Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade David Machado

Resenhas -

Mauricio.Barutti 27/12/2016

Excelente
Excelente. Comprei sem muita referência, atraído pelo título porque muitas vezes penso na teoria da soma das felicidades para tomada de algumas decisões. Mas o livro não tem exatamente a ver com isso. Contado em primeira pessoa em português de Portugal, é angustiante, ágil, muitas vezes perturbador, tem um momento road book e traz muitas reflexões sobre como podemos ou não agir de acordo com nosso caráter e nossos princípios e o quanto isso afeta acontecimentos ou as pessoas ao nosso redor.

Edianne.Novaes 30/04/2020

Sensível e pertubador
Cheguei a esse livro por indicação de pessoas de um clube de leitura que participo e foi uma experiência incrível de leitura!
De uma narrativa simples e direta, com certo humor negro, conseguimos experimentar vários sentimentos no lugar do Daniel, personagem principal, que está desempregado em Portugal em plena crise do final dos anos 2000.

Daniel: "Sabemos que há pessoas a morrerem de fome, de doenças tratáveis com os medicamentos mais simples e banais, de frio, de calor, de angústia. Mas não fazemos nada. E eu digo-te: Porque é que não fazemos nada? Temos a nossa própria vida para viver. Isso não pode ser considerado uma coisa má."

Vencedor do prêmio da União Europeia para a Literatura em 2015

Gaby 27/08/2021

Leia!
Aquele tipo de livro que te faz questionar tudo, chorar, rir, passar raiva, enfim... Vai ferrar com seu psicológico, mas também vai te surpreender e te fazer ver o mundo de outro jeito. Leiam! Surtem como eu! Chorem e porém! É maravilhoso!

Rafaela 19/01/2017

Índice Médio de Felicidade, uma história aconchegante
Antes de explicar resumidamente a história, gostaria de enfatizar o quão gostosa é a leitura da obra. De início, um pouco confusa pelo fato da editora ter escolhido deixar os termos portugueses no meio do texto, confesso. Porém, conforme a história vai se desdobrando, você nem percebe mais que está lendo "gajo" ou "puto" ao invés de "garoto". E isso é um dos tantos pontos interessantes que a obra traz, pois é explícito, ali, que o português de Portugal é bem diferente do português do Brasil – mas isso a gente meio que já sabia, certo?

Índice Médio de Felicidade conta a história de Daniel, um homem na faixa de seus 30 anos, casado, pai de dois filhos e desempregado. Por conta da forte crise econômica que assola o seu país, Daniel se vê em uma realidade que jamais tinha imaginado – ou, melhor, planejado, já que, em certo momento, descobrimos que ele possui um Plano para toda a sua vida (sim, com P maiúsculo mesmo, já que o Plano é um cadernão onde ele escreve basicamente como toda a sua vida deve ser). Mesmo diante da situação em que se encontra (a mulher com os filhos do outro lado do país, um amigo, Xavier, enclausurado dentro de casa há mais de 12 anos e o outro, Almodôvar, preso há vários meses por conta de um assalto que a crise o fez cometer), ele permanece otimista sobre a vida. Inclusive, antes dessa onda de azar o assolar, ele, junto dos dois amigos, cria um site onde o principal objetivo é fazer com que as pessoas tenham uma plataforma a fim de se ajudarem.

Um ponto bacana para enfatizar aqui é o fato dos personagens serem muito parecidos com as pessoas da vida real. Exemplo clássico é quando nos questionamos sobre como será o futuro de nossas crianças diante de tal situação aterrorizante que estamos vivendo. Para isso, exemplifico rapidamente com as três existentes no livro:

1. Vasco: filho de Almodôvar que, sem o pai, se vê perdido na imensidão que é a vida e acaba tendo contato com pessoas erradas e indo para um caminho totalmente contrário do que dizem ser o correto.
2. Flor: filha de Daniel, se refugia da realidade em meio às palavras, sejam elas em jornais ou livros de ficção.
3. Mateus: também filho de Daniel e, como sua irmã, se refugia da realidade em jogos eletrônicos, ao invés de palavras.

O livro todo é baseado, praticamente, no tal do índice médio de felicidade, que de fato existe e é usado para classificar os países conforme a média de felicidade de seus habitantes. Quem nos apresenta isso é o Xavier e, desde o momento em que o termo aparece, a história toda se volta a ele. De início, os índices dos personagens eram meio pessimistas – segundo a visão de Daniel, o otimista (e talvez o único) -, mas, conforme a leitura, esse índice se eleva a partir de um plot sensacional que o autor nos presenteia já no fim da história.

Índice Médio de Felicidade é, como eu disse lá no início, uma obra primorosa e que deve o seu devido reconhecimento. Primeiro porque retrata a realidade humana de uma maneira natural e sincera e, segundo, porque ela nos traz diversos ensinamentos sobre como a vida deve ser encarada – até mesmo diante dos momentos difíceis e que parecem não ter fim.

Em uma escala de 5 estrelas, David Machado conseguiu facilmente as 5 com essa história. Recomendo – e muito – a leitura! :)

>> Resenha feita originalmente para o site Regra dos Terços.

site: https://regradostercos.com.br/2017/01/18/regra-resenha-indice-medio-de-felicidade-de-david-machado/

lucsoa 28/03/2017

"Só que não deveria ser assim, Almodôvar, não deveríamos precisar de dias maus para dar valor aos bons, essa alegria deveria existir sempre, não apenas nos momentos de alívio. Mas estamos condenados por esta obsessão em relativizar tudo. Aqui e agora nunca são suficientes, travamos uma luta contínua, impossível de resolver, porque não aceitamos menos, porque queremos sempre mais."

Erica.Barone 17/12/2022

Não sei definir meu índice médio de felicidade, mas me identifiquei com Daniel, que mesmo diante das adversidades, consegue ser positivo e superestimar seu índice. A descoberta deste livro foi através do autopresente secreto da editora Dublinense e eles acertarem em cheio na indicação.

Ellen Rayane 18/11/2023

Demorou um pouco para me envolver com a leitura... Um pouco antes da roud trip, mas depois a leitura ficou frenético e me pegou com tudo... Amei as reflexões que o livro nos trás, muito bom mesmo

Fabi 10/12/2023

Daniel é um homem genuinamente bom. Se enrosca em diversas situações depois de perder o emprego, mas se entrega e se envolve cada vez que uma pessoa próxima precisa de ajuda.
Amizade, paternidade, justiça, dilemas da juventude são tratados na narrativa.
É um livro de autor português, então algumas palavras não soam comuns para nossos ouvidos e isso tem um charme especial.

Tobias 07/06/2017

Felicidade
Numa escala de 0 a 10, quão satisfeito você está com a vida?
Num país com alto grau de desemprego, jovens viciados, crianças hiperconectadas, amigos com problemas de toda ordem, você encontraria espaço pra ser feliz?
Em um ambiente assim, você se sente estimulado ou mesmo apto a ajudar outras pessoas?
Índice médio de felicidade é uma narrativa da esperança. Uma narrativa vigorosa, estimulante, que te prende a cada ação dos personagens, mantendo o interesse em saber o desenrolar da história.
E ainda conta com a beleza da língua portuguesa, escrita por autor português, a mostrar que podemos utilizá-la nos seus diversos e elegantes modos de expressão: tempos verbais múltiplos, expressões e palavras únicas, colocações pronominais elegantes, tais como as mesóclises. Tudo a revelar as infinitas possilidades da nossa língua.

Francisco.ChicA 03/02/2018

Índice Médio
Qual é o seu indicie médio de felicidade? Essa pergunta têm uma resposta pronta ou constante?
Daniel tenta entender porque um site de procura de ajuda com seus amigos nao vingou e quando seu amigo Xavier vai cair em definitivo com sua síndrome de panico. Daniel tenta levar sua vida de forma otimista e não visualiza a decadência que vive.
Qual seu indíce de felicidade? Uma viagem com todos os principais personagens da sua vida pode faze-lo enterder como fazer essa conta.
Alguns dias difíceis também.

Jeane 13/08/2023

O livro me passou uma mensagem otimista no sentido de continuar acreditando e fazendo o possível, apesar das dificuldades, e do sentido que ganha a vida quando se ajuda alguém e se cultiva as amizades. As personagens e a história são cativantes. Você passa a refletir sobre o que realmente é a felicidade. Super recomendo.

Quel Heloise 03/09/2023

Sensível e inspirador!!!
Seria possível mensurar a felicidade? Atribuir uma nota, um índice ao nosso sentido de felicidade?
Esse é o fio condutor dessa narrativa tocante e realista que tem como pano de fundo a crise econômica que se abateu sobre Portugal em 2008.
Daniel, o protagonista, é um homem trabalhador e bom pai de família que se vê esmagado e oprimido pelo desemprego e à partir daí, passa a questionar a própria identidade, o sentido da existência e a lutar em busca da própria dignidade. Enquanto isso, Daniel não consegue se manter indiferente ao sofrimento alheio, mesmo a um grande custo para si.
A narrativa traz uma crítica velada a uma lógica neoliberal que nos impõe a ditadura da produtividade,desumanizando os vínculos e os afetos em um contexto cada vez mais individualista. Em contraponto, Daniel e os outros personagens principais se negam a perder a confiança no futuro e continuam a demonstrar atitudes altruístas a despeito da fria realidade ao redor.
Um livro singelo que sem clichês nos abraça a alma e lança um pequeno facho de luz no túnel escuro da existência de pessoas comuns que todos os dias lutam para sobreviver ao mesmo tempo em que não desistem de cultivar a bondade e a esperança!!!

Cristiane174 25/05/2022

Interessante
"Olhamos para o mundo e decidimos rir ou chorar com aquilo que vemos"

Um livro que leva a refletirmos sobre o que é a felicidade na realidade. Muito bom