Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha




Resenhas - Os Sertões


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Eddy Souza 08/04/2020

Um clássico da Literatura Brasileira, dividido em três partes (A terra, O homem e A luta), mostra de uma forma bem interessante a luta de Canudos. Ao traçar suas teorias sobre a terra e a formação sociológica do nordestino, Euclides da Vunha prepara o leitor para a luta, onde ele relata as crudezas e os desvarios daquele conflito. É um livro intenso e que nos leva a refletir sobre a sociedade brasileira do século XX e, por que não, dos dias de hoje...
comentários(0)comente



Rafaela 22/07/2020

"Esquecemo-nos, todavia, de um agente geológico - o homem. Este, de fato, não raro reage brutalmente sobre a terra e entre nós, nomeadamente, assumiu, em todo o decorrer da história, o papel de um terrível fazedor de desertos." (P. 62)

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. [...] É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos." (P. 116)

"É difícil traçar no fenômeno a linha divisória entre as tendências pessoais e as tendências coletivas: a vida resumida do homem é um capítulo instantâneo da vida de sua sociedade." (P. 149)
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR