O que é o virtual?

O que é o virtual? Pierre Lévy

Resenhas - O que é virtual?

miguelogin 05/03/2021

É um livro de escrita bem filosófica que vai levantar várias questões e responder outras, se tornando bem fortuito e claro nestas. Creio que seja a obra necessária para qualquer um que se pergunte sobre "o que é o virtual".
O autor é bem otimista quanto aos avanços tecnológicos que potencializam o processo de virtualização, certamente devido ao contexto de realização do livro, localizado na era do alvorecer do digital. Mas, de qualquer forma a criticidade pode partir do leitor, há passagens excelentes no livro como, por exemplo, uma sobre as mudanças nas relações de trabalho, que podem muito bem ser contextualizadas às recentes problemáticas envolvendo os aplicativos de entregas.
Curiosamente não há nenhuma citação a Richard Dawkins e o seu "O Gene Egoísta", mas há uma passagem que Lévy aborda a questão darwinista da virtualização, e que por conseguinte possui muitos paralelos com a obra referida do etólogo e o seu conceito de "memes", bem presente atualmente na cultura digital.
Particularmente creio que o livro serviu para expandir a concepção que tenho do virtual e certamente me instigou a no futuro conhecer mais do pensamento do autor.