Oração e a Vida Cristã

John Knox

Resenhas -

Barbara.Tomaz 10/03/2020

Dois em um
Isso mesmo, 2 em 1. Dois autores de peso, tratando sobre dois assuntos aparentemente diferentes (mas que se relacionam) em apenas um livro. Na primeira parte do livro temos John Knox com o tema sobre oração enquanto que na segunda, Calvino, comenta brevemente sobre vida cristã.

Gostei e achei bem objetivo e um tanto desafiador ao comentar sobre alguns assuntos "mais práticos" (por assim dizer), como o negar a si mesmo e carregar a cruz, entre outros. Há também um pequeno relato do contexto histórico de como esses textos foram escritos, o que os autores estavam enfrentando pessoalmente e qual era o objetivo deles com esses trabalhos.

Brinde: Para quem estuda francês pode ainda ler algumas frases de Calvino no idioma original nas notas de rodapé.

Recomendo toda essa série.
Pedro Neto 11/03/2020minha estante
Muito bom... Excelente resenha!

Barbara.Tomaz 11/03/2020minha estante
Obrigada

Fabiano Diniz 13/03/2023

Um livro curto mas profundo de conteúdo, os textos são complexos por causa do tempo do escritor mas o assunto é totalmente atual .
Vale a pena cada página

Gabriel Dayan 03/07/2017

Orar não é algo complicado. Porém a discussão teológica é descobrir a abrangência da oração dentro de uma vida que segue as leis de Deus. Sobre o que se posso orar e onde orar se torna "perda de tempo"? Essas respostas Calvino e Knox buscaram responder a quase 500 anos atrás. livro é composto por dois curtos ensaios: "Tratado sobre a oração" de John Knox e "Sobre a Vida Cristã" de João Calvino. John Knox foi o pai do presbiterianismo e um herói da fé no período da Reforma. Calvino é quem de fato institui o que é a fé cristã reformada e sua fama o precede.

Knox adota uma postura mais suplicante em relação aos problemas da Inglaterra. Calvino adota uma postura mais suplicante pelos problemas da alma. Knox adota uma postura mais didática para leigos, enquanto Calvino parece fazer uma defesa contra alguma filosofia não descrita que ameaçava a Igreja. Knox é mais do povo, Calvino parece focado aos intelectuais. Knox é mais preocupado em como passar pelos problemas da vida enquanto Calvino está mais descansado na soberania divina. Knox ora fazendo uma curiosa referência à Theotokos. Calvino se preocupa em como uma oração irá afetar os múltiplos aspectos da vida humana. Knox parece alguém buscando paz na oração no meio de uma tormenta e Calvino parece alguém tão seguro pela palavra que percebe de longe as tormentas vindo e já sabe como lidar de antemão com elas.

É um bom livro para ser dado a alguém que se converteu recentemente, que deseja se aprofundar teologicamente e é ótimo também para autoanálise. O livro te coloca diante de dois gigantes da fé Cristã Protestante porque eram exatamente dois homens de oração.

skuser02844 11/12/2023

Ganhei este livro da Kelly, do blog Café, Fé e Livros, já tem algum tempo, aproveitando que setembro separei para ler apenas livros de não ficção achei que era um bom momento para finalmente lê-lo.
Aqui vamos encontrar, na realidade, são dois textos diferentes, de duas pessoas diferentes... o que está explícito no que está escrito na capa, mas eu achava que era um único texto, escrito em conjunto, que falava sobre Oração e a Vida Cristã como complementares, então já vamos começar tirando essa impressão de quem mais a tenha.
A primeira parte é um tratado sobre a oração que, a princípio, não tinha a intenção de sê-lo. Ele o escreveu em decorrência a morte do rei Eduardo VI, da Inglaterra. Em seu lugar sobe ao trono Mary Tudor, que ficou conhecida como Mary, a sanguinária. Ela havia prometido não perseguir os protestantes, e parte das súplicas de Knox eram pra que ela cumprisse essa promessa, pelo apelido que a rainha ganhou ja dá pra imaginar que ela não cumpriu.
A segunda parte é um guia para a Vida Cristã, um manual mesmo, com lista de tópicos e depois o aprofundamento em cada um desses tópicos, é uma leitura quase essencial para novos convertidos e de extrema importância para os "velhos de casa" que tenham caído na mesmice e, com o tempo, passaram a não dar a devida atenção e importância à sua conduta e ações.
É um livro curto, de leitura simples mas bastante reflexiva, que deverei estar no repertório de todo cristão. Muito bom.

site: http://hiattos.blogspot.com/2023/09/opiniao-oracao-e-vida-crista-john-knox.html

Gladstonier 14/01/2021

Excelente
Um livro muito pequeno em número de páginas, mas gigante em conteúdo. Aqui se reuniu dois textos de dois grandes reformadores. John Knox, o pai do presbiterismo, reformador escocês famoso por sua fé inabalável e por suas temíveis pregações e orações (a rainha da Escócia chegou a afirmar que temia mais as pregações e orações de Knox que muitos regimentos de soldados ingleses). João Calvino, um dos grandes destaques entre os reformadores, ensinou o Evangelho e suas sistematizações a muitos outros grandes homens, era um homem persistente, muito inteligente e perseverante, pregou até o fim da sua vida, sendo carregado ao púlpito por já não ter mais forças, deixou muitos escritos que influenciaram todo o mundo ao longo dos últimos 400 anos. Nesta pequena obra Knox fala sobre a oração, sobre como orar, por quem orar, porque orar e para quem orar, são ensinamentos preciosos do homem que pediu a Deus e ganhou a Escócia para o Evangelho. Na segunda parte Calvino fala sobre a vida cristã, como deve ser o comportamento daqueles que professam a fé reformada, dividindo os temas com uma organização própria do reformador, muito metódico e preciso.

ocamiverso 23/03/2023

Sei que para muitos esse livro tem tudo para ser promissor e de fato o é, mas a linguagem por demais é difícil de ser entendida, e pra mim, que prefiro páginas amarelas, se torna ainda mais, não conseguindo me concentrar no que está sendo lido. fora esses detalhes, é extremamente rico e abençoador!