Ditadura militar, esquerdas e sociedade

Ditadura militar, esquerdas e sociedade Daniel Aarão Reis

Resenhas - Ditadura militar, esquerdas e sociedade

Eduardo.Figueiredo 04/05/2016

lutaram por democracia ?
"Breve ensaio sobre o combate à ditadura, em que o autor critica a análise
da esquerda armada como resistência democrática. Destaca também a
cumplicidade de significativos setores civis com a ditadura." Marcelo Ridenti

Yas 04/02/2022

Eu gostei bastante. O autor tem uma escrita fluida e vai construindo um raciocínio que engloba inúmeras nuances desse período. Justamente por discorrer sobre tanta coisa em poucas páginas, indico como um livro de iniciação ao estudo da ditadura.

"A propaganda oficial anunciava periodicamente programas ou pacotes sociais, mas havia qualquer coisa ali que não funcionava. Os pacotes simplesmente não engrenavam, ou não se deixavam abrir. O Programa de Integração Nacional (PIN), com base na construção de mais uma gigantesca estrada, a Transamazônica, e na instalação de centenas de milhares de camponeses sem terra nordestinos em agrovilas, acabou transformado em mais um plano de atração de grandes empresas para investimentos agropecuários. Em 1974, quando o programa foi definitivamente cancelado, em vez da promessa inicial de um milhão de famílias, havia apenas cerca de 6 mil instaladas. O ambicioso projeto de erradicar o analfabetismo, o Mobral, cuja meta era alfabetizar 8 milhões de adultos entre 1971 e 1974. acabou também sendo melancolicamente abandonado, muitos anos mais tarde. Os alfabetizados do Mobral não sabiam ler, sequer assinar o nome. O mesmo destino tiveram o Plano Nacional de Saúde, o PIS PASEP, o Projeto Rondon e outros mais, como a tentativa de estruturar um sistema nacional de instrução moral e cívica que orientasse aquelas gentes nos bons
caminhos da moral e dos bons costumes. Na terra de Macunaíma, era uma incongruência.

De sorte que, no que dizia respeito à dimensão social, o esquema começou a se tornar repetitivo: anúncios bombásticos, grandiosos planos e concretização mofina ou nula. A montanha, apesar de estremecer furiosamente, só paria ratos, sucessivos ratos, cada um menor do que o outro."