As Vidas de Chico Xavier

Resenhas - As Vidas de Chico Xavier

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio Shiva 22/05/2020

Mahatma Chico
Li esta esplêndida biografia de um dos maiores brasileiros de todos os tempos ao longo de vários meses, junto com minha esposa Fabíola, ao ritmo de poucas páginas por dia. E hoje finalmente encerramos a leitura, com o coração transbordando de gratidão pela linda existência de Mahatma Chico Xavier. Que bom, nos tristes dias que correm, ter um belo e digno motivo para sentir orgulho de ser brasileiro!

A história de Chico Xavier é contada com muita propriedade pelo jornalista Marcel Souto Maior, que dosa na medida certa passagens profundamente tocantes e episódios hilários, sem deixar de abordar de forma transparente as inúmeras polêmicas que fizeram parte da vida do grande médium. Muitos foram os aprendizados que tivemos ao longo dessa leitura, objetos de muitas conversas e reflexões. Dentre esses tantos, decidi destacar dois como mais marcantes:

1) A dura jornada até o topo
Como foi sofrida a vida de Chico Xavier! A vida dos santos (utilizo a palavra “santo” em sua acepção sânscrita original que significa “devoto, alguém que ama Deus”) é geralmente pontuada por provações além do que um mortal comum seria capaz de suportar. Contudo esses grandes homens e mulheres não se deixaram abalar por essas provações, mantendo sua alegria interna inabalável. Um exemplo sublime disso é uma anedota muito apreciada por Chico, que mostra Santa Teresa D’ávila quase se afogando em um rio quando tem uma visão do Cristo, que lhe diz: “É assim que trato meus amigos”. Ao que a santa responde, bem-humorada como sempre: “É por isso que os tende tão poucos”.

2) Se você acha que está entendendo tudo, é porque não entendeu nada
Tudo o que diz respeito à espiritualidade (e tudo diz respeito) é marcado sempre por um elemento que escapa às nossas vãs tentativas de racionalização. Uma característica fundamental do ser humano é tentar compreender e explicar o mundo que o cerca. Contudo a espiritualidade é muito mais ampla do que podemos captar com nossos sentidos limitados e nossa ridícula inteligência. Por isso em todo caminho espiritual sempre existe algo que desafia a explicação, uma conta que não fecha, uma pergunta que resiste a ser satisfatoriamente respondida. Esse é, creio, um lembrete muito válido para todo sincero buscador.

O livro “As Vidas de Chico Xavier” foi uma das principais fontes para o belo filme de Daniel Filho (https://youtu.be/-GQOtVVHW1E).

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Renata Cavalcante 23/05/2020minha estante
Quero muito ler esse. Estou lendo Kardec: a biografia que é desse mesmo autor. Assim que eu terminar vou pegar esse aí. Amei a resenha!

Fabio Shiva 23/05/2020minha estante
Oi Renata! Valeu pelo comentário e pela dica, não sabia que a biografia do Kardec foi escrita pelo mesmo autor! De certa forma, uma bografia é continuação da outra né!

Malu 02/07/2020

Maravilhoso!
Biografia de um grande homem. Retrata grandes exemplos de humildade, piedade, caridade e sobretudo o amor ao próximo. Eu conhecia um pouco sobre a história de Chico, mas após ler sua biografia minha admiração por este ser iluminado só aumentou.

Ricarda Caiafa 28/01/2023

Interessante
Chico Xavier com certeza foi uma pessoa ímpar, ser humano que dedicou a sua vida ao próximo, à caridade, à mediunidade. Essa biografia, em narração jornalística, traz diversos aspectos da vida desse mineiro, que transformou o espiritismo no Brasil.

Ele não teve uma vida fácil, desde criança era incompreendido, e ao ficar órfão de mãe ainda pequeno, sofreu maus tratos com a parente com quem foi viver. Depois, voltou para casa quando seu pai casou de novo.

Sempre foi modesto, não lucrava com os livros que escrevia. Trazia conforto, palavras amigas, abraços e afeto para todos, sem medida.

Quis morrer quando o país estivesse em festa, e se foi no dia que o Brasil conquistava o tetracampeonato na Copa Do Mundo de futebol.

Chico, grande homem.

Jefferson Vianna 17/08/2020

Amar sem esperar ser amado e sem aguardar recompensa alguma. Amar sempre...
Falar de Chico é sempre uma grande alegria. O livro “As vidas de Chico Xavier”, escrito pelo jornalista e roteirista Marcel Souto Maior, retratar episódios interessantes a cerca da vida do nosso querido Chico. A leitura é fluída, emocionante e expressa com muita leveza à trajetória do médium na propagação do Evangelho do Cristo através da doutrina espírita. Ao longo da narrativa, muitos foram os momentos que eu fui acometido por uma grande paz e por tranquilidade, emocionado com os exemplos de temperança e humildade deste grande homem que enfrentou as inúmeras críticas, os julgamentos e a desconfiança dos que o achavam uma fraude. O fato é que Chico personificou-se de humildade, despiu-se do orgulho e do egocentrismo, sempre trabalhou em prol aos necessitados, dedicou toda a sua vida ao serviço do bem, confortou a dor de muitas famílias através de suas psicografias e doou os direitos autorais dos mais de 400 livros psicografados a instituições de caridade. Chico não se considerava insubstituível, dispensava elogios e seguia as recomendações de Emmanuel: “Vamos trabalhar como se amanhã já não fosse possível fazer nada.” – Foi o que fez Chico: Trabalho, serviu, amou e nos deixou um abençoado legado e exemplo. Leitura Recomendada.

Evy 23/02/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Biografia e/ou Memórias / Mês: Fevereiro (Livro 4)
"Cisco Xavier" como se auto denominava, não gostava de honrarias e elogios. Se sentia constrangido e sua imensa humildade não lhe permitia a vaidade e o orgulho de sentir prazer ao ouvi-los. Mas ele entendia que era impossível para nós, encantados com sua bondade e iluminação de espírito, não lhe dirigir tais adjetivos. Chico Xavier, um espírito de luz.

Sou talvez uma pessoa suspeita para falar desta biografia, pois sou espírita há muitos anos. Nem acho correto me designar espírita ao escrever sobre Chico e não só isso, pois ser espírita é colocar em prática as maravilhosas palavras de Allan Kardec nosso codificador. Chico fez isso excepcionalmente bem. Eu ainda engatinho nessa longa jornada. Chico é um exemplo de vida, uma inspiração, um espírito iluminado e bondoso capaz de sacrifícios pela fé e mediunidade que estou muito longe de conseguir conceber o pensamento.

Sua vida, desde a infância, é muito sofrida e me trouxe lágrimas aos olhos em muitos trechos. A perda da mãe, a criação com a madrinha nada sensível, e as visões e vozes que o faziam confessar ao padre e fazer penitências cada vez mais terríveis para se curar do pecado. A vida de Chico nunca foi fácil. Não lhe aprouveu nenhum previlégio e Emmanuel, seu guia, o levava a rédeas curtas mantendo-o no caminho da verdade e do espiritismo puro.

Ainda assim, sofrendo com críticas e até agressões, Chico fazia somente o bem. De sua boca só saíam palavras construtivas, pedidos de desculpas, agradecimentos e slogans autodepreciativos: "Não passo de um cabide onde dependuram as homenagens ao espiritismo". Quando alguns anunciavam sua queda, ele sempre tinha o argumento: "Não vou cair, porque nunca me levantei".

Chico viveu até seus 92 anos de vida dedicadas ao povo, a sua fé e à mediunidade. Psicografou mais de 400 livros e milhões de cartas para famílias em dor. Um ser humano excepcional, maravilhoso e cuja trajetória nos serve de inspiração para a vida. Marcel Souto Maior, o autor desta biografia, merece também meus elogios: a narrativa é bastante envolvente, simples e objetiva e tem um ótimo desenvolvimento.

Bem, o próprio Chico ainda em vida terrena aprovou, então a leitura é super recomendada!
Li 24/02/2011minha estante
Chico realmente foi (aliás, pode-se dizer que continua sendo, né?! Rs) um exemplo...
Não posso dizer que sou espírita, mas gosto de ler sobre o assunto e acredito em muita coisa pregada, acho super lógico!

Bjoos, Ly, ótima resenha!!

Elvira 24/02/2011minha estante
Parabéns, como tbém li o livro, posso asegurar que sua resenha foi admirávelmente fiel a biografia do nosso querido e eterno "Cisco Xavier".... Ah se conseguissemos ser 1% do que ele foi em vida. É um grande exemplo a ser seguido.
bjs mamis

Erika 26/02/2011minha estante
Lyani, maravilhosa sua resenha, eu me identifiquei totalmente com ela. Também li esse livro e tive as mesmas impressões que você. Realmente, como nos sentimos pequenos diante da grandiosidade de um espírito como Chico! "Ciscos" somos nós!
O autor merece aplausos mesmo, pois ele soube escrever uma biografia fiel e isenta ao mesmo tempo, de forma que todos, espíritas ou não, pudessem ler e tirar suas próprias conclusões.
Parabéns pela resenha!

Cris Marques 08/09/2023

As provas que viemos passar, o sofrimento com resignação, a aceitação de que tudo é temporário.
É uma pena que vivamos anestesiados pela ilusão do mundo.

jannah 14/01/2009

emocionante!
Impossível não se emocionar com a vida de Chico xavier..
Letihreis 15/01/2009minha estante
Sister é verdade ótima leitura, surpriendente e contagiante

Jeannie 21/12/2009

Abriu-me os olhos...
Vi a história desse senhor generoso [até demais] por um outro ângulo, mas verdadeiro e menos enfeitado pelos espíritas...

Se o objetivo era buscar uma empatia entre mim e a doutrina, falhou totalmente. Eu era extremamente simpatizante antes de ler este livro. Tomava tudo como verdade absoluta...

Fiquei triste porque ele fez várias pessoas felizes e foi conforto de muito gente, e em vez de levar uma vida razoavelmente boa e tranquila, foi subjugado a tantos outros sem bondade no coração.

Cuidavam dele e de sua imagem como um mártir, sempre sacrificando sua vida pessoal para atender aos interesses da religião. Duvido muito que o próprio Allan Kardec conceberia isso como algo bom!

Nao acho certo construir a felicidade de alguém em cima do sacrifício do outro, não foi justo mesmo, e nem me venham falar que foi ele quem pediu!

Como o espírito inferior e atrasado que sou, se um dia encontrasse esse tal Emanuel na minha frente, metia uma bolacha na cara dele. E claro, voltaria pro meu inferninho pessoal, mais tranquila...a exemplo do que as pessoas fizeram com o Chico, fiz minha felicidade em cima da dor de outrem.
Lilia Carvalho 13/05/2010minha estante
Muito particular e franca a sua análise, por isso considerei perfeita. Não se parece com o que eu penso e analiso dessa história, mas é muito enriquecedor ver uma análise tão distante da minha e que apesar disso é coerente. Parabéns!

Nadia 19/09/2012minha estante
A verdade é que realmente o Chico foi extremamente abnegado. Fica a dúvida se era mesmo necessário ser dessa maneira. Eu não acredito que tenhamos nascido para o sofrimento, por isso é que mesmo que eu acredite no amor que ele tinha pelas pessoas, acho que entendo sua crítica. Sou espírita, mas penso que sou bastante atrasada também. Aprendi no espiritismo cristão que somos autoridades na matéria, e que até mesmo um mentor espiritual não deve exigir do médium mais do que ele possa realmente oferecer. Nós é quem temos que aprender gradativamente a estar a serviço do bem. E se o Chico aceitou se submeter a todas as solicitações que a espiritualidade trazia, fico pensando onde está o amor nessa relação, ainda que ele tenha escolhido o sofrimento como caminho para a ascensão. Esse comentário foi mais um desabafo com você do que uma crítica. Ainda fico tentando entender onde está o limite entre o livre arbítrio e os compromissos com a espiritualidade. Tudo o que faço, faço com amor. Evito ser escrava até de minhas convicções, pois em tempos de fanatismo, não tento ser espírita, tento ser cristã para não ferir o primeiro mandamento de amor a Deus e aos outros. Só aconselho que nunca transfira a falha de entendimento das pessoas ao que a Doutrina se propõe. Como você mesma disse, até o próprio Kardec talvez não concebesse isso como algo bom, a medida que muitas coisas com as quais temos contato na doutrina passam bem longe do tal crivo da razão. Por isso vale à pena nós mesmos tentarmos entender o que o Codificador da doutrina propõe. Ele disse certa feita que "O espiritismo será o que os espíritas fizerem dele..."
Um grande abraço!

Nathane6 09/03/2021

Admiração.
Uma biografia precisa de uma excelente jornada e de bom um contador de histórias para ser interessante. A biografia definitiva de Chico Xavier reúne os dois elementos. A saga, de um dos maiores médium do país, é descrita de maneira fluida e despretensiosa por Marcel Souto Maior.
A trajetória de Chico foi gigante. Durante a leitura você não consegue acreditar como um homem fisicamente frágil se dedicou com tanto amor a sua causa.
Entre altos e baixos, ele sempre deu a volta por cima e nunca deixou de acreditar em sua missão.
Emmanuel também sempre estará em meu coração! Eu adoro essa parceria, o que no livro leva a algumas passagens engraçadas. Emmanuel era rígido com o Chico, mas nunca deixou de amparar o médium. Quem não conhece a personalidade do ex-senador romano, pode estranhar o comportamento dele.
Leitura obrigatória para quem estuda a doutrina espírita e para admiradores do Chico Xavier!

Vitorugo 25/01/2021

"As pessoas procuravam Chico, pq tinham saudades de Jesus"
Renúncia é a marca dos grandes nomes da caridade, que abdicam de seus próprios interesses em nome do próximo.

Chico sofreu, foi perseguido, mas apenas ofereceu consolo, luz, paz e amor aos que lhe cercavam.

A leitura é fluída, leve e revela diversos casos em que a personalidade de Chico Xavier chocou céticos, críticos, desesperados, doentes, pobres e sofredores, sem exigir nada em troca, nem mesmo reconhecimento, o que traduz o verdadeiro amor, o qual, por nossa simplicidade e ignorância, está tão distante.

Quisera eu ter tido a chance de ter contato físico com este espírito evoluidíssimo.

Léia Viana 13/03/2011

Pode-se tirar muitas lições de vida, ao ler esta obra comovente e cheia de amor ao próximo.
Terminei “As vidas de Chico Xavier”, emocionada com a sua trajetória de amor ao próximo e ao respeito que ele tinha para com a espiritualidade. É impossível não ser levada a emoção, tamanha caridade e palavras de fé proferidas por ele, que teve toda a sua vida dedicada a difundir o espiritismo e a ajudar aos mais necessitados, desde mantimentos, vestimentas a palavras, mensagens de carinho, amor e fé na vida e em Deus.

Sempre defini o espiritismo como algo fantástico, como uma filosofia de vida, e não uma religião, que traz conforto e explicações mais sensatas para a dor, as desigualdades e os sofrimentos que cercam a todos nós, direta ou indiretamente. Se todos, independente de crenças, religiões, levássemos uma vida perto de tudo que Chico Xavier, através da psicografia relatava, o mundo e as pessoas que fazem parte dele, seria um lugar muito diferente do que é apresentado hoje, todos os dias.

Enquanto esteve vivo, Chico Xavier sofreu muito, mas sempre com uma bondade excessiva e uma fé enorme em tudo que os espíritos lhe pediam e orientavam, principalmente o seu mentor espiritual: Emmanuel, que não facilitava em nada a jornada de Chico na terra, não usava palavras carinhosas e tão pouco de estímulos, sempre seco, deixando claro que Chico não seria poupado de nada por causa de sua mediunidade.

Confesso que fiquei um pouco aborrecida com Emmanuel e com muitas pessoas que trataram Chico de maneira pejorativa, grosseiras e muitas vezes desrespeitosa e violenta. Ninguém é obrigado a aceitar a espiritualidade como verdade absoluta, mas Chico era uma pessoa que merecia respeito, principalmente por toda a sua generosidade distribuída gratuitamente sem intenção alguma de autopromoção de sua imagem ou de viver à custa disso.

Concordo que Chico teve sua escolha, poderia parar com tudo aquilo e seguir com sua vida da maneira que desejasse, mas "Cisco Xavier", como ele mesmo se chamava, acreditou e seguiu firmemente nas leis espitituais. Fiquei profundamente comovida pela sua coragem em escolher ajudar aos que precisavam e deixar sua vida de lado, assumindo e cumprindo o compromisso firmado com a espiritualidade, Chico abriu mão de si próprio, de suas vontades, de sua vida, deixando-se de lado a favor de muitos.

Chico Xavier é uma pessoa que jamais me permitirei esquecer. Sua bondade infinita e sua dedicação a todos, sem fazer distinção alguma mexeram muito comigo.

Creio que a leitura de sua biografia, deveria se estender a todos aqueles que desejam tirar lições de paciência, resignação, confiança e amor: ao próximo, a Deus e a vida.

jumorgensten 30/07/2020

Ao todo são 16 capítulos onde o autor vai passeando pela história de Francisco Cândido Xavier, ou até um determinado tempo Francisco de Paula Cândido.

A narrativa inicia pelo fim, contando os últimos dias do médium espírita e todos os sinais que o mesmo estava dando. Depois passa para o começo e caminha em ordem cronológica. Mostra o despertar da sua grande mediunidade e todas complicações que a mesma trazia, principalmente junto com o seu pai João Cândido Xavier. Chamado de alucinações, o menino Chico fazia de tudo para aquilo desaparecer, inclusive seguindo a risca todas as orientações paroquiais.

O terceiro capítulo mostra o início da ligação do protagonista com Emmanuel e discorre a personalidade fortíssima do mentor e, a partir de então, é mostrado ao leitor a incessante rotina missionária de Chico Xavier. A meta de livros feitos e publicados, os trabalhos voluntários, as casas espíritas que fundou e trabalhou, a divisão do trabalho normal com as questões mediúnicas e espirituais e também o surgimento dos problemas judiciários (entre elas, o famoso caso de Humberto de Campos) e também com as maldades de muitos jornalistas que não acreditam no protagonista.

Depois o livro mostra a mudança de Chico para Uberaba, as aparições do mesmo na televisão, o sucesso do Pinga Fogo, as complicações dos seus problemas de saúde, o início das cartas psicografadas para os familiares e a falta de entendimento de muitos, sua relação com Waldo Vieira, o apoio irrestrito dos seus filhos adotados e também dos famosos e como foram os últimos dias de Chico, mesmo extremamente doente, trabalhando para o Espiritismo.

Uma das partes que mais me chocou foi quando pessoas desesperadas em busca de contato com seus entes queridos desencarnados não aceitavam o real estado do médium. Pessoas gritavam, xingavam, cuspiam, faziam Chico sair da cama para ir, aos trancos e barrancos, explicar a sua condição que estava totalmente explícita. Que loucura!

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída. Se você é fã de Chico, ao término ficará ainda mais, principalmente pela sua paciência com falta de compreensão de muitos e também na aceitação total do seu compromisso com a Doutrina Espírita. Um exemplo real oficial.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/07/30/as-vidas-de-chico-xavier-marcel-souto-maior/

Dani Feli7 25/10/2009

Não importa a religião ou filosofia, a vida de Chico Xavier é um exemplo a ser seguido e admirado. Impossível largar o livro no meio, sua história é emocionante e rica em humanidade.

Carlinha 24/01/2021

Emocionante
O jornalista narra fatos interessantes sobre a encarnação mais recente do espírita mais conhecido do Brasil.
É um livro curtinho, de narrativa fluida onde o leitor ri, chora, se emociona e conhece as situações e causos desse humilde mineiro de São Leopoldo.
Chico Chavier é um ícone!
Recomendo a leitura

Lais 17/06/2020

Obra encantadora, assim como o Chico
Excelente biografia, que vai direto ao ponto, abordando os principais acontecimentos da vida desse ser tão iluminado que tivemos a honra de ter sobre a terra. Impossível não admira-lo mais ainda após tomar conhecimento de tudo que passou e da postura que teve diante das dificuldades e de sua missão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6