A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Tauan 21/09/2015

Uma ideia genial
Mais uma série de Fantasia Épica (similar ao Senhor dos Anéis, às Crônicas de Narnia e ao Ciclo da Herança), estilo que muito me agrada, as Crônicas do Mundo Emerso se passam em um mundo que está pouco a pouco sendo dominado por um tirano, chamado de Tirano.
Em uma das nações do Mundo Emerso vive Nihal, uma jovem exótica, diferente das garotas de sua idade, pois, se interessa por lutas e espadas, seu grupo de amigos é formado por meninos que vivem a apanhar dela nos torneios que organizam. É filha de Livon, o melhor armeiro do Mundo Emerso, e com ele aprendeu muito sobre batalhas e armas.
Após perder uma batalha para um jovem aprendiz de mago, chamado Senar, Nihal decide aprender magia para poder se vingar; no entanto ela se reencontra com seu oponente antes do esperado, ele é aprendiz de Soana, tia de Nihal, que também se torna sua aprendiz.
Com o tempo ela e Senar se tornam amigos, um aprende muito com o outro; e ele a ajuda em um momento muito ruim, quando seu pai morre durante a invasão da cidade em que viviam.
Nihal se torna uma ótima guerreira e até consegue entrar na Academia de Cavaleiros de Dragões, mas após uma difícil prova, e lá encontra muitas dificuldades; durante o ultimo estágio de seu treinamento, ela percebe que se tornou muito dura, e que luta apenas pelo ódio e pela vingança.
No fim do livro ela ainda está em treinamento, e Senar está se dirigindo para uma perigosa missão. Tudo colabora para criar o sentimento de expectativa para o próximo livro.
Apesar de aparentar ter um formato adolescente, o livro é escrito com uma linguagem muito rebuscada, que lhe confere grande beleza, mas que torna a leitura pouco fluida aos de vocabulário imaturo.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

MickThompson 10/09/2015

Uma garota, de orelhas pontudas, cabelos azuis e olhos violeta sempre soube que era diferente, mas isso nunca foi algo que a incomodou. Na verdade o maior desejo do seu coração era tornar-se um guerreiro.

Vagner Amorim 05/09/2015

"O Mundo Emerso está prestes a ser conquistado. Um após outro, todos os reinos estão sendo devastados pelo Tirano e seu exército de monstros. Apenas uma jovem parece ter o poder de mudar esse destino tão ameaçador: Nihal, a garota da Terra do Vento."

Já perdi a conta de quantas vezes vi essa história antes. Uma adolescente super foda sempre salva o mundo no fim do dia. Nesse livro, ao contrário dos outros em que as habilidades da personagem vem em doses homeopáticas (pra entreter o leitor), somos obrigados a engolir tudo logo de cara, de forma rápida e sem tempo pra pensar duas vezes.

Boa leitura para adolescentes.

Jorge Luiz 04/09/2015

Mundo Emerso
Um livro fantastico...me prendeu a atenção desde o começo.
É quase inexplicável o sentimento que tenho por essa Trilogia - Crônicas do Mundo Emerso, da autora Licia Troisi. A forma que ela conta a historia, é totalmente envolvente. Eu simplesmente adorei essa Trilogia - Crônicas do Mundo Emerso, da autora Licia Troisi e simplesmente fantástico, conta a historia da Nihal que é uma garota com cabelos azuis e olhos violeta, que cresceu na cidade-torre de Salazar ,que é o posto mais avançado da Terra do Vento. Fora criada por Livon - o melhor armeiro do Mundo Emerso. Já acostumada com espadas e todos os tipos de armas, desde pequena aprendera a lutar. Sempre sonhara em ser uma guerreira. Quando a verdadeira guerra alcança e o exército e Tirano destrói o lugar que ela conhecia como lar, fazendo com que perdesse a pessoa que mais amava, fazendo assim sua vida muda de rumo. Com a destruição, vem à revelação de sua identidade e seus passos começam a tomar a direção do seu verdadeiro destino se tornar um Cavaleiro do Dragão e derrubar o tirano de seu trono. Simplesmente recomendo a todos a ler essa trilogia

Rodolfo 19/07/2015

Joyce 08/04/2015

Resenha A Garota da Terra do Vento - Meta de Leitura 3. Um livro que você escolheu unicamente pela capa.
Um ótimo livro, apesar do vocabulário difícil, a historia da pequena semi-elfo de cabelos azuis me conquistou, toda sua batalha, para realizar o seu sonho, e as dificuldades que passou por ser uma menina...esse tipo de texto me cativa! Ansiosa para ler o restante da trilogia...

Jéssica Rungue 09/01/2015

A Garota da Terra do Vento - Licia Troisi - Crônicas do Mundo Emerso - Livro 1
São poucos livros que me tomam com um sentimento tão forte - o de encantar -, e me fazer querer resenhar. "A Garota da Terra do Vento" é um deles.

Licia Troisi é formada em astrofísica, então porque foi inventar de escrever? A resposta está na ponta da língua: Simplesmente porque ela é FANTÁSTICA! Faltam adjetivos para descrever o trabalho de Licia em seu livro de estreia.

Nihal é uma garota de 12 anos que vive numa das poucas terras em que a guerra ainda não alcançou. Ela é daquele tipo de menina que passa o dia inteiro correndo e brincando como um moleque. Nihal vive com seu pai Livon, um ferreiro. E talvez por isso que ela sonha em tomar a espada pelas mãos e ir para guerra lutar contra o Tirano, o inimigo de todo o Mundo Emerso que está tomando as terras uma por uma. Nihal vive na pacata Terra do Vento. Quando ela se encontra com Senar, um aprendiz de mago que ganha sua espada numa luta injusta, ela decide aprender a arte da magia para recuperar o punhal que seu pai lhe deu. E dai por diante não irei contar.

E você pensa que a história gira em torno disso? Não se engane, estas são apenas as primeiras páginas! Uma coisa a qual eu sempre critiquei, foi que a maioria das sagas sempre começa num ponto de virada brutal da vida do personagem principal.

Como assim?

Eu explico!

Divergente, começa no dia do teste de aptidão da Tris. Jogos Vorazes, no dia da escolha do tributo. E Crepúsculo começa no dia em que Bela se muda para Forks. Entendem o que eu quero dizer? Você não conhece o personagem antes de "mudar a vida dele”, você conhece sua personalidade, seu jeito, seus valores e quem ele é, depois que algo mudou na vida dele. O que é uma pena, e infelizmente batido demais. Mas então, vem a Licia Troici, e muda completamente isso. Por quase metade do livro, você acompanha Nihal dos seus 12 anos até aos 18 anos que é onde a história “deveria" começar. Então você a vê crescendo! Todas as atitudes de vida que a fizeram ser quem ela é. E isso que é fenomenal!

A Garota da Terra do Vento me fez acompanhar Nihal desde sua infância. Foi o primeiro livro que presenciei as pequenas ambições de uma menina, até ela começar a crescer, cometer erros, aprender, dar a volta por cima e a lutar pelo que acredita se tornando uma mulher com convicções. Uma guerreira que superou todas as diversidade pelo seu ideal e não desistiu até conseguir realizar o seu sonho. E por isso se tornou tão especial para mim.

Licia Troisi, eu sou sua fã número um!

Noturninha 04/12/2014

Decepcionante :(
Finalmente consegui terminar esse livro! Raramente faço resenhas, mas quando faço é para falar muito bem ou o contrário. Eu era doida para ler essa série, mas pelo visto, criei expectativas demais.
A história é muito boa. O Mundo Emerso é bonito, a história é interessante, mostra um povo bem diversificado com humanos, ninfas, semi-elfos, dragões. Mas, infelizmente, o livro não foca tanto na história. Mas nada que fizesse a gente se perder. Muito pelo contrário, a gente consegue viver bem o mundo que se passa.
Mas aí vem os pontos negativos: A começar que o livro é escrito em segunda pessoa. Pode ser irritante no começo, pois não estamos acostumados, mas depois se torna normal. Mas sei que muita gente pode desanimar com isso.
No entanto, Nihal é a personagem mais irritante que já conheci depois de Bella Swan. Eu não sei qual foi a intenção da autora em relação a protagonista, só sei que não me pareceu que ela conseguiu passar a personagem como gostaria. A gente vê Nihal desde o 13 at.é os 17, então acompanhamos o crescimento. Mas eu, sinceramente, não vi tanto crescimento assim.
Nihal é uma guerreira, mas não age como tal. Ela é prepotente, teimosa, egoísta, mimada, birrenta e imatura. Tudo o que um guerreiro não deveria ser. Ela desobedece milhões de ordens, não consegue manter a bunda no lugar, coloca a vida de muita gente em risco apenas para conseguir cumprir seus próprios caprichos.
A seguir, alguns SPOILERS de leve:
Primeiro, ela se apaixona a primeira vista por um homem e se torna insuportável. Em umas 5 páginas, ela já está apaixonadíssima e isso não me convenceu.
Segundo, ela decidiu que queria aprender magia. Encheu o saco, foi, aprendeu e durante o livro, isso foi deixado de lado. Parece até que ela só quis aprender por capricho, por falta do que fazer, pois você quase não a vê usando seus poderes.
Terceiro, o que ela teve que fazer para conseguir provar que ela era capaz de ser um Cavaleiro de Dragão foi RIDÍCULO. Acredito que algumas pessoas pensem que tudo o que ela fez é sinal de uma garota persistente. Pra mim, foi sinal de menina birrenta e mimada, que consegue tudo o que quer, na hora que quer. Imaturidade para alguém que quer tanto ser uma guerreira.
Quando ela, finalmente, consegue um mentor decente, ele coloca na sua cabeça nada mais que a verdade. Ele briga com ela, humilha, tudo para que ela aprenda. E vê-la humilhada me fez feliz, pois ele dizia tudo o que eu queria dizer para ela.
No entanto, ele dá ordens, ela não obedece, se ferra por isso e NÃO APRENDE COM OS ERROS. Isso se repete mais de 5 vezes enquanto estava com este mentor e mais de 10 vezes durante o livro. Caramba, será que ela não é capaz de pensar? Ela não tem respeito por ninguém e isso é irritante. Ela não tem consideração por ninguém. Até um dragão teve que sofrer com a persistência de menina mimada de Nihal.
Nihal acha que só ela sofreu, que só ela tem sede de vingança, que só ela viu o mundo horroroso, ela é o centro do universo. Ela jamais olha além do próprio umbigo.
A única parte boa do livro foi lá pras últimas 30 páginas, que foi quando a personagem foi se encontrando.
Não tenho vontade de continuar a série. Pois pegar um livro de 320 páginas e só gostar de míseras 30 páginas é desgastante.
Tiago.Guedes 17/11/2023minha estante
Compartilho de sua visão. Nunca vi protagonista tão chata e insuportável. Dos meio elfos sobrou a pior deles.

Descontrolados 25/04/2014

O começo de uma viagem inesquecível
“Nihal é realmente estranha, no Mundo Emerso ninguém se parece com ela: grandes olhos violeta, orelhas pontudas, cabelos azuis. Ela foi criada por um ferreiro e vive em uma das cidades-torres da Terra do Vento. Nihal passa seus dias brincando de fazer Guerra com um grupo de amigos, que a escolheram como líder devido à sua força e agilidade. Uma infância despreocupada, ameaçada apenas por alguns pensamentos sombrios. Por que é tão diferente de todos os outros? Por que ninguém jamais fala sobre a mãe que nunca conheceu?

Tudo muda para Nihal quando a Terra do Vento é invadida pelo Tirano, o déspota que já conquistou cinda das oito Terras que foram o Mundo Emerso. Nihal então não tem outra escolha a não ser tornar-se uma guerreira de verdade. “

Falando a verdade, comecei a ler esse livro sem parar mas a sua historia me prendeu muito bem, o que me ajudou a continuar a lê-lo de forma voraz, como não fazia a um bom tempo.

Nihal começa com doze anos e mesmo assim já mostrava seu sonho de ser tornar guerreira e segue assim até surgirem vários infortúnios em sua vida. A jovem passa por varias aprovações, varias perdas e quase se perde em sua jornada. Acho que esses foram os fatores que fizeram me apaixonar por ela, uma garota ingenua e sonhadora que vê de perto os terrores da guerra e das perdas. Mostrando assim uma realidade de desespero, raiva e tristeza.

Mas calma, Nihal não e a unica que aparece na historia. Nós temos também o belo do Duende Phos, que é um fofo e sempre ajudou Nihal e seus amigos; apesar de aparecer pouco ele se mostra muito importante para Nihal. Temos também Senar, o rapaz surge na vida de Nihal para desafiá-la, mas aguardem surpresas.

As batalhas são impressionantes: rápidas nas descrições, porém interessantes e contagiantes; não há muita enrolação, indo-se direto ao que interessa. Os pontos de vista me impressionaram bastante, pois eles iam de Nihal à Senar e, as vezes, à personagens pouco importantes, mas o simples fato de verem Nihal já lhes causava sentimento que Licia logo tratava de transcrever. Licia então finaliza seu primeiro livro com grande convicção e faz com que você queira logo o segundo, e vale mesmo a pena conferir seu trabalho.

A garota da Terra do Vento é um livro de tirar o folego, cheio de aventura e sentimento. Leia, sem pensar duas vezes.

Por Douglas Melot

site: http://programadescontrolados.com/resenha-a-garota-da-terra-do-vento/

Rafaela 16/04/2014

Devorei esse livro, fiquei surpresa porque achava que ia ser mais uma fantasia pedante e clichê. Apesar de o clichê estar lá, a autora conseguiu construir uma heroína que é forte, cabeça dura, romântica e frágil, uma personalidade tao real que não tem como sentir simpatia pela meio elfo Nihal.

O mundo de Nihal está em guerra contra um mago chamado de Tirano, depois de ter seu mundo destruído, ela e seu amigo Senar vão em busca de seus sonhos ela quer se tornar um guerreiro e ele um mago. A amizade dos dois é muito bonita, mas espero que no próximo livro a autora trabalhe mais a personalidade do Senar.

As descrições da autora sobre as cidades e seres tao diferentes não são muito extensas ou cansativas, a narrativa é bem fluida, simples e ate mesmo nas cenas das batalhas.
Vou continuar a leitura desta série, ate porque o próximo livro parece ser mais focado no Senar e sua busca pelo mundo Submerso.

Anderson 08/04/2014

Clichê
Achei o livro muito clichê, a motivação da heroína não me convenceu.