Coisas de Menino

Coisas de Menino Alexandre Braoios

Resenhas - Coisas de Menino

lonelvs 14/10/2023

Achei o livro interessante, mas em algumas partes arrastado. gostei bastando desfecho, é um tema bastante pesado e a narrativa faz o leitor sentir a aflição dos personagens

Larissa4119 30/10/2023

"Nosso preconceito"
O livro conta a história de Raul um ex-jogador de futebol, de como ele enfrenta sua doença ao longo dos dias. Em um momento de agonia contante ele decide revelar um segredo a muito guardado por ele, antes de sua doença avance e ele perca total controle da fala. Ele resolve pedir a sua enfermeira que escreva sobre sua história, e os acontecimentos nela passados.
Andrea é enfermeira, a ela foi incumbida a decisão de escrever a história de Raul, já acostumada a isso ela aceita no início, após revelações ela se vê em dúvida se quer ou não continuar a cuidar do senhor a beira da morte.

Me partiu o coração ler esse livro, os fatos citados nele, me deixavam enojada, cada capítulo era uma angústia, um ódio insaciável de certos personagens.. Ao mesmo tempo ele tem aquele mistério que faz você querer continuar a ler.
Achei decepcionante o final do livro, foi tudo resolvido muito rápido, não desenvolveram uma relação maior entre os envolvidos e deixaram apenas com um pedido de desculpas final, que comoveu a protagonista.

As migalhas de romance que o livro carrega é um alívio mínimo a todo o absurdo relatado no livro. A descoberta do que é amar a si próprio e se aceitar como tal traz conforto.

Não sei se indicaria esse livro para todo mundo, tem que ter estômago e uma mentalidade acima da média pra suportar cada palavra dita.

"Nosso preconceito é alimentado por aquilo que não conhecemos, pela nossa ignorância. Rotulamos as pessoas e pronto."

andreiaflores 16/06/2022

Um misto de vários sentimentos: raiva, ódio, asco, alegria. Sim alegria tbm em ver uma pessoa que sofreu tanto na infância conseguir encontrar a felicidade, o amor. Ainda bem.

lecofaria 24/01/2024

Expectativa Frustrada
Tive contato com Alexandre Braoios depois de ler A Padroeira dos Pervertidos, que gostei muito e indico com vontade. Por isso, fui pesquisar outros trabalhos do autor e cheguei a este Coisas de Menino. Devido aos elogios nas avaliações da Amazon e à minha experiência anterior, resolvi lê-lo. E, gente, me frustrei.

O livro é um novelão cansativo, com uma trama absurda, personagens que travam diálogos improváveis e artificiais e com um final à la Glória Perez que me fez rir - de vergonha.

O que achei interessante foi minha relação com o autor em duas obras diferentes, considerando A Padroeira dos Pervertidos um dos melhores livros que li em 2023, e Coisas de Menino uma grande perda de tempo. Ainda estou pensando sobre isso e avaliando se tiro a prova dos nove e leio O Beijo de Darwin, outro trabalho do autor. Será?

Terminei a Leitura em: 24/01/2024
Cotação: 2 estrelas em 5

Bel Bravini 10/11/2023minha estante
Eu não entendi como rápido. Foram 30 anos de tratamento e aceitação de si mesma por Andrea. O Cesar já vinha querendo reatar os laços e ser perdoado. E o pai, perdeu o "filho de ouro" e viu que a única pessoa que ficou do lado dele foi quem ele mais menosprezava, e ele teve que aceitar. Na minha família mesmo vi uma pessoa preconceituosa morrer sendo cuidada por quem ela tinha preconceito. Na doença esses covardes aceitam qualquer coisa por benefício próprio

@livrosdalita 02/11/2023

Sensacional
Inúmeros gatilhos, relatos fortes e quase intragável...
Amo livros que me fazem de besta e esse me enganou direitinho.
O plot eu realmente não estava esperando afff

Berenga 23/02/2024

Traz um tema polêmico mas peca pelo didatismo e trama rasa
O livro toca num assunto bastante polêmico que é o abuso de uma criança, mas o autor não soube conduzir com delicadeza e complexidade que o assunto pede.

Os personagens são rasos, a trama tem pouca profundidade. A história muda de rumo de uma página pra outra, até porque quando os argumentos não são densos, isso é fácil de fazer.

E o final me incomodou demais, o autor quis colocar tudo num livro só: crime, confissão, reconciliação, reviravolta, relacionamento amoroso.

Não recomendo.

Mah 14/04/2022

Um dos livros mais impactantes que eu já li. A história é muito difícil de ser digerida, mas é extremamente necessária. Vai ser difícil de me esquecer de Piccolo e Andrea

Samara638 01/05/2022

Raul, é um professor de educação física bastante popular, ele está acamado e sem seus movimentos devido a doença ELA.
Em seu estado de vulnerabilidade, ele começa a ficar atormentado, lembrando as monstruosidades cometidas no passado.
Raul pede que Andrea, sua enfermeira, escreva sua biografia. Logo de início, ele fala que abusou de um menino.
Piccolo, é uma criança de oito anos, considerado muito pequeno para sua idade, frágil e delicado. Desde a sua chega em Cincos Morros, ele veem sendo violentado pelos meninos da rua, em 1979, Piccolo considera seu professor seu herói e deposita nele uma grande confiança, Raul se aproveita da sua inocência.

Caracaaaaa, que leitura sobrecarregada de dor, eu necessitei fazer uma pausa e começar algo mais leve.
Senti tanto ódio quando o personagem tentava justificar seus atos. Fiquei destruída por inteiro, foram tantos choros, de raiva, dor e felicidade.
A leitura tem muitos gatilhos, sobre pedófilia, abuso sexual, homofobia e agressões.
Sinceramente, não é para qualquer um, somente recomendo para quem irá aguentar cada página.
O escritor tá hiper mega de parabéns! Por escrever algo tão polêmico e cheio de destalhes.

P.S. meu livro favorito! ??

Chimp 03/11/2023

Pesado
Com um plot twist avassalador (me dei conta do que tava rolando um pouco antes e só pude dizer: WHAAAAT?!) aborda um assunto super pesado, mas ao mesmo tempo, gostei da forma que o autor conduziu a história, deixando ela bem equilibrada.
Apesar de achar também que poderia ter pelo menos metade das páginas (algumas partes arrastadas e/ou repetitivas) foi uma leitura daquelas de passar raiva, mas que traz um desfecho justo.

danda 02/03/2023

Que história foi essa???Meu deusooo,muito visceral.Quando comecei a ler,achei que seria uma história,legalzinho e só.Mas qua do dei continuidade,nossa!!!Dei 5 estrelas!Indico! Consegui sentir a dor do personagem,muito marcante esse livro!

Nubia.Franciele 07/03/2022

Pesado demais!
Esse livro não me arrancou uma lágrima, ele me estraçalhou! Me fez chorar de soluçar. Não me lembro de outro livro que tenha causado em mim um sentimento tão forte! A descrição dos abusos sofridos por uma criança de 9 anos são de partir o coração. A mescla da inocência da criança com a maldade do abusados causam uma repulsa, uma revolta! Gente, pelo amor de Deus! Que Leitura difícil. Eu não sabia de abandonava ou se ia até o fim e encarava o que tinha por vir. Criei coragem e fui, mas, foi difícil. Esse livro Colocou ?uma vida pequena? no chinelo. Acho que não recomendo essa leitura?

Luana 08/03/2022

Livro excelente! Tema difícil, porém a história te prende e te surpreende quando você menos espera! Vale muito a leitura!

Luciana.Viveiros 13/07/2022

Homens x Monstros
Às vezes a linha que separa os homens de monstros é realmente muito tênue.
Coisa de Meninos... palavras, nada mais que palavras utilizadas na vã tentativa de amenizar a imensa maldade "humana".
Gostaria de poder dizer que é somente uma história, uma trama literária; mas infelizmente, INFELIZMENTE, todos os dias, a todo instante temos a prova cabal, absoluta e definitiva de que muitíssimas vezes os monstros se sobrepõe-se aos homens.
???