A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Tali 08/04/2022

A Máquina do Tempo H. G. Wells (1895)
Tal como muitos livros do gênero, A Máquina do Tempo é uma grande crítica aos rumos que a sociedade estava (e ainda está) tomando.

A história fala sobre um inventor do século XIX, e não conhecemos muito mais detalhes sobre ele. Isso faz com que o foco do livro saia do personagem e vá para os fatos em si. Tanto que, quando nos lembramos do que lemos, sentimos que fomos nós os viajantes do tempo.

Marcus Reis 06/03/2023

Supreendentemente bom
Conhecia o autor mas nunca tinha lido nada dele. Encontrei o livro de bobeira em uma banca de revistas e, na ânsia de comprar algum livro, e sendo o único autor conhecido, acabei por levar o volume.

Comecei a ler sem muita pretensão. A história é curta porém muito envolvente, e logo você se ver absorto na leitura, sentindo todo o drama do personagem principal. No final achei muito poética toda a história além de um pouco melancólica (o que me agrada).

É impressionante imaginar que o livro foi escrito a mais de 100 anos atrás.

Mariana113 25/04/2024

Que final!!
Resumindo o livro trata de uma ficção científica que contém uma série de personagens, entretanto o que mais se destaca entre os demais é o chamado viajante do tempo..
Ao longo do enredo acompanhamos as aventuras que o grande cientista enfrentou como: monstros, criaturas muito fofas e pensamentos filosóficos. Algo que me maravilhou foi a forma em que o livro se aprofunda na essência do intérprete, mostrando os seus pensamentos ( ELE QUESTIONA TUDO) e sua genialidade!
Portanto, eu recomendo muito a leitura, e para quem for ler: aproveite essa aventura fenomenal.
C.vedon 25/04/2024minha estante
Eita kkkk, minha próxima leitura aí! Tbm, com essa resenha top kakakak, impossível não ficar curioso

Mariana113 26/04/2024minha estante
Kskskskskskskskksks

Walber 25/01/2024

O livro oferece uma exploração fascinante e inovadora do conceito de viagem no tempo para a época. No entanto, a escassez de desenvolvimento dos personagens afetou minha conexão emocional com a história.

Italo Amorim 20/01/2022

O "Fabianismo", Wells e a escrita: tudo é mais do que parece
Para entender "A Máquina do Tempo" eu acho que, no mínimo, é válido saber que George Wells (ou H. G. Wells) fazia parte da Sociedade Fabiana, que posteriormente encabeçou o movimento sociopolítico conhecido como "Fabianismo" (ou "Socialismo Fabiano"). Apesar das inúmeras críticas ao movimento no seu pós-declínio por parte dos marxistas* (como o próprio Trotski, que enxergava no movimento uma espécie de maquiagem para o capitalismo), o "Fabianismo" teve crescentes dentro do Reino Unido graças aos intelectuais que lideravam as suas fases.

Além disso, vale todo o contexto de algumas dessas questões:

1) O "Fabianismo" tinha em seus ideais "afastar" (entre muitas aspas) o Socialismo do que estava sendo proposto pelo Marxismo. Ao invés de "revolucionar", o "Fabianismo" tinha como principal proposta "evoluir" a classe operária para que essa passasse a ser dona dos meios de produção. Daí a crítica dos marxistas, como Trotski, ao movimento;

2) O declínio do "Fabianismo", em meados da década de 30, ocorreu paralelamente a uma Alemanha que via internamente o aumento de movimentos pró-reindustrialização e pró-armamento. Ver potencias como a Alemanha vivendo internamente uma crescente de movimentos como esse e não estar do lado da revolução acabava sendo conflituoso para quem se dizia defender a classe operária. Além disso, tinha a questão de ex-membros da Sociedade Fabiana entrarem em grupos de extrema-direita após saírem do movimento, o que fortalecia a ideia de que talvez os ideais do movimento não casavam com suas ações. Apesar disso, o "Fabianismo" teve relativa força na Ásia, especialmente na Índia pós-independência;

3) A Sociedade Fabiana foi fundada em meados de 1884, poucos anos antes da publicação de "A Máquina do Tempo" (1895), então ainda era um movimento muito novo tanto para Wells quanto para toda a classe operária britânica ? que pouco entendia sobre o movimento, é bom dizer; suas bases teóricas apresentadas por folhetos só vieram "as claras" de fato sobre controle de Bernard Shaw, uma figura muito mais "socialista" do que "fabiana". Tanto era nova à época que os ideais socialistas de Wells, por exemplo, só vieram a florescer de uma maneira mais clara quando o mesmo visitou a Rússia em meados de 1920, no meio da Revolução Russa (1917-1923).

Dito tudo isso, acho que finalmente posso falar sobre o livro. "A Máquina do Tempo" propõe no seu enredo uma sociedade alternativa que traz bem o que Trotski entendia sobre o "Fabianismo", ainda que de um modo não tão evidente. Com uma sociedade com ideais capitalistas, o livro brinca com a ideia de evoluir (e daí o porquê da introdução ao longa com o "Fabianismo") para que se houvesse harmonia entre todas as castas.

No entanto, o próprio livro demonstra como essa "ideia" (entre aspas porque no salto temporal em questão é algo já em execução) acaba sendo "quebrada" por seguir existindo pessoas dentro dessa sociedade que intrinsecamente irão preferir estar em situação de dominância sobre outras. E isso extrapola do social até o moral, com todo um jogo político ao decorrer do livro.

"A Máquina do Tempo" acaba sendo uma ideia que permeia por mais quatro livros escritos pelo G. H. Wells no século XIX, entrando no século XX com a obra "Os Primeiros Homens na Lua" e apresentando uma "variante" (de novo entre muitas aspas) do que propôs outrora, tendo vilões mais fortificados (os "Selenistas") e castas não tão bem divididas. Digamos que foi o estágio mais "sci-fi" de Wells nessas seis primeiras obras (ainda que nas adaptações para o cinema o enfoque seja muito mais na ficção-científica).

"A Máquina do Tempo" não é das melhores obras quando observamos o desenvolvimento dos seus personagens e o seu "worldbuilding", mas ainda assim tem um papel importante na sua execução e "põe em prática" um plano que permeia por ao menos mais quatro livros do escritor. Como obra de apresentação (tanto do Wells quanto do Fabianismo na ficção), imagino que funcione bem. Tenho minhas críticas, e digo isso sobre a obra e sobre o movimento sociopolítico, mas não passo fechar meus olhos para o que há de bom.

Alexy4 23/03/2022

Um futuro para se pensar
Quando pensamos no futuro, esperamos que o mundo esteja perfeito, desejamos paz mundial, fim das guerras e da fome, segurança e estabilidade para toda a sociedade, avanços na tecnologia e a preservação da Natureza. Essa é Utopia da qual o personagem que é intitulado de "o viajante do tempo" sonha ao construir sua máquina do tempo. E após uma pequena demonstração ao seu grupo de amigos, ele marca um jantar na semana seguinte para contar a todos que ela está finalmente pronta e que logo verá esse futuro maravilhoso com seus próprios olhos.

Os convidados ainda desconfiados chegam a sua casa, exatamente no horário marcado, mas o viajante está atrasado. Até que de repente, ouvem um barulho no andar de cima e logo o homem aparece, sujo, vestidos em trapos e com um cara que sua alma foi sugada pelo tempo. E realmente foi, ele pede para que sirvam o jantar com um grande bife pois esta morrendo de fome e com simpatia, pede para que seus convidados esperem um pouco para contar que sua máquina estava pronta e que ela funcionou, que foi de carne e osso para uma aventura de 8 semanas que jamais saberia descrever os sentimentos do qual presenciou.

Lendo seu relato, é incapaz de se distrair ao menos um minuto. Toda a experiência da viagem ao futuro, de conhecer a nova humanidade, seus costumes e seus medos. Da desilusão, da curiosidade, do pavor da descoberta e das deduções de como o planeta e a sociedade acabou daquele jeito. Sentimentos de perto a alegria, a dor, o medo, a solidão, o mistério, a agonia e por fim, a paz, até acordamos novamente em seu laboratório, tendo passado tudo aquilo sem saber se aceitaria o futuro que tanto almejou conhecer ou se julgaria como um sonho ruim. Foi um livro que me fez pensar e refletir, me divertir e também me emocionar. Adorei do começo ao fim.

Na lua 22/11/2021

Interessante
Achei interessante a maneira com que o livro aborda, a longo prazo, os resultados de uma sociedade capitalista. Mostrando em primeiro momento, uma utopia futurista, que mais tarde, veremos se tratar de uma distopia, causada pelas consequências de uma sociedade aristocrata.

Foxback 27/12/2022

Um Classico Datado
Mais um classico da editora Principis. Ja tinha lido uma versao adaptada quando mais jovem. Esta é integral mas igualmente curta. Entendo que para a epoca em que foi escrito tenha sido revolucionario. Atualmente é um pouco datado e a historia, por carecer de mais detalhes cientificos ( mesmo que fossem imaginarios ), resulta em relato levemente ingenuo. Nada que desmereça a obra que, certamente recomendo para leitura. O final é belo e com toque poetico.

Lili 30/01/2020

A Máquina do Tempo
O autor abordou muitos temas interessantes em um livro muito pequeno e conseguiu conectá-los de uma maneira excelente. A história se trata de viagem no tempo e ciência, sim, passando por cosmologia e destino do planeta Terra (fisicamente falando mesmo), mas também aborda a desigualdade social de uma maneira bastante crua e chocante, com uma reflexão marcante sobre as consequências da maneira como a humanidade escolheu viver.

Recomendadíssimo! Adorei.
Gabriela 04/02/2020minha estante
O filme conseguiu chegar aos pés do livro? Ou pelo menos conseguiu passar a mensagem do livro?

Lili 08/02/2020minha estante
Oi, Gabi!
Eu quero até rever o filme, pois não gostei nada dele e não sei se entendi mal alguma coisa. Achei a mensagem do livro diferente do que eu me lembro do filme. E gostei muito mais do livro também por causa dos conceitos científicos.

Gabriela 10/02/2020minha estante
Oi! Olha, tem muito tempo desde que vi o filme, mas se não me engane, o primeiro terço do filme era o protagonista obcecado em criar a máquina do tempo para salvar a esposa. Depois que ele conseguiu viajar pela primeira vez, o tom do filme mudou de sci-drama para sci-action. O plot da esposa meio que foi esquecido. Ficaram focando nos povos do futuro e em como estavam "conservando" a Terra. A mensagem do filme era de que nem uma máquina do tempo pode mudar o passado, ou algo do gênero.

Vi na página do Skoob que o livro é curto. Vou tentar encaixá-lo nas minhas leituras deste ano.

Lis 07/11/2022

Reli esse ano, foi meu primeiro livro físico.
Amei, muito bom, queria que tivesse mais aprofundamento nos personagens, mas está ótimo
É isso.
É um livro especial para mim, e a história me prendeu para saber o que acontece no final. Minha mãe comprou esse livro com muito esforço... então é significativo e pessoal para mim.
Gisele, 2022

Mabi21 31/08/2020

Simples, mas encantador.
Comecei a leitura pois buscava algo diferente. Não sei dizer exatamente o quê, mas acho que encontrei.

Conheci H.G. Wells de uma maneira peculiar: sabe a Menina que Roubava livros? Então. O homem invisível parecia ser uma possibilidade de leitura interessante. No entanto, depois de assistir a releitura do filme, fiquei com um pouco de receio (já que não tem muito a ver com a história do livro, a princípio). Portanto, a Máquina do Tempo foi ideal.

Era uma leitura sem compromisso. No entanto, em meio à tantas pendências da faculdade, foi sendo deixada de lado por uma semana ou duas. No último sábado, me vi atada ao século 800. A curiosidade do viajante no tempo, a ternura com que desenvolve um relacionamento com a Wella, o temor das criaturas subterrâneas... A história flui muito bem. Não é a toa que Wells ficou tão conhecido pelos caminhos que abriu na ficção científica.

O livro é simples, mas não deixa de ser encantador. Talvez eu esteja um pouco velha para este tipo de leitura, não fiquei tão deslumbrada com o enredo em si, mas sim com as ideias apresentadas e a forma da narração.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

Alberto 09/10/2022

Pioneiro na viagem no tempo
H. G. Wells criou esta história quando passava por um período de "vacas magras". Precisando de dinheiro mesmo. A necessidade é realmente a mãe das invenções. No caso, da invenção fictícia da máquina do tempo. A ideia é bem simples, o protagonista, conhecido apenas como "O Viajante do Tempo", utiliza a quarta dimensão para se deslocar no tempo e avançar mais de 800 mil anos no futuro, onde se passa quase toda o enredo.

O foco do livro não são as questões científicas ou as consequências que uma viagem no tempo poderia acarretar. O objetivo foi mostrar, através de duas raças antagônicas (Elois e Morlocks), para onde a humanidade estava se caminhando e ainda criticar o capitalismo da época, bem como exaltar o comunismo, com ressalvas. Então vale a pena aumentar ainda mais a suspensão de descrença e deixar de lado quaisquer furos na trama. Ainda mais considerando que Wells lançou A Máquina do Tempo em 1895, e o livro é considerado "a primeira obra de ficção científica a propor o conceito da viagem no tempo usando um veículo que permite ao seu operador viajar propositadamente e de forma seletiva".

Eu achei o livro interessante na abordagem, mas com pouco desenvolvimento, tanto do enredo em si quanto dos personagens. Foi impossível não comparar com o filme de 2002, com Guy Pearce como protagonista. A obra cinematográfica é bem mais completa, adiciona diversas paradas a mais na viagem, aprofunda os personagens ? que ganham mais peso em suas motivações ? e ainda traz discussões sobre a viagem no tempo em si e seus paradoxos. Há uma considerável quantidade de tempo separando as duas obras e pode ser uma comparação injusta. Mesmo assim, desta vez, o filme foi melhor que o livro, com folga.

Paulo Freitas 27/03/2021

Em A máquina do tempo acompanhamos um cientista apresentado como "O viajante do tempo" em sua tentativa de provar para seus colegas que não só criou a famosa máquina do tempo, como também viajou nela e conheceu a civilização do futuro.

Rodrigo 08/04/2021

Leitura muito fácil e corrida de um dos pais da ficção científica, e uma visão de futuro diferente de todas as outras distopias