História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Albieri 20/10/2020

O melhor do Sci-Fi
História da sua vida e outros contos ? Ted Chiang

Não sei nem por onde começar a falar dessa obra prima, sim pois para mim isso aqui é uma obra prima de primeira em relação as Sci-Fi que vemos por ai.

O autor deu detalhes tão técnicos que parece que poderia estar ocorrendo em nosso tempo.

Todos os contos sem exceção são de tirar o folego, claro que o conto que eu mais gostei foi História da sua vida, onde o filme A Chegada foi baseado.

Todos os contos tem algo importante a ensinar, dependo da perspectiva de cada leitor.

Eu agradeço demais a indicação recebida por amigo, que me apresentou essa obra, pena que não achei um romance do autor.

#TedChiang #Historiadasuavidaeoutroscontos #indicação #leitura #livro #book #minhaestante #cabeceira #skoob #Sci-Fi
Eduardo 20/10/2020minha estante
Agora vamos pressioná-lo para ele escrever um romance haha

Cristian 20/10/2020minha estante
Genial mesmo!

Dani 16/02/2023minha estante
Esse livro é fantástico!

Aline ig @escape.abacharel 27/01/2021

Esse é o sexto livro do ano que eu li. A seguir, a resenha de cada conto:

- A torre da babilônia:
A humanidade está no ápice de suas conquistas. O povo da Babilônia está há séculos construindo uma torre gigantesca para chegar à abóbada do céu. O objetivo é conhecer a morada de Javé, o criador do mundo. Os humanos finalmente tinham uma forma de encontrar Deus, de subir ao céu e conhecer os segredos divinos. O conto acompanha a história de um minerador que faz parte da equipe contratada que vai escavar a abóbada. Enquanto ele sobe a torre em busca do desconhecido, ele se pergunta se Javé realmente quer que suas criações atinjam o sagrado. Adentrar nesse lugar alto e divino não seria perigoso, podendo desencadear eventos desastrosos por despertar a fúria de Javé? Será que a humanidade está preparada para as consequências da nossa curiosidade?

- História da sua vida:
A obra prima de Ted Chiang, que inspirou o filme A chegada, nos leva à situação de primeiro contato da humanidade com uma raça extraterrestre inteligente e obviamente mais avançada que chega à Terra. A protagonista do conto, a professora de linguagem Louise, foi acionada pelo setor militar americano para ficar encarregada de guiar e supervisionar o processo de contato com a civilização visitante. O objetivo é descobrir qual o propósito da visita à humanidade. Louise trabalha com Garry no desenvolvimento do entendimento e tradução da língua extraterrestre. Ao longo do conto, Louise vai descobrindo que os heptápodes não pensam de forma linear, com começo, meio e fim, ligando ação com consequência.

- Entenda:
Após um acidente onde um homem chamado Leon se afoga na água coberta de gelo, há um resgate, porém, Leon não passa de um vegetal. É aí que o hospital resolve testar uma nova droga no paciente vegetativo: o hormônio K. Esse hormônio tem a capacidade de regenerar neurônios danificados de pacientes privados de oxigênio. Porém, em pacientes normais o hormônio não tinha efeito nenhum. Além disso, esse hormônio tem um impressionante efeito colateral: dotar as pessoas de inteligência acima da média, com consequências de poder se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo e relembrar detalhes que geralmente são apagados pela memória.

- Divisão por zero:
Este conto é narrado em três pontos de vista diferentes: o primeiro, um ponto de vista matemático, o segundo ponto de vista pela perspectiva da Renee e o terceiro ponto de vista pela perspectiva do Carl. Renee é uma renomada acadêmica de matemática. Porém, o conto começa com Renee saindo de uma clínica psiquiátrica após uma tentativa de suicídio. Além disso, ela possui comportamentos que os médicos provavelmente descreveriam como comportamento obsessivo. Renee está desenvolvendo um formalismo matemático onde ela reescreve sistemas axiomáticos. Porém, Renee está tendo problemas com a conclusão, onde seu formalismo se contradiz, ou seja, ela conseguiu achar teorias matemáticas inconsistentes, como provar que 1 = 2.

- Setenta e duas letras:
Este é um conto de ficção científica ambientado no passado, mais especificamente na Inglaterra vitoriana. A partir desse ponto na história, a ciência evoluiu de forma completamente diferente de que como a nossa ciência evoluiu. Esta história aborda o tema da criação do Golem, que é um boneco da mitologia e tradição mística judaica. Tais bonecos, no conto, são chamados de autômatos e eles ganham vida por meio de um nome ou um tipo de sigilo sagrado. A nomenclatura, portanto, é um tema recorrente nesse conto e é com esse tema que temos os avanços tecnológicos da história.

- A evolução da ciência humana:
Esse conto se passa em um futuro próximo onde o ser humano criou pessoas com uma capacidade mental aprimorada. Essas pessoas são chamadas de meta-humanos. No conto, os cientistas largaram seus trabalhos por não serem capazes de compreender as pesquisas feitas pelos meta-humanos.

- O Inferno é a ausência de Deus:
Neste conto, a existência de Deus é um fato. Aqui, ninguém tem dúvidas se Deus existe, mas a relação com Deus é o que difere um indivíduo para o outro. Muitos desses indivíduos são súditos de Deus (ainda mais quando acontece aparições de anjos na Terra), já outros sentiam raiva de Deus por todas as privações e pesar dos entes queridos que morreram. Além das visitas dos anjos à Terra, a população também tem constantes vislumbres do Paraíso e do Inferno, lugares onde as almas se destinam depois da morte.

- Gostando do que vê: um documentário:
Neste conto, a sociedade lançou mão de uma nova tecnologia (através da medicina) que permite que as pessoas não consigam distinguir entre o feio e o bonito, ou seja, a beleza exterior não é importante para os receptores neurais do nosso cérebro e por isso a gente não consegue nem captar o que é um rosto feio e o que é um rosto bonito. Essa nova tecnologia se chama caliagnosia e, na verdade, ela faz com que as pessoas percebam os rostos perfeitamente bem. A pessoa, portanto, pode dizer a diferença entre um queixo pronunciado e um reentrante, um nariz reto e um torto, pele sem marcas e pele manchada. A pessoa somente não experimenta nenhuma reação estética a essas diferenças.
Leila171 29/01/2021minha estante
Eu amo essa livro e com certeza é um dos melhores livros que já li.

Mateus Braga 07/01/2022

Ótimas reflexões
Conheci o livro por conta do filme A Chegada (um dos meus favoritos, adaptado pelo meu diretor predileto).

Os contos aqui são na maioria de ficção científica, e esses são os que me atraíram mais. Como qualquer livro de contos, existem alguns que não te prendem tanto, mas isso é bastante pessoal.

Particularmente, o conto que serviu de inspiração pro filme e o conto que fecha o livro foram absurdamente excelentes para mim. Mas para todos eles, te fazer refletir é uma característica constante. O autor traz questionamentos fantásticos com muita didática.

Já quero ler mais de Ted Chiang

Vini Ribeiro 24/04/2022

Obra bastante premiada e com aquele estilo, mais compassado e poético, não-Ocidental (sempre tão alucinado) que me agrada bastante. Oito histórias de ficção científica, quase transcendentais, explorando a natureza da linguagem, matemática, religião e física.

Marquim 22/12/2020

Ted Chiang me surpreendeu
Olha, estou muito impressionado com a escrita de Chiang. Eu fiquei interessado em ler o livro pelo fato de ter assistido ao filme ?A chegada? e ter gostado muito (acho que a indicação ao Oscar de melhor filme foi bem merecida).
O livro possui uma seleção de contos do autor. Todos eles são ?fantásticos? e têm uma abordagem científica muito interessante. Gostei das críticas explicitadas em vários deles e também dos questionamentos advindos de cada leitura.
Recomendo!

Aldemir2 27/06/2021

Nossa nossa...
Incrível, espetacular, maravilhoso, fazia muito tempo que eu não lia um livro de contos tão bom assim. Cada conto vai te fazer pensar e refletir bastante sobre o assunto que ele vai trazer, não é algo raso e de leitura simples, é profundo como um lago gelado no meio do inverno, mas extremamente prazeroso de nadar. Os melhores para mim foram os contos "Entenda" e "História da sua vida", ambos são de ficção científica, o primeiro envolvendo um pouco mais de ação e o segundo algo bem mais sistemático que é a língua e o contato. "História da sua vida" foi o conto que deu origem ao filme "A Chegada" (Arrival), com a Amy Adams que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2017, também recomendo assistir o filme pois ele vai ampliar bem mais o que foi mostrado no conto. Se você quer uma leitura que te faça pensar bastante sobre determinados aspectos do mundo e da vida e dos humanos eu recomendaria bastante esse livro.

Bel * Hygge Library 25/12/2020

Meu interesse por esse livro se deu depois de ter descoberto que o meu filme favorito de todos os tempos, que é "A Chegada", foi baseado em um conto desta coletânea.
E fui surpreendida de forma maravilhosa, pois, não só o conto base do filme é maravilhoso, como também os demais e digo que é uma das melhores coletâneas de contos que já li na vida.
Todos os contos são de ficção científica e baseados em situações, textos com os quais o autor se deparou ao longo do tempo. No final do livro, há um apêndice que nos mostra a inspiração de cada conto.
E, misturados à ficção científica, nos depararemos com temas como cabala, religião, linguística, determinismo, fé, controle, política, etc. Todos eles mexem com nossa visão das coisas e nossa forma de pensar. Tanto que, foi por causa do filme e do conto que decidi tornar-me tradutora. Recomendo demais esta coletânea e esteja preparado, pois não é nada leve. Mesmo quem não tem o hábito de ler contos, conseguirá ler tranquilamente, pois todos os contos são muito diferentes entre si, uma ótima diversidade temática. Por favor, leiam!

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/
Luana Sousa 25/12/2020minha estante
Caramba, assim nossa lista nunca diminui.

Bel * Hygge Library 25/12/2020minha estante
@Luana JAMÉ hahahahaha!

Pedróviz 28/11/2020

Temas instigantes
O livro Historia da sua vida e outros contos é uma antologia de contos publicados por Ted Chiang. São contos de ficção científica muito bem escritos e que abordam temas instigantes e que dão o que pensar. O autor faz uma rápida e esclarecedora explanação sobre cada conto ao final do livro.
"A torre da Babilônia" é um conto sobre uma torre construída para se chegar ao Céu. É um conto com uma concepção mecanicista, segundo o próprio autor. Achei este o conto mais borgeano do livro.
"Entenda" aborda os temas da memória, da ampliação da inteligência através de hormônios,  e da manipulação da mente. No conto, chocam-se os interesses de um idealista aos de um defensor da estética.
"Divisão por Zero" é um conto que paralelamente discute alguns princípios matemáticos enquanto desdobra um relacionamento problemático.
"História da sua vida " é um conto que aborda os temas da linguística e do determinismo. O  conto rendeu os prêmios Nebula e Sturgeon e ainda a adaptação para o cinema para o filme A Chegada.
O conto "Setenta e duas letras" aborda alquimia e cabala no tema dos autômatos ou golems inserido no contexto do interesse dos menos favorecidos. Um conto, ao meu ver, com forte tempero político.
 "A evolução da ciência humana " trata de como seria a ciência numa certa época em que a humanidade tivesse se habituado a engendrar meta-humanos com maiores capacidades mentais.
"O Inferno é a ausência de Deus" é um conto que fala, de modo inquietante, sobre a fé e a devoção a Deus.
"Gostando do que se vê  -  um documentário" é um documentário fictício no qual as pessoas dão suas opiniões sobre um método de intervenção neurológica de inibição da capacidade de diferenciar o belo do feio. São feitas considerações dos prós e contras através das entrevistas.
Quatro estrelas.

Antonio 23/12/2021

Para além da ficção
Fazia tempo que não lia contos de ficção científica como esses: detalhados, convincentes, críveis. Isso é um problema especialmente para mim que gosto de ciências, p que torna ainda mais difícil encontrar histórias minimamente convincentes. Claro que não é o caso de exigir absoluto rigor, porque afinal é ficção, mas ao menos o mínimo para não parecer uma fraude. E Ted Chiang consegue isso muito bem. Além disso, não se limita a temas tecnológicos, traz também temas religiosos, filosóficos, matemáticos, acadêmicos e espirituais. Enfim, contos excelentes, como há muito não via no gênero.

Forest 22/06/2023

O filme "A Chegada" (que é simplesmente perfeito) tá aqui.
Esse livro é fantástico! As hipóteses por trás das histórias levam a grandes reflexões filosóficas, e podem até servir de inspiração para trabalhar com pesquisa acadêmica (no meu caso). A primeira história (a Torre da Babilônia) é extremamente cativante. Me fez mergulhar a fundo na história da Torre de Babel do livro de Gênesis. Assim como a história da super inteligência (que se atingia após o uso de uma substância sintética) e a história "carro chefe" do livro ("A história da sua vida"), o tema trabalhado é o mistério da Linguagem, e suas assombrosas possibilidades latentes. O livro todo é excelente! Ele entretém ao mesmo tempo em que inspira e faz refletir muito.
Ficção científica do mais alto nível. Creio que há somente um único conto no livro que não faz jus à obra, e se faz um tanto indigesto por ser arrastado e lento. De resto, vale muitíssimo a pena!

Tábata 10/04/2020

Coletânea consistente de contos de Ted Chiang, mixando conflitos e questões filosóficas humanas à ficção científica competente, ainda que com momentos menos inspirados em determinados segmentos.
Destaque para A torre da Babilônia, Divisão por zero, História da sua vida e o breve, mas inspirado A evolução da ciência humana.

Jean Bernard 17/08/2022

Ficção Científica Hardcore, Fantasia e Moral
Comprei esse livro após assistir ?A Chegada?, filme que me fisgou logo de cara. Admito que fiquei mais surpreso com o filme (coisa rara). Mas mesmo assim, descobri outros contos no livro que me fizeram refletir e gostar bastante. Alguns conceitos científicos são levados a uma certa profundidade, mas sem gerar confusão aos leigos (como eu).
O último conto mostra um retrato muito atual mas discussões sobre o melhor caminho para acabar com um dilema. Mas o dilema gera o ?dilema?. Muito atual. Recomendo.
Jhon 11/09/2022minha estante
Há muito quero esse livro, mas é difícil achar no mercado. Quem tiver esse livro em boas condições e quiser vender, favor entrar em contato.

Qnat 31/07/2020

Muitos bons contos. Originais, bem escritos e trazem importantes reflexões.

Não há um que seja ruim.

Destaque, claro, ao História da Sua Vida, que baseou o filme A Chegada.
O conto e o filme são diferentes. Saber já de um, não prejudica explorar o outro.

Tiago 24/03/2020

Um livro de contos de ficção científica que me deixou sem palavras, tamanha a capacidade e inteligência desse autor que eu não conhecia.
São 8 contos envolvendo (dentro da ficção científica) assuntos como religião, física, medicina, matemática, psicologia, linguística, vida extraterrestre e robótica:

* A torre da Babilônia
* Entenda
* Divisão por zero
* História da sua vida
* Setenta e duas letras
* A evolução da ciência humana
* O inferno é a ausência de Deus
* Gostando do que vê: um documentário
O conto História da sua vida deu origem ao filme A chegada, de 2016, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Amy Adams.
Meus contos favoritos foram A torre da Babilônia e O inferno é a ausência de Deus. São fascinantes!

anoca 22/02/2021

errrrrrr
embora eu não seja fã de ficção científica, reconheço que todos os contos possuem concepções geniais, entretanto, são muito longos, desanimando a leitura pois contos deveriam ser como tiros: lidos em uma sentada