores das citações, tem diversos erros de ortografia e é bem raso de forma geral.

MARI 25/06/2023

Simplesmente introdutório
Esse é um livro que demonstra um pouco da psicologia aplicada no nosso dia a dia. é interessante, bom para quem se interessa no assunto, e não sabe por onde começar.

ametista 31/08/2022

O capítulo 4 desse livro sobre o "amor e paixão" me senti como se eu tivesse 14 anos de novo lendo um daqueles livros da Isabela Freitas de "Não se apega, não"
esperava: estudos científicos sobre psicologia que fossem coesos e coerentes e com escrita fluida mas ainda refinada pq n estamos lendo fanfic né
recebi: sessão de autoajuda com trechos científicos aleatórios jogados entre capítulos e retirados diretamente da wikipedia ?
Não me entendam mal, não é de todo ruim até porque dei uma avaliação até ok e tem umas partes bem informativas, mas achei que faltou aquela revisada básica do editor, e uma boa aula de como organizar e separar textos.

MArcio183 04/02/2022

Da trilogia este foi o pior, com poucas informações relevantes e na maior parte o autor expõe sua opinião pessoal e ideológica e pra finalizar o último capítulo inteiro dedicado a falar sobre gatos. Obs Demonstrou que o autor ama deve ter mais de um em casa.

Gabi 01/05/2022

Legal para adquirir conhecimento.
Se você é uma pessoa que nunca leu nada sobre o assunto provavelmente vai gostar desse livro, ele é fácil de entender e provavelmente é voltado para um público leigo. Mas se você já tem uma noção sobre o assunto é melhor investir em livros mais profundos.

Brenda// 12/10/2022

1/3
Finalmente, tomei vergonha na cara e comecei esse Box. Na verdade, não sei porque enrolei tanto, a psicologia é uma das ciências mais fascinantes, engloba tantos assustos e se divide em em tantas vertentes.

Nesse livro é falado assuntos incríveis como: sonhos e distúrbios do sono (eu amei esse), amor e paixão, divórcio, adolescência, psicologia das cores. enfim, amei demais.

Diego.Ferreira 11/03/2023

Raso...
Tinha todo o potencial. Aborda temas excelente de maneira extremamente rasa. Quis entregar tudo de uma vez e não entregou nada.
Rebeca294 10/04/2023minha estante
Na minha compreensão, esse livro não foi escrito no intuito de abordar os temas e ter toda uma escrita completa sobre determinado assunto. É só pra introduzir mesmo!!! Você pode notar que ele te direciona a livros específicos daquele assunto

Leandro.Bonizi 22/01/2023

O livro inicia com uma introdução à psicanálise e seus principais conceitos de forma concisa e resumida. Conforme ela, a mente é dividida em três partes:

1) O ego que se identifica com nossa consciência.
2) O superego que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e proibições que nos colocam nos primeiros anos de vida e que nos aco.panham de forma inconsciente pela vida inteira.
3) O id, isto é, os impulsos múltiplos da libido, dirigindo-se sempre para o prazer.

Para a psicanálise as tendências sexuais dominam os processos psíquicos inconscientes. A libido pode não estar relacionada às áreas genitais. Elas se relacionam aos sonhos:

"Há manifestações da psique como um conflito entre as tendências sexuais ou a libido e as fórmulas morais e as limitações sociais impostas ao indivíduo. Esses conflitos geram os sonhos, que seriam, segundo a interpretação freudiana, as expressões deformadas ou simbólicas dos desejos reprimidos".

Jung, seguidor de Freud por um tempo desenvolveu outros conceitos, tais como:

Inconsciente coletivo: "Uma camada mais ou menos superficial do inconsciente é indubitavelmente pessoal. Nós a denominamos de inconsciente pessoal. Este, porém, repousa sobre uma camada mais profunda, que já não tem sua origem em experiências ou aquisições pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda é o que chamamos inconsciente coletivo"

Arquétipo: "deriva da observação reiterada do que os mitos e os contos da literatura universal encerram temas bem definidos que reaparecem sempre e por toda parte. Encontramos esses mesmos temas nas fantasias, nos sonhos, nas ideias delirantes e ilusões dos indivíduos que vivem atualmente".

Em seguida os mais variados temas são tratados baseado nessas teorias. Vou me deter ao amor:

"Atualmente, existe um consenso de que podemos amar milhares de vezes ao longo da vida e cada vez mais. Contudo, pra isso, temos de aprender a ficar sozinhos". Contesta amor e paixão como coisas separadas.

Fala de alguns mitos sobre o amor: Alma gêmea, química à primeira vista, signficação de liberdade, a pessoa amada não tem defeitos, etc.

Fala de verdades sobre o amor:

• Não tema perguntar o que for preciso por medo de que o outro entenda mal. Isso nos impede de saber muita coisa ou só sabermos depois.
• Seja o mais sincero que puder. (...) Seja você mesmo sem disfarces.
• Não faça nada que realmente não goste somente para agradar. Abra o jogo. Não faça elogios vazios. Elogia apenas o que realmente goste.
• Não disperdice a frase "Eu te amo", mas se sentir impulsos a dizê-la, mesmo fora de hora e lugar, diga.

Fala sobre o que não dá certo:

• Preocupar-se mais com o outro do que consigo.
• Apaixonar-se por uma concepção sua.
• Ter pena ou querer 'salvar' o outro.
• Ficar com alguém por falta de opção ou desespero.
• Ficar para ter uma parceria na velhice.
• 'Ah, ele não deixa faltar nada em casa'. Quando isso é desculpa para os defeitos dele.
• 'Mas ela cozinha bem'. Quando isso é desculpa para os defeitos dela (BACK, p. 43)

O que vale a pena:

• Alguém que confesse gostar muito de aprender.
• Reconhecimento de defeitos e intenção (não promessas) de mudança.
• Total franqueza e abertura emocional.
• Integridade e maturidade.
• Responsabilidade.
• Humor refinado.
• Autoestima alta.

Também há capítulos de temas relacionados, como o casamento,o divórcio e suas coisas, uma que achei interessante pontuar é mais provável de acontecer quanto mais novos forem os parceiros: quando eles amadurecem e mudam, tomando rumos diferentes até se tornarem incompatíveis. E o efeito do divórcio nos filhos, que podem ser muito destrutivos, quanto mais nova for a criança.

Yohana 08/06/2021

Psicologia Aplicada no Cotidiano
Extremamente decepcionada com esse livro. O autor pega um monte de assuntos aleatórios e trata deles superficialmente para no fim falar brevemente sobre uma aplicação da psicologia. Muito desconexo e sem aprofundamento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6