A biografia humana

A biografia humana Laura Gutman

Resenhas - A biografia humana

Eder Ribeiro 26/02/2021

Conhecer-se
A procura de si mesmo é uma busca constante e permanente na vida de cada ser. Nem todos alcançam esse autoconhecimento, mas para aqueles que estejam querendo um caminho para achar-se, esse livro é um.

mauriloamml 01/11/2020

Laura Gutman apresenta as bases do método desenvolvido por ela. De maneira simples, ela vai desenvolvendo os conceitos-chave da sua metodologia: o eu-enganado, o discurso materno, o abandono, a sombra... É um livro bem impactante, mexe bastante com muitas preconcepções que temos sobre nossa própria infância, como ela mesmo define, é um método de indagação pessoal. É fundamental para qualquer pessoa que esteja empenhado em um processo de autoconhecimento. É polêmico na crítica que a autora faz às terapias convencionais da psicologia (principalmente psicanálise), mas bem alvissareiro ao dar status a métodos não-convencionais como propostas válidas de autoconhecimento.

Martony.Demes 12/04/2022

[Releitura] Eis uma interessante obra: A biografia humana, de Laura Gutman.
Como prefácio, destaco que estou aqui como leitor leigo em psicanálise ou psicologia. Talvez isso tenha sido benéfico pois singrei pelo livro ainda crú, seco. As vezes uma bagagem na área relacionada pode atrapalhar o entendimento.

O livro apresenta uma metodologia de elaborar uma biografia da pessoa com intuito de auxiliar na terapia. Porém, não é apenas um conjunto de regras que um profissional deve seguir para rapido e facilmente descobrir o que 'atormenta' a mente do paciente (no caso, a autora prefere chamar de consultante).

A autora apresenta diversos aspectos importantes para um profissional iniciar um trabalho com seus consultantes!

Primeiro, o profissional deve ser um investigador. Nem sempre o que o cosultante vai expor, é o que de fato aconteceu. Também há muito gelo por baixo desse iceberg e algumas técnicas devem ser utilizado para construir o que ela chama de mapa da pessoa e montar a biografia humana dela! Ela apresenta diversas tecnicas, como provocaçao, uso de desenhos, confrontar o que foi dito e contradizer o consultante e outros métodos.

E nem sempre o que está sendo contato é o que de fato aconteceu. Ela recomenda, inclusive, que se deve conhecer a infância dos pais do consultante! Olha a complexidade disso!

Por fim, ela apresenta diversos casos de consultantes que passaram por ela e que fortalecem a metodologia proposta por ela.

Os profissionais dessa área que leem isso, por favor, comentem se já leram ou se conhecem algo relacionado com o propósito de contribuir para esse texto.

Amanda 19/04/2021

Sensacional
Mais uma obra sensacional da autora Laura Gutman. Aquele livro que te faz pensar sobre a existencia, infancia, familia e porque somos "assim". Indico a todos que querem aprender mais sobre si mesmo (homens e mulheres).

Nathaly Rodrigues 31/12/2020

Profundo, intenso.. e significativo!
Laura não tem meias palavras para dissecar a sombra que todos nós temos. Infâncias abandonadas de pais vivos, comportamentos de hoje que refletem a criança que fomos, tudo isso faz parte do trabalho dela de detetive de biografias, foi onde surgiu a metodologia da biografia humana. Um livro para ler com bastante atenção e coração aberto, nem sempre leremos verdades fáceis, porém será extremamente necessária para avaliar nossa condição atual e buscar melhorar e evoluirmos com seres humanos.

Ely 14/08/2021

Muito fácil de se entender
Este livro deveria ser mais conhecido. Ele me ajudou muito a me entender. Claro que se eu mesma analisar meu passado posso levar em consideração meus sentimentos e acabar não sendo objetiva. Por isso, ainda assim posso dizer que esse livro me foi útil. E é simplesmente facil de se entender, o que facilita muito. Recomendo a todos esse livro.

Andressa1090 10/06/2023

Maravilhoso!
Mais um dos livros da Laura em que ela nos mostra como fomos afetados pela nossa criação, mas que é 100% nossa responsabilidade lidar com isso... Difícil, mas necessário

Bianca.Brito 18/04/2024

Ok
O começo do livro é beeeem chato, não me prendeu.
Fui fluir na leitura após uns 60% lido. Faz uma boa relação com a teoria e prática, o que torna de fácil entendimento.

Patricia 08/05/2023

Eu não gostei mto desse livro, apesar de eu ter aprendido sobre mim e me achado nele. Mas eu achei que foi mais uma propaganda sobre os outros livros da autora e a forma de atendimento dela, do que algo que realmente me ajudasse.

Tatiane432 10/02/2024

Segunda leitura porque nunca Laura Gutman é vida
Conteúdo de seus livros trazem muitos debates internos e os casos escolhidos são pura identificação. Aquela leitura que apesar de ser a segunda continua me transformando.