Ensaios de Amor

Resenhas - Ensaios de Amor

1 | 2 | 3 | 4

Frederico Salmi 31/07/2012

O encontro do amor
Definitivamente o amor é a arte do encontro ... é como a misteriosa contemplação do mais colorido e belo dos arco-íris, repleto de glitter e querubins sobrevoando-o. O segredo é admirá-lo enquanto durar ;-)

priscilabonatto 03/04/2012

Caramba, um dos melhores livros que já li!
Incrível como ele consegue colocar em palavras, de modo muitíssimo bem escrito, sentimentos, sensações e confusões sentimentais que acredito serem comuns a todas as pessoas.
Grifei quase o livro todo, dada a identificação que senti com váááários trechos e descrições sobre o decorrer da história amorosa.

Ps.: Sabe aquele livro que você lê e quer que todo mundo leia de tão bom? Esse é um.

Ana 02/05/2010

Resista à chatice das primeiras páginas e continue lendo. A análise do autor sobre os relacionamentos humanos utilizando teorias políticas, econômicas, físicas e etc, sem poupar-nos de desenhos e gráficos ilustrativos é divertidíssima. Recomendo, especialmente aos adeptos do amor catástrofe.

JW 11/03/2010

Ensaios de Amor (e reflexões sobre términos)
[texto publicado em http://www.speculum.art.br/novo/?p=2788]

Você é uma estudante adolescente que ficou solteira recentemente. Tenta se manter bem saindo com um caso antigo mas, sem motivo aparente, percebe que tudo a sua volta faz lembrar o babaca do seu ex… e chora. Você é um músico famoso abandonado há pouco tempo por uma das atrizes mais desejadas do país. Como forma de sair da fossa, compõe alguns desabafos e grava o seu melhor disco.

Não há como fugir das desilusões amorosas. Convivemos com elas desde os primeiros anos da adolescência e, se tudo acontecer como normalmente acontece, conviveremos com elas até fecharmos os olhos pela última vez.

São elas, as desilusões, a principal fonte de matéria criativa para toda a cultura pop. Na música, muito antes dos garotos maquiados de hoje fazerem suas lamentações infantilóides do tipo “ela me deixou / quero morrer”, o blues cuidava de falar sobre a mulher que ia embora e sobre a dificuldade de se admitir que um amor foi em vão. A literatura recente é repleta de personagens em maior ou menor grau parecidos com Rob Fleming, do clássico Alta Fidelidade, se valendo de momentos dor-de-cotovelo para refletir sobre quem realmente são. São as idas e vindas do coração que preenchem boa parte dos capítulos das novelas e das séries que vemos na televisão. Em Hollywood, dramas e comédias românticas cuidam de oferecer diferentes visões – nem sempre tão diferentes assim – sobre o assunto, engordando a conta bancária de atores como Ashton Kutcher, Drew Barrymore, Ryan Reynolds, Kate Winslet e Cameron Diaz. Aliás, 500 Dias Com Ela, um dos filmes mais comentados de 2009, tratava exatamente desse tema.

Assim como fez George Lucas em Guerra nas Estrelas, demonstrando em filme as teorias sobre a Jornada do Herói do mitólogo Joseph Campbell, Mark Webb, diretor de 500, parece ter feito sua lição de casa, estudando, nesse caso, as teorias do filósofo Alain de Botton apresentadas no livro Ensaios de Amor.

Nascido em Zurique em 1969 e atualmente radicado em Londres, Alain, uma espécie de Nick Hornby da filosofia (embora rejeite tal comparação), é o que se pode chamar de filósofo pop: querido entre intelectuais e leigos, lido por jovens, convidado para programas de tevês e apontado como um dos principais escritores da Inglaterra. Conta, atualmente, com 10 livros publicados, sete dos quais lançados no Brasil. Entre eles, Ensaios de Amor (Editora Rocco, 1993).

Escrito em primeira pessoa, no mais puro tom confessional (daí as comparações com autores como Hornby e Douglas Coupland, por exemplo), Ensaios traz mais do que um narrador contando como se apaixonou subitamente por uma desconhecida que sentou ao seu lado num vôo entre Paris e Londres, como esse encontro descambou para um relacionamento e como esse relacionamento seguiu ladeira abaixo, até o inevitável fim. Botton intercala ao romance inicial uma série de questões emprestadas da matemática, da química, da psicologia e da filosofia e citações de Kant, Marx, Nietzsche, Freud e outros, buscando desmistificar as razões pelas quais nos apaixonamos e o conceito de alma gêmea, oferecendo assim alguma esperança para aqueles que acham que tudo perde o sentido quando um relacionamento acaba.

A lição de Ensaios de Amor é a de que não devemos confundir o destino de amar com o destino de amar uma determinada pessoa. Que não devemos atribuir um caráter fatalista às coisas que devem ser encaradas como mera obra do acaso. Que não devemos “atribuir um significado cósmico a um simples evento terreno”, para citar o narrador de 500 Dias Com Ela. “Coincidência. É o que tudo é. Nada mais que coincidência.”

Alain de Botton, assim como Mark Webber e Tom Hansen, nos ensinam que os términos são tão importantes quanto os inícios. Tudo é cíclico, e todos os sofrimentos nos oferecem oportunidades para repensarmos nossos atos, valores, defeitos e atributos. O mundo não acaba. Sempre há um outono depois que o verão se vai.

Enquanto um novo ciclo não se inicia, porém, ao invés de lamentarmos, é sempre bom lembrar da fala do pequeno Gabe Burton, personagem principal de Abc do Amor: “O amor é um negócio horroroso, é terrível, praticado por tolos. Vai partir seu coração e deixar você na pior. O que sobra para você, no final? Nada além de algumas incríveis lembranças que não se esquecem”. Pois que não esqueçamos!

tuliopb 19/03/2010minha estante
cara, li tua resenha no S&Y e fui comprar o livro ontem. Muito bom mesmo!

.:*Mandy*:. 20/01/2010

A história de um amor... com começo, meio e fim. Complicado e confuso como qualquer experiência pela qual passamos em nossas vidas. Não é o melhor dele, mas é bom, desde que você goste do estilo do Alain (um ex-namorado detestou, hahahahaha)

priscilabonatto 20/01/2010minha estante
olá (:

o que vc quer dizer com "o estilo de alain"?

eu nunca li nada dele, mas estou interessadíssima neste livro.

como seria esse tal estilo?

Pris 27/06/2009

Caramba, nunca pensei que fosse "achar" um homem que pensansse tanto assim nas possibilidades e defeitos e pormenores de um relacionamento. Com direito a esquemas e tudo o mais. Hehehe.

1 | 2 | 3 | 4