O Diário do Erasmo

O Diário do Erasmo Robson Cuer




Resenhas -


17 encontrados | exibindo 16 a 17
1 | 2


Victor 21/06/2020

Sempre bom se conectar com a criança interior! Uma história muito bonita! Quem gosta de cachorro, como eu, vai adorar
comentários(0)comente



LAPLACE 01/06/2017

Diversão para toda a Família
Erasmo é um cachorrinho muito esperto que encontrou um novo papai. Após ser levado do petshop em que se encontrava, Erasmo passou a morar em uma casa muito simpática e fez muitos amiguinhos.

A cada dia ele descobria coisas novas, e sua sede por conhecimento só crescia mais e mais. O cachorrinho ficava encantado com as belezas do mundo, seus mistérios, e principalmente com o Tempo, o qual sempre tentou conhecer para saber como ele fazia para as coisas melhorarem, e como passava e ninguém nunca o via.

Porém, mesmo com essa nova vida cheia de alegrias, Erasmo sente muito a falta da mãe, e sonha em um dia reencontrá-la. Felizmente, para ajudá-lo a suportar essa distância, ele possui amigos como o Jack e a Tata Barata, que estão sempre por perto para amá-lo e lhes ensinar os segredos da vida.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Por possuir dois sobrinhos pequenos, sempre estou atrás de títulos com os quais possa presenteá-los, e tomo o cuidado de ler o livro antes, tanto para saber lhes falar sobre a história, como para me certificar de que realmente ele é adequado à idade deles. Foi assim que O Diário do Erasmo acabou indo parar em minha estante, ele foi escrito por Robson Cuer e publicado pela editora Coerência, e quando entrei na mesma para publicar Tábula Rasa, essa foi uma das primeiras obras que adquiri.

Como todo bom livro infantil, o do Robson possui ilustrações, isso é essencial para ajudar a prender a atenção dos pequenos, principalmente daqueles que ainda não sabem ou estão começando a aprender a ler. E os desenhos do Erasmo são atrativos e alegres, o que desperta ainda mais o envolvimento das crianças com a história, nem que seja apenas para conhecer as imagens seguintes.

Porém, com o passar das folhas, elas irão querer conhecer muito mais do que as ilustrações, porque a escrita do autor é contagiante. Ele sabe se colocar no papel das crianças, e não só sua narrativa, como a escolha de palavras e o comportamento do protagonista são um espelho disso. Robson incorpora bem a pureza e curiosidade dessa tenra idade, criando um texto e personagem com os quais os pequeninos se identificam com facilidade. Ele até criou uma página no facebook - Erasminho Vira-Lata - para interagir com eles, de tanto sucesso que o cachorrinho fez com o público infantil.

Algo bastante interessante da obra é o estímulo ao diálogo entre pais e filhos. Ela aborda diversos temas - como preconceito e perdão - que muitas vezes os pais não conversam com os filhos por acharem que eles são novos demais para compreenderem, contudo as crianças já praticam atos de desrespeito ao próximo sem saber que isso é errado, e o livro motiva essas discussões através do Erasmo, e a linguagem usada pelo autor, a sua simplicidade, até pode auxiliar os pais nas explicações.

Assim como a ter paciência, uma vez que, assim como uma criança, Erasmo está constantemente fazendo perguntas, incansavelmente, e às vezes os adultos podem se cansar, mas como vemos através dos personagens secundários que o acompanham, principalmente o Jack, que é seu mentor, ele é pequeno demais para saber de tudo, e ao menos que alguém o ensine, ele jamais irá aprender.

O Diário do Erasmo é uma leitura familiar, rápida e fluida, uma ótima pedida para distrair os pequeninos e lhes ensinar valores atitudes que servirão para toda a vida.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 16 a 17
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR