Karl Marx ou o Espírito do Mundo

Karl Marx ou o Espírito do Mundo Jacques Attali

Resenhas - Karl Marx ou o espírito do mundo

Hugo 11/07/2012

Excelente biografia, baseada nas ideias de Marx.
O autor, membro do PS Francês, analisa a vida e a obra de Marx sob a ótica do desenvolvimento de suas ideias, de seus estudos filosóficos, econômicos, históricos e de outros ramos do conhecimento humano. Já havia lido uma outra biografia de Marx, mas essa pareceu-me mais profunda no que concerne o esforço empreendido para dotar o conhecimento humano histórico e filosófico de uma concepção não idealista, mas baseado nas condições materiais e na relação entre as classes.

É bastante boa, embora em alguns momentos o autor coloque sua visão de PS, os desdobramentos do movimento operário e do "marxismo", as transnformações e apropriações de seu pensamento por parte de seus "seguidores" e "sucessores" e os fracassos decorrentes desse processo, em seu entender.

Mesmo não concordando com tudo, reconheço argumentos poderosos e bem fundamentados, embasados em sólida pesquisa e extensa bibliografia.

Recomendadíssimo.