J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Raquel Moritz 25/10/2013

Lá e de volta outra vez, a biografia de Tolkien, o senhor da fantasia
O senhor da fantasia teve sua biografia escrita por Michael White e publicada este ano no Brasil pela DarkSide Books.

Uma das coisas que mais curto em biografias é conhecer as motivações e o contexto das criações que nos fisgaram em algum momento. Às vezes as obras são memoráveis pela história (como é o caso de O Senhor dos Anéis, certamente), e algumas vezes elas são marcantes pelo contexto em que foram lançadas (como é o caso de Bonequinha de Luxo e Psicose, por exemplo).

Boa parte do material que encontramos por aí sobre Tolkien, e isso é uma percepção exposta pelo próprio autor na introdução, perde tanto tempo endeusando o homem, que se esquece de mostrar o lado humano dele.

Essa percepção do jornalista contribuiu para a construção de um material completo e objetivo, que reforça as qualidades indiscutíveis de Tolkien, mas também traz à tona aspectos de sua personalidade que muita gente certamente não imaginava.

O senso jornalístico de White foi bem vindo na construção da obra: em pouco menos de 300 páginas, o escritor cobriu toda a vida e as inspirações de Tolkien em capítulos objetivos que falaram sobre a infância, o primeiro amor, a paixão por línguas, a vida acadêmica, a guerra, os amigos, a religião, os livros, etc.

De pouco antes do seu nascimento até seus últimos dias de vida (e além), uma ótima narrativa é desenhada por Michael White, sem idealizar o autor (que ele tanto admira), cuidando para expor os pontos positivos e negativos da personalidade de Tolkien.

Michael White teve o cuidado de reunir algumas informações sobre os bastidores do processo criativo de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Cartas do Papai Noel, Roverandon e outras obras. Sua dedicação ao universo da fantasia era notável, tanto quanto seu perfeccionismo (para o desespero dos editores) e habilidade de conectar acontecimentos.

Tamanho cuidado com a obra e as conexões dos fatos no universo criado por Tolkien só reforçam sua característica mais notável: o perfeccionismo. John realmente se atentava nos detalhes a ponto de reescrever trechos inteiros já aprovados e diagramados pela editora.

White ainda traz pra pauta a conturbada (e importante) amizade de Tolkien com C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), bem como as dificuldades entre John e sua primeira e única esposa, Edith. As diferenças religiosas foram motivos de atritos entre eles em diversos momentos, e até mesmo o sucesso instantâneo de Lewis após se converter ao cristianismo incomodaram Tolkien profundamente.

Gostei da biografia do Tolkien para poder conhecer melhor a mente por trás dos meus livros favoritos (e de filmes impecavelmente adaptados por Peter Jackson). Recomendo para quem gosta desse gênero e, obviamente, curte o universo criado pelo escritor.

A edição da DarkSide Books tem 280 páginas, detalhes muito delicados na diagramação e traz algumas fotos do Tolkien em preto e branco no final, antes da cronologia detalhada da vida do escritor e de livros e links indicados pelo autor e pela editora pra quem quer saber mais sobre John Ronald Reuel Tolkien, o senhor da fantasia.

Curiosidade: em 1972, um ano antes de sua morte, Tolkien foi nomeado com a Ordem do Império Britânico e também foi nomeado Doutor Honoris Causa em Letras, na Universidade de Oxford.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/10/22/resenha-biografia-tolkien-michael-white-livro/
Beth 28/10/2013minha estante
O autor é realmente incrível e de grande admiração por seu caráter e suas obras.

SINISTRO171 29/10/2013minha estante
Excelente escritor, leitura obrigatória para quem aprecia a leitura e gosta de tramas bem amarradas, empolgantes e cativantes.

Ví­tor 30/10/2013minha estante
o Tolkien com certeza é um dos melhores atores pra mim, não há quem não conheça a triologia do Senhor dos Aneis por exemplo, esse livro é obrigatório para fãs

Júlia 30/10/2013minha estante
Acho Tolkien descritivo demais às vezes, o que enfadonha a leitura em certas partes, mas é inegável o gênio e a criatividade desse autor, é uma leitura obrigatória para os aficionados por livros.

Pedro Ivo 31/10/2013minha estante
Preciso ler essa biografia, Tolkien é sem dúvida um dos melhores escritores da história e sem dúvida será lido daqui à 100 anos.

Pedro Ivo 31/10/2013minha estante

Franciely 31/10/2013minha estante
Quero ler a biografia do Tolkien *_*

Lívia 31/10/2013minha estante
Tolkien é genial! Preciso muito ler esse livro!

Tania Bueno 31/10/2013minha estante
Você com sua resenha me deixou com uma vontade imensa de sair correndo, comprar o livro e me isolar para ler muito e rapidamente.

Flávia Menezes 16/05/2022

TOLKIEN É UM HOBBIT VICIANTE!
?J.R.R. Tolkien ? O senhor da fantasia?, do autor Michael White, é uma biografia que surgiu de um estudo profundo sobre documentos e cartas relacionados a um homem que fez mais do que criar uma história: criou uma mitologia inglesa.

Apesar de ter assistido ao filme no qual foi baseado nessa biografia, eu confesso que não tinha muito conhecimento sobre a vida de Tolkien, a não ser as belas cartas que ele escrevia todos os anos para os filhos, se passando pelo Papai Noel. E quão belas são essas cartas, que seu filho Christopher, junto com a esposa, reuniu, e transformou em um livro chamado ?Cartas ao Papai Noel?, que tive o prazer de ler no último Natal.

Por ter essa visão do pai amoroso, que escrevia cartas carinhosas e com aventuras tão divertidas (além das ilustrações que ele fazia, que facilmente nos fazem sorrir!), eu não imaginava o perfil do professor de Língua Inglesa e filólogo sério, metódico, e muitas vezes, muito distante em seu casamento.

Aliás, uma das coisas que me surpreendeu ao assistir à trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, foi perceber a ausência de romance, e da presença de mulheres no filme. O que essa biografia explica muito bem, falando sobre um Tolkien que muitas vezes viveu em um universo meramente masculino, e pouco inclinado ao romantismo.

A história de Tolkien não é de alguém que teve uma vida fácil. De fato, sua vida sempre foi muito difícil, e como seu sucesso como autor só foi conquistado quando ele tinha por volta dos setenta anos, durante muito tempo sua vida se resumia a muito trabalho, muito suor e comprometimento. O que ele parecia fazer muito bem. Homem comprometido, sério, Tolkien desde muito cedo se mostrou bastante estudioso, além de voltado para o sucesso.

Com uma personalidade forte e decidida, Tolkien não foi um homem muito fácil. E o mais interessante: ele era bastante ciumento em relação aos seus amigos. Ciumento e invejoso. Sua amizade com o também famoso escritor C.S. Lewis parece ter sido cheia de altos e baixos, demonstrando bem tanto o seu lado ciumento, especialmente porque Lewis era mais aberto à novas amizades, quanto invejoso, já que Lewis facilmente obtinha muito sucesso com suas histórias.

Mas esse jeito muito centrado, muito meticuloso, foi o que impulsionou Tolkien a desenvolver uma história tão rica de detalhes. Ler sobre a forma como ele escreveu ?O Hobbit'' e depois a trilogia de ?O Senhor dos Anéis? é simplesmente fascinante.

É a primeira vez que leio sobre um escritor com tanto excesso de zelo na hora da escrita. Tolkien era tão perfeccionista, que suas obras eram escritas e revisadas incontáveis vezes, até que ele ficasse plenamente satisfeito. O que irritava bastante seu editor, já que seus prazos eram sempre extrapolados.

Mas eram esperas que valeram a pena. Afinal, o sucesso realmente veio. Especialmente nos Estados Unidos. E muito embora ele não tenha visto tudo o que a sua obra causou, seu nome há tempos estava ao lado de grandes gênios da arte literária, como Charles Dieckens e Jane Austen. Além disso, suas histórias foram fonte de inspiração para muitas outras histórias de grande sucesso, tal como "Harry Potter" da aclamada (mesmo com todas as polêmicas dos últimos anos!) J.K.Rowling.

Depois da leitura da biografia desse homem fascinante, ?O Hobbit? já vai para a minha lista de leitura desse ano, e muito em breve darei início a essa aventura que um dia, um homem chamado Tolkien, escreveu com tanto amor e cuidado.
Francieli 16/05/2022minha estante
Sou apaixonada no livro ?O Hobbit?. O livro é maravilhoso, e o melhor, o filme foi muitoooo fiel ao livro!

Flávia Menezes 16/05/2022minha estante
Que bom saber, Francieli! Acredita que eu não assisti o filme ainda? Mas vou ler o livro e parto pro filme em seguida! ??

Pedro 16/05/2022minha estante
Parabéns pela resenha Flávia ??????? fiquei muito interessado em ler O senhor da fantasia.

Flávia Menezes 16/05/2022minha estante
Muito obrigada, Pedro!! Leia sim! É uma biografia muito bem escrita e uma leitura fascinante! ?

Silas-sama 19/05/2022minha estante
Resenha maravilhosa, recomendo ler toda a saga da Terra-Média: O Hobbit, Senhor dos Anéis, Beren e Lúthien, O Silmarillion e etc.

Flávia Menezes 19/05/2022minha estante
Silas, muito obrigada!!! E seguirei sim suas dicas. ?O hobbit? até já foi pra lista ???

Vini 03/09/2020

Sobre o livro
O livro nos mostra a vida de J.R.R.Tolkien, do seu nascimento até sua morte, como ele se tornou um dos maiores professores de Oxford e grande escritor, nos mostra o que lhe deu espiração para escrever O Senhor dos Anéis.
Nosso eterno Senhor da Fantasia.

Leonardo 13/01/2022

Excelente
Achei o livro muito bom, bem escrito, sem enrolação e sem endeusar o Tolkien. Claro que ele foi e sempre será um dos autores mais importantes da literatura mundial, mas também foi um ser humano com falhas, qualidades e defeitos.

Foi muito bom poder conhecer um pouco mais da vida dessa lenda que nos deu O Senhor dos Anéis e tantos outros livros ótimos, ver como se desenvolveu apesar de uma infância dificil e uma vida adulta sempre cheia de muito trabalho.

A escrita flui bem, fácil de acompanhar e prazerosa.
Gabriel1994 13/01/2022minha estante
Mas dentro da grandeza do que ele criou, desenvolveu e entregou para o mundo com sua obra, ele foi sim um deus. É uma referência para tudo que conhecemos em fantasia épica hoje!

Ter falhas, errar, isso tudo difere muito do que foi construído na obra. A não ser que seja uma polêmica e Tolkien nunca foi atrelado a algo do tipo.

Merece ser endeusado sim! Se Tolkien n fosse Deus, George Martin n reinaria a ideia dos 7 reinos. ?

Stefany294 21/04/2021

O Senhor da Fantasia!
Esse ano resolvi maratonar os livros do Tolkien e comecei pela biografia dessa edição maravilhosa da Darkside, sempre mandando bem no acabamento dos livros. Nessa biografia do Tolkien foi uma leitura bem rápida e curti bastante! Aqui mostra sobre o Tolkien, suas criações, suas obras, seus defeitos tudo sobre o escritor que criou esse mundo maravilhoso do Senhor dos Anéis e Hobbit. ?

"Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado."

nanahxis 14/09/2022

Resumidamente falando: Gênio!
Mas ele também era humano, com todos os defeitos típicos e, é isso que eu gostei deste livro. Michael White não endeusou Tolkien, apenas o revelou. E, apesar disso, eu terminei o livro amando ainda mais John Ronald Reuel Tolkien, o Senhor da Fantasia.

Leituras e Reflexões 04/06/2023

Maravilhoso conhecer um pouco mais desse "monstro" da literatura mundial.
Um homem sofrido, um guerreiro "indesistível". Hiperexigente e refinado tanto em seus relacionamentos, quanto em suas produções. Foi peça chave para mudar o pensamento de C. S. Lewis em relação a Cristo. Foi um pai apaixonado, apesar de ter ficado órfão muito cedo. Um escritor que criou um universo totalmente novo, que cativa e eleva seus leitores.

Super indico a leitura desta biografia...

Marcos Wlrich 03/04/2021

Uma bela edição
Essa edição da Darkside é lindona. Sobre o conteúdo é bem resumido, o que tem um lado bom, leitura rápida, direta ao ponto.

Gustavo 05/07/2020

Sempre será o nosso mestre e senhor da fantasia...
"Se alguém não gostou dele, nunca irei confiar em seu julgamento literário a respeito de mais nada." (W. H. Auden
Como não começar com essas palavras para "tentar" resumir a biografia de uma das mentes mais brilhantes que habitaram a Terra e criou, não apenas um mundo fantástico, mas com personagens fantásticos e uma história INDESCRITÍVEL.
Michael White se incumbiu de uma tarefa hercúlea, porém, discorreu com maestria a vida do Senhor da Fantasia.
Um livro "pequeno" para os atributos por trás da lenda que se faz de John Ronald Reuel Tolkien, ou Ronald para os familiares e amigos, ou J. R. R. Tolkien, professor e mestre da fantasia.
White buscou fontes riquíssimas para contar (ou tentar) a história desse cara que influenciou gerações e mesmo hoje, 83 anos após a primeira publicação do O Hobbit, ainda adentra as casas e mentes de leitores do mundo todo.
White foi atrás de minúcias que contam a amizade de Tolkien com C. S. Lewis, a vida acadêmica, as inúmeras diferenças entre Tolkien e seus editores, a vida familiar e o como ela foi administrada durante a criação dos filhos e dos livros.
Um livro para conhecer um pouquinho mais do mestre e senhor da Fantasia.
Uma leitura fácil e de grande valia para você fã da Terra-Média.
Um livro essencial para você que ainda não adentrou ao universo dos hobbits, elfos, orcs.
Se dê a chance para saber um pouquinho mais desse gênero que arrebata fãs até os dias atuais, quem sabe você não queira saber onde os hobbits vivem...

Anderson 16/09/2022

J. R. R. Tolkien O senhor da fantasia
Uma breve biografia , bem resumida da vida e obra de J.R.R.TOLKIEN, sem muito aprofundamento .

Dani Bonadio 28/12/2021

Conheça o autor depois julgue suas obras
Todos deveriam antes de ler as histórias contadas e criadas pelos autores, conhecer a história deles.
Saber o que os levou a ter aquele tipo de
paixão pela escrita, por aquele estilo...
A vida nem sempre é um mar de rosas e as variedades de ocorridos que se passam em nossas vidas nos impulsionam ou nos afastam dos nossos sonhos.
Conhecer a vida de Tolkien ou parte dela foi simplesmente perfeito para que começasse a ver com outros olhos suas obras e ingressar de maneira diferente no mundo místico que já me atraia com facilidade.
A empatia pelo autor muitas vezes é a peça chave para que a leitura se torne mais prazerosa.

Cami 23/03/2011

Quando um bom livro torna-se ruim.
Quando encontrei na prateleira da livraria "Tolkien- uma biografia", imediatamente mostrei interesse. Sou grande fan do autor e nunca tinha me dado conta de que sabia tão pouco de sua vida pessoal, a não ser pelas poucas coisas que pesquisei nos sites e fóruns.

Uma simples, porém bela capa, conseguiu esconder o terrível trabalho da editora Imago, que vergonhosamente teve coragem de colocar em circulação uma edição tão mal elaborada por um preço - em comparação com a qualidade - demasiado caro.

Inúmeros erros de digitação e tradução que colocam a reputação da obra em jogo. Penso que no original, o autor - que também demonstra ser fan das obras de Tolkien - tenha tido o mínimo de cuidado, que não foi traduzida para esta versão brasileira. Realmente um trabalho lamentável, que não recomendo. Infelizmente fico dividida entre qualidade editorial e conteúdo, que realmente é interessante e bem documentado, porém foi perdido pelo trabalho de pouca qualidade da editora.

Conteúdo com classificação "Bom" e edição "Ruim".
Elcio 01/10/2012minha estante
Concordo com vc, Cami. Infelizmente, o trabalho do reconhecido biógrafo Michael White foi prejudicado pela falta de seriedade da editora Imago. É incrível que uma editora deixe vir a público uma edição tão ruim e com uma quantidade de erros tão absurda como acontece com essa biografia do Tolkien.
Lamentável

Babi 07/06/2020

Nesse exemplar temos a biografia de J.R.R. Tolkien, um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos e considerado o de maior sucesso do século XX.
O autor conta a trajetória de vida de Tolkien,desde a infância na África do sul, o retorno de sua famiia para a Inglaterra, as dificuldades que passaram, os esforços para conseguir entrar em Oxford, o período das guerras, o árduo percusso que ele percorreu para a publicação de seus livros, a amizade com C. S. Lewis (autor de As crônicas de Narnia) , seus últimos anos de vida e a herança do seu legado.
Tokien teve muitas dificuldades para chegar ao sucesso e o autor nos conta todo o caminho trilhado pelo senhor da fantasia.
Em alguns momentos, a leitura fica um pouco mais parada e cansativa mas ainda assim conseguiu me prender, pois a cada capítulo eu queria saber mais e mais. O autor tenta ao máximo nos mostrar a personalidade forte porém amorosa de Tolkien, e toda sua genialidade ao criar duas maiores história de fantasia “o hobbit” e “o senhor dos anéis”.
Enfim, talvez por ser uma biografia não agrade a todos os leitores mas eu adorei! Achei incrível a história de vida de Tolkien e fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais obras suas.

site: https://www.instagram.com/p/B6rFdyvDLur/

Richard.Scherdien 22/02/2020

Erros de tradução e erros de digitação.
A história da vida de Tolkien é fantástica! Entretanto, esta edição apresenta erros de português imperdoáveis!
Sel Silva 22/02/2020minha estante
Bom saber, ia compra já vou procurar uma outra edição...

Richard.Scherdien 22/02/2020minha estante
Humphrey Carpenter é o melhor biógrafo.

Sel Silva 22/02/2020minha estante
Opa valeu