El Llano en Llamas

El Llano en Llamas Juan Rulfo

Resenhas -

Elisa 08/08/2021

Juan Rulfo, um dos mais importantes escritores que já tive a honra de ler.

Desde que li Pedro Páramo me apaixonei por Rulfo. Tenho relido trechos incansavelmente e ovacionado sua obra sempre que me perguntam sobre ela.
El llano en llamas foi o segundo e último livro publicado em vida por Rulfo. Os demais textos foram cartas ou escritos que o autor fez para revistas, publicados posteriormente.
Neste livro há 17 contos, todos distintos e, de alguma forma, interligados. A terra é protagonista em todos eles, o que vamos percebendo conforme vamos avançando na leitura.

Os contos de El Llano en Llamas são ambientados na zona rural mexicana, no período que antecede a Revolução do país. Estes contos, narrados em primeira pessoa por personagens distintos, exploram a paisagem campestre, os recursos escassos, o apego à religiosidade, ao mesmo tempo em que narra os primeiros movimentos revolucionários e suas guerrilhas, em um cenário marcado pela fome e a violência generalizada.

Um livro forte e necessário a todos os latino-americanos, para que conheçamos a história de luta dos nossos irmãos e possamos perceber nela a nossa própria.

Carla Verçoza 16/06/2022

Ótimo!
Primeiro livro lido em espanhol (li junto com a edição em português) e adorei conhecer o Rulfo contista.

Iguer 29/12/2023

A escrita desse autor deu trabalho no começo pra me acostumar, mas do meio pro fim eu já tava lendo bem mais fluidamente. E a escrita difícil é parte da experiência porque é bem coloquial, o que contribui demais pra construção da história.

Os enredos são sempre contados com um tom se cotidiano que, na maior parte das vezes, contrasta com as situações.

De maneira geral foi uma leitura muito boa.