Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas -

Lil Angel 29/12/2022

Um quadrinho do clássico
Li pois fui obrigada pela escola, mas não é tão ruim não, a história é até que interessante. Os personagens são doidos num bom sentido, só achei que tudo foi bem repetitivo na trama.

Amanda 02/10/2023

Mais um clássico em quadrinhos
Esta versão de Viagem ao Centro da Terra, uma adaptação do clássico de Julio Verne para o gênero quadrinhos, é bem bonita, de boa qualidade, apresenta uma breve introdução com biografia do autor, contexto histórico em que a obra foi escrita e até mesmo uma pequena análise crítica do papel de Julio Verne para a ciência positivista daquela época - as descobertas, a curiosidade para as ciências e a divulgação científica propriamente dita.

Apesar de tudo isso, a minha experiência com essa leitura foi muito aquém do esperado. Li estes quadrinhos com minha turma do 7º ano (deixo claro que a escolha não foi minha) e me espantei com a discrepância entre o objetivo da adaptação, ou seja, aproximar os novos leitores dos clássicos, e a construção dessa edição. A escolha em manter a linguagem rebuscada e maçante da obra original, apenas com as ilustrações dos quadrinhos, e caixas de texto enormes com letras miúdas - uma forma pouco esperta de resumir a história, e não adaptá-la - provou-se um grande entrave, a ponto de eu precisar parar para explicar alguma palavra a cada quadrinho.

Se quiser conhecer e/ou apresentar Julio Verne a alguém, opte pelo original ou assista a alguma das adaptações com sua criança enquanto ela não tem idade para encarar uma leitura mais densa.

Costa 31/12/2021

Ótima história e ilustração incrível
Pra quem quer ter uma noção inicial sobre o famoso livro do Julio Verne esse HQ é uma ótima forma de começar

Mikael_13 15/06/2021

Gosto muito desse livro, achei ótimo acompanhar a história com o auxílio das ilustrações, só não gostei muito da adaptação do texto, já que cortou muitas partes.

Dani Ferraz 25/02/2021

Júlio Verne, um autor que dedicou a maior parte de suas obras à literatura de ficção científica e aos romances de aventura. Ao meu ver, Viagem ao centro da terra é um dos livros que tão bem representam esta afirmação.

Este livro é uma edição em quadrinhos cujo enredo e adaptação não me cativaram muito, mas entendo a dificuldade em se adaptar longas narrativas sobre escritas runas, mineralogia, geologia, cratera de Yocul de Sneffels, temperatura, animais pré-históricos, etc., na publicação deste clássico.

Para contextualizar o leitor, a história sem passa em Hamburgo na Alemanha, onde vivem o excêntrico cientista Professor Lidenbrock, o seu sobrinho e assistente Axel – modelo de gentileza e prudência - e a afilhada Graüben. De personalidades opostas, o professor e seu sobrinho encontram uma anotação escrita em runas com os dizeres "Desça à cratera do Yocul de Sneffels que a sombra do Sartaris vem acariciar antes das calendas de julho, viajante audacioso, e chegará ao centro da terra. Foi isso que fiz. Arme Saknussemm". Esta mensagem, aliada à curiosidade e ao espírito explorador é o que fazem com que saiam juntos para essa expedição com o objetivo de encontrar o centro da terra.

São muitas as passagens descritas e vividas pelo grupo que seguiu rumo à Islândia, tais como florestas de cogumelos gigantes, encontros com gigantescos animais marinhos, mastodontes, homens pré-históricos, além de terem que lidar com a falta de água cuja importância é vital. O que tornou pra mim esta edição menos interessante é o fato dos personagens não se envolverem tanto nesta aventura, eles passam por esses cenários apenas contemplando, não há tanta interação.

Não é o tipo de leitura na qual sou leitora voraz, mas quando nos aprofundamos um pouco para conhecer o contexto como um todo, tanto a parte ficcional quanto o mundo e período no qual a obra que foi publicada está inserida, a leitura se torna muito bem-vinda. Falar sobre geologia em 1864 que foi o ano no qual a obra foi publicada é uma revolução para a época. "A geologia abriu um mundo de descobertas, e suas análises demoliram uma série de antigas certezas". E assim, estudiosos do contexto histórico julgam ser este livro uma ferramenta "utilíssima" e "indispensável" para esse fim.

Nalva 08/05/2022

Viagem ao centro da terra
A HQ é bem trabalhada e interessante, especialmente para despertar o interesse de crianças.
Foi uma recomendações de uma aluna minha do 6° ano. Leitura rápida, mas sem muitos detalhes.

Ayana.Violeta 31/05/2021

Eu amo essa história.
Essa edição é muito boa, é rápida, fácil e com imagens para facilitar a leitura.
Eu amo Júlio Verne

z..... 07/09/2019

HQ EBAL (Edição Maravilhosa Nº 183, de 1960)
Edição muito formal no desenho e roteiro, tornando a leitura pouco instigante. Valeu como curiosidade sobre mais uma adaptação em quadrinhos baseada em Verne. Gosto de ler todas que vou encontrando... Toscas ou não.

Reforçou a imagem que tenho guardada do romance, de Verne explorar mais a observação do mundo pré-histórico do que a interação com ele. Os protagonistas apenas contemplam esse mundo extasiados. Essa caracterização cortou bastante o potencial da história, engessando as personagens e deixando um pouco de insatisfação na aventura. Parece até que Verne não quis se arriscar e basicamente deixou as coisas numa visão do que a paleontologia sugeria na época. Eu queria ver o bicho pegando, de modo literal e metafórico, como faz o Parque dos Dinossauros.

Gosto também de ver as propagandas antigas. A gente pode descobrir cada coisa surreal e inusitada... Dessa vez foi no anúncio de uma goma de mascar, transformado em uma pequena HQ. Com todo respeito ao contexto de época, que coisa ridiculamente tosca e nonsense. Me divirto nisso.

Vica Maltez 08/04/2023

Chato
Não conheço a história a não ser pelo filme com o Brendan Fraser, mas se o livro for isso aqui eu com certeza não vou lê-lo. Além de achar os personagens bem sem graça, a história em si é bem chata. Senti que passaram mais tempo fora do centro da terra do que dentro, e as descrições de tudo foram ainda mais maçantes? Confesso que não sou chegada em HQ, mas isso aqui foi além da decepção.