A Estrangeira

A Estrangeira Chirlei Wandekoken

Resenhas - A Estrangeira

Tamires 04/07/2017

A Estrangeira, de Chirlei Wandekoken
A Estrangeira é o tipo de livro que você lê as últimas palavras, suspira, e tem vontade de ler tudo novamente no mesmo instante. Nesse romance histórico, Chirlei Wandekoken narra duas histórias que, embora separadas por séculos, são igualmente apaixonantes. É perceptível desde os primeiros parágrafos todo o zelo que a autora teve na escolha das palavras e na construção da história. Indiscutivelmente um livro super bem escrito, que não deve em nada se comparado a grandes livros de literatura inglesa.

Inicialmente, a narrativa se divide entre o presente, 1830, e o passado, 1388. Diferente do que acontece em algumas histórias que usam o recurso de vai e vem no tempo, aqui, os dramas envolvendo os Northumberland e os Douglas são instigantes da mesma forma. No passado ou no presente, os casamentos arranjados entre primos e as uniões à margem do permitido e esperado pela sociedade foram os combustíveis que alimentaram as histórias dos personagens.

A estrangeira é Eliza Schumacher, cujo o nome foi uma homenagem que Chirlei fez à sua bisavó, que também foi uma estrangeira, mas em terras brasileiras. A Eliza do livro saiu da Prússia, cidade de Leipzig, com destino à Inglaterra. Logo sabemos que ela guarda um segredo. Ou vários. Ela procura os tios John e Elizabeth, que residiam em uma cottage na propriedade de Alnwick Castle, domínio do nono conde de Northumberland. Chegando ao local, ela descobre que o tio havia falecido há pouco e que ninguém tinha notícisas de sua tia Elizabeth. Eliza, com pouquíssimos recursos, fica na cottage do tio e acaba protegida do conde, que nutria inestimável consideração pelo falecido John Baker.

“Foi quando lorde Hotspur a viu atravessando a rua. Ela e o cão. Os cabelos mal trançados, desgrenhados, caíam sobre os ombros e eram jogados no rosto pelo vento. Ela sacudia para tirá-los de sua visão. Trazia uma cesta na mão, uma simplicidade desconcertante, coloridamente intrigante, diferente de tudo que ele já vira.” (p. 11)

442 anos antes, Sir Evans planejava o casamento de sua filha, Mary Evans, com o conde de Douglas, mas ela já estaria irremediavelmente apaixonada por Henry Northumberland, filho do primeiro conde de Northumberland, e conhecido por seu vigor na guerra e nas paixões. O amor proibido por diversas razões alimentaria ainda mais o ódio ancestral que ao mesmo tempo unia e separava os Northumberland e os Douglas.

“Protegida atrás de uma moita de urzes, Mary Evans o viu chegar montado no mais bonito alazão que já tinha visto na vida. O animal brilhava de suor e o cavaleiro reluzia disposição e firmeza. Inicialmente, ela se assustou com a valentia que viu naqueles olhos verdes escuros, mas acabou seduzida pelo poder que emanava dele – uma força que se agigantava na robustez da montaria – e que, ao apear, somente aumentou sua exuberância, tão alto que era.” (p. 38)
“Nada podia ser como antes, algo mudara repentinamente, mas de maneira indelével; e seus planos tomaram outro rumo. Como podia se casar com o conde de Douglas se o cavalheiro do rio não lhe saía da mente?” (p. 57)

Até aqui contei apenas o comecinho das duas histórias, mas muita coisa (muita mesmo!) acontece em A Estrangeira.Trata-se de um romance riquíssimo, com muitas reviravoltas e muitos detalhes, mas nenhum deles fica solto. Achei bem bacana cada capítulo começar com uma citação e as notas de rodapé, tradicionais nas edições da Pedrazul, enriqueceram ainda mais a leitura. Foi ótimo a autora ter escrito as outras três novelas que compõem O Quarteto do Norte! Tendo terminado de ler o último livro, Fronteira da Paz, antes de terminar A Estrangeira, fiquei relembrando os detalhes das histórias e dos personagens. Só posso dizer que esses livros me deixaram com o que chamam de ressaca literária: seus personagens continuaram em meu pensamento por dias e ganharam lugar cativo em meu coração.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-estrangeira-de-chirlei-wandekoken/
Peregrina 04/07/2017minha estante
Ahhhhhh ameeeei a resenha. Quero começá-lo assim que terminar as minhas atuais leituras *-*

Tamires 04/07/2017minha estante
Obrigada, Enza!

Maria.Aparecida 21/01/2021minha estante
Também amei essa historia! Muito bem escrita.

LuaTeresa 26/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Tamires 18/06/2022minha estante
@Lua tem, mas bem menos que as novelas do Quarteto do Norte.

LuaTeresa 18/06/2022minha estante
Obrigada por avisar. Não vou ler

Fabricio268 27/06/2022

Razoável.
Quase uma novela mexicana. O livro começa muito bem, mas aos poucos o desenrolar da trama vai por um caminho que não me agrada muito. Méritos para a escritora que conseguiu criar personagens carismáticos e um enredo razoável que, apesar de algumas falhas, consegue segurar o leitor.

Mari 18/09/2021

Ótima leitura!
O livro é envolvente, assim como os personagens. A escrita é maravilhosa e o que mais admirei foi o trabalho de pesquisa da autora, dá para perecer o empenho que ela teve ao escrever essa história.
Amei a alternância entre passado e presente. No início me confundi um pouco, mas depois achei genial ver como as histórias se entrelaçam.

Entretanto, alguns pontos me incomodaram. Um bem específico é um tema um tanto quanto polêmico. Não cabe a mim falar aqui, mas quem leu sabe. A justificativa não me convenceu, poderia deixar mais específico que foi apenas uma confusão infeliz e que perdurou séculos até novamente ser levada em consideração.
Há também muitas passagens repetidas, a personagem falando a mesma história para personagens diferentes. Também a achei o final um pouco corrido. Embora tenha essas ressalvas, minha experiência de leitura foi muito boa. Super indico.

mara sop 01/07/2017

Quando o amor é mais forte que tudo!
Em 1388, a bela Mary Evans se vê dividida entre escolher um velho e odioso duque, e um jovem e insuportável conde escocês como marido, quando decide fugir. Mas sua vida se complica ainda mais quando conhece o inimigo de sua família e de um de seus pretendes e se apaixona loucamente por ele, o Conde Hotspur. Mesmo após descobrir um grande segredo que mudaria tudo, decide se entregar ao amor na intensão de se casar com o homem que ama. O que fará seu pretendente escocês que guarda um ódio ancestral por Hotspur?

Em 1830, uma estranha e linda jovem chega às terras do atual Conde Hotspur. Eliza é uma orfã fugitiva que não tem ninguém no mundo a não ser um casal de tios que vivem nas terras do conde, mas ao chegar recebe a triste notícia de que seu tio morreu e sua tia sumiu há muitos anos sem deixar rastro. Agora ela é protegida do conde sem saber que essa relação está ameaçada por outro grande segredo. Será que o jovem casal apaixonado desvendará esse mistério? E o que será deles após isso acontecer?

A Estrangeira conta duas histórias de amor, uma medieval e outra no século XIX que se repetem e trazem um assunto bastante polêmico. Dois amores sob a sombra de um segredo terrível que arrasará com os jovens envolvidos, e sua busca pela verdade. É uma história intrigante e ao mesmo tempo envolvente que nos prende do início ao fim, aonde um nome pode fazer toda a diferença, e as consequências deste podem acabar em algo trágico e definitivo.

site: https://goo.gl/kaMoTU

Cami @leiturizar 24/07/2017

Lindo!
A família Northumberland é conhecida por ter guerreiros e homens honrados que lutaram bravamente para defender os direitos do povo. Entre outras coisas também é conhecida pela briga lendária com a família Douglas por uma questão de terras, então foi estipulado que nunca um Northumberland se casaria com uma Douglas e assim foi por longos anos, deixando vários corações partidos, vítimas de uma briga sem o menor sentido.

Em A Estrangeira vamos conhecer o triste passado de Eliza Shummacher que sai da Prússia como uma fugitiva para ter a proteção de John Backer, marido de sua tia Elizabeth, irmã de sua mãe. Mas quando chega em Alnwick a verdade dos fatos não é bem essa, pois John Backer se encontra morto e quem a protegerá é o Conde Hostpur de Northumberland, um homem impassível, com fama de devasso e libertino, que está prometido para casar com sua prima Lady Neville.

O amor que une os dois é algo instantâneo e puro. Mas tal laço poderá se enfraquecer devido aos terríveis segredos que estão armazenados no passado da jovem. Isso colocará em prova o coração de ambos e momentos sombrios se apossarao de suas vidas.

Quando comecei a ler a história, foi com uma enorme surpresa, pois é bem diferente dos romances de época das quais estou acostumada. Nesse vamos conhecer a força da amizade, do amor e os laços de família.

Tá Camila mas até agora tudo me parece bem clichê para o tema, como isso pode ser diferente? É nesse momento que você se engana caro leitor! Nessa obra teremos a presença impactante de duas guerras históricas que marcou para sempre o passado da Inglaterra e da Prússia. Vamos conhecer o sabor do amor proibido e como simples confrontos entre os clãs Douglas e Northumberland deixou vários feridos física e emocionalmente.

A obra tem como um dos cenários uma guerra que foi decretada entre as famílias pela mão de uma dama. Pense se há uma prova de amor maior do que essa?

Mistérios, romances, aventuras e sangue fazem parte do conjunto da trama. Tudo muito bem elaborado, dissertado e desenvolvido pela autora. Dá para notar o quanto ela pesquisou bastante sobre os fatos históricos e conduziu com maestria todos os fatos.

Os personagens possuem uma riqueza de detalhes, bem como os cenários. Pude me imaginar perfeitamente em vários locais que foram descritos e posso dizer que sorri e sofri com Eliza que teve seu destino traçado devido a um único momento obscuro.

Lorde Edward, o conde Hostpur, é um homem apaixonante e ao mesmo tempo odioso. Em alguns momentos eu quis esboteá-lo (bem poucos, quase nenhum) mas mesmo assim me vi encantada por ele. É o tipo de personagem que cativa o leitor aos poucos, justamente quando deixa suas defesas caírem.

Outros personagens que me chamaram muita atenção foram o duque e a duquesa de Prudhoe, que outrora foram ajudados pelo conde a ficarem juntos, agora tentam juntá-lo com a estrangeira. Há também outros personagens muito marcantes como Lorde Robert, irmão de Hostpur e Lady Leannah Douglas, todos muito bem detalhados e com personalidades sólidas.

Contudo, essa obra me marcou bastante, mostrando que mesmo em terreno árido é capaz de nascer uma linda flor. Mostrando que o céu é o limite para um casal apaixonado e destinado a ficar junto. Gostei de ser surpreendida pela escrita da autora e afirmo que estou curiosa pela continuidade da série. Recomendo a todos os amantes de um amor aparentemente impossível.

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Aline221 13/08/2023

Gostei muito, de tudo, do enredo, escrita, casais.

O livro tem mistério, paixão avassaladora, guerra, vingança, honra... Vale a pena conhecer.

@umaleituraenadamais 31/03/2021

Grande história
Último livro do Projeto Março de Época e fiz questão de colocar nesse rol de leitura uma autora nacional. Ela é uma escritora muito famosa no meio literário por ser CEO de uma editora, mas poucos conhecem seus trabalhos publicados. O que achei da escrita da autora? Ela sabe escrever muito bem um conteúdo histórico. Achei fantástico a relação da história fictícia com o acontecimento real retratado no livro. A volta no tempo de 400 anos foi primordial para deixar a história "fechada" e o leitor se sentir satisfeito pq tudo foi bem explicado.
O livro começa em 1830 e nesse período conhecemos Eliza Schumaeker e Conde de Northumberland. O envolvimento dos dois é inevitável, mas Eliza guarda muitos segredos e está sendo difícil mantê-los de Edward. O que eles ainda ñ sabem é que existe uma ligação entre suas famílias de mais de 400 anos e o livro volta a 1388 para contar a história de Lady Mary Douglas e Percy Northumberland. Um amor proibido que leva a uma guerra entre as duas famílias que se tornam inimigos desde então. Tudo o que aconteceu no passado reflete na vida de Eliza e Edward que vão enfrentar inúmeros obstáculos para ficarem juntos. Mas, há uma verdade que eles podem ñ querer aceitar.
Grande história.

Books Friends & News 29/07/2017

Surpreendente...
Estrangeira de Chirlei Wandekoken da Editora Pedrazul foi uma leitura surpreendente. A autora nos leva numa narrativa cheia de emoções, descobertas impactantes, numa trama que te prende do início ao fim. A escrita de Chirlei, mescla o conservadorismo da literatura clássica, e a contemporarização dos romances de época atuais. O casal protagonista é rico em conteúdo e informação que nos é exposto sem deixar a leitura morosa. Um dos meios são cartas trocadas principalmente pela protagonista Eliza Schumaeker com personagens secundários. O protagonista, Edward, o sedutor Conde de Northumberland, conhecido como conde de Hotspur, fica encantado com a estrangeira vinda da Prússia, Eliza. Mas há muitos segredos entre os dois, e revelações chocantes que não deixará o casal viver em paz a relação. Até o final do livro o leitor ficará apreensivo com as verdades reveladas. E duvido que consiga largar o livro principalmente nos últimos capítulos. Outro detalhe que amei, é que cada capítulo tem uma citação de algum livro que condiz com os acontecimentos daquele capítulo. Existe um conto que foi lançado em e-book, Os Condes de Alnwick Castle, que conta a história da família Northumberland e a desavença eterna com a família Douglas, inclusive um dos casais dessa família tem sua história contada no livro, A Estrangeira, paralelamente com a narrativa do livro. A riqueza de informações e histórias, e personagens, originou a série Quarteto do Norte, mais 3 livros:
2. A Ama Inglesa
3. Um Cocheiro em Paris
4. Fronteira da Paz

?A Estrangeira é um livro apaixonante, instigante e inesquecível, um belíssimo trabalho da autora Chirlei Wandekoken.

?"Há segredos nunca revelados; há emoções cuja alegria é irrefutável. Há vidas que, se separadas, são desafortunadas; se, por ironia, se juntam, são benditas, florescem como jacintos na primavera."

Ana Elsa 19/09/2022

A Estrangeira
Adorei ler outro livro da Chirlei. A história é contada em duas épocas diferentes, de uma mesma família. Como se a história se repetisse. Ao mesmo tempo, vamos tentando desvendar todos os segredos, do passado da estrangeira.

Rebeca 11/07/2021minha estante
Finalmente alguém sensata que tbm percebeu isso! Fiquei horrorizada com os "quase" estupros e essa onda de parentesco. E olha que ainda nem terminei! Não estou achando que valha a pena continuar

Ed.Costa 16/09/2021

Interessante
A estória de ?A Estrangeira? é muito envolvente. Leva o leitor a querer saber o há após a virada de página.
Gostei dos personagens? Eliza, em alguns momentos é muito bobinha? muito chorosa e isso me irritou um pouco. Já, Edward é o típico lorde? poderoso? irradia masculinidade!
O livro tem duas estórias paralelas, que se passam em um intervalo de uns 500 anos.
Para mim, ficou meio confuso no início. Mas, depois a gente entende que as duas estórias se entrelaçam. Porém, como essa estória tem um livro próprio, nessa série, achei desnecessária inseri-lá no livro.
Alguns trechos são muito repetitivos. A protagonista conta a mesma estória a vários personagens durante a narrativa e, em todas as vezes, era o mesmo detalhamento, o que tornou o livro um pouco cansativo.
O plot twist, ja no epílogo, poderia ter sido um pouco mais explorado. Acredito que daria mais movimentação à trama.
Não é um livro ruim? eu gostei.
A leitura é bem fluida.. recomendo.

Lene.Soares 26/04/2020

Que livrooo!!!
Romance histórico maravilhoso, cheio de intrigas, guerras,segredos e a história de um grande amor.
Estou fascinada com a escrita da autora, que soube brilhantemente conduzir duas linhas do tempo na história, sem cansar o leitor.
Certamente um dos melhores que já li!

Jenni.Castro 09/12/2022

Eu achei esse livro tão indecente que deixou a leitura ruim demais. Não é uma leitura de qualidade, é aquele tipo de livro que tu termina e fica tipo: Poderia ter investido meu tempo em algo melhor.
Enfim, jamais recomendaria esse livro!

iscalfoni 14/02/2019

Uma História Incrível
Apesar de ser um livro que não leio muito ,a historia e bem agradável e a escrita nao e entediante, a leitura flui bem e rapido ,a cada página da historia deixa leitor(a) curioso(a) pra saber mais.
A historia e muito boa e prende o leitor(a) as cenas sao muito boas e os personagens e suas apresentações e mistérios feitos de uma maneira incrível ,o que torna a leitura leve e muito boa .
Apos ler e chegar ao final do livro fiquei surpreso com o desenrolar da historia e pegou de surpresa a reviravolta na historia, e total surpresa algumas revelações sobre passado de alguns personagens.

efinco 28/01/2019

Não perca a oportunidade de perder-se na Inglaterra com essa história
Desde o início você se encanta com as personagens femininas que tem muito mais que beleza; são fortes e a frente do seu tempo em suas ideias e personalidades. Cada personagem é único e marcante durante a trama que te mantém preso a ela como uma novela, que a cada fim de capítulo te deixa ansioso pela continuação no próximo.

Eu, sinceramente, não vejo um modo de não se apaixonar pelo conde Hotspur, e não torcer pelo final de Eliza. A história dos ancestrais do conde e a verdade por trás da história de Eliza são brilhantemente contadas. Além de todos os outros 03 integrantes do Quarteto do Norte, terem de certo modo seus caminhos desenhados para os próximos livros da série. Te deixando claro, com aquela vontade de ler o próximo livro ao final da leitura deste.

As descrições de lugar, história e personagens trazem à vida a sensação dos acontecimentos e te afeiçoam de modo de torcer por - ou contra - elas. Depois de um tempo os fios da trama estão tão conectados que os mistérios te deixam a beira do desespero para saber como tudo será resolvido, para que aconteça o tão desejado final feliz, apesar de que permanece a dúvida se isso será possível.

A linguagem do texto remete ao período histórico e ao ambiente em que se passa a história, porém a forma como é colocada te leva a entendê-la e manter um ritmo de leitura maravilhoso durante todo o tempo. Afinal, os diálogos soam absolutamente verdadeiros para a época e não são, em momento nenhum, enfadonhos, ao contrário, te deixam preso à leitura.

Sobre o livro em si, a encadernação e o papel e a diagramação são perfeitos para a leitura. Letra num ótimo tamanho, inícios de capítulos com bordas e citações impecáveis, notas de rodapé informativas e que adicionam conteúdo a leitura, além de facilitar o entendimento da história. Uma revisão muito bem-feita e sem erros de ortografia.

site: https://www.clubedofarol.com/2018/01/resenha-estrangeira_29.html
LuaTeresa 26/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

efinco 30/05/2022minha estante
Oi Lua, tudo bem?
Você não vai encontrar cenas descritivas de sx nesse livro.

LuaTeresa 30/05/2022minha estante
Ok. Obrigada