Lampião

Lampião Klévisson




Resenhas - Lampião


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


maryelli0 22/12/2023

Livro bem didático, mas por conta das girias típicas e da marca de oralidade torna um pouco mais difícil de compreender
comentários(0)comente



JoAo366 04/06/2023

Lampião era o cavalo do tempo atrás da besta vida.
Minha opinião geral sobre a obra: Foi a primeira vez que li uma história em quadrinhos por completo, e gostei bastante! A HQ cumpriu muito seus objetivos, e deixou o legado de valorizar ainda mais a cultura nordestina.

O que é abordado na obra: Os últimos dias do bando de lampião, um dos maiores bandoleiros que já passou pelo sertão nordestino na época do cangaço. O livro busca evidênciar os aspectos culturais da época de maneira pedagógica.

Pontos positivos ?:
-O desenho dos personagens é fantástico;
-Linguagem bem típica;
-Tem prefácio e posfácio,
- A história é bem envolvente;
- Apresenta de alguns significado de palavras clássica do nordeste;
- Apresenta vestimenta e objetos típicos do nordeste.

Ponto negativo?:
A história poderia ser mais explorada.
comentários(0)comente



Rodrigo 01/10/2022

O Lampião
Uma parte da história desse grande personagem que povoou o imaginário do povo nordestino e ficou famoso nacionalmente.
comentários(0)comente



nvelisy 27/11/2023

Bastante interessante, não sabia quase nada sobre o lampião antes de ler.
Achei bem acessível, mas talvez precise de bastante concentração para entender bem a história.
comentários(0)comente



souluba 11/02/2021

Um resgate cultural para o povo nordestino.
Lima, Antônio Klévisson Viana, 1972 – Lampião... era o cavalo do tempo atrás da besta da vida/ uma história em quadrinhos de Klévisson; [ilustrações do autor]. São Paulo: Hedra, 1999.

Esta história em quadrinhos retrata a morte de um dos mais ilustres membros do cangaço brasileiro: Virgulino Ferreira da Silva, Vulgo Lampião.

Inicialmente o leitor é apresentado ao banditismo brasileiro e suas ramificações no nordeste, contando com aspectos políticos e econômicos da época, ainda que introdutório. “[...] Os ingleses vibram com os feitos de Robin Hood e seu alegre bando; os americanos contam as aventuras de Jesse James; os mexicanos, as façanhas de Pancho Villa; e os brasileiros, as de Lampião.” Billy Jayner Chandler apud. Klévisson, p.1.

Conta, também, com uma mini introdução dos maiores líderes do cangaço: Antônio Silva, Jesuíno Brilhante e Lampião. Com direito a registros fotográficos e tudo.

A arte é impecável! A maneira que o autor utilizou da gramática para ilustrar o sotaque do povo nordestino, é incrível!

Além disso, a obra é um convite para a produção audiovisual brasileira repensar a forma que retrata a vestimenta do cangaço, sendo de modo infiel, na maioria das vezes.

3 estrelas.
comentários(0)comente



Lilo Dias 28/03/2021

Poucas vezes as HQs brasileiras são lidas com tal importância da que escreveu Kléverson, onde narra a história do maior bandido brasileiro!
Gostaria que houvessem mais livros com este mesmo esquema.
comentários(0)comente



Cecília 05/09/2023

Essa HQ conta de forma resumida a história de Lampião,o rei do cangaço. É escrito em linguagem nordestina e eu tive um pouco de dificuldade para entender, mas não é por isso que todo mundo também vai ter. Não é o tipo de livro que eu recomendaria, mas também eu nunca te diria pra não ler. Eu acho que qualquer livro que te desperte o interesse vale a pena ser lido, independente do que dizem sobre ele.
comentários(0)comente



gustavo244 18/06/2022

Leitura difícil
Essa foi uma das leituras que fiz com a linguagem mais complicada, muitas frase tive que reler para conseguir encontrar algum sentido, tirando isso os traços dos desenhos são ótimos e a história é interessante e isso me fez perceber que não sei quase nada sobre o cangaço, lampião e Maria bonita o que é um erro meu que logo irei sanar
comentários(0)comente



Rose 11/04/2024

Durante a leitura desse livro, conheci alguns pontos da história de Lampião, apreciei a escrita do livro.
comentários(0)comente



Rauta 04/03/2021

É uma ótima adaptação do livro para os quadrinhos. O próprio quadrinho tem algumas explicações para quem não conhece a história de Lampião, o tempo no qual é passado, e as peculiaridades da região.
A arte é belíssima e encantadora. A escrita nos faz criar um sotaque dentro da nossa própria cabeça e entender de fato como os personagens se comunicam um com os outros.
E se passa basicamente de uma conversa, no entanto, enquanto a história de Lampião é contada, podemos ver ilustrações desses acontecimentos.

"Foi assim tamém nu tempo du meu santo Antõe Conselhêro... Quarqué um qui si arrevolte contra u pudê, tá mais é incomendâno u palitó di madêra. A ajuda qui inda chega nu sertão, e a di Deus nosso sinhô, quando si alembra di mandá chuva..."
comentários(0)comente



Lari 05/09/2021

Ótimas ilustrações
Os quadrinhos são ótimos, não há romantização do cangaço, há explicações históricas sobre a vestimenta e o sertão.
comentários(0)comente



Deborah.Farias 03/11/2022

Lampião, herói para uns, maior bandido, para outros.
"Um povo que desconhece sua própria cultura é sobretudo um povo fraco, vulnerável".

Quem já conhece a história do rei do gangaço,como eu, não irá sentir tanta dificuldade em ler, mas para quem não tem tamanho conhecimento acerca da história, sentirá dificuldades em compreender, além da linguagem.
comentários(0)comente



DIOH 17/06/2023

Lampião
O livro Lampião que traz a história desse personagem emblemático para o povo nordestino.
Em forma de quadrinhos com ilustrações com grandes riquezas de detalhes, traz ao público infantojuvenil uma visão mais leve desse personagem.
Também conta com pesquisa histórica antes de começar a história.
comentários(0)comente



Sávio 20/06/2014

Chato e nada a ver
O livro é em quadrinhos e conta uma história de Lampião e seu bando.
Achei chato e ainda por cima tive que ler obrigado pela escola, ele é bem curtinho e preto e branco.
Ainda tenho o livro por causa das ultimas folhas, que achei bem legal, pois trazem objetos, imagens de casas, armas e utensílios daquela época no sertão nordestino.
comentários(0)comente



Amanda Silva 24/07/2017

É um livro muito interessante e curioso, nos faz pensar em nosso passado e em questões políticas... Qual lado era o certo? Qual lado lutava pelo bem e pela paz? Cangaceiros ou os Macacos?
É um livro curto, que nos dá a base ou o ponta pé inicial para se fazer um estudo aprofundado, principalmente com a sua referência bibliográfica.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR