Receita de Poesia

Receita de Poesia Vinícius de Moraes

Resenhas - Receita de Poesia

Cheshire 19/06/2020

Ler "Receita de Poesia" me custou muita força de vontade. Tiveram muitos poemas que eu realmente não gostei e outros que eu sequer entendi. Mas claro que também tive os meus preferidos. O livro num todo é legal e curtinho, fácil de se completar, mas que pra mim se tornou um pouco arrastado. Acho que porque eu já fui mais interessada pela escrita do Vinícius, algo que hoje foi contrariado depois de tanto tempo sem ler algo de sua autoria. Não estou desmerecendo o autor, longe disso, apenas acho que eu já passei do meu momento de encanto.

POEMAS PREFERIDOS
- A uma mulher
- Ausência
- O operário em construção
- Poema enjoadinho
- A Rosa de Hiroshima

PS: O poema "História passional, Hollywood, Califórnia" foi um choque pra mim nas duas últimas estrofes. Tanto que quase me engasguei por não esperar pelo que estava escrito.
swaturno 24/07/2020minha estante
o poema "história passional, Hollywood, Califórnia" me deixou engasgada também, tive que ler umas 3 vezes pq nem tava acreditando.

swaturno 25/07/2020

ñ esperava a violência contra a mulher nítida em seus poemas
durante todo o livro senti um machismo muito acentuado, não esperava a violência contra a mulher que ele demonstra em "História Passional, Hollywood, Califórnia" até me engasguei e precisei ler 3 vezes. Não esperava ler sobre o ódio dele com a mulher negra em "A volta da mulher morena" e não esperava ler "Uma receita de mulher", me intrigou bastante pois não sabia se ele queria uma mulher ou uma boneca perfeita. Imagine o impacto desse poema naquela época para as mulheres que não se pareciam nada com o que ele idealizava. Entretanto, alguns poemas eu amei muito como:
"O operário em construção"
"Soneto de fidelidade"
"Soneto de separação"
"O dia da criação" e
"A rosa de Hiroshima".
confesso que eu nunca conheci esse lado obscuro de Vinicius de Moraes, sempre me mostravam na escola poemas lindos como a "Rosa de Hiroshima" e nunca poemas como "A volta da mulher morena".

Tami 19/04/2018

Receita de Poesia
Pra mim o que salva o livro é o Soneto de Fidelidade e O Operário em Construção, os quais gosto muito, as outras poesias tem um tom de machismo muito acentuado.
swaturno 24/07/2020minha estante
simmmm

Deborah Vermontt 28/11/2012

gosto muito!!!
vinicius de moraes maravilhoso poeta amo muito suas poesias!!!

omanoel 04/05/2021

BOM!!
Leitura super leve e bem rápida de ser feita. Indico aos aos que gostam do estilo.

Ana 20/01/2022

A leitura não foi incrível, mas foi boa. Teve poesias que eu achei bem chatinhas, outras exigiriam que eu voltasse algumas vezes pra entender, e algumas fluíram muitooo bem, e que eu amei demais.
Uma das minhas favoritas foi "a uma mulher" e "o operário em construção"

Helena 01/02/2022

Um compilado de poemas, sonetos e histórias muito bom. Amo Vinícius de Morais!!!

Ausência
"Eu deixarei que morra em mim
O desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar
Senão a mágoa de me veres eternamente exausto
No entanto a tua presença
É qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto
Existe o teu gesto e em minha voz a tua voz
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim
Como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar
Uma gota de orvalho
Nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne
Como nódoa do passado....."