As Cordas Mágicas

As Cordas Mágicas Mitch Albom

Resenhas - As Cordas Mágicas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@tigloko 07/03/2021

"A verdade é luz. Mentiras são sombras. A Música é ambas"
A premissa é: Frankie Presto, cantor e violonista famoso que estava fora dos palcos a anos, volta para aquela que seria sua ultima apresentação. O livro então intercala entrevistas durante o funeral de Frankie com cantores, compositores e produtores que foram marcados por sua presença, como uma espécie de homenagem. Em contrapartida acompanhamos a formação de Frankie, ou Franscisco, desde o seu nascimento em Villareal até a fama nos EUA.

Assim como Daisy Jones, consegui imaginar Frankie Presto existindo de fato. Com personalidades reais da música aparecendo ao longo do livro essa sensação só aumentou. Esse livro veio para confirmar um gosto recém descoberto por livros que tem relação com música .

A narradora(tirando as partes de entrevista) da história é a Música, que veio buscar a alma de seu filho predileto. Uma entidade que tem uma relação de amor por seus "filhos", aqueles que nascem com uma parte de si. E de ódio por aqueles que não compreendem o seu poder. Incrível como o autor conseguiu dar personalidade para a Música, nunca imaginei ela sendo amorosa, irônica e muitas vezes, possesiva. Tendo opinião formada sobre assuntos que para nós é familiar em relação a musica como amor, carreira, drogas, entre outros. E tudo isso é bem desenvolvido em paralelo a história de Frankie. As partes em que ela é a narradora são as melhores, balanceada entre humor e drama de forma perfeita.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias: quando me ouve, você revive lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando você recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para sua vida. Sou a Música. Marco o tempo."

O elemento fantástico na história, as cordas, é sempre bem discreto mas muito significativo em todos os momentos que aparece. E as partes mais tristes e delicadas.

É bom quando falamos de algo que gostamos muito, mas vou parar por aqui se não vira textão( ou já virou? Kkk). Livraço, mais um para os favoritos.

Marciane Maria 11/04/2020

Cativante
Uma história linda e emocionante! Com uma trajetória muito bem delineada!! Muitos trechos marcados! Me emocionei em vários momentos, principalmente no final!

A forma como é narrada (por vários personagens) as vezes me deixou um pouco perdida! Mas a escrita é muito poética e porque não dizer, muito melódica!

Uma história de vida que poderia muito bem ter sido real, fala como nossas ações, qndo vêm do coração, podem influenciar diretamente na nossa vida e na vida de outras pessoas, para o bem ou para o mal!

mah claremont diaz 04/01/2023

Todo mundo entra numa banda nessa vida.
Meu primeiro livro de 2023 me deu a honra de acompanhar as bandas da vida do Frankie como se ele tivesse realmente existido, me lembra muito o estilo de escrita de Daisy Jones, inclusive parte de mim imaginou o tempo todo como seria se o Frankie tivesse tocado com a Daisy nos anos 70.
Apesar de nao ser os romances que costumo ler, foi uma agradável surpresa, chorei tanto nesse livro que eu nem sabia q era capaz de soluçar tanto por algo e continuar ali, se recusando a largar.
5 estrelas e favoritado. Levou minhas lagrimas e meu coração.

Indiara_ 21/08/2022

Cordas mágicas, leia por favor!
Estava lá no fundo da estante e decidi resgata-lo.

E que grata surpresa!!!! Que livro lindo, cheio de significados. Que história tocante.

Se vc chegou até aqui lendo minha resenha e tem acesso a essa obra, por favor leia, é lindo!

Uma pena um livro tão bom ser pouco conhecido ou desfrutado.
Marciane Maria 28/08/2022minha estante
Eu tbm adorei esse livro!

Natalia 25/01/2022

?No decorrer da sua vida, você vai entrar em várias bandas??
Mais um livro que abraço depois de terminar. Que maravilhoso!! Sinto como se Frankie Presto realmente estivesse existido. E toda sua trajetória mexeu demais comigo. Um livro narrado pela Música que conta história desse músico incrível e suas cordas mágicas. Recomendo demais.

Bárbara Lis 30/12/2020

GRATA SURPRESA - PARA FÃS DE ELEVYN HUGO
Confesso que adiei essa leitura por dois anos, deixando-a no fundo da gaveta à minha espera, e me arrependo profundamente de tê-lo feito. Isto é: LEIA ESSA OBRA-PRIMA IMEDIATAMENTE!

Em suma, a vida de Frankie Presto é marcada por sofrimento desde seu nascimento, sua única fortaleza sempre foi a música. Ele foi valente até mais que poderia. Cativante, envolvente e emocionante ao ponto de fazer-me acreditar que Frankie realmente existiu, razão pela qual recomendo para aqueles que amaram Os sete maridos de Evelyn Hugo.

Não poderia deixar de expressar minha admiração pelo excelente trabalho do autor que, não apenas inovou ao nomear a Música como a narradora principal, como também teve a brilhante e magnífica ideia de usar eventos e personas reais para tecer a trajetória de Presto, conferindo autenticidade à história.

Isadora 12/06/2021

Muito bom!
Que leitura maravilhosa, um livro que nos aquece, falando sobre a vida, seus encontros e desencontros! O que mais gostei foi a forma que a narrativa ocorre, recomendo!

Karini.Couto 18/12/2016

Cordas Mágicas tem início no velório de Francisco Presto que parece ter morrido de maneira não natural. A história é narrada em terceira pessoa e vai intercalando entre passado e presente pelo ponto de vista de diversos personagens que passaram pela vida de Francisco e também pela música. Com isso conhecemos toda a sua história desde o anonimato ao momento que ele se torna um dos artistas mais consagrados.

Francisco foi adotado por um comerciante. Mesmo aos seis anos, Francisco é um menino com um talento imenso para a música e com isso seu pai resolve contratar um violinista para lhe ensinar. O Violinista deficiente visual, percebe com a alma, que Francisco possui um grande talento e com isso lhe ensina com afinco tudo o que sabe, para que assim Francisco possa evoluir em seu talento. E aí se tem início à sua trajetória musical.

"VIM BUSCAR O MEU PRÊMIO.
Ele está ali dentro do caixão. Na verdade, já é meu. Mas um bom músico aguarda respeitosamente até as notas finais serem tocadas. A melodia desse homem acabou, mas os que estão de luto por ele vieram de muito longe acrescentar umas poucas estrofes. Uma espécie de coda, de conclusão.
Vamos ouvir.
O céu esperar."

Cordas Mágicas é um livro poético e reflexivo que levanta muitas questões sobre o ser humano em si e seu desenvolvimento pessoal diante de diversas situações incluindo um "grande talento" que pode ser benéfico, mas que também traz situações não esperadas ou que o levam para um caminho errado.

No livro a música é a grande protagonista e nos fala diretamente em diversos momentos com sua poesia e sensibilidade, efetivamente "cordas mágicas" que tem o poder de transformar por onde tocam. Além disso a história nos traz fatos e história reais que se entrelaçam com o a história criada por Mitch Albom.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive as lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando você recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para sua vida. Sou a música.."

Cordas Mágicas não é um livro que de cara eu curti, viajei por momentos monótonos, porém isso melhora e se transforma no decorrer da leitura e a experiência foi bastante positiva. Me surpreendi muito com o texto e a maneira que o autor nos apresenta os fatos de sua narrativa.
Recomendo.
Lina DC 21/12/2016minha estante
Kari, você gostou dele?

Karini.Couto 21/12/2016minha estante
É bom sim Carol.

Lina DC 21/12/2016minha estante
Bom saber. Obrigada ;)

Ellen Lúcia 11/01/2022

Todo mundo entra numa banda nesta vida!
Quando a música conta uma história, você tem que parar para ouvir...

Este livro foi uma grata surpresa!
Eu não conhecia o autor e nem a história, eu encontrei o livro em uma promoção então resolvi dar uma chance, e foi maravilhoso, só me arrependo de não ter encontrado esse livro antes.
O livro narra as aventuras e desventuras de Frankie Presto, um violonista espanhol com um talento fora do comum, pra cantar e tocar. Temos os relatos da vida de Frankie desde o nascimento, até o último minuto de vida.
No decorrer da história são citados vários artistas que realmente existiram, (aqui retratados como amigos e/ou fãs de Frankie) isso da um toque de realidade.
Gostei muito mesmo desse livro ??

SMiletic 28/08/2017

Sabe aquela música que arrebata seu coração? É assim com este livro.
Livro 35 de 2017, As Cordas Mágicas mistura ficção e fatos reais, contando a História de Frankie Presto, nascido na Espanha dominada por Franco, e que viajou o mundo na companhia de seu violão.

Com uma vida marcada por tragédias desde o seu nascimento, sua história aqui é contada a partir de seu funeral, após uma morte inexplicável em que seu corpo teria levitando sobre o palco para depois cair sem vida. O narrador? A música, tão importante para nosso personagem principal quanto a própria vida.

GENTE, QUE LIVRO!!! Arrebatador, doce, mágico, como as cordas do violão de Frankie.

Sim, ele lembra um pouco a história de Forrest Gump, mas a escrita de Mitch Alborn é ainda mais envolvente e o personagem Frankie, mais cativante.

Em suas páginas, o autor nos lembra que somos todos seres musicais, caso contrário não teríamos um coração pulsante, então o recomendo para todos.

Os episódios em que Frankie se encontra com figuras como Elvis, John Lennon, Little Richards e Paul Stanley são todos muito bons (não a toa, sempre que possível, aprovados pelos personagens reais dessa história).

Além disso, para quem quiser viajar nas músicas citadas no livro, tem Playlist especial lá no Spotify com o nome original em inglês (The Magic Strings of Frankie Presto). Leia. Selo #simonerecomenda MUITO. #livros #livros2017#kindle

Julio.Cesar 26/05/2018

Um relato pulcro
Na mesma linha do livro A garota que roubava livros onde o narrador é nada menos do que a morte em meio a guerra com sua poesia; este livro o nosso narrador é a música onde no velório do nosso protagonista Frankie Presto ela vem como uma espécie de coda,de melodia e poesia e nos relata de forma lírica e pungente a vida do seu pupilo desde sua infância de abandono,suas mazelas existenciais até o auge de sua carreira musical onde o mais legal foi o autor usar a ficção e misturar a realidade onde o protagonista tocava com artistas reais e nos mostrar que todo mundo entra em uma banda nesta vida,ou seja família,amigos e a forma como você toca sempre afeta alguém,às vezes afeta o mundo.

Thamires_ 08/12/2021

Bem, essa não foi uma leitura que me prendeu de início, pensei até em desistir, mas ainda bem que persiste. A história evolui bastante, a relação de Frankie com a música é muito bonita, os depoimentos de cantores, produtores e artistas musicais citados acrescentam um toque de realidade para o desenvolvimento do protagonista, as revelações do final que parece até um filme. Aliás, esse livro renderia uma boa adaptação cinematográfica.
mccaveirinha 21/12/2021minha estante
se esse livro fosse um filme ele ia ser um sucesso. tanto o livro quanto o filme

Karlla.Daltro 28/11/2021

Lindo, lindo!!
Quando li As Cordas Mágicas de Mitch Albom, senti o poder da música através das suas palavras. Um DOM desses é lindo e a maneira que a própria música narra a história é emocionante!

Tem um trecho que me marcou muito e deixo aqui para vocês:

"Eu existia antes das primeiras uvas serem fermentadas. Antes do primeiro uísque ser destilado. Com ópio ou absinto, maconha ou heroína, cocaína ou ecstasy, ou com qualquer novidade que surja, você pode alterar seu estado, mas não pode alterar a seguinte verdade: eu sou a Música. Estou dentro de você. Por que eu me esconderia atrás de um pó ou uma fumaça?

Você me considera tão insignificante assim? "

O dom da música é divino. Eu amo a música. E recomendo muito a leitura desse livro, ele é maravilhoso.

Leticia2513 17/06/2020

Perfeito
As cordas mágicas conta a história de vida de Francisco Presto, uma criança que nasceu em meio a guerra civil, numa pequena cidade da Espanha e passou por muitos momentos trágicos, sobreviveu e teve muitas histórias pra contar, ganhou um violão com cordas mágicas, se tornou um grande músico, teve grandes nomes da música passando por sua vida.

Esse livro, para quem é apaixonado por música, é encantador. A vida de Presto e sua relação com a música desde de criança, trás uma mensagem linda, de que quando algo realmente importa pra você, você nunca desiste, mesmo que doa.

Surpreendente a cada capítulo, é uma história de aquecer o coração, daquelas que voce lê aos pouquinhos no final pra não acabar nunca. Recomendo muito!
Siga @hora_book

1 | 2 | 3 | 4 | 5