O Balanço da Pena

Monique.Machado 06/03/2023

Leitura Finalizada
Livro: O Balanço da Pena
Autor: Paulo Kamiya

O livro Um Médico conta a história de um médico que é atacado por um ladrão e, durante sua fuga, é atropelado por um carro ficando à beira da morte.

Ele se vê diante de um dilema: cumprir seu dever ou se render à vingança?

O autor explora as motivações de cada um e a profundidade das almas dos personagem.

Ao longo da leitura, o leitor vai acompanhando as duas versões dessa história e vai se perguntando qual será o veredito do médico.

O livro aborda temas importantes como o dever, o direito à vingança, o perdão e o amor.

É uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer melhor esses temas e se aprofundar em questões de ética e moral.

O livro está a venda no site da amazon e vc pode le-lo pelo KU

Leonardo 03/06/2023

Resenha do Porão Literário
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O balanço da pena lançado de maneira independente O livro é de autoria de Paulo Kamiya e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"O Balanço da Pena" é uma obra envolvente que mergulha o leitor em um dilema ético e moral complexo. Escrito por um autor talentoso, a história narra o impacto de um assalto na vida de um médico, que se vê confrontado com a difícil decisão de cumprir seu dever profissional ou ceder à vingança.

No início da história nós conhecemos Danilo Akio, um médico que teve sua adolescência marcada pela morte de sua querida irmã mais velha, Deise Maki. Antes de morrer, no entanto, Maki comprou a Akio um colar com o símbolo do deus Anúbis: Ankh, entre seus significados, a marca simboliza a vida.

Com isso, Akio seguiu a carreira de medicina justamente por conta desse momento tão impactante de sua vida. Até o momento em que ele é assaltado e tudo muda.

Por outro lado, temos a história de Ezequiel. Um homem que junto a sua mulher chamada Rosária, tentam conseguir emprego em uma capital cruel e com poucas oportunidades. Com um filho para cuidar, Ezequiel planeja então um assalto para tentar ajudar sua esposa, que está muito doente.

O assalto, no entanto, leva Ezequiel a ser atropelado por um carro, Akio, a vítima do assalto, vê a oportunidade de salvar a vida de seu próprio assaltante, mas será que ele fará isso?

O que mais me impressionou nesse livro foi a narrativa, que habilmente tece as histórias do médico e do ladrão, oferecendo duas perspectivas distintas sobre o mesmo evento. Essa abordagem narrativa dupla cria uma atmosfera de suspense e curiosidade, enquanto, em diversos momentos, me questionei sobre qual seria o a conclusão daquilo tudo.

Paulo aborda muitos temas em sua escrita, e nada é tão maniqueísta quanto parece ser! Os personagens são bem complexos e bem trabalhados, portanto não há uma definição clássica do bem versus o mal aqui. A escrita do autor é rodeada de sentimentos como vingança e perdão, além de exaltar a empatia. A trama não se limita a fornecer respostas fáceis, mas sim instiga uma análise pessoal, despertando uma variedade de emoções e questionamentos.

A escrita do autor é envolvente e fluída, permitindo uma imersão total na história. O enredo é habilmente construído, revelando camadas de complexidade nos personagens principais e nas suas interações. Além disso, a referência ao mito egípcio de Anúbis, o deus dos mortos, acrescenta um elemento fascinante à narrativa, ampliando o escopo das reflexões propostas.

"O Balanço da Pena" é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam explorar questões éticas e morais de maneira profunda e envolvente. O livro apresenta uma trama emocionante, personagens bem desenvolvidos e uma abordagem reflexiva sobre as complexidades da condição humana. Com uma escrita habilidosa e temas relevantes, essa obra deixa uma marca duradoura no leitor, convidando-o a repensar suas próprias convicções e valores.

Grazi 13/03/2024

Extremamente bom!!!
Não imaginei que fosse gostar tanto de "O Balanço da Pena", como gostei. Que livro incrível, bem escrito e com um desfecho muito bom!

Aqui, vamos conhecer a história de um médico e um pai de família. O destino dos dois se cruzam da pior forma imaginável.

Ambos porém não sabiam que esse encontro, mudaria suas vidas para sempre.

Akio, não gostava de estudar, o que gerou uma decepção bem grande para seus pais. O destino não brincou na hora de castigar Akio ainda na adolescência e esse castigo, fez com que ele não pensasse em outra coisa a não ser os estudos e acabou se tornando um médico renomado e muito respeitado.

Ezequiel, um homem sofrido, viu no filho recém-nascido a esperança de ter uma vida melhor. Assim que soube que era um menino, já fez planos de que seria um dos maiores e melhores jogador de futebol do mundo. Mas, não foi assim que as coisas aconteceram, por mais que o filho gostasse de jogar bola a carreira de jogador foi trocada por outra, bem decepcionante para seu pai. Essa decepção fez com que Ezequiel fosse literalmente ao fundo do poço.

O livro é cheio de plots, uma verdadeira adrenalina. São 72 páginas emocionantes. Confesso que chorei em algumas partes.

Mesmo sendo um livro curto, o autor conseguiu amarrar perfeitamente e entregou uma verdadeira obra de arte. Fiquei encantada com a escrita e cativada pelos personagens, que são muito bem construídos por sinal.

O livro se passa em São Paulo e é muito realista.

Eu amei de verdade e recomendo demais à vocês. Leiam, leiam, leiam!

Prestem atenção na capa depois de lerem a sinopse. Perfeito!