Simpatia

Simpatia Castello Branco

Resenhas - Simpatia

J Bruno 10/01/2017

Simpatia - Castello Branco
Em "Simpatia", livro que possui uma relação simbiótica com suas composições musicais e com suas próprias vivências, Castello Branco usa a poesia para espalhar a si mesmo e suas impressões sobre mundo e o amor e para falar do processo de constante aprendizado que impôs a si mesmo. Não por acaso, cada poema aparenta ser um fragmento dele próprio ou a materialização em palavras de algo vivido ou de uma lição aprendida.

Tão presente em seus versos livres, o culto à simplicidade das coisas, que remete à obra de Manoel de Barros, dita não só o tom da obra, mas também aquele que vejo como o seu intento maior. No dicionário, o verbete simpatia vem acompanhado da seguinte descrição: "relação entre pessoas, que tendo afinidades, se sentem atraídas entre si". No livro, o que Castello Branco faz é voltar ao básico, ao olhar de menino que enxerga e analisa o mundo com mais curiosidade do que maldade e é por meio deste caminho que ele tenta criar, ou melhor, reestabelecer afinidades.
Aline.Malcher 11/11/2018minha estante
Como eu quero ler esse livro, mas não deve ter em pdf e na minha cidade provavelmente não vende :(

Juliana.Marins 05/03/2019minha estante
Olá! Onde consigo comprar esse livro?

J Bruno 05/03/2019minha estante
Juliana, comprei direto dele quando trouxemos ele para uma apresentação em nossa cidade.

Juliana.Marins 06/03/2019minha estante
Obrigada! Não estou encontrando rsrs

Juliana.Marins 08/03/2019minha estante
Olá! No site dele tem a pré venda de uma nova edição.

May 17/02/2021

na cabeceira da vida :)
castello tem um jeito extremamente ímpar em qualquer manifestação artística que ousa partilhar conosco. e como é lindo.
?muito que bem?, lembro dele dizer nos shows... é com essa sensação que acabo essa leitura.
desde 2018 eu leio esses poemas meio soltos, repito alguns, por vezes abro aleatoriamente em uma página, e assim, vou deixando essa intensidade permear minh?alma. existe uma simplicidade, uma naturalidade que confunde o escrito, o dito, o cantado. tudo em volta do verbo do sentir - no literal e subjetivo da coisa. ?a simpatia é a empatia que você tem com você.? e que precioso é buscar isso... todos os dias ???