A Lista de Schindler

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luana.Nantes 11/12/2021

Leitura necessária
Escrita ótima!!!

É muito difícil de ler, porém é necessário...
É muito doloroso...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#tristezaprofunda
#indgnacao
#dorprofunda

Ainda lembro do meu choro de tristeza profunda... Mas indico!!!

Mara.Mares 27/04/2021

A lista de Schindler
Apesar de ser um livro sobre um tema que gosto muito, a Segunda Guerra Mundial, não sou fã de livro jornalístico. Então não gostei muito da leitura.

Josue.Costa 08/08/2021

Inacreditável que esse episódio existiu!
Um livro muito estinguante ..retrata como alguns judeus com apoio de um nazista conseguiram salvar vidas burlando o sistema nazista. Muito emocionante.

Thaís 24/04/2021

" 'Devemos ser uma raposa e um leão'. Não podíamos ser leões, pois não tínhamos um exército atrás de nós. Por isso, nós, judeus, tínhamos de nos comportar como raposas e buscar possibilidades ocultas. Não precisávamos provar a nós mesmos e aos outros que éramos contra o regime. Nossa tarefa devia ser a de salvar o máximo possível de vidas humanas.?Devemos ser uma raposa e um leão?. Não podíamos ser leões, pois não tínhamos um exército atrás de nós. Por isso, nós, judeus, tínhamos de nos comportar como raposas e buscar possibilidades ocultas. Não precisávamos provar a nós mesmos e aos outros que éramos contra o regime. Nossa tarefa devia ser a de salvar o máximo possível de vidas humanas."

CABRELLI 10/06/2021

Um livro que todos deveriam ler... Além de se tratar da pura e verdadeira história, esse livro trás reflexões que deveriam ser expostas em todos os lugares, para que todos realmente entendam o que é o verdadeiro preconceito, e intolerância a determinada classe de pessoas...

Pri Paiva 12/10/2022

Triste e arrebatador. 1 único homem que salvou milhares.
A leitura foi tão dolorida quanto o filme. Alguns detalhes foram modificados na adaptação cinematográfica, como por exemplo a forma como a lista que salvou mais de mil judeus dos campos de concentração foi criada, mas no todo o livro foi bem adaptado.

Muitas nuances da obra são estarrecedoras e a cada virar de páginas a gente mergulha ainda mais na opressão dentro do campo de concentração e na calamidade que os prisioneiros eram obrigados a viver e por sua vez, sobreviver.

O livro foi escrito por quem vivenciou todo o horror e que conheceu de perto Oskar Schindler, o industrial Alemão que fez fortuna na segunda guerra com sua fábrica de esmaltados e que devido a algumas circunstâncias, acabou sendo um colaborador do partido nazista.

A leitura inicia contando sobre a vida de Schindler e como ele se relacionava com pessoas influentes na Alemanha e posteriormente como ele arriscou sua própria vinda colocando muitos judeus para trabalhar em suas fábricas.

O que de início ele argumentava se tratar de proteger a "mão de obra qualificada" aos poucos foi se transformando em um verdadeiro esquema de proteção aos judeus que trabalhavam pra ele. Oskar presenciou tantos horrores no seu convívio de perto com o comandante nazista Amon Goth que começou a fazer de tudo para retirar de suas mãos o maior número de judeus possível.

Apenas leiam! Leitura mais que necessária.

Antony.Trindade 14/07/2021

Tentando entender como tudo isso foi possível de acontecer? Como pessoas conseguiram ser influenciadas a tal ponto de cometer atrocidades com outro ser humano?! E pior ainda, mesmo depois de tudo ter acabado (a guerra), a pessoa em nenhum momento se arrepender de ter feito tanto mal ao próximo.
No livro, Pemper, um Judeu, conta sua experiência de trabalhar para um dos mais cruéis nazistas da história. Do seu contato com Oskar Schindler e sua ação salvadora.

Talitha 27/02/2023

27/02/2023
Pemper é inteligentíssimo, ele relata da forma mais imparcial possível e deixando sempre claro os papéis de casa um não enaltecendo nem escarnecendo ninguém inclusive ele mesmo. Ele prova por A mais B tudo o que fala e descreve e friza a importância de um genocídio como o Holocausto não acontecer de novo. Um livro pesado e impactante mas uma leitura impressionante!

Lorran 14/07/2010

WWW.SUBTITULO.COM.BR
Resenha publicada no blog Subtítulo - www.subtitulo.com.br

Resgatei recentemente das mãos da Nathália meu DVD do belíssimo filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler. O filme dispensa comentários, e quem ainda não viu, veja; o mais rápido possível.

Mas apesar de todo o meu encantamento, nunca havia lido o livro que inspirou o filme. Escrito pelo romancista australiano Thomas Keneally, A Lista de Schindler foi escrito em 1982, e conta a história de Oskar Schindler, um membro do partido nazista, que se transformou em um herói improvável.

Continuo ainda não tendo lido o livro de Keneally, mas li nessa semana A Lista de Schindler - A Verdadeira História, de Mietek Pemper, lançado aqui no Brasil pela Geração Editorial.

Pemper, o autor do livro, é um judeu que atuou - involuntariamente - como secretário de Amon Göth, o comandante nazista do campo de concentração de Plaszow, na Polônia.

Ele diz no livro que Schindler falou que só ele poderia contar essa história da maneira correta. Demorou, mas ele escreveu. Só não acho que devesse ter saído chamando muita atenção para a Lista. Fala-se dela, óbvio, mas o livro é mais um retrato da atuação de Pemper duarante a guerra - notável, diga-se de passagem - do que da lista de Schindler em si.

Corrige alguns fatos mal interpretados sobre a história da Lista e mostra a luta de Schindler e sua esposa, Emilie, durante a barbárie infligida pelos Nazistas. Mas sobretudo, Pemper reconstitui seus momentos ao lado do cruel Göth e como essa proximidade foi "benéfica" tanto para o desenvolvimento da Lista como para a o salvamento de tantas outras pessoas.

Pemper termina o livro pedindo desculpas por não ser tão específico em certas ocasiões, por ser muito dolorido ter de lembrar desta época. Esse é justamente um dos poucos pontos que eu tinha a criticar o livro. A maneira como ele se esquiva, em certas ocasiões, se privando de dar certos detalhes.

Mas perante esse pedido de desculpas, me sinto envergonhado por ter pensado em exigir mais detalhes do autor. Poucos passaram pelo que ele passou e sobreviveram para contar essa história. E lembrar deve ser a última coisa que se quer.

Paula Santos 03/10/2021

Forte!
A lista de Schindler é um livro forte e triste como não poderia deixar de ser. Cada história que leio sobre o nazismo me deixa cada vez mais impactada. É impossível não se pegar pensando como as pessoas tiveram a coragem de impor tanto sofrimento a outros seres humanos e o mais assustador: qual a chance de algo minimamente parecido acontecer novamente?

Myria.Viana 18/03/2023

Leitura que deveria ser obrigatória
Que livro pesado, mas extremamente importante para todo o mundo. Tudo que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial JAMAIS DEVE SER ESQUECIDO, bem como tantas outras atrocidades que ocorrem por esse mundo, em que homem gananciosos, egocêntricos, mesquinhos e com complexo de Deus querem acabar com povos, nações.
Inúmeras foram as partes do livro que fiquei estarrecida com a crueldade e a falta de compaixão ou mesmo de qualquer sentimento de sensibilidade para com os judeus. A capacidade do homem de orquestrar ações sem qualquer sentido ou lógica contra iguais.

Euller 06/09/2022

Necessário
"O que aconteceu naquela época não pode ser esquecido pelo bem do futuro. Não podemos desembarcar da história, mas os homens só se desenvolverão num nível mais elevado quando o princípio da responsabilidade individual fizer escola, quando a não-participação se tornar uma virtude e a obediência cega perder valor. Todos nós somos responsáveis por um futuro melhor. Em minha opinião, faz parte disso aceitar o ?outro? em nossa sociedade, o ?estranho? em nosso meio."

Sandra 25/02/2022

A lista de Schindler
A verdadeira e mais completa história sobre a lista de Schindler, que salvou milhares de judeus da morte certa, contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração, trabalhando como tradutor e redigia cartas do oficial nazista, por isso ele tinha acesso a documentos secretos nazista, inclusive as listas dos judeus que supostamente seriam exterminados.
Esse livro mostra uma outra visão do extermínio Judeu na Segunda Guerra Mundial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5