Mariana

Mariana Ana Rapha Nunes

Resenhas - Mariana

Ana Mc Bairros 17/01/2017

Eu li - Mariana
A pequena Mariana tem 12 anos de idade, e até então sempre viveu uma infância tranquila e feliz na cidade de Timóteo (Minas Gerais). Sonhadora, ela tinha o privilégio de comer fruta diretamente do pé, muitas árvores para subir, animais para brincar, gramados para correr e amizades cheias de cumplicidade com as meninas da escola e seu adorado primo Bartolomeu.

Além disso, os seus pais Fátima e Etevaldo fazem tudo para fazê-la feliz. Fátima com seu jeito sempre doce e amável, e Etevaldo, mesmo sendo durão e um pouco rígido, nunca negava os carinhos e afagos da filha.

Mariana estava contente demais com a vida que levava, por isso ficou aborrecida com a notícia de eles precisariam mudar de cidade, devido a oferta de emprego do pai, que ganharia muito mais do que seu antigo trabalho.

A menina só começa a aceitar melhor a ideia quando descobre que poderá realizar seu grande sonho de conhecer o mar, pois com o trabalho na nova cidade, que também se chama Mariana, Etevaldo conseguirá dar melhores condições e conforto para a esposa e a filha.

Na cidade Mariana, a família Cruz inicia uma nova vida, cheia de esperança de que ventos melhores virão. Tudo vai se ajeitando para eles, mas de repente, enquanto Fátima está voltando da farmácia, ela ouve um barulho ensurdecedor. Quando consegue chegar em casa, arrasta a filha consigo e começam a correr de um mar de lama que invadiu a cidade...

“Era 5 de novembro. O calor era presença constante. O sol estava forte desde as oito da manhã. Mariana mal dormira à noite. Não sabia se foi o abafamento, os mosquitos ou o barulho da obra que vinha da vizinhança. A menina não estava bem, como se sentisse algo estranho no ar. Farejava alguma coisa, mas não sabia bem o que era.”

Como será o destino final de Mariana?

É emocionante o modo como a Ana Rapha narra os acontecimentos vividos na tragédia da cidade de Mariana (MG).

Não tem como não se comover e refletir diante dos acontecimentos, pois do nada a vida de muita gente foi totalmente transformada e destruída com o mar de lama que invadiu a cidade...

“E ficavam ali, com aquele mar de pessoas, todas fugindo, não apenas da lama, mas também da dor. Queriam voar, sumir, mudar a realidade. O medo é o pior inimigo do homem. Quando ele te abraça, te sufoca, te aflige. Era assim que estavam as pessoas ali, abraçadas pelo medo. Cada um com sua dor, mas era a dor de todos”.

“[...] Nada é nosso neste mundo. A gente empresta por um tempo e de repente tudo nos pode ser tirado, a qualquer momento e sem uma razão”.

O livro é indicado para qualquer faixa etária, embora seja mais voltado para o público infanto-juvenil.

Gostei da história por ser baseada em fatos verídicos e indico para quem curte uma leitura rápida e simples, daquelas que você lê em um dia (ou no meu caso, em poucas horas). As ilustrações são muito fofas e deixaram o livro com uma cara linda =D Parabéns a autora e ilustrador (a) pelo trabalho!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/01/eu-li-mariana.html

Bruna 24/01/2017

Resenha: Mariana
É com alegria que venho falar da minha parceria com a autora Ana Rapha Nunes, que me enviou um exemplar do seu livro em pdf e pediu para que eu resenhasse. Uma coisa que me despertou bastante atenção foi o desenho delicado e muito bonito da capa. e a sinopse também me deixou interessada para descobrir um pouco mais dessa fascinante história. Foi uma honra ler e poder resenhar esse livro, ainda mais que a narrativa se passa na minha terra: Minas Gerais.

"Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?"

O livro nos conta a vida de Mariana, uma jovem de 12 anos de idade, que é conhecida por ser uma garota meiga e cheia de energia. Filha da Flávia e do Etevaldo, ela sempre morou na cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais. Um de seus maiores sonhos é um dia ganhar um irmão mais novo, mas de tanto que seus pais vivem postergando isso Mari já perdeu as esperanças, e nem é um grande problema por seu primo Bartolomeu ser como um verdadeiro irmão para ela, um irmão que ela nunca teve.

Quando seu pai recebe a proposta de um novo emprego a alegria reina pela casa, afinal de contas ele iria passar a ganhar melhor e não precisaria passar tanto tempo fora de casa — consequências de seu trabalho como caminhoneiro. Porém, para esse novo emprego a família Cruz precisaria se mudar para a cidade de Mariana, deixando os familiares e amigos para trás.

Fátima fica insegura em deixar suas duas irmãs e sua mãe, mas sabe que é necessário fazer esse sacrifício para o bem de sua própria família. Quem não gosta mesmo dessa notícia é a filha do casal. Mariana não quer deixar a sua cidade, não quer abandonar seus amigos e nem trocar de escola. Estavam tão bem em Timóteo, perto de sua família e amigos, não tinham a necessidade de se mudar. Pelo menos era isso que Mari achava.

" — Se der errado, volta atrás. Igual casamento, tem separação — e beijou a irmã, querendo consolá-la. Seria duro ficar longe dela, mas seria para o seu bem. O amor verdadeiro não é egoísta."

Para a jovem garota foi difícil se acostumar com a mudança, mas até que a nova vida na cidade de Mariana estava sendo bem agradável. A casinha onde moravam era pequena, mas muito aconchegante e tinha certo charme. Era simples e linda.

Na escola, Mari conseguiu se enturmar e fez duas amigas: Brenda e Renata. As aulas eram interessantes, o que despertava a vontade da garota de aprender. Ela apenas não tinha muita paciência para Bebeto, um garoto lindo e muito popular de sua escola que vivia a importunando. E como qualquer jovem, Mariana vai aprendendo a lidar com a mudança. Sua vida passa a ser cheia de aventuras e diversão ao lado de seus amigos.

"— Ora, Mari, não seja boba, acho que Bebeto está apaixonado por você — falou Brenda, com uma pontinha de ciúmes.
Mariana olhou para a amiga e começou a gargalhar sem parar. Teve um ataque de riso, que logo foi cessado pelo inspetor que passava no pátio e chamou a atenção da menina. Ela se aquietou, baixou os olhos, mas logo respondera à amiga, indignada:
— Imagina! Se ele gostasse de mim, teria que falar coisas gentis e se mostrar apaixonado com gentileza e carinho. Não gosto dessa forma de amor. Não acredito nela — disse Mariana, já mudando de assunto."

Fazia tempo desde que eu não lia um livro infanto-juvenil e eu acabei me encantando pela história. A escrita da Ana Rapha Nunes é simples e envolvente, quando comecei a ler não consegui mais parar. Acabei o livro em menos de um dia e posso afirmar com toda certeza que eu amei. Foi uma narrativa muito bem construída.

O modo que a autora descreve o desastre ambiental que aconteceu em Mariana foi muito bom, a impressão que passou foi que ela estava lá durante toda a tragédia: desde o momento em que as pessoas correram em desespero para se salvar, e quando já estavam no abrigo. Ela conseguiu retratar a dor da perda que muitas pessoas sofreram. E, pessoalmente, achei muito importante ela ter falado sobre essa tragédia em um momento em que quase ninguém comenta sobre o ocorrido.

Se você ficou com vontade de adquirir um exemplar você pode conseguir no site da Editora, ou através do Facebook da Ana. Com personagens envolventes e uma narrativa tocante "Mariana" é um ótimo livro, recomendo ele tanto para as crianças quanto para os adultos. Não importa a idade do leitor, pois vai continuar sendo uma história muito bonita e que me emocionou.

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2017/01/resenha-mariana.html

@gataleitora 10/02/2017

Todos deveriam ler este livro
Conheci este livro graças a parceira que fiz com a escritora e pense num livro fofo para todas as idades.... Uma injeção de esperança para todos nós ! Amei demais e agradeço ter colocado ele logo depois de um drama bem forte pois curou minha ressaca .

O livro conta de forma leve e descontraída a história de Mariana, adolescente que mora em Timóteo em Minas Gerais e que tem o sonho de conhecer o mar. Ela tem uma verdadeira paixão por ele e foi graças a isso que conseguiu aceitar melhor sua mudança para a cidade de Mariana, onde o pai consegue um emprego fixo com um salário capaz de levar a doce Mariana a realizar seu sonho.

Tudo começa com a garota recebendo a notícia e ficando arrasada pois se sente super bem adaptada à escola onde estuda e à vida que leva cheia de aventuras com seu primo Bartolomeu, um garoto bem amoroso e atencioso.

Com o desenrolar da trama ,pude acompanhar a adaptação dela à nova escola com novos amigos, um paquera e toda uma nova vida.

Como é uma menina muita tranquila ,já estava se sentindo satisfeita com o processo de mudança quando uma tragédia atingiu a pacata cidade de Mariana e ela infelizmente pode conhecer não um mar dos sonhos mas um mar de lama que destruiu muitos sonhos por onde passou porem que forçou a menina a amadurecer e mostrar sua força ao mundo.

" Havia ursinho de pelúcia, bolsa, cobertor, álbum de fotos, enfim, uma infinidade de objetos em meio à lama. A história das pessoas estava despedaçada ao longo daquele lamaçal. "

Todos podemos lembrar com grande pesar e até mesmo raiva desta tragédia que aconteceu graças a incompetência humana e descuido do poder público.

Enfim....

O livro é bem fininho, dá para ler numa sentada, com várias imagens lindinhas relacionadas a Mariana e além de tudo é uma grande Ode ao amor familiar. O que obviamente ,eu como mãe, achei fantástico.

Recomendadíssimo....4/5 estrelas

site: https://gataleitora.blogspot.com.br/

Sara Muniz 02/05/2017

Resenha - Mariana
Mariana foi escrito e publicado em 2016 e, o que me fez querer ler esse livro infanto-juvenil, foi o fato de que a autora dele é uma professora que tive na faculdade. Quando vi as postagens dela sobre o novo livro dela no Facebook, senti bastante interesse em ler, principalmente quando soube do que se tratava.

Mariana não é um simples livro com uma história bonitinha para ler com o seu filho, mas um livro que foi inspirado no desastre de Mariana, em Minas Gerais.

Mariana é uma menina de 12 anos, que no início da história, mora com os pais em Timóteo, uma cidade de Minas Gerais. Certo dia, o pai recebe uma oportunidade de emprego que pode mudar muito a vida deles, mas o que mais chateia a filha do casal, é que eles teriam de mudar de cidade, ou seja, para a pequena cidade de Mariana.

Enquanto eu realizava a leitura, eu pensava em como eu teria adorado o livro se tivesse lido enquanto criança ou pré-adolescente, a escrita da autora é simples, leve, caprichada e flui rapidamente, não é à toa que o livro pode ser lido em um dia. Os capítulos são curtos com certeza não cansariam uma criança que estivesse lendo.

Mesmo já sendo adulta, achei o livro uma "explosão de fofura". As amizades, a família, os momentos de felicidade e insegurança e a própria personalidade de Mariana, que é uma personagem simples, mas que traz uma energia muito grande em suas falas e pensamentos. Tais aspectos tornam a obra bonita e agradável.

Obviamente, os momentos de extrema tristeza e pesar estão presentes após a tragédia da cidade e, algo que achei que passou um pouco confuso, foi a questão de que o pai de Mariana desaparece após a tragédia e, durante a ausência dele, a menina não se mostra muito triste com o desaparecimento do pai e com a possibilidade de ele ter morrido no desastre, ela acaba somente tendo olhos para Bebeto, seu namoradinho.

Ainda que a tragédia esteja inclusa na história, o final é feliz e, se eu tivesse que recomendar para alguém, eu recomendaria para crianças que gostam de ler e para pais que gostam de ler com os filhos antes de dormir. É uma leitura leve, descontraída, com uma grande importância em relação ao desastre e que carrega vários ensinamentos escondidos em suas frases.

site: https://interesses-sutis.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mariana.html

Aline.Callai 03/05/2017

Livro: Mariana
(...) Tudo estava indo bem, até que acontece a grande tragédia que assolou a cidade de Mariana. A menina nunca sequer imaginou que iria passar por uma situação como esta - ela que sonhava em conhecer o mar, se viu em um mar de lama que levou tudo o que ela e sua família tinham. Ali ela acompanhou muitos casos - pessoas que perderam os pais, os avós, que se arriscaram para salvar seus animaizinhos de estimação. Ela renovou a sua fé na humanidade e na caridade, ao ver que o Brasil (e até fora dele) se mobilizou para ajudar todas essas pessoas que perderam tudo.
O livro é cheio de ilustrações lindas que nos fazem entrar ainda mais na história, se imaginar nela. É aquele tipo de livro que nos faz refletir e se colocar no lugar das pessoas sabe? Como seria se nós estivéssemos na situação deles. Qual seria a sensação de perder tudo e ainda entes queridos numa tragédia como essa? (...)
Achei uma forma linda de homenagear os moradores e aqueles que perderam suas vidas em Mariana, é um capítulo da história do nosso país que não deve ser esquecida, muitos inocentes morreram por um erro que poderia ser evitado.
(...) Mas de um modo geral, vale super a pena a leitura, é super curtinha e rápida - li em uma tarde haha - e como disse anteriormente é uma grande homenagem aos que se foram e perderam tudo nessa tragédia. Recomendadíssimo!
Leia a resenha na íntegra no link!

site: http://www.nomundodaluablog.com/2016/11/livro-mariana-super-novidade.html

Elis 25/07/2017

O livro conta a história de Mariana, uma menina linda de cabelos cacheados, que ama brigadeiro, tem medo de fantasma e adora subir na laranjeira do quintal do vizinho. É uma criança que vive o restinho da infância em sua plenitude. Mora com a mãe Fátima, uma dona de casa compreensiva e amorosa e com o pai Etevaldo, caminhoneiro que sonha em dar uma melhor condição de vida para a família. Por isso quando ele recebe uma proposta para trabalhar em outra cidade, não pensa duas vezes e propõe a mudança para as duas. A princípio, Mariana não quer sair da cidade onde nasceu e perder a companhia dos colegas e do seu primo e melhor amigo Bartolomeu, mas acaba concordando com a promessa do pai de levá-la a uma viagem para conhecer o mar (um sonho bem mineiro).

Praticamente todo o livro é sobre o florescer da personagem Mariana. A adaptação na cidade nova, o dia a dia da família, surgimento de novas amizades e o amor por um coleguinha da escola, além dos planos para o futuro interrompidos no dia 5 de novembro de 2015. Achei bem interessante como a escritora mostra que naquele fatídico dia as pessoas viviam suas vidas calmamente, como estamos agora lendo essa resenha. Uns estavam na escola ou no asilo, outras assistindo TV no sofá de casa, na farmácia comprando vitaminas para a filha ou simplesmente jogando conversa fora na pracinha da cidade, quando foram terrivelmente atingidas pelo mar de lama da barragem de rejeitos de mineração da mineradora Samarco. A família de Mariana de repente, assim como tantas outras, viu sua casa, sua história, seus sonhos e suas lembranças desaparecem quando a lama da mineradora atravessou o seu caminho. Lembrando que trata-se do maior desastre ambiental do Brasil. Cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeito de minério vazou de uma barragem de mineração e riscou do mapa o distrito de Bento Rodrigues. Matou 19 pessoas, entre funcionários da mineradora e moradores do distrito de Bento Rodrigues. Até hoje o corpo de uma das vítimas não foi achado e o bebê que uma moradora da cidade esperava não entrou na contabilização das mortes.
Com parágrafos e capítulos curtos, uma linguagem simples e popular, Ana Rapha construiu o enredo de “Mariana”. O livro tem 112 páginas, é bem escrito, e apesar de não aprofundar muito na história e na tragédia (daqueles adultos esperam livrões), consegue passar a mensagem de perseverança e coragem para enfrentar o inesperado que espreita nossas vidas a todo o momento. É um livro voltado para o público infanto-juvenil, desses que a gente lê em uma tarde, mas fica refletindo por dias.

site: http://culturalizabh.com.br/index.php/2017/07/24/mariana-ana-rapha-nunes/

Priscila 11/01/2018

Muito amor!!!
Nesse livro vamos conhecer Mariana, uma menina alegre, normal e que adoro comer as laranjas do vizinho. Mora com sua mãe e com o seu pai. Sua mãe dona de casa e o pai é motorista e vive viajando a trabalho com a sua caminhonete. Mas sempre quando volta para casa, sua esposa lhe prepara um empadão frango.

Mariana, assim como toda menina normal, tem os seus amigos da escola e também amigas. Principalmente três amigas inseparáveis. E o mesmo carinho que ela tem por essas amigas, ela também pelo seu primo e sempre compartilha com ele coisas pessoais. Mas Mariana era muito sonhadora, e o seu maior desejo era conhecer o mar. Ela colocava todos os sonhos em um caderno, que servia meio que como um diário.

Mas um certo dia, depois da surpresa de ver seu pai em casa, recebeu uma notícia que para ela não foi muito boa. Seu tinha recebido uma proposta de emprego. Um emprego melhor e ganhando melhor ainda, mas tinha um porém: eles tinham que se mudar para Mariana. Claro, que Mariana não gostou nada da idéia e ficou extremamente irritada com a mudança.

Mas depois sua mãe, acabou conversando com ela lhe mostrando os pontos positivos e Mariana acabou aceitando a idéia. Dias antes da mudança, Mariana ganhou uma supresa de seus colegas e professores. Todos fizeram cartões e cartas, para que Mariana nunca esquecesse deles na nova cidade. Mariana ficou emocionadíssima e guardou tudo com o maior carinho.

No dia da mudança, estavam todos os familiares para uma despedida. E enquanto o carro ia se afastando, Mariana começa a sentir saudades da sua casinha. Sentiria falta de suas tias e também do seu primo amado.

Quando chegaram em Mariana e foram para a nova casa, Mariana ficou bem encantada com o jardim bonito que tinha e também pela casa, assim como os seus pais. Era uma vida nova que começava ali e Mariana, de uma certa forma, espera que tudo fosse como ela esperava.

Mas como será que Mariana vai lidar com tudo isso?? Com escola nova e também novos amigos??

Bom tenho que dizer achei que seria uma história bobinha, até ler a frase: “Dedico esta obra aos moradores de Mariana, que viram as suas vidas destruídas da noite pro dia e hoje tentam recomeçar…" Com certeza, isso me pegou de jeito e logo pensei que a história acabaria com o meu coração sentimental. O que não aconteceu, mas me deixou bem sensibilizada com toda a história.

O que falar dessa história então?? Que ela foi beeeeeem cativante e me senti altamente sensibilizada por toda a história e também pelos momentos ocorridos. Estava preparada mentalmente, para o quer podia vir, mas ao sentir a esperança que Mariana sentiu, não tem preço. E a autora teve muito cuidado ao descrever todo o ocorrido e também tudo sobre Mariana e sua família. Tem como não se sensibilizar com isso??

No geral: a história além de bem escrita e bem construída, nos faz sentir toda a esperança que a personagem sentiu no momento mais trágico. Os personagens são bem construídos e altamente ligados com a história, sem pontas soltas ou buracos. Tudo é bem envolvente e faz com o leitor pense no em momentos e pessoas importantes, que temos na vida!!!

Recomendo a leitura, não apenas por ser de parceria, mas pela sensibilidade que o livro traz!!!
Simplesmente leiam!!!

Gabi 02/01/2021

Ótimo livro para refletir
Outro livro infantojuvenil cheio de valores realmente significativos. Recomendo, da para ler em uma tarde, acompanhado de café e pão de queijo.