Álcool e Drogas na História do Brasil

Álcool e Drogas na História do Brasil Henrique Carneiro

Resenhas - Álcool e Drogas na História do Brasil

Rafaela 30/04/2017

Esperava mais
Como leiga na temática, tinha altas expectativas com relação a esse livro. Que, infelizmente, não foram atendidas. Primeiro porque o foco é, indiscutivelmente, o consumo de bebidas alcoólicas. Chega a ser repetitivo. Segundo, a análise das fontes me parece um tanto quanto superficial. Deixou a desejar.

Caio 07/07/2017

Atenção ao escolher este livro para a leitura
Trata-se de um livro mediano, com referências interessantes para trabalhos acadêmicos. Há uma coletânea de pesquisadores que estudam o tema de forma séria. Entretanto, para uma leitura realmente aprofundada e abrangente sobre o assunto, é melhor que você procure outros artigos e textos escritos pelos autores que estão presentes nessa obra, que parece ser muito mais "introdutória" e en passant que um relato completo deste fenômeno interessante que é o consumo de álcool e drogas no Brasil.
Parece-me uma grande bricolagem de artigos acadêmicos como aqueles que lidamos nas universidades. Alguns autores se juntam e tratam de um assunto em congresso, resolvem bancar conjuntamente uma publicação e saem por aí vendendo "seus livros" com a parceria de alguma editora universitária, cena essa a qual estamos mais que acostumados nas universidades federais. Os capítulos, ainda que ordenados segundo tema, parecem completamente descolados um do outro. Não há fluidez e quando passamos de um capítulo a outro, temos a impressão de que algo ficou para trás, ou que estamos lendo a bibliografia de uma disciplina maçante da graduação.
Mas não desestimulo a leitura. Eu o recomendaria àqueles que fazem pesquisa sobre o assunto, e precisam consultar fontes sobre questões realmente específicas e precisam "preencher" seus trabalhos com citações. Digo específicas porque a maior parte dos artigos se dedicam a fenômenos muito localizados, períodos históricos restritos e não envolvem o leitor na escrita. As grandes joias deste livro, na minha opinião, são os artigos de Henrique Carneiro, Luiz Mott e Maurício Fiore. Entretanto, os mesmos artigos podem ser encontrados em apresentação semelhante (se não idêntica ou com ainda mais dados que no livro) em artigos de outras revistas publicadas na Internet, o que realmente mostra o descompromisso e a desonestidade do comitê editorial deste livro e dos co-autores. Os demais artigos são totalmente passáveis, pesquisas individuais a partir das quais os pesquisadores fizeram um certo tipo de bricolagem com textos já publicados (convido-os a fazerem este exercício caso tenham uma cópia deste livro em sua universidade).
Não comentarei o fato de que a maior parte do livro é dedicada apenas ao uso de álcool, é bem óbvio que esta é uma falha ridícula, embora acredito que intencional, uma vez que para vender o livro é de interesse da editora fazê-lo mais aprazível ao público. Consulte-o apenas caso esteja interessado em referências (há muitas referências nos artigos, mais interessantes que os próprios!) e deseja uma ilustração pequenina sobre a temática. Para aqueles interessados especificamente em maconha, sugiro o livro "História da maconha no Brasil" de Jean Marcel Carvalho França, este sim um trabalho de qualidade.