Suzy e as águas-vivas

Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

Victor Dantas 26/04/2020

SUZY PECULIAR
Suzy, tem 12 anos e acabou de receber a notícia triste de que sua melhor amiga Franny, que também tem 12 anos, faleceu após ter se afogado no mar.
O que Suzy, não entende é que, como pode sua amiga ter morrido dessa forma, já que era uma ótima nadadora? E como as pessoas podem dizer “as coisas simplesmente acontecem” para ela, como justificativa?
Esse é o ponto de partida do qual a obra de Ali Benjamin é iniciado. O autor nos apresenta a Suzy, uma garota de 12 anos, muito inteligente, curiosa, que adora pesquisar assuntos que envolvem a ciência, o que torna uma garrota bastante peculiar para sua faixa etária.
Em uma excursão a um aquário com sua turma da escola, Suzy acaba visitando a exposição de águas-vivas, e lá conhece a “Irukandji”, a água-viva mais letal à saúde humana, que pode levar à óbito em poucas horas.
Naquele instante, parada em frente aquelas águas-vivas, Suzy percebe que talvez, a morte da sua amiga não tenha sido ocasional, mas sim, provocada por uma Irukandji.
A partir daí, o leitor então, vai acompanhar a jornada de Suzy que, vai pesquisar tudo sobre as águas-vivas, para poder comprovar sua hipótese sobre o real motivo da morte de Franny. É muito lindo vê o empenho dela nessa busca por informações sobre as águas-vivas.
A mensagem que a autora pretende passar, é como o luto é visto e vivido por uma criança, e como as pessoas que estão ao seu redor reagem a isso. A inocência de Suzy, representa milhares de crianças que ao ter o seu primeiro contato com a morte, começam a ter inúmeros questionamentos a respeito.
Os personagens que a autora criou, são todos uns amores, que faz a gente criar um apego por eles.O livro também traz informações interessantes sobre as águas-vivas, que faz o leitor ficar curioso sobre o tema e ir pesquisar mais na internet.

É aquele livro ideal para quem quer começar a lê, não importa a idade.
Recomendo com certeza!
Maria.Vitoria 27/12/2021minha estante
Melhor amiga? Não era ex melhor amiga?

mnk0 05/06/2023

?????
Suzy é um livro sensível que fala sobre amizades, família, bullying, crescer e luto e ele é absolutamente incrível. Ele narrado pela a Suzy de uma forma inocente mas ao mesmo tempo inteligente, como ela lida com a morte da melhor amiga, e a visão dela sobre as coisas, como uma criança, e ainda te ensina um pouco sobre ciência
O tema foi muito bem abordado, a história teve um ótimo desenrolar, e ótimos personagens
É um livro sincero, delicado, importante e inesquecível

carol 21/04/2021

mto bonitinha essa história! o justin é uma fofura. acho que trata de um assunto importante de uma maneira mto leve.
Glaucia 21/04/2021minha estante
Amei, vou querer ler.

carol 21/04/2021minha estante
lê sim! é uma graça ?

Thayna65 01/04/2023

Obrigada por me livrar da ressaca?
Me deu muito gatilho,o jeito que eles retratam o bullying.mas o final tudo deu certo.franny eu não gostei muito dela, tava mais pra amiga da onça.mas no final Sarah ficou amiga da zu.( O que me deixou muito feliz).

Karine Pimentel 13/03/2022

Fui ler sem muitas expectativas e terminei chorando.
Li muito rápido, pois não queria larguei o livro, só quando termina-se. O livro é lindo e emocionante demais. Incrível como a autora consegue escrever os pensamento de uma criança que te deixa totalmente envolvida na história de Suzy. Ele é narrado em primeira pessoa isso torna a leitura muito fácil, fala muito sobre amizade a importância dela nas nossas vidas. Uma das coisas que esse livro quer passar e dar valor aos pequenos momentos, pois por menores que eles sejam um dia vai fazer muita falta. O livro conta de uma forma muito sensível, sobre luto, envolvendo o leitor de forma comovente e apaixonante. Nele você vai se questionar junto com a protagonista se as coisas simplesmente acontecem ou tem alguma explicação lógica ou até mesmo científica para acontecerem. Também vai falar sobreo crescimento e como as pessoas mudam.
Bianca232 13/03/2022minha estante
esse livro é maravilhoso!

Karine Pimentel 13/03/2022minha estante
Simm

CarolDamaso 23/06/2021

É sem dúvidas o meu confort book
Eu realmente to pouco me doendo pra hora que eu to publicando essa resenha, pro momento em que eu estou publicando essa resenha, pra nada, apenas para a minha vontade enorme de expressar o meu amor IMENSO por esse livro.
Suzy e as Águas Vivas vai contar a história de uma menina deslocada de 13 anos que perdeu a ex melhor amiga. O livro vai mostrar, alternando entre passado e presente, a história delas duas, o porquê elas não eram mais melhores amigas, e ela depois da morte da melhor amiga.
É um livro lindo, de fazer chorar rios e mares, eu li ele em um dia, depois que uma amiga me emprestou na escola ano passado. Eu me emocionei muito, é um livro extraordinário, que mexeu muito comigo (surtada e emocionada, é lógico que mexeu), e se você me pedir uma recomendação de livro, uma das primeiras que eu vou falar, sem dúvidas é Suzy e as Águas Vivas.
É um livro pra mim necessário, que fala sobre amizade, luto, família e amor. Você se emociona muito lendo, eu devo ter chorado umas duas vezes pra mais e eu simplesmente AMO esse livro. Recomendo para quase todo mundo, é um livro incrível, com certeza o meu favorito da vida.

PS: não sei se é bem um gatilho emocional, mais acho bom destacar que se você, que for ler, tiver algum negócio com água e for meio sentido com perdas de amizades, luto, negação e essas coisas, eu recomendo ir com mais calma, porque esse livro aborda muito sobre isso.
luiza luiza 23/06/2021minha estante
Aiii me deixou com conhece de ler, mas e o medo de ficar destroçada no chão em posição fetal pra sempre ksjskdjslsjkdskhsk

Vontade** corretor louco ksjsksjskjsjsjzjsjj

CarolDamaso 23/06/2021minha estante
Esse livro é PERFEITO, o sofrimento vale muito a pena, recomendo amg aiakkajakakakkaka

CarolDamaso 23/06/2021minha estante
Pra sempre vc não fica não, mais não vou mentir, nunca superei completamente akakakakkaakak

luiza luiza 23/06/2021minha estante
Que bm que vc gostou????

bella 24/06/2021minha estante
meu fav ??

CarolDamaso 24/06/2021minha estante
*NOSSO favorito Bella, NOSSO

Danielle 14/06/2021

Se não a melhor leitura do ano, a mais emocionante!
Suzy e as águas-vivas é um livro sobre luto, amizade, crescer... Tudo narrado na visão de uma curiosa menina de 12 anos que ama ciências e estudar.
Suzy perdeu uma amiga, em vários sentidos possíveis, logo antes do início do sétimo ano. Ela não consegue entender a perda da amiga, que na cabeça dela não tem lógica, visto que Frannie era uma nadadora incrível e morreu afogada, ela decide então investigar, pois acredita que a amiga possa ter sido vítima de uma pequena e mortal água-viva. Enquanto tenta entender sua própria vida e lidar com o luto e as próprias emoções, a escola, tudo o que pensa, ela resolve que não quer mais gastar tempo falando, a não ser que o que tenha para dizer seja muito importante. Ao longo do livro vamos entendendo também a amizade de Suzy e Frannie, como as coisas podem mudar, sobre se adaptar, e principalmente o que levou a decisão de Suzy de não se comunicar mais com a própria família e colegas de escola.
É um livro muito delicado e bonito podemos entender mais sobre a Suzy no próprio modo como ela fala sobre as águas-vivas e enquanto ela pesquisa mais sobre seu ponto, determinada a provar a todos que não foi um mero acidente. Confesso que em alguns momentos o livro tocou em pontos extremamente sensíveis para mim, que me fizeram, mesmo já sendo uma jovem adulta, a confrontar alguns fatos e experiências que tive enquanto estava na escola. Uma das coisas que mais amei foi a relação coma ciência, e como o livro é dividido como um relatório científico, o que tem tudo a ver com a personalidade da protagonista que é uma garota muito curiosa.
É um livro curto e feito para todas as idades, com uma menagem delicada e com certeza me marcou e vou levar para a vida.
Laura 14/06/2021minha estante
eu quero muito lerr, a resenha me animou!!

@di_literalis 15/06/2020

Perfeito como uma criança!
Que leitura mais gostosa de ser feita!!! Me caiu como um bálsamo, delicada para qualquer coração "paf paf".
"Realmente aprendemos mais com nossos fracassos do que com nossos sucessos."
AMEI!

Angélica 21/10/2021

Gostei, muito!
Fala de luto de um jeitinho delicado, profundo e surpreendente leve.
Além disso é uma leitura super rápida.
Confesso que mesmo gostando do final e achando fofo, fiquei querendo saber o que acontecia depois ?

harumi 30/07/2021

suzy e as águas vivas
pode parecer um livro besta e as pessoas o subestimam muito. no entanto, a história é muito emocionante e me envolveu demais. a leitura também é super leve, sendo de fácil compreensão. a narrativa em primeira pessoa é impecável, sem falar nos flashbacks que deixam tudo ainda mais interessante. a maneira como foi retratado o luto da suzy me encantou demais. com certeza, um livro que todos deveriam ler

tici 13/10/2021

Favorito do ano
Esse livro me tocou de um jeito tão lindo? eu to encantada, emocionada, chorosa e só queria abraçar a suzy e dizer que eu sei que é uma merda crescer, mas que tá tudo bem

Liza 27/09/2021

Cada um supera o luto de uma maneira diferente..
Uma otima indicação de livro para sair de uma ressaca literária

Você fica mergulha nessa história de cabeça e tudo. E termina ele sabendo de mais coisas do que as quais a escola ensinou.
Lição e superamento

Nathy215 28/03/2021

Perfeito
"De alguma maneira, está realidade, de que às vezes as coisas de fato simplesmente acontecem, parecia ser a verdade mais assustadora e mais triste de todas." Pg 211

Amei a forma que é retratado esse momento de luto, a Suzy nos mostra como muitas vezes não sabemos nos expressar, como deixamos nossas dificuldades atrapalhar nossos relacionamentos, como na infância/adolescência, tudo é mais difícil, mais confuso, criamos uma barreira enorme de comunicação.

Me vi na Suzy em todas as sessões de terapia que ela precisa ir, pra não falar nada, muitas vezes os pais acham que estão cuidando dos filhos, mas só estão fechando os olhos de maneira diferente, a psicóloga era mais um adulto "não ouvindo" a pequena Suzy.

As pessoas mudam e o processo de amadurecimento vai ser difícil para a maioria, vamos perder amigos e fazer novos, mesmo que você ache que alguém se tornou fútil e não te interessa mais, não quer dizer que a pessoa se perdeu, muitos ainda estão se "formando" e precisamos respeitar isso, queria ter dito pra Suzy que está tudo bem, que ela não precisa se chatear, aquela não era mais a amiga dela, era outra pessoa e tudo bem, ainda podemos fazer muitos amigos.

..... percebo que alguns livros abordam acontecimentos importantes baseados em trabalhos escolares ou acontecimentos na escola, é muito óbvio e doido ao mesmo tempo que algo que poderia ser tão simples, como a escola, tem uma influência tão grande na nossa vida.

"Os seres humanos podem ser os mais novos habitantes deste planeta. Nós podemos ser muito frágeis. Mas também somos os únicos que podem decidir mudar." Pag 216

Biah 31/12/2022

Interessante e peculiar
A premissa do livro é muito interessante, a narrativa prende o leitor muito. O assunto e a protagonista são peculiares.

E o livro flui muito bem, os capítulos são curtos e Suzy segue uma investigação sobre águas vivas e entra em contato com pesquisadores do mundo todo, até tudo isso chegar a um limite pra pequena Suzy.

A história em si segue muito bem e acompanhar o que a protagonista pensa e acha sobre tudo isso é realmente intrigante.
Esse tipo de livro que explora assuntos pouco falados são incríveis.

Mas faltou algo no desfecho, parece que toda a investigação do livro foi um pouco à toa, entende?!
Senti falta de um final tão intrigante quanto o começo, pra fechar bem o livro.

Minha Nota: 4

Fernanda 12/06/2022

Que preciosidade?
Como não se apaixonar por essa história?
Ao ler esse livro e outros protagonizados por crianças (como: "se deus me chamar não vou" e "Labirinto do fauno") percebo que sou apaixonada em conhecer as protagonistas entender como elas vêm o mundo a partir de suas vivências em tão pouca idade. E essa história é tão envolvente e perpassa por assuntos (luto, relações familiares etc) tão bem trabalhados que se torna impossível não se apaixonar por Suzy e suas águas vivas??